Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 19 de Agosto de 2013 | Número 203

 

1. Representantes da Frente Catarinense Defesa da Saúde estarão em Brasília acompanhando a votação dos vetos ao ato médico

 

 

 

2. Udesc e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC manifestam-se pela manutenção dos vetos presidenciais à Lei do Ato Médico

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Vânia Marli Schubert Backes, emitiu na quinta-feira (16 de agosto) moção de apoio à manutenção dos vetos presidenciais à Lei nº 12.842/2013, que dispõe sobre o Exercício da Medicina, conhecida como Lei do Ato Médico.  Leia: http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1656


“O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina apoia e se une às demais entidades, referentes às razões de vetos apresentadas pela Excelentíssima Senhora Presidente da República”, enfatizou no documento entregue à Frente Catarinense em Defesa da Saúde.

Em julho, o Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, também se declarou favorável à manutenção dos vetos e encaminhou ofício aos três senadores catarinenses solicitando que mantenham os vetos presidenciais. “A derrubada dos vetos presidenciais levará a um retrocesso sem precedentes aos profissionais de saúde formados e formandos pela Udesc, bem como pode comprometer a dinâmica organizacional do trabalho em equipe postulado pelas políticas públicas em saúde no Brasil", explicou o Reitor no ofício aos Senadores. A Udesc tem três cursos de graduação na área da saúde (Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia).

Frente Catarinense em Defesa da Saúde


Formada por Conselhos Profissionais, Federação, instituições de ensino, associações, sindicatos e demais entidades representativas dos profissionais de saúde em Santa Catarina, a Frente Catarinense em Defesa da Saúde defende a saúde integral e multiprofissional. A principal bandeira neste momento é a manutenção dos vetos presidenciais à Lei do Ato Médico.

3. Profissionais da saúde se reuniram com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros

 

BRASÍLIA - Profissionais da saúde se reuniram com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, para solicitar a manutenção dos vetos presidenciais à Lei do Ato Médico, sancionada em 10 de julho. O presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona, e o conselheiro Federal, Celso Tondin, estão presentes no encontro.

 

Além do CFP, a reunião inclui o Conselho Nacional de Saúde (CNS), Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Conselho Federal de Serviço Social (Cfess), Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), e Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE). 

 

O grupo representa as 13 profissões da área da saúde que pedem a manutenção dos vetos presidenciais ao Ato Médico.

 

"O presidente não se manifestou nem contra nem a favor da derrubada dos vetos. Ele sugeriu que as pessoas e as entidades devem mobilizar. O senador explicou que o assunto será discutido de acordo com a consciência de cada parlamentar. E a gente espera que seja em prol da saúde", disse a representante da Frente dos Conselhos da Saúde, Luziana Maranhão. 

 

 

4. Consulta Pública (nº 001/2013), o anteprojeto de Lei que institui a Política de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde no Estado de Santa Catarina

 

O Deputado Estadual de Santa Catarina Volnei Morastoni e Presidente da Comissão de Saúde e os membros da Subcomissão de Práticas Integrativas e Complementares da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, comunicam a 1ª Consulta Pública do anteprojeto de Lei que institui a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde.

As sugestões e contribuições devem ser encaminhadas em formulário próprio ( anexo o link abaixo ) até o dia 15 de setembro de 2013.

Acesse o link:

http://www.alesc.sc.gov.br/portal/consulta_publica_001-2013/index.php

5. Programa de Saúde do Ministério Público da União publicou Edital de Convocação para credenciamento de profissionais da saúde, clínica e laboratórios

Acesse: http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1654

 

6. Fisioterapeuta da APAE de Indaial recebeu do Guga Kuerten a premiação de 1º lugar na categoria Ação Social do Prêmio IGK

 

No dia 13 de agosto no Auditório Pedro Ivo Campos em Florianópolis, a APAE de Indaial recebeu do tenista Guga Kuerten a premiação de primeiro lugar na categoria Ação Social com o Projeto: Arvorismo desenvolvido pelo Fisioterapeuta IVAN CARLOS PEREIRA.

 

O Prêmio IGK é uma iniciativa do Instituto Guga Kuerten e tem como objetivo estimular e mostrar à sociedade que pessoas e organizações, através de ações socialmente responsáveis, estão colaborando no desafio da verdadeira transformação social.

 

Segundo o Dr. Ivan, o projeto Arvorismo oferece aos alunos com deficiência outra opção de reabilitação, inusitada em um ambiente aberto ao ar livre e ao mesmo tempo desafiador. Em forma de um trajeto específico e com equipamentos de segurança adequados, o praticante, junto com o instrutor, sobem até o topo das árvores e atravessam diversos obstáculos.

  

Na solenidade de premiação estava presente a Presidente da APAE a Sra. Magali Theindl e a Diretora Orentina Barth de Andrade. Além do Evento de Premiação a APAE ganhou um prêmio em dinheiro para ser aplicado no projeto. A diretora da APAE relata que o Projeto Arvorismo ainda não esta concluído, e que a próxima etapa é a construção de uma Tirolesa adaptada para descer das árvores. A Sra. Magali agradece a toda comunidade Indaialense pelo apoio a instituição e em especial a uma empresária de Indaial que quer ficar no anonimato e que apostou na iniciativa que hoje é realidade e com premiação a nível Nacional.    

 

O CREFITO-10 parabeniza o Fisioterapeuta Dr. IVAN CARLOS PEREIRA pelo Projeto.

 

   

 

7. 10º Encontro Catarinense de Saúde Mental e 1º Encontro Nacional de Humanização, Arte e Saúde

 

O 10º ENCONTRO CATARINENSE DE SAÚDE MENTAL será realizado, neste ano, juntamente com o I ENCONTRO NACIONAL DE HUMANIZAÇÇÃO, ARTE E SAÚDE, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC em Florianópolis – SC, de 25 a 27 de agosto de 2013.

Informações e inscrições através do site: http://www.ecsm2013.org

 

logo



8.Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

9. CREFITO-10 no Facebook

 

Prezados profissionais, na busca de manter todos informados sobre o que de mais relevante acontece em Santa Catarina, no Brasil e no mundo sobre a Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o CREFITO-10 também esta no Facebook. Acompanhe as mais importantes notícias, compartilhe com seus amigos e não deixe de entrar em contato nos informando de tudo que estiver acontecendo perto de você e que você gostaria que todos soubessem pelo email comunicacrefito10@gmail.com .

 

10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10