http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 19 de Janeiro de 2015 | Número 272

 

1.   Presidente CREFITO-10 recebe Delegado de São Miguel Do Oeste

 

Dr. Diogo André Oro Spengler, Fisioterapeuta, Delegado do CREFITO-10 em São Miguel Do Oeste reuniu-se com o Presidente do Crefito-10 no dia 15.01.15 na sede em Florianópolis.

Contatos do Dr. Diogo:   E-mail: diogo_oro@yahoo.com.br   Fone: (49) 88157699

 

 

 

2.   OBRIGATORIEDADE DO REGISTRO E GUARDA DOS PRONTUÁRIOS



As Resoluções COFFITO n.º 414 e 415/2012 estabeleceram a obrigatoriedade do registro em prontuário das atividades assistenciais prestadas por Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais aos seus pacientes.


As referidas resoluções ainda delimitam as informações mínimas necessárias que devem ser registradas no prontuário do paciente, bem como as obrigações concernentes a sua guarda.

O descumprimento dessas obrigações, caso constatado por este Conselho Regional, implica na abertura de processo ético disciplinar, sujeitando o profissional e o responsável técnico da entidade, clínica ou instituição, às penas previstas no art. 17 da Lei n.º 6.316/75.

 

 

3.   Joinville paralisa os atendimentos de Fisioterapia no SC-Saúde

Na última quarta feira (14), na cidade de Joinville, mais um dia de debate entre os Prestadores, CREFITO 10,  ASSEFISIO e Comissão Negociadora de Joinville.

A Sra. Jane Goedert representante da Comissão Negociadora de Joinville, informou que tomaram a iniciativa do referido encontro e mobilização, uma vez que a situação sabidamente não é boa na relação com o SC-Saúde e em função disto e pela falta de interesse do SC-Saúde sentar para negociar com os prestadores, não restou outra alternativa.

No Link abaixo, matéria publicada na RBS TV de Joinville no Jornal do Almoço de ontem.

http://g1.globo.com/…/servidores-publicos-do-estad…/3893008/

 

Presidente do Crefito-10 acompanhado dos Procuradores Jurídicos e Conselheiros participaram no dia14.02.15 de reunião com os proprietários de clínicas de Joinville e região, tendo por tema a obrigatoriedade de adequação dos contratos com as operadoras de planos de saúde.

 

 

 

4.   Anuidade 2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O CREFITO-10, por intermédio de seu Diretor Tesoureiro, informa que os boletos para pagamento da anuidade de 2015, expedidos no mês de dezembro de 2014, podem ser pagos à vista, até o dia 31 de janeiro, com desconto de 10%; ou parcelados em cinco vezes com o primeiro vencimento em 31 de janeiro.

 

Dúvidas entre em contato através do email: crefito@crefito10.org.br ou por telefone: 48 - 3225 3329

 

 

Dr. Rômulo Nolasco de Brito

Diretor Tesoureiro CREFITO-10

 

 

 

 

 

5.   Prova de Especialidades para os inscritos em 2014 será realizada em fevereiro

No dia 22 de fevereiro, em todas as capitais, serão aplicadas as provas do Exame Nacional de Conhecimento para concessão de título de especialista nas áreas de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.

O COFFITO e as associações de especialidades conveniadas informam que o Exame Nacional de Títulos de Especialista será realizado no dia 22 de fevereiro de 2015, em todas as capitais, por meio do Instituto Quadrix. Estão aptos a participarem do certame os profissionais que efetuaram as inscrições entre os dias 10 de setembro e 16 de outubro de 2014, uma vez que a rescisão contratual com a Noroeste Concursos, empresa até então responsável pelo processo, ocorreu após a homologação dessas inscrições.

Devido à alteração na data de aplicação da prova, o que ocorreu por motivo alheio à vontade ou controle do COFFITO, será permitido aos profissionais a possibilidade de troca do local para realização da prova, mediante formulário que estará disponível no endereço eletrônico: http://www.quadrix.org.br/coffitoexame2014.aspx, a partir de 7 de janeiro de 2015. Por meio deste, os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais também poderão confirmar e atualizar os dados cadastrais (endereço residencial, telefone, endereço eletrônico, entre outros) registrados no ato de inscrição e, ainda, caso necessário, solicitar atendimento especial para realização da prova.

Os profissionais terão até a data de 20 de janeiro de 2015 para efetuar as confirmações e alterações necessárias.

O edital de convocação com os locais das provas deverá ser publicado no dia 12 de fevereiro, na página eletrônica do Instituto Quadrix.

 

6.   Doação de Sangue 

 

Maiores informações: (48) 3721-9859.

 

7.Terapia Ocupacional no Contexto Escolar

 

Este artigo tem como objetivo contribuir com as ações de divulgação da terapia ocupacional organizadas pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região - CREFITO-10, e visa informar a comunidade em geral sobre as intervenções do terapeuta ocupacional em contexto escolar.

A Terapia Ocupacional é uma profissão de nível superior que tem várias áreas de atuação dentre as mais comuns: saúde, educação e assistência social.

O terapeuta ocupacional tem desempenhado função primordial possibilitando a pessoas com deficiência acesso a educação, pois acredita que a principal oportunidade do indivíduo desenvolver aspectos intelectuais, sociais, emocionais e físicos é por meio da participação nos espaços educacionais inclusivos.  

A Terapia Ocupacional desenvolve, treina e capacita alunos e professores para o uso de tecnologia assistiva que são produtos e instrumentos, equipamentos ou tecnologias adaptadas ou especialmente projetadas para melhorar a funcionalidade da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.

É pratica do terapeuta ocupacional a adaptação de mobiliário, prescrição e adaptação de cadeiras de rodas, de cadeiras de sala de aula adequadas, de material escolar específico como: engrossadores de lápis, tesoura adaptada, quadro imantado, adaptação de materiais como quebra-cabeça, jogos infantis, etc.

As interações entre o aluno e os materiais, entre o aluno e o professor, entre o aluno e os demais alunos da sala e da escola podem estar comprometidas em função da falta de acessibilidade arquitetônica, falta de adaptação de materiais didáticos e também devido a barreiras atitudinais, que são os comportamentos e atitudes de outras pessoas que dificultam a inclusão social.

O terapeuta ocupacional atua também com alunos com distúrbios e dificuldades de aprendizagem que muitas vezes apresentam alterações na coordenação motora fina, lentidão para copia e execução de tarefas escolares, dificuldades de orientação espacial e temporal, dificuldades de raciocínio e compreensão.

O terapeuta ocupacional não desempenha seu trabalho somente com pessoas com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, seu objetivo também pode ser: grupos para profissionais da escola visando colaborar com a maneira do professor lidar com as diferenças, colaborar com a organização das atividades pedagógicas por meio de adaptações adequadas, treinamentos sobre comunicação alternativa, acessibilidade e com sugestões da organização de espaços no contexto escolar.

O terapeuta ocupacional pode realizar seu trabalho em contexto escolar nos seguintes locais:

- Nas escolas desenvolvendo um trabalho com professores, pais e alunos.

- Com o aluno em consultório particular e concomitantemente orientações à escola;

- Atendimento individual por convênios de saúde, mas também com orientações para os professores;

- Educação Especial, atendimento em instituições como: APAE, Associação de Autistas, Associações para Síndrome de Down etc., quando estas instituições oferecem estimulação cognitiva e motora objetivando melhoras no contexto escolar.

- Em empresas que prestam assessoria as escolas.

Os terapeutas ocupacionais possuem várias medidas padronizadas e validadas de avaliação do desenvolvimento e desempenho ocupacional do aluno  de acordo com a idade, no entanto as mais utilizadas são: COPM – Medida Performance Ocupacional Canadense, SFA – School Function Assessment, PEDI – Avaliação Pediátrica de Incapacidade GMFM – Medida de Função Motora Grossa e MIF – Medida e Independência Funcional.

As entrevistas com famílias, professores, avaliações padronizadas, escuta qualificada do aluno são formas de conhecer o desempenho ocupacional para conseguir propor a melhor forma de estimulação.

O terapeuta ocupacional em contexto escolar deve utilizar a Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF) que é também uma ferramenta de política pública para melhorias na educação, por que classifica não somente as funções do corpo e suas estruturas, mas classifica primordialmente as atividades e a participação do educando em diferentes momentos como: escrita, mobilidade dentro e fora da escola, atividades manuais como apanhar, soltar, cuidados pessoais fundamentais no cotidiano escolar como se alimentar, ir ao banheiro, brincar, se socializar etc.

Conhecendo as atividade e participações do educando será possível classificar também quais são as barreiras para a execução das atividades propostas pela escola e quais são os facilitares para o processo ensino aprendizagem.

Autora:

Dra. Silvane Penkal - Terapeuta Ocupacional - CREFITO/10 4340TO

Especialista em Contextos Sociais

Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional

 

8. Vagas abertas para novo Curso de Terapia Ocupacional em SC

 

Como é de conhecimento de todos, nosso estado contava até pouco tempo com a oferta de vagas para Terapia Ocupacional somente em Joinville na ACE, Instituição de Ensino Superior que vem formando Terapeutas Ocupacionais a mais de duas décadas, com muita competência e diga-se de passagem, a Instituição pioneira na formação de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais em Santa Catarina.

 

Contudo, existe uma carência na oferta de vagas, uma vez que possuímos uma população de quase sete milhões de habitantes em nosso estado.

 

Assim, durante os anos de 2013 e 2014, buscamos estratégias de fomentar a abertura de novos cursos no estado, conversamos com diferentes IES e uma delas foi a UNIARP – Caçador.

Hoje com muito orgulho estamos divulgando a abertura de vagas para o mais novo curso de Terapia Ocupacional do Estado de Santa Catarina.

 

Desejamos sucesso ao novo curso e agradecemos o empenho de todos os envolvidos nesta conquista, em especial a Nosso Vice-Presidente Dr. Lourival Jaime Vieira Filho e ao Dr. Adriano Slongo – Delegado do CREFITO-10 em Caçador e Coordenador do Curso de Fisioterapia da UNIARP – Caçador, que muito trabalhou para a concretização do curso.

 

Dr. Sandroval Torres

Presidente CREFITO-10

 

Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br


 Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10