Informativo Semanal – Edição 482 – 25 de Julho de 2019

CREFITOs do Sul do Brasil vão realizar a 1ª Audiência Pública de Ensino

No próximo sábado, dia 27, das 8h30min às 12h30min, será realizada a 1ª Audiência Pública de Ensino de Fisioterapia e Terapia Ocupacional dos CREFITOs do Sul do Brasil, evento abordará o tema “Qualidade na Educação”.

A Audiência Pública é direcionada para Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, docentes, acadêmicos e sociedade em geral, e será realizada na sede do CREFITO-8, em Curitiba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.crefito8.gov.br. As vagas são limitadas.

Aos participantes que assinarem a lista de presença no dia do evento será possível emitir o certificado pelo site do CREFITO-8.

Reunião da Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional do CREFITO-10

No dia 19 de julho, a Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional do CREFITO-10 realizou uma reunião com a presença da Dra. Malu Magno de Barros, Dra. Priscila Peres Canto, Dr. Juliano Tibola, Dra. Francieli Martins e Dra. Karina Borges Ferreira.

Na reunião foram debatidas dúvidas profissionais da jurisdição na área de Fisioterapia Dermatofuncional que são encaminhadas ao CREFITO-10 e realizado o planejamento de ações de divulgação e intervenção para o mês de outubro, quando se comemora o Dia do Fisioterapeuta, data em que comemoramos 50 anos de profissão.

Telessaúde Santa Catarina e CREFITO-10 realizam webpalestra

No dia 10 de julho, a Fisioterapeuta. Dra. Rosana Mara da Silva ministrou a webpalestra “O trabalho do Fisioterapeuta com grupos na Atenção Primária a Saúde”, realizada pelo Telessaúde Santa Catarina em parceria com o CREFITO-10. Ao todo participaram 71 profissionais que atuam em diversas áreas da saúde em Santa Catarina e também em outros estados brasileiros.

A webpalestra foi transmitida ao vivo e está disponível em https://www.youtube.com/watch?v= AwptlzpF9aE&feature=youtu.be.Em breve, também estará nos canais do Telessaúde SC.

Os participantes fizeram várias perguntas à palestrante, inclusive questionamentos relacionados com o manejo da dor crônica na atenção básica a saúde, tema que será abordado em uma nova webpalestra, prevista para o mês de outubro.

A Dra. Rosana atua na Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul na área de políticas públicas e tem ampla experiência como Fisioterapeuta no NASF-AB e em serviço de atenção domiciliar.

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais podem

repassar informações ao Projeto Rede+Voz

Até o próximo sábado, dia 27, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais podem prestar enorme colaboração ao Projeto Rede+Voz da ACBG Brasil - Associação de Câncer de Boca e Garganta. Basta que respondam aos questionários disponíveis nos links https://forms.gle/vHj2cZE1VoMPUTkL8 (para Fisioterapeutas) e https://forms.gle/77sjnrKAw9Y51Zc78 (para Terapeutas Ocupacionais).

A Rede+Voz visa formar uma rede de cooperação para o controle social do câncer de cabeça e pescoço no Brasil. Com base nas respostas obtidas, será possível compreender o cenário brasileiro referente ao atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Trata-se de uma ferramenta fundamental para proporcionar melhorias ao segmento.

CREFITO-10 vai promover o VI Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional

Após o sucesso do I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina, realizado nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, em Florianópolis, o CREFITO-10 já iniciou os preparativos para mais um evento grandioso. É o VI Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional, já confirmado para os dias 25 e 26 de outubro, no Alven Palace Hotel, em Joinville.

A programação ainda está sendo definida, mas o ideal já é anotar o evento na agenda, pois as vagas são limitadas.

 

III Encontro Estadual dos Conselhos Municipais dos

Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Catarina

As Conselheiras do CREFITO-10, Fisioterapeuta Dra. Cristiane Loureiro e a Terapeuta Ocupacional Dra. Maristela Vieira, participaram do III Encontro Estadual dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Catarina, realizado no dia 19 de julho na cidade de Blumenau.

Trata-se de um evento de enorme relevância para debater políticas públicas de direitos da pessoa com deficiência, visando ao fortalecimento dos Conselhos Municipais em Santa Catarina.

CREFITO-10 participa da X CACS

No dia 16 de julho, a Conselheira do CFREFITO-10, Dra. Maristela Vieira, participou da X CACS (Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde), evento realizado no Hotel Cambirela, em Florianópolis, que reuniu agentes comunitários de Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José, Biguaçu, Governador Celso Ramos e Tijucas. Destaque para a palestra “Cuidando de quem cuida”, ministrada pela Terapeuta Ocupacional, Dra. Ana Guilhermina Machado Reis.

CIST promove evento de capacitação

A Conselheira do CREFITO-10, Dra. Maristela Vieira, também participou do evento de capacitação promovido pela CIST (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador) de Joinville, no dia 15 de julho.

Com o tema “Assédio Moral no Trabalho”, os trabalhadores assistiram a uma palestra ministradas pelo Advogado Dr. Almir Rogério do Nascimento e o Procurador do Ministério Público, Dr. Guilherme Kirtschig.

Abertas as inscrições para o Congresso Catarinense de Educação Especial

Já estão abertas as inscrições para o Congresso Catarinense de Educação Especial (CCEE), que será realizado de 9 a 11 de setembro no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente acessando o link http://www.cead.udesc.br/?idFormulario=4.

Os pesquisadores autores de trabalhos aprovados para apresentação no evento não precisam fazer a inscrição, mas os coautores, sim. Eles deverão se inscrever para garantir a vaga no evento. O Congresso Catarinense de Educação Especial é promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

Denuncie irregularidades no exercício das

profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à Secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não quer receber o Informativo? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas, críticas ou sugestões, encaminhe e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com