Informativo Semanal – Edição 469 – 23 de Abril de 2019

I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina: inscrições

As vagas para o I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina estão praticamente encerradas. Em função disso, o CREFITO-10 solicita aos inscritos que, por algum motivo, já sabem que não poderão comparecer ao evento ou que trocaram de sala que façam o cancelamento de sua inscrição, possibilitando que outros interessados possam participar.

Para informar o cancelamento ou a troca de sala, por favor envie um e-mail para comunicacrefito10@gmail.com, informando o nome completo, a sala que deseja cancelar e o código da inscrição. Essas informações são fundamentais para reabrir novas vagas. A Comissão Organizadora não está trabalhando com lista de espera.

Conheça algumas das palestras programadas para o I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina:

Reunião define detalhes do I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina

No dia 17 de abril, representantes do CREFITO-10 participaram de uma reunião na Secretaria Regional Norte, em Joinville, para definir detalhes do I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina, que será realizado de 31 de maio a 2 de junho, em Florianópolis.

CREFITO-10 prestigia a formatura do Curso de Fisioterapia da Unifacvest

A Terapeuta Ocupacional e Delegada Regional do CREFITO-10 em Lages, Dra. Georgia Lopes Rafaeli, participou da formatura dos alunos do Curso de Fisioterapia da Unifacvest, realizada em Lages no dia 30 de março.

Também estiveram presentes o Coordenador do Curso e também Coordenador DEFIS (Departamento de Fiscalização) do CREFITO-10, Dr. Marcos Boscatto, e o Professor e Fisioterapeuta, Dr. Bruno Rech.

ABRATO-SC promove palestra em Joinville

Vote “Discordo” na enquete sobre o Novo Ato Médico

A Câmara dos Deputados disponibilizou uma enquete sobre o PL 6126/2013, que tem como premissa os dispositivos vetados na Lei n° 12.842/2013, que regulou o exercício da Medicina no Brasil.

O Sistema COFFITO/CREFITOs é terminantemente contrário a todo e qualquer cerceamento da liberdade das profissões regulamentadas. Em defesa do direito de livre arbítrio da população e de uma atenção de saúde digna, o Sistema, mais uma vez, solicita apoio dos profissionais e da sociedade, a fim de evitar prejuízos imensuráveis à saúde brasileira.

Para participar da enquete e discordar do PL 6126/2013, basta acessar o link abaixo https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/587931

Ideia Legislativa precisa do apoio dos Fisioterapeutas

O COFFITO está divulgando a Ideia Legislativa que prevê a obrigatoriedade de assistência fisioterapêutica em Centros de Hemodiálise. Para que a ideia legislativa seja transformada em Sugestão Legislativa e, portanto, discutida pelos senadores, é necessário obter 20 mil apoios. Dessa forma, segue texto e arte divulgados em nossos canais de comunicação para possível divulgação e compartilhamento.

COFFITO publica Acórdão e reconhece utilização de

Vestes Terapêuticas por Terapeutas Ocupacionais

O COFFITO, por meio do Acórdão nº 11/2019, reconheceu a utilização de Vestes Terapêuticas por terapeutas ocupacionais. A normativa, além de orientar profissionais que possuam interesse na área, serve também para respaldar o exercício de terapeutas ocupacionais que já atuam com vestes terapêuticas.

Fisioterapia e Terapia Ocupacional estão inseridas

em regulamentação da Equoterapia

O Senado aprovou, no dia 9 de abril, o PLS 264/2010, que trata da regulamentação da Equoterapia como método de reabilitação. As profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional foram inseridas no texto. A matéria segue agora para sanção presidencial.

De acordo com o texto, a prática da Equoterapia estará condicionada à avaliação médica, psicológica e fisioterapêutica. A atividade deverá ser desenvolvida por uma equipe de apoio composta por médico e médico veterinário, e uma equipe mínima de atendimento, composta por fisioterapeuta, psicólogo e um profissional de equitação.

Embora não estejam listados na equipe mínima, devido ao quantitativo de profissionais no Brasil, os terapeutas ocupacionais, no âmbito da sua atuação, também poderão integrar as equipes, desde que possuam cursos específicos na área de Equoterapia.

ABRAFIN vai realizar o curso ETCC Infantil

De 20 a 23 de junho, a ABRAFIN (Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional) vai realizar o curso teórico/prático "ETCC na recuperação funcional infantil”, na Clínica Neurovital, em Florianópolis.

Com 32 horas-aula, o curso será ministrado pela Dra. Luanda Grecco para 15 alunos, no máximo. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de maio pelo e-mail secretaria@abrafin.org.br. Associados da ABRAFIN pagam R$ 3.000,00 pela inscrição (preço válido até 30/04/2019). Mais informações podem ser obtidas no link http://sys.abrafin.org.br/courses/subscription/85

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

A imagem pode conter: texto

Denuncie irregularidades no exercício das

profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à Secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não quer receber o Informativo? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas, críticas ou sugestões, encaminhe e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com