#   


 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 06 de novembro de 2019 | Número 487


1. Divulgação Profissional

 

 

 

2. Crefito-10 está na Nova Sede em Florianópolis

 

 

3. Campanha Saúde do Homem

 

 

 

4. CONTROLE SOCIAL

 

A Fisioterapeuta do Conselho Municipal de Saúde de Capão Alto, Dra. Eva Lidiane de Jesus participou de evento do Novembro Azul em prol da saúde do homem.

O Crefito-10 parabeniza a iniciativa.

 

 

 

5. CREFITO-10 REÚNE COM PROFISSIONAIS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TUBARÃO

Representante do Crefito-10, Dr. Eduardo Stefano Benedet – Conselheiro Efetivo, esteve em 01.11.19 com os Fisioterapeutas da Prefeitura Municipal de Tubarão - SC.

 

6. CREFITO-10 REALIZOU JURI SIMULADO

 

No dia 04 de outubro de 2019, a Comissão do CREFITO Jovem esteve presente na UNC de Mafra para realizar a primeira etapa do Juri simulado.

 

O Encontro foi super divertido e agradável e contou com a presença dos alunos do curso de fisioterapia, coordenados pela professora e delegada do CREFITO-10, Dra. Denise Aparecida Kalil.

 

Em breve estaremos retornando para realizar a etapa final do Juri simulado.

 

 

 

7. CREFITO-10 PARTICIPOU DA SEMANA ACADÊMICA da UNISOCIESC

 

Na quarta-feira, dia 11 de outubro de 2019, a Comissão do CREFITO Jovem representada por seu Presidente Dr. André Cruz esteve presente na Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia da UNISOCIESC.

 

 

 

 

 

 

 

8. SEGURIDADE APROVA INCLUSÃO DE FISIOTERAPEUTA E TERAPEUTA OCUPACIONAL EM EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

01/11/2019 - 11:55  

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (30), proposta que prevê a inclusão de pelo menos um fisioterapeuta e um terapeuta ocupacional nas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), criado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a proposta, o gestor do SUS de cada esfera do governo definirá a forma de inserção e de participação desses profissionais nas equipes, de acordo com as necessidades locais.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Braide recomendou a aprovação da proposta com algumas mudanças

O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo deputado Eduardo Braide (PMN-MA) aos projetos de lei 1111/19, do deputado Célio Studart (PV-CE), e 2550/19, do deputado André Ferreira (PSC-PE). Os textos originais tratam da inclusão obrigatória de profissionais nas equipes de saúde da família.

Ao apresentar o substitutivo, Braide observou que os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, criados com objetivo de apoiar a atenção básica no Brasil, já preveem a possibilidade de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais fazerem parte de sua composição. “Sua estrutura, no entanto, é definida por cada gestor, podendo ou não haver a inclusão desses profissionais. Portanto, solução diversa da proposta”, explicou o relator.

Avanços
Por outro lado, Braide destacou que a inserção das duas especialidades nas equipes promoverá um avanço no cuidado com a saúde básica da população. “A fisioterapia visa preservar, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistemas ou funções, proporcionando melhoria na qualidade de vida. A terapia ocupacional, por sua vez, é a especialidade voltada à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras”, acrescentou.

Atualmente as equipes de saúde da família são compostas por, no mínimo, médico generalista ou de família, enfermeiro generalista, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição - Natalia Doederlein

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/608060-seguridade-aprova-inclusao-de-fisioterapeuta-e-terapeuta-ocupacional-em-equipes-de-saude-da-familia

 

9. VEREADOR HOMENAGEIA FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTA OCUPACIONAL DE IÇARA

 

Fisioterapeutas e Terapeuta Ocupacional do município de Içara - SC com o quadro da Homenagem pelos 50 Anos de Regulamentação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no Brasil, proposto e concedido pelo Vereador de Içara, Lauro Nogueira.

O quadro está percorrendo os locais de trabalho dos profissionais de Içara.

Na foto os profissionais Dra. Mirian Guglielmi Balod, Dr. Thiago Albino, Dra. Luana Prates e Dra. Cláudia Kuerten, da APAE de Içara.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10. MATERIAL QUE FOI PRODUZIDO PELA EQUIPE DE FISIOTERAPEUTAS PARTICIPANTES DA AÇÃO “FISIOTERAPIA NO MUTIRÃO DO OUTUBRO ROSA”

 

Esse é o material que foi produzido pela Equipe de Fisioterapeutas participantes da ação “Fisioterapia no Mutirão do Outubro Rosa” que ocorre com o apoio do CREFITO 10, ABRAFIDEF e SBCP-SC. O folder e a cartilha de excelente arte gráfica somente foi possível graças a parceria voluntária do Shopping de Ideias que abraçou essa importante causa junto a SBCP-SC, CREFITO 10, e ABRAFIDEF. Nosso agradecimento ao @shoppingdeideias .Caso deseje conhecer o material produzido, acesse www.abrafidef.org.br

 

 

 

11. EVENTOS REGIONAIS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS

 

 

 

 

 

 

 

12. Denuncie irregularidades no exercício das  profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

 

 

13. Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à Secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br.

Não quer receber o Informativo? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas, críticas ou sugestões, encaminhe e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com