Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 25 de Fevereiro de 2013 | Número 176

 

1.   Dia a dia do CREFITO-10

 

Na última semana, estiveram reunidas no CREFITO-10 algumas de suas Comissões.

 

- Comissões de Educação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Comissão de Educação de Terapia Ocupacional

Dra. Lizete Antunes Jardim

Dra. Maria Aparecida Peixoto Valença

Dra. Silvane Penkal

Dr. Sandroval Torres

Comissão de Educação de Fisioterapia

Dra. Lisiane Fabris Chiumento

Dra. Dayse Jung da Silva Ramos

Dr. Sandroval Torres

 

- Comissão de Tomada de Contas

 

Comissão de Tomada de Contas

Dra. Elenice de Fátima Oliveira

Dr. Irineu Jorge Sartor

Dra. Luciana Staut Ayres de Souza

Sra. Roseli Eni Militz, representante da RG Contadores

 

- Comissão de Interiorização

 

 

Dr. Marcos Maximiliano Boscatto discutindo com o Presidente Dr. Sandroval Francisco Torres o planejamento da Comissão de Interiorização para o primeiro semestre de 2013.

 

- Comissão de Especialidades da Fisioterapia

 

Dr. Gustavo LaTorre, Dr. Marcelo Bracht, Dr. Juliano Tibola

 

 

2. CREFITO-10, FENAFISIO e Proprietários de Clínicas de Fisioterapia de Blumenau e região reuniram-se com Operadora de Plano de Saúde

 

CREFITO-10, FENAFISIO e profissionais fisioterapeutas proprietários de Clínicas de Fisioterapia de Blumenau e região, estiveram reunidos com Operadora de Plano de Saúde para discutir aspectos que propõem melhorias nas relações entre as partes.

Esta ação foi desencadeada com base no descontentamento por parte dos profissionais de Blumenau e região que cansados da falta de atenção dispensada pela maioria das Operadoras de Planos de Saúde somada a necessidade das Operadoras de Planos de Saúde, adequarem seus contratos com os prestadores de serviços, com base na NR 049 da ANS, reuniram-se para juntos enfrentar tal situação.

O CREFITO-10, foi então procurado por estes profissionais e não mediu esforços para dar apoio e orientação e depois de algumas reuniões, ficou estabelecida uma Comissão Negociadora para representar os profissionais em possíveis negociações.

Esta Comissão Negociadora iniciou uma jornada rumo as Operadoras e depois de algumas negativas, conseguiu agendar reunião com uma das Operadoras de Planos de Saúde.

Ocorrida no último dia 19 na sede da Operadora em Blumenau, estiveram presentes a Comissão Negociadora, o CREFITO-10 e a FENAFISIO, que atendeu prontamente ao convite do CREFITO-10 para participar dessa reunião e desempenhou importante papel.

Como resultado, ficou estabelecida uma Comissão formada por integrantes da Operadora de Plano de Saúde e integrantes da Comissão Negociadora para num prazo de 60 dias apresentar uma proposta de melhoria.

Para o Presidente do CREFITO-10, muito embora esta ação seja um importante passo, ainda teremos que trabalhar para que o Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos e os Parâmetros Assistenciais de Fisioterapia sejam respeitados e reconhecidos como forma de remuneração e descrição de serviços tanto pela Agência Nacional de Saúde como pelas Operadoras de Planos de Saúde.

 

 

Comissão Negociadora, FENAFISIO e CREFITO-10

Mesa negociadora (Comissão Negociadora, Operadora de Plano de Saúde, FENAFISIO e CREFITO-10)

 

3. Entidades da Fisioterapia e Terapia Ocupacional (AFB, COFFITO, FENAFITO, ABRATO participaram das reuniões de Planejamento do CNS

 

O CNS discute seu Plano de Ação para 2013/2015

 

        O esboço do Planejamento Estratégico do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o ano 2013/2015 foi o resultado da 51ª Reunião Extraordinária e do primeiro dia da 242ª Reunião Ordinária do CNS.

 

        O evento contou com a participação de cerca de 130 pessoas entre conselheiros titulares e suplentes, coordenadores de Plenária de Conselhos de Saúde, representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e assessores e técnicos do CNS.

 

        Para ao processo de planejamento estratégico participativo, foi proposto, pelo professor da UnB Antônio Cardoso, a elaboração do plano em três etapas: construção da missão do CNS; análise situacional do conselho e desenho do plano de ação. Os participantes foram divididos em cinco Grupos de Trabalhos (GTs).

 

        Para a primeira e segunda etapa, os grupos tiveram que trabalhar dentro de cinco finalidades distintas. Cada GT ficou com uma finalidade, quais sejam: 1. Fortalecer o SUS e seus órgãos de Controle Social e mobilizar a sociedade em defesa do direito à saúde; 2. Participar da formulação da política nacional de saúde; 3. Participar do controle da execução da política nacional de saúde; 4. Deliberar, encaminhar e avaliar a Política de Gestão do Trabalho e Educação para a Saúde no SUS e 5. Acompanhar o processo de incorporação científica e tecnológica no País.

 

        Como resultado da primeira etapa de atividades os grupos fizeram um levantamento do público, clientela, e ações permanentes do CNS, dentro das finalidades propostas para cada grupo, com o objetivo de contribuir para a elaboração da missão do conselho. Para a segunda etapa, o desafio era que cada GT identificasse, também dentro de cada finalidade, as forças e fraquezas –que dizem respeito ao ambiente interno do conselho- e as ameaças e oportunidades – ambiente externo ao CNS.

 

Fotos: Rafael Bicalho

 

        O GT3 apontou como uma das forças “a participação dos conselheiros na elaboração do plano de ação” e como uma das fraquezas, “os atores da saúde não participarem das ações”. No campo das oportunidades o grupo colocou, entre outras, a “descentralização das políticas e ações da saúde” e como ameaça “o financiamento insuficiente para atividades e planejamentos”. Na perspectiva da finalidade 4, o GT4 abordou, entre outros pontos, como força “o poder que o CNS tem de pautar o governo”. No âmbito do ambiente externo, o grupo 4 apontou como uma das oportunidades “a valorização da cultura e do conhecimento popular, das praticas integrativas (parteiras,...)”, e como uma das ameaças a “terceirização dos serviços de saúde”.

 

        Para o terceiro momento a atividade proposta foi que os grupos indicassem cinco itens de pauta que o CNS deve priorizar em sua agenda estratégica. Nessa etapa, os grupos não precisavam se prender às finalidades antes propostas. Dentre as prioridades apontadas pelos grupos, estão questões relacionadas à comunicação, profissionalização, acesso e formação dos profissionais do Sistema Único de Saúde, estrutura e suporte técnico para os conselhos, processos de articulações políticas, entre vários outros temas.

 

        A síntese da produção coletiva será apresentada na Reunião Ordinária, que acontece no dia 13 de março, para a aprovação do Pleno.

 

        Clique aqui para ler matérias relacionadas

 

 

Ayana Figueiredo

ayana.figueiredo@saude.gov.br

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560

 

 

Entidades participantes do CNS com a Presidente do CNS Maria do Socorro de Souza

Catarinense – Fernanda Guimarães Torres – Representante da AFB no CNS

 

 

4. CREFITO-10 participou da Formatura do Curso de Fisioterapia da Unisul Pedra Branca

 

A Solenidade de formatura do curso de fisioterapia da Unisul Pedra Branca aconteceu dia 23.02.2013, na oportunidade o Fisioterapeuta Dr. Michel Castro, membro da Comissão de Sindicância do CREFITO-10, representou o Presidente deste Conselho Regional.

Dr. Rômulo Nolasco de Brito, Diretor-Tesoureiro do CREFITO-10, Presidente da ABFA – Associação Brasileira de Fisioterapia Aquática, membro da Comissão Parlamentar do COFFITO e docente da Unisul foi o paraninfo da turma e a Sra. Márcia Ines Werle Juchem a patronesse.

Também foram homenageados os Fisioterapeutas professores Dra. Mirella Dias, Dr. Julio Araujo, Dra. Andrea Borgman e Dra. Luana Meneghini.

O CREFITO-10 parabeniza aos novos profissionais, aos docentes e ao Coordenador do Curso, Fisioterapeuta Dr. Alexandre de Paula Aguiar.

 

 

 

5. Movimento contra o Ato Médico em Lages

 

A passeata em repúdio ao Ato médio teve início às 14h, partindo do Parque Jonas Ramos, onde reuniram-se os acadêmicos do Curso de Fisioterapia da UNIVEST de Lages, sob a coordenação do Centro Acadêmico e a coordenadora do curso de Fisioterapia Dra. Geciely Almeida. Acompanhados por toda a mídia local e Estadual percorreram ruas do centro da cidade em direção a Praça da Catedral, onde a mobilização atingiu seu objetivo, fazer a comunidade tomar consciência  do que esta acontecendo em relação ao ato médico. Os estudantes percorreram todo o percurso sob as palavras de ordem: " Não ao ato médico, SIM a saúde".

Muitas pessoas buscaram maiores informações sobre o motivo da manifestação e foram orientadas pelos manifestantes sobre a importância do tema.

Além do CREFITO10, estiveram presentes a Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina Sra. Hortência Salett Müller Tierling, acadêmicos de Psicologia e outros profissionais da saúde da região.

 

 

 

 

6. Presidente do CREFITO-10 recebe a ASSEFISIO

 

O Presidente recebeu as representantes da ASSEFISIO, a fim de estabelecer metas para o primeiro semestre de 2013 no que tange as ações integradas do Conselho e da ASSEFISIO.

 

Dra. Morgana Sfredo e Dra. Patsy Mandeli

 

7. RDC 7 entrará em vigor nessa segunda feira

 

Entrará em vigor nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, o texto da RESOLUÇÃO RDC Nº 7, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva.

Três anos após a sua publicação, esgotou-se o prazo de adequação das UTIs à nova norma.

No tocante à Fisioterapia, destacam-se a obrigatoriedade da formalização de um Coordenador da equipe de Fisioterapia e este ser profissional especialista (art. 13), exigência de no mínimo um fisioterapeuta a cada dez leitos e atendimentos fisioterapêuticos em pelo menos 18 horas do dia (art. 14).

Este é, sem dúvidas, um marco para a assistência em saúde e uma importante conquista dos profissionais Fisioterapeutas e dos cidadãos brasileiros.

 

8. Agende-se: XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional

 

 

9. Agende-se: XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia AFB Fortaleza 2013

 

 

10. Assembleia Anual da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais, Regional Santa Catarina – ABRATO-SC

Data: 23/Março/2013

Horário: 8hs: 30min

Local: Joinville

Maiores informações: abrato-sc@hotmail.com

 

11. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10