marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 23 de Maio de 2011 | Número 82

 

 

1.   CREFITO-10 reuniu profissionais e proprietários de Empresas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Grande Florianópolis

 

Com o intuito de discutir sobre a Implantação do Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos e Terapêuticos Ocupacionais, o CREFITO-10  reuniu-se com os representantes neste último dia 19 de maio, às 19:00hs no Hotel Valerim, em Florianópolis. O encontro foi proposto pela Comissão de Referencial de Honorários Fisioterapêuticos e Terapêuticos Ocupacionais do CREFITO-10, que foi constituída no 3º Encontro de Presidentes de Associações e Sociedades de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Santa Catarina e tem como integrantes representantes do CREFITO-10, Associações e do Sindicato.O objetivo da Comissão foi ouvir os profissionais presentes sobre a realidade da utilização do RNH, além do levantamento de dados através da aplicação de um questionário que deverá subsidiar as estratégias de ação para efetivar a utilização do RNH em Santa Catarina.

Inicialmente, foi feito um resgate histórico sobre o RNH por um membro da Comissão, Dr. Alceu Furtado, onde os presentes puderam debater sobre o tema.Outro ponto de destaque no evento foi a participação da ASSEFISIO, que através de sua Presidente Dra. Morgana Sfredo, apresentou aos presentes, um resumo das ações da ASSEFISIO, principalmente no que tange à discussão sobre as relações com as operadoras de planos de saúde, relatando o andamento das negociações com essas operadoras e mostrando a importância dessas negociações serem intermediadas pela Associação.

Para o Presidente do CREFITO-10, o evento superou as expectativas, principalmente pela importante participação dos presentes que contribuíram de forma vital para o enriquecimento das discussões.

A administração do CREFITO-10 aproveita para agradecer a presença de todos, em especial aos representantes da ASSEFISIO, AFITO-NORTE e SICAFITO, que estiveram presentes no evento.

 

 

 

  

 

         

 

2. Reunião com o Curso de Fisioterapia da UNOCHAPECÓ

 

Na manhã do dia 20 de maio, o CREFITO-10, reuniu-se com os acadêmicos do Curso de Fisioterapia da Unochapecó, com o intuito de levar aos acadêmicos uma perspectiva da Fisioterapia na atualidade e acima de tudo, diminuir a distância entre a realidade vivida nas Universidades e a realidade da profissão. O Presidente do CREFITO-10 após explanar aos presentes sobre alguns aspectos da profissão no estado, abriu espaço ao debate e questionamentos, momento que segundo o mesmo, foi muito proveitoso, pois tornou possível abordar as principais dúvidas e anseios dos presentes sobre a profissão.Sem dúvida nenhuma, esse foi um importante momento para o CREFITO-10, pois permitiu uma maior aproximação entre às instituições, o que é de fundamental importância para todos afirma o Presidente do CREFITO-10 que aproveita para agradecer ao Dr. Vinicius Brandalise, Coordenador do Curso de Fisioterapia da Unochapecó, pelo convite e acolhida que teve em sua visita à Universidade.

 

      

 

Ainda no dia 20 de maio, no período da tarde, o CREFITO-10 esteve reunido com os formandos do curso de fisioterapia da Unochapecó, desta vez, com o fim específico de esclarecer aos futuros profissionais sobre seus direitos e deveres frente a profissão que logo abraçarão.

 

 

3. Reunião com profissionais do Extremo Oeste de Santa Catarina e Fundação da AFITO-EX

 

No último dia 20 de maio o CREFITO-10 esteve presente em São Miguel do Oeste, a fim de reunir-se com profissionais da região para informar as diversas ações realizadas até o momento e estimular a participação de todos os profissionais na definição de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Estado e na região.

Neste encontro, também foi fundada a ASSOCIAÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DO EXTREMO OESTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – AFITOEX – SC. Para os representantes do CREFITO-10 que participaram do momento, esta iniciativa dos profissionais da região em buscar a organização, constituindo um espaço legítimo e democrático de discussão e construção, só contribui positivamente, uma vez que a Associação representa a vontade do coletivo. O Presidente do CREFITO-10, parabeniza a administração eleita ao mesmo tempo que coloca-se a disposição para o que se fizer necessário.

Administração AFITOEX-SC: Presidente: Dr. Diogo Andre Spengler; Vice-Presidente: Dra. Letícia da Rocha; Secretário: Dr. Paulo André dos Santos ; Tesoureiro: Dr. Fausto Licks; Conselho Fiscal: Conselheiros: Dr. Jonatha Luzik, Dr. Willian G Woitchunas, Dra. Cássya Maryane Pandolfo;  Dra. Patricia Zanuzo, Dra. Maribel Cavaleri Leal; Dra. Ana Paula Joroski e Dra. Grazieli Durão.

Estiveram presentes na abertura do evento o Presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, o Secretário de Desenvolvimento Regional representando o Governador do Estado e representante da Secretaria de Saúde do Município de São Miguel do Oeste.

 

    

 

         

 

4. O CREFITO-10 participa da Pré-Conferência Municipal de Assistência Social de Joinville

A Pré-Conferência do Conselho Municipal da Assistência Social - CMAS - realizada na tarde desta quinta-feira (19/5), no auditório da Faculdade Anhanguera, reuniu cerca de 100 pessoas entre usuários da assistência social, trabalhadores sociais e representantes da sociedade civil. A presidente do CMAS, Heloísa Walter de Oliveira, saudou os participantes da pré-conferência salientando a importância da participação dos atores sociais neste debate, estendendo o convite para VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Joinville. A palestrante desta tarde foi a assistente social Maria Tereza Soares que explanou sobre o tema "Consolidar o Sistema Único de Assistência Social - SUAS - e valorizar os trabalhadores". Na sua fala, resgatou a história da Assistência Social nos três níveis federal, estadual e municipal, bem como ressaltou a importância da participação dos usuários nas conferências.Ao final, a secretária de Assistência Social Rosemeri Costa sugeriu que as discussões dos eixos elencados através do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS possam acontecer em conjunto, Entidades e Serviços da Secretaria de Assistência Social. Frisou que "esta oportunidade com certeza irá qualificar os debates na VIII Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Joinville." Durante a Conferência serão eleitos 12 delegados: seis representantes governamentais e seis não-governamentais, que estarão representando o município na Conferência Estadual, nos dias 3, 4 e 5 de outubro/2011, em Balneário Camboriú.

        

Foto: Abrato-SC

Dra. Almerize Verônica Leite - Representando o CREFITO-10

Beatriz M. de Souza - Centro de Convivência do Idoso

Dra. Lizete  Antunes Presidente da ABRATO-SC

Rosemeri Costa - Secretaria da Assistência Social do Município de Joinville

Ivana Maria Pereira Fernandes - Gerente de Unidade de Planejamento e Gestão de Assistência Social

Dra. Cibele Engler - Centro de Convivência do Idoso

Neide Mary Camacho Solon – Diretora Executiva da Secretaria de Assistência Social

 

Foto: Abrato-SC

Presidente do CMAS, Heloísa Walter de Oliveira

Maria Teresa Soares - Assistente Social

Ivana Maria Pereira Fernandes   - Assistente Social

 

5. XII Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia de Santa Catarina

 

Comissão de Educação de Fisioterapia do CREFITO-10 realiza o XII Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia de Santa Catarina. O evento acontecerá no Hotel Valerim Plaza no dia 03 de junho, sexta-feira, das 08 às 18 horas e buscará elaborar preceitos, em concordância com a nova lei de estágios, para a oferta e desenvolvimento de estágios curriculares não obrigatórios. O documento tem por finalidade esclarecer a estudantes, empresas intervenientes e concedentes de estágio a cerca das premissas para a realização dos estágios em questão. Visa, ainda, colaborar para que os estágios não obrigatórios oportunizem um excelente momento de consolidação da aprendizagem  e de desenvolvimento de habilidades indispensáveis à prática profissional, de forma segura para todos os envolvidos. Será um momento ímpar, de consolidação das atividades de ensino em Fisioterapia no Estado de Santa Catarina. Portanto, a participação das instituições de ensino é fundamental! Estão convidados todos os coordenadores de cursos, coordenadores de estágio, professores orientadores de estágio. Para confirmar presença, envie e-mail para comunicacrefito10@gmail.com
 

6. Participe da Pesquisa COFFITO / FGV

A Fundação Getulio Vargas foi contratada pelo COFFITO para desenvolver levantamento das estruturas de custo dos serviços de fisioterapia e terapia ocupacional no Brasil. O objetivo é criar uma base de informações, considerando-se estabelecimentos de todo o Brasil, que facilite a análise da sustentabilidade do setor e fundamente negociações com outros agentes públicos e privados. Somente a Fundação Getulio Vargas terá acesso aos questionários respondidos, tendo assumido contratualmente o compromisso de não disponibilizar informações individuais dos respondentes, mesmo para o COFFITO.

 

A sua participação é muito importante.

Acesse o link respectivo no site do CREFITO-10 e responda o questionário.

 

7. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

8. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com   

 

9. CREFITO-10 está no Twitter

 

Com o objetivo de ampliar a comunicação dos profissionais com o CREFITO-10 a partir de agora também estamos no Twitter.

 

Twitter do CREFITO-10:     @crefito_10

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10