http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 16 de Dezembro de 2013 | Número 221

 

1. Realizada a 65a. Reunião Plenária do CREFITO-10

 

Aos quatorze dias do mês de dezembro de dois mil e treze, no Majestic Palace Hotel, sito a Av. Beira Mar Norte, 2746  – Centro – Florianópolis – Santa Catarina, foi realizada a 65ª Reunião de Plenária do CREFITO-10, conforme convocação do Presidente, Dr. Sandroval Francisco Torres. Participaram da reunião os Conselheiros Efetivos e Suplentes, Delegados, Colaboradores, Procuradores Jurídicos e os Coordenadores Administrativo e Financeiro do CREFITO-10. Na pauta estavam entre outros assuntos Julgamento de Processos Éticos Disciplinares, Recondução e Posse de Delegados, Previsão Orçamentária e Planejamento para o exercício de 2014.

 

 

 

 

 

 

 

2.  Em Santa Catarina, as vítimas de queimaduras agora contam com reabilitação integral assegurada por Lei

 

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina assegurou nesta quarta-feira, 11 de dezembro, a aprovação do Projeto de Lei do Deputado Dado Cherem (PSDB) que concede benefícios adicionais às vítimas de queimaduras graves em Santa Catarina. Apresentado pelo parlamentar há quase dois anos, o PL partiu de uma demanda do cirurgião plástico Dilmar Leonardi, diretor da clínica CEPELLI e então presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras.  

Dada a relevância e o ineditismo da iniciativa, os deputados derrubaram, por 32 votos a um, o veto imposto pelo Executivo, garantindo a aprovação da Lei que determina a oferta de tratamento gratuito a crianças e adultos com sequelas de queimaduras, incluindo a reabilitação física, cirurgia plástica reparadora, reabilitação psicológica, atendimento educacional especializado, transporte público gratuito e direito à vaga de estacionamento para portadores de deficiências.

 “Hoje não há políticas públicas para promover a inserção social das vítimas de queimaduras, as quais carregam consigo o trauma psicológico, as marcas no corpo e, na maioria das vezes, ficam em condições de desigualdade para o mercado de trabalho”, afirma o Deputado Dado. “Se considerarmos que 2/3 das vítimas de queimaduras são crianças, essa Lei tem ainda mais mérito, pois abre caminho para a inserção social e laboral de quem, ao contrário, pode facilmente ser excluído do processo caso não receba um acompanhamento multiprofissional após o acidente”, destaca Dr. Dilmar Leonardi. “Essa Lei deveria ser referência para o resto do país”, completa.

Para efeitos de Lei, a reabilitação física compreende o tratamento cirúrgico integral, inclusive o estético, o fornecimento gratuito de cirurgias reconstrutivas com uso de tecnologias que envolvam substitutos cutâneos, malhas de compreensão, lâminas de silicone, órtese, prótese ou outros materiais necessários à melhora do quadro clínico ou cirúrgico, a assistência especializada prestada por equipe multidisciplinar composta por médicos cirurgiões plásticos com experiência comprovada na área de queimaduras, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, oftalmologistas, ortopedistas, neurologistas, clínicos gerais e enfermeiros, enquanto perdurar a necessidade,  conforme critério médico e profissional.

 

Leia a matéria na íntegra: http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1743

3. CREFITO-10 realizou reunião com os formandos do Curso de Fisioterapia da Unesc – Criciúma

CREFITO-10 representado pelo Dr. Rômulo Nolasco de Brito, Diretor Tesoureiro da entidade realizou reunião com os formandos do Curso de Fisioterapia da Unesc neste ultimo dia 10 de dezembro de 2013.

 

 

4. Campanha de Recuperação de Crédito do CREFITO-10

O CREFITO-10 lançou Campanha de Recuperação de Crédito, com o objetivo de regularizar a situação de profissionais que possuam débitos junto a autarquia.

Conheça nossas condições, entre em contato, peça uma simulação e com certeza verá que encontraremos a melhor forma de regularizar sua situação.

Não perca tempo, essa campanha é por tempo limitado. 

Contatos por email: crefito10@crefito10.org.br

Contatos por telefone: 48-3225-3329 opção “5” (Tesouraria)

Dr. Rômulo Nolasco de Brito

Diretor Tesoureiro CREFITO-10

 

5. ATENÇÃO! Recesso de Final de Ano do CREFITO-10

PORTARIA CREFITO-10 Nº 19 /2013
 
O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA – CREFITO-10, no exercício de suas atribuições, com amparo na lei 6316/75.

RESOLVE:

Considerar Ponto Facultativo para os servidores do CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA – CREFITO-10, os dias 23, 24, 26, 27, 30 e 31 de dezembro de 2013 e 01 de janeiro de 2014.


Dr. Sandroval Torres
Presidente CREFITO-10

6. Curta a Página do CREFITO-10 no Facebook

Fique por dentro do que ocorre nas Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

Acompanhe o CREFITO-10 pelo Facebook.

 

7. Atualização Cadastral junto ao CREFITO-10

 

    Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais,

 

                

 O CREFITO-10 disponibiliza a atualização de cadastro online.

Manter seus dados cadastrais atualizados é muito importante para que a nossa comunicação seja ainda mais eficiente além de ser um dever dos profissionais conforme os novos Códigos de Ética Profissional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional:

Artigo 3º - Para o exercício profissional [...] é obrigatória à inscrição no Conselho Regional da circunscrição em que atuar na forma da legislação em vigor, mantendo, obrigatoriamente, seus dados cadastrais atualizados junto ao sistema COFFITO/CREFITOS. (Resoluções COFFITO 424 e 425/2013)

Acesse o link http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?ids=110 e atualize seus dados.

    É simples, rápido e você ajuda as nossas profissões a serem ainda mais fortes.

 

 

8. Notícias do Conselho Nacional de Saúde - CNS

 

Oficina preparatória para a 4ª CNST é realizada com as Centrais Sindicais

 

         O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou dia 13 e 14, a 10ª Oficina Preparatória com as Centrais Sindicais para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. 

         A oficina terá quatro rodas de conversa durante os dois dias de realização com os temas As centrais sindicais e resgates dos encaminhamentos da 3ª CNST, Articulação da PNSTT com os eixos temáticos da 4ª CNST, Plano de ação e mobilização para os seminários setoriais, percepção dos trabalhadores sobre a PNSTT e Plano de ação e mobilização.

http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2013/img/12dez_13_cist.JPG

Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/SE/CNS

 

         O atual contexto político e institucional também entra em debate, juntamente com um balanço da 3ª CNST, que aconteceu em 2005. A 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, marcada para novembro de 2014, tem como tema central Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado e trabalhará com o eixo temático Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

 

Equipe de Comunicação do CNS

 

 

Política de Promoção da Saúde e novas diretrizes para enfrentamento da epidemia de AIDS

 

         Um dos debates realizados ontem (11) na 252ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde foi sobre  balanço e perspectivas de política de saúde para renais crônicos. Rosângela da Silva Santos, Conselheira Nacional de Saúde, representante da Federação Nacional das Associações de Renais e Transplantados do Brasil, fez uma apresentação mostrando desafios impostos pelas especificidades do tratamento de doenças renais crônicas (DRC). “Para pensar em políticas de saúde para renais crônicos, é preciso compreender a doença e suas particularidade. Os profissionais desconhecem os problemas e medos dos renais crônicos e não estão preparados para lidar com eles. A oportunidade de debater esse tema em uma reunião do CNS é muito importante para que os conselheiros vejam esse segmento da população a partir de um novo olhar”.

 

http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2013/img/12dez_12_ro10.JPG

Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/SE/CNS

 

         Foi discutida também a importância da ampliação do conceito de tratamento de DRC, pensando em uma atenção integral e multidisciplinar, que agregue orientações sobre atividades físicas e auto-cuidado, avaliação nutricional, saúde bucal, entre outras áreas da saúde. Helvécio Magalhães, Secretário de Atenção à Saúde (SAS/MS) afirma: “É necessária a proposição de uma nova política de cuidado, porque a atual é centrada o respeito e nosso compromisso em relação a esse tema, e destaco a vinda de representantes de associações que são também conselheiros de saúde, o que coloca  a política de atenção à saúde dos renais crônicos como pauta de construção permanente nos Conselhos de Saúde.”

 

http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2013/img/12dez_12_ro9.JPG

Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/SE/CNS

 

Fonte: Equipe de Comunicação do CNS

 

9. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

 

10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10