Informativo Semanal – Edição 465 – 26 de Março de 2019

I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina

Inscrevam-se no I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina, que será realizado nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho no Centrosul (Centro de Convenções de Florianópolis). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do CREFITO-10 (www.crefito10.org.br), conforme o cronograma abaixo:

 

Promovido pelo CREFITO-10, em parceria com Associações e Sociedades de Fisioterapia, o I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina será uma excelente oportunidade para a atualização em temas pontuais da Fisioterapia e para o aprimoramento da atividade profissional. O evento prevê a realização de palestras e mesas-redondas com a participação de renomados especialistas nas áreas de Fisioterapia.

Campanha contra a oferta de cursos na modalidade a distância

e semipresencial em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O CREFITO-10 decidiu fortalecer sua posição contrária aos cursos de graduação a distância ou semipresenciais em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Para tanto, lançou campanha de outdoors em Santa Catarina alertando para o risco dos cursos de saúde nessa modalidade.

O mais importante é que nessa campanha o CREFITO-10 não está só, a causa foi abraçada por várias Associações e Sociedades de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O objetivo é ampliar a divulgação de modo a alcançar a população em geral.

Reunião da Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional

No dia de 18 de março, o Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres, participou da reunião inaugural de 2019 da Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional do CREFITO-10, juntamente com o Presidente da Câmara Técnica, Dr. Juliano Tibola, e as membros Dra. Karina Borges Ferreira, Dra. Malu Magno de Barros, Dra. Francieli Martins e Dra. Priscila Peres Canto.

A Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional tem a função de assessorar o CREFITO-10 em assuntos e temáticas referentes a área de atuação, e para tal os componentes definiram o calendário de encontros de 2019, que serão trimestrais, assim como, organizaram as demandas referentes as atividades científicas do ano e as solicitações de pareceres em função das dúvidas de profissionais e órgãos de controle de saúde, como Vigilância Sanitária Municipal do nosso estado.

Presidente do CREFITO-10 profere palestra na UNOESC em São Miguel do Oeste

No dia 22 de março, o Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres, ministrou palestra para alunos e professores da UNOESC em São Miguel do Oeste. Estiveram presentes os professores Adriana Dessuy, Glaucia Hilgemberg, Ana Paula Gauer, Ricardo Lazarotto, Franciane Barbieri Fiori, Viviane Azzi e Liliana Pinho, além do Coordenador do DEFIS, Dr. Marcos Boscatto.

CREFITO-10 participa de reunião com a Afitoex

Integrantes da Afitoex (Associação de Fisioterapia e Terapia Ocupacionais do Extremo Oeste Catarinense) aproveitaram a presença do Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres, em São Miguel do Oeste, no dia 22 de março, e realizaram uma reunião para debater as ações da Afitoex, a sua participação no I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina e também o Conselho sobre o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos para os profissionais da região.

ABRAFIN vai realizar o curso ETCC Infantil

 

De 20 a 23 de junho, a ABRAFIN (Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional) vai realizar o curso teórico/prático "ETCC na recuperação funcional infantil”, na Clínica Neurovital, em Florianópolis.

Com 32 horas-aula, o curso será ministrado pela Dra. Luanda Grecco para 15 alunos, no máximo. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de maio pelo e-mail secretaria@abrafin.org.br. Associados da ABRAFIN pagam R$ 3.000,00 pela inscrição (preço válido até 30/04/2019). Mais informações podem ser obtidas no link http://sys.abrafin.org.br/courses/subscription/85

Delegado do CREFITO-10 de Araranguá entrega identidade profissional

Um dos momentos mais gratificantes da profissão é o recebimento da cédula e da carteira de identidade profissional. É por essa razão que o CREFITO-10 faz questão de compartilhar a alegria da Dra. Eduarda da Rosa, Fisioterapeuta formada pela UFSC (Campus Araranguá), que atua na APAE de Praia Grande, no Sul do Estado.

Coube ao Delegado do CREFITO-10 de Araranguá, Dr. Milton Ricardo de Medeiros Fernandes, a honra de entregar os novos docu-mentos para a Dra. Eduarda da Rosa.

Definidas as datas das Conferências Municipais de Saúde

Já estão definidas as datas das Conferências Municipais de Saúde. Confira os municípios catarinenses que vão realizar as conferências ainda neste mês de março e também na primeira semana de abril:

Março

Dia 27: Cocal do Sul, Criciúma, Itapema, Orleans, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Miguel da Boa Vista, Siderópolis e Vitor Meireles

Dia 28: Arvoredo, Blumenau, Grão Pará, Jaguaruna, Pedras Grandes e Treviso

Dia 29: Blumenau, Itapiranga, Jaraguá do Sul, Lauro Müller, Mafra, Rio do Sul e Sangão

Dia 30: Blumenau, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul

Abril

Dia 1º: Caibi

Dia 2: Riqueza e São Ludgero

Dia 3: Água Doce, Alto Bela Vista, Braço do Norte, Brusque, Camboriú, Nova Itaberaba e Urussanga

Dia 4: Florianópolis, Forquilhinha, Içara, Irineópolis, Morro da Fumaça, São João Batista, São José,

Sul Brasil e Três Barras

Dia 5: Atlanta, Bela Vista do Toldo, Chapecó, Curitibanos, Florianópolis, Gravatal, Imbituba, Itajaí, Joinville, Laurentino, Major Gercino, Nova Trento, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São José e Saudades

Dia 6: Chapecó, Florianópolis, Itajaí e Joinville

I Seminário Científico da SONAFE-SC

O I Seminário Científico da SONAFE-SC (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física – Regional Santa Catarina), realizado no dia 23 de março na Unisul, em Palhoça, proporcionou um amplo debate sobre projetos desenvolvidos na Fisioterapia Esportiva e tendências na pesquisa acadêmica.

Com o tema “Avaliação e lesões no esporte”, o objetivo do evento foi divulgar a produção científica acadêmica relacionada à Fisioterapia Esportiva das instituições de ensino superior de Santa Catarina.

Com o apoio do CREFITO-10 e da Unisul, o seminário reuniu cerca de 60 pessoas, entre sócios da SONAFE, Fisioterapeutas, acadêmicos e demais profissionais de saúde. Destaque para as palestras dos Fisioterapeutas Dr. Thiago Teixeira Serafim e Dra. Eliandra Marques, e também do acadêmico Daniel Luis dos Santos, aluno da 8ª fase do curso de Fisioterapia da UFSC Campus Araranguá e integrante do Projeto de Extensão em Fisioterapia Esportiva na mesma instituição.

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

A imagem pode conter: texto

Denuncie irregularidades no exercício das

profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à Secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não quer receber o Informativo? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas, críticas ou sugestões, encaminhe e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com