marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 16 de Maio de 2011 | Número 81

 

 

1.Comissão de Interiorização do CREFITO-10 em Ação

 

A Comissão de Interiorização - CI do CREFITO-10, criada com o fim de aproximar os profissionais da administração, coordenada pelo Dr. Marcos Maximiliano Boscatto – Fisioterapeuta, visitou na última semana clínicas e profissionais da Serra e Planalto Norte do Estado de Santa Catarina. No roteiro também constava visita ao delegado da região de São Bento do Sul, Dr. Mauro Scatalon. O resultado desta ação foi muito positivo afirma o Coordenador da CI-CREFITO-10, o levantamento de dados referente a realidade destas regiões, estão sendo repassados a administração, afim de serem empregados nas futuras ações do CREFITO-10. Gostaria de agradecer a acolhida que tivemos em todos os locais por onde passamos, finaliza o Dr. Marcos Maximiliano Boscatto.

 

Clínica da Dra. Gracieli Vargas           

Santa Cecília

Dr. Marcos Boscatto – CREFITO-10

Dra. Marla – Santa Cecília

Trecho BR 116 percorrido

Centro de Saúde  

Atendimento Fisioterapêutico

São Cristóvão

Dr. Mauro Scatolon

Delegado do CREFITO-10

São Bento do Sul

Dra. Jaqueline Dombrovski

Dr. Marcos Boscatto – CREFITO-10

 

Dra.Juliane Caroline Schadeck

Papanduva

Dra. Juliana Ribas - Fisioclin

Papanduva

Dra. Eliane Tarmiovics

Dr. Marcos Boscatto – CREFITO-10

Dra. Ana Paula da Luz

Dra. Jaqueline Horodeski

Dr. Marcos Bosbatto – CREFITO-10

Dra. Vanusa Stolte

Itaiópolis

Dra. Juliana Meister

Monte Castelo

Pronto Atendimento

Dra.Naiara Goter

Ponte Alta do Norte

 

 

2. 19 de Maio - CREFITO-10 reunirá com proprietários de Empresas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Grande Florianópolis

 

Pauta: Implantação do Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos e Terapêuticos Ocupacionais.

Local: Hotel Valerim, rua Felipe Schmidt, n. 705 – Centro – Florianópolis – SC.

Horário: 19 horas.

 

Demais profissionais interessados em comparecer, confirme sua presença até dia 18/05, por email crefito10@crefito10.org.br ou pelo telefone 48 – 3225-3329 com Fabiane.

 

 

3. Dia 27 de Maio – Reunião do CREFITO-10 com Profissionais em Joaçaba

CREFITO-10 vem convidá-lo para participar de reunião na cidade de Joaçaba, no dia 27 de maio de 2011, às 19:00 horas, no Hotel Jaraguá, situado à Rua Francisco Lindner, 350 – Joaçaba – SC.

Pauta da Reunião: CREFITO-10 ITINERANTE - CREFITO-10 irá informar as diversas ações realizadas até o momento e buscar pela efetiva participação de todos os profissionais na definição de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na região.  O CREFITO-10 enviou carta-convite aos profissionais dos municípios:  Catanduvas, Irani, Joaçaba, Concórdia, Herval Doeste, Luzerna, Erval Velho, Água Doce, Zortea, Tangará, Anita Garibaldi, Capinzal, Pinheiro Preto, Campos Novos, Videira, Celso Ramos, Fraiburgo e Monte Carlo.

Compareça: Aguardamos a presença destes profissionais para  discutirmos juntos os rumos das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na região e em Santa Catarina.

4. Semana Acadêmica de Fisioterapia da UNIVESC

 

A Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia da UNIVESC de Lages foi realizada nos dias 06, 09, 10 de maio passados. Na programação constavam palestras sobre o Associativismo na Fisioterapia e sua Importância para a Profissão e Diretrizes e Gerenciamento de uma Clínica de Fisioterapia.

O CREFITO-10 parabeniza a administração do Curso de Fisioterapia da UNIVESC por mais essa ação, precisamos cada vez mais proporcionar aos futuros profissionais momentos de reflexão sobre a realidade da profissão, diz o Presidente do CREFITO-10.

 

 

 

5. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

6. Ministro Alexandre Padilha conhece experiências bem sucedidas de saúde pública na Espanha e participa da Assembléia Geral da OMS


Ele conhece experiências bem sucedidas de saúde pública na Espanha e participa da Assembleia Geral da OMS, na Suíça


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpre agenda internacional na Espanha e na Suíça até a próxima quarta-feira (13). Desde a última sexta-feira, Padilha tem tido reuniões com o vice-ministro da Saúde da Espanha e gestores do setor, em Madri e Barcelona.

 A expectativa do ministério brasileiro é conhecer as experiências bem sucedidas do modelo espanhol de saúde pública, organizado a partir do funcionamento da atenção básica, e fechar parcerias para transferir tecnologia e ferramentas de gestão ao Brasil.

No domingo (15), o ministro segue para Genebra, na Suíça, onde participará da 129ª Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Antes do encontro com ministros da Saúde de 193 países membros da organização, Padilha tem reuniões bilaterais com Jorge Bermudez, diretor executivo da Unitaid, agência internacional criada para expandir o acesso a medicamentos para HIV/Aids, tuberculose e malária; e com a diretora geral da OMS, Margaret Chan, e a diretora geral da Organização Pan Americana de Saúde, Mirta Roses.

A agenda contempla, no dia 16, a reunião dos chefes de delegação dos países da região das Américas, em que os governos do continente discutem e afinam sua posição em relação aos principais tópicos da agenda da assembleia mundial. Após a reunião, a assembléia é aberta com cerimônia oficial, com a presença dos chefes de delegação e demais representantes oficiais dos estados membros da OMS.

Na terça-feira (17), Padilha participa da reunião dos ministros da Saúde da UNAIDS (programa das Nações Unidas contra a Aids) da região da América Latina e Caribe e se reúne com o diretor executivo do Fundo Global para AIDS, Malária e Tuberculose, Michel Kazatchkine. Em seguida, ocorre o seminário para tratar do tema "Saúde Global: colaboração entre os países de língua portuguesa e a rede ePORTUGUÊSe", no qual o ministro exporá o programa de educação a distância das universidades públicas brasileiras (REDE RUTE) e estratégias para expandi-lo aos países de língua portuguesa em desenvolvimento. À noite, a delegação brasileira embarca de volta para o Brasil.

Durante a agenda internacional do ministro Alexandre Padilha, a secretária executiva do Ministério da Saúde, Márcia Amaral, assume o cargo de ministra da Saúde em exercício. 

Fonte: http://portal.saude.gov.br



7. 18 de maio, dia Nacional de Luta Antimanicomial

 

A exemplo de outros estados, Santa Catarina vai debater sobre Luta Antimanicomial em Congresso

Em comemoração ao 18 de maio (Dia Nacional de Luta Antimanicomial), o CRP/SC organiza oficinas que discutirão o tema da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial, no I Congresso Catarinense: Psicologia Ciência e Profissão, que acontece de 19 a 21 de maio, no Centro de Cultura e Eventos – UFSC, em Florianópolis. As oficinas “Saúde Mental: Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial – RENILA”; “Direitos Humanos para quê e para quem? A atuação profissional do Psicólogo e a promoção dos Direitos Humanos” e “Psicologia e Políticas Públicas sobre Álcool e outras drogas” serão coordenadas por conselheiros do CRP/SC, com participação de profissionais e usuários convidados. Mais informações pelo site www.crpsc.org.br

O CREFITO-10 parabeniza a ação do CRP-SC e reforça o convite a todos os profissionais terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas a participarem deste importante evento.

8. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional – RBSO convida!

A RBSO convida a comunidade técnico-científica a submeter artigos para o tema 

“Assédio Moral no Trabalho”

O assédio moral é uma doença organizacional corrosiva que degrada as condições de trabalho, que envenena e erode as relações sociais no trabalho e pode comprometer gravemente a saúde dos trabalhadores.

De um lado, as consequências para cada trabalhador podem ser graves: a carreira profissional é ameaçada, a saúde física e mental é atacada por altos níveis de estresse, de ansiedade, de depressão e estresse pós-traumático e, em alguns casos, pode-se chegar ao suicídio. Familiares e amigos próximos do indivíduo alvo também sofrem os efeitos da violência.

De outro, para as organizações, a incidência de casos pode comprometer a eficiência e eficácia organizacionais, a produtividade e a lucratividade de várias maneiras: desde os efeitos à imagem da organização aos gastos elevados incorridos com absenteísmo e rotação da mão de obra, presenteísmo, prêmios das apólices de seguro e gastos jurídicos, dentre outros. Dessa forma, o enfrentamento aos casos de assédio moral representa um grande desafio para o qual as organizações, os profissionais da saúde ocupacional e da gestão de recursos humanos devem estar preparados.

 

Como não se conhece ainda toda a extensão dos danos à saúde que o assédio moral pode causar nem os mecanismos que o antecedem, é urgente conceder maior atenção a esta forma de violência a fim de prevení-la de uma maneira mais ativa e eficiente. Com o objetivo de ampliar o campo de pesquisa científica sobre assédio moral em ambientes de trabalho, a realização deste dossiê temático na RBSO visa publicar trabalhos originais que abordem temas diversos: os mecanismos e determinantes do assédio; as consequências para a saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores; aspectos do tratamento, prevenção e intervenção no seio das empresas; elementos para a formulação de políticas públicas, e organizacionais.

 

Os trabalhos deverão ser encaminhados para:

rbso@fundacentro.gov.br  com cópia para  rbsofundacentro@gmail.com

Deverão atender às normas da RBSO para submissão de trabalhos (ver "instruções aos autores") e apresentar na primeira página a indicação: Dossiê Temático “Assédio Moral no Trabalho”

 

Prazo para submissão dos artigos: 30/04/2011  prorrogado para 31/05/11    

                                                                                                                   

Outras informações:

Secretaria Executiva da RBSO

Fone: (11) 3066-6099

E-mail: rbso@fundacentro.gov.br

 

Editores do dossiê temático:

Angelo Soares  – editor convidado e membro do conselho editorial da RBSO

Juliana Andrade Oliveira  – editora convidada

José Marçal Jackson Filho  – editor científico da RBSO

Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela  – editor associado da RBSO

 

Maiores informações acessem:

http://www.fundacentro.gov.br/rbso/rbso_noticias.asp?SD=RBSO&M=108/0&N=26

 

 

9. Conselho Nacional de Saúde debate na 221ª Reunião Ordinária, qualificação de cursos de graduação em áreas de saúde no Brasil

 

 

         Atualmente existem no Brasil, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 30 mil cursos de nível superior. Para que uma Instituição de Ensino possa oferecer um curso de graduação, reconhecer, ou mesmo revalidar um curso já existente deve pedir autorização ao MEC. No caso dos cursos de Saúde, o MEC conta ainda com o parecer e avaliação do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

        Na tarde da quarta-feira (11), o Diretor de Regulação e Supervisão da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Wollinger participou da Plenária da 221ª Reunião Ordinária do CNS.  Em sua fala o diretor disse que hoje um dos desafios é garantir uma oferta de cursos com qualidade.

         Paulo Wollinger solicitou a contribuição do CNS para melhorar a avaliação dos cursos de Saúde. Para ele, o parecer que o CNS oferece para os processos de abertura de novos cursos e outras solicitações é muito importante. Mas, Wollinger pediu que além do favorável ou desfavorável, haja a apresentação de uma justificativa e de argumentos para que assim o MEC possa qualificar a oferta e melhorar seus critérios de avaliação.

        A situação de alguns cursos de Enfermagem também fez parte dos debates. De acordo com o diretor existem hoje no país 845 cursos, oferecendo 131 mil vagas, sendo que apenas 39% dos cursos foram avaliados. Com este quadro que preocupa o MEC, Wollinger voltou a pedir que o CNS avalie criteriosamente os processos que tratem da abertura de novos cursos nessa área. "Precisamos da avaliação técnica do CNS", afirmou o diretor.

      Os Conselheiros Nacionais também demonstraram sua preocupação com falta de qualificação de alguns cursos oferecidos no Brasil. Segundo o presidente do CNS, ministro Alexandre Padilha, o Brasil necessita de profissionais de saúde qualificados. 

        Como medida prática ficou decido que os pareceres emitidos pelo Conselho além de se posicionar favorável ou desfavoravelmente, incluirá que a decisão permanecerá assim até que se proceda com os encaminhamentos necessários. Também foi informado que está em processo de sistematização os critérios que vão ser adotados pela Comissão Intersetorial de Recursos Humanos (CIRH) na análise desses processos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CNS

 

10. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com   

 

11. CREFITO-10 está no Twitter

 

Com o objetivo de ampliar a comunicação dos profissionais com o CREFITO-10 a partir de agora também estamos no Twitter.

 

Twitter do CREFITO-10:     @crefito_10

 

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10