Informativo Semanal – Edição 478 – 25 de Junho de 2019

CREFITO-10 participa do 4º Simpósio Internacional de Terapia Manual

No dia 20 de junho, o Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres, participou da solenidade de abertura do 4º Simpósio Internacional de Terapia Manual, evento realizado em Balneário Camboriú e promovido pela Faculdade Inspirar. Também estiveram presentes representantes do DEFIS (Departamento de Fiscalização) do CREFITO-10, inclusive o Coordenador, Dr. Marcos Boscatto.

Evento vai debater a fibrose cística

Um conjunto de atividades pedagógicas, práticas e assistências será realizado durante o 3º Encontro Multidisciplinar para Conscientização da Fibrose Cística, confirmado para o dia 5 de setembro, às 8 horas, no auditório do CEFID/UDESC, em Florianópolis.

O evento é aberto para a comunidade acadêmica, pais, pacientes com fibrose cística e profissionais de saúde que atuam na área. A data foi escolhida por setembro ser o mês de conscientização da doença.

A iniciativa é do Programa Brincando de Respirar, projeto de extensão universitária coordenado pela professora do curso de Fisioterapia da UDESC, Camila

Schivinski, com o apoio do CREFITO-10, da equipe multidisciplinar do Hospital Joana de Gusmão, ACAM (Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico), ONG Unidos pela Vida, Laboratório Roche e a ASSOBRAFIR (Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva).

Sob a coordenação da professora Camila, o evento é gratuito e conta com uma programação bem especial: mesa redonda sobre intervenções terapêuticas com participação de Fisioterapeuta, Médico Gastroenterologista e Médico Pediatra, depoimento de pais e pacientes mediados por uma Psicóloga, discussão do tema com pais de crianças com fibrose cística e oficina de brinquedos artesanais terapêuticos, confeccionados com material reciclável para incentivo respiratório.

CREFITO-10 visita profissionais em Criciúma

Na semana passada, a Conselheira do CREFITO-10 e Coordenadora da Secretaria Especial da Terapia Ocupacional, Dra. Maristela Vieira, esteve em Criciúma para cumprir compromissos institucionais. Em pauta, reuniões com duas Terapeutas Ocupacionais: a Dra. Priscila Antunes de Oliveira Paes (à esquerda), que recentemente foi aprovada na prova de título em Saúde Mental, e a Delegada do CREFITO-10, Dra. Giuzi Neto Souza.

Conselho Municipal de Saúde de Balneário Camboriú quer o funcionamento de UPA

A representante do CREFITO-10 no Conselho Municipal de Saúde de Balneário Camboriú, Dra. Maristela Vieira, participou da visita à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) localizada no bairro das Nações. A intenção foi verificar pessoalmente as condições do local, de modo a reunir informações para debater a questão na próxima reunião ordinária do Conselho e avaliar uma possível data para seu funcionamento. É que, embora o prédio esteja pronto desde 2014, o funcionamento da UPA requer a realização de uma ampla reforma, já que foram constatados diversos erros na construção.

Em Balneário Camboriú, a Dra. Maristela Vieira aproveitou para reunir-se com Terapeutas Ocupacionais que utilizam o Modelo Denver no tratamento do autismo. Trata-se de um modelo que estimula os pacientes a buscar o contato social.

20190614_110508

Ex-Ministra profere palestra no FETSUAS

O Fórum de Políticas Públicas de Florianópolis trouxe a ex-Ministra do Ministério do Desenvolvimento Social (pasta atualmente incorporada ao Ministério da Cidadania), Márcia Lopes, para proferir palestra sobre o SUAS (Serviço Único de Assistência Social) aos representantes do FETSUAS (Fórum Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS) de Santa Catarina. Na oportunidade, o CREFITO-10 esteve representado pela Secretária Executiva do FETSUAS, Dra. Maristela Vieira.

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

Denuncie irregularidades no exercício das

profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à Secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não quer receber o Informativo? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas, críticas ou sugestões, encaminhe e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com