http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 18 de Maio de 2015 | Número 288



1.   Projeto Crefito Jovem esteve na ACE de Joinville

O Projeto Crefito Jovem realizou a 1ª etapa do Juri Simulado no Curso de Graduação de Fisioterapia da ACE em Joinville no último dia 12.05. Participaram membros da Comissão do Crefito Jovem Dr. André Cruz, Dra. Esther Steiner e Dra. Maristela Vieira. O Crefito-10 agradece a presença do docente Dr. Eduardo e estudantes e reforça a importância da aproximação dos estudantes, docentes ao Crefito-10.


 

Curso de Fisioterapia da ACE



 

2.  Crefito-10 participou de Reunião Nacional de Fiscalização e Ética do Sistema

Aconteceu nos dias 14 e 15 de maio em Brasília a Reunião Nacional de Fiscalização do Sistema COFFITO-CREFITOs. Entre os temas da pauta, foram discutidos o Planejamento estratégico de fiscalização e a construção de Diretrizes Nacionais de Fiscalização do Sistema. Representou o CREFITO-10 o Coordenador do Departamento de Fiscalização, Dr. George Jung da Rosa.

No dia 15 houve a Reunião Nacional de Ética do Sistema COFFITO-CREFITOs. O evento discutiu Bioética, Ética, Normas Legais e também o Processo Ético Disciplinar. Representando o CREFITO-10, a Dra. Priscila Peres Canto, membro da Comissão de Ética.


 






 

 

3.   COFFITO publica resolução e reconhece especialidade profissional em Fisioterapia Cardiovascular

O COFFITO publicou no último dia 14, a Resolução nº 454, que reconhece e disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia Cardiovascular, aprovada durante a 257ª Reunião Plenária Ordinária, realizada no dia 25 de abril de 2015. Para edição de novas resoluções e criação de novas especialidades, o Conselho Federal realiza estudo de averiguação da prática, dos métodos empenhados, da competência profissional frente ao atendimento, bem como avalia a demanda e a necessidade social. Após, com base em pareceres, o colegiado delibera pela aprovação ou não da nova especialidade; neste caso, a prática da Fisioterapia Cardiovascular foi evidenciada e corroborada, permitindo, assim, uma nova qualificação profissional ao fisioterapeuta e atenção ainda mais especializada à população.

 
Por meio da norma, fica estabelecido que o Fisioterapeuta Cardiovascular poderá atuar em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, e nos diversos grupos populacionais. Além disso, tem em sua prerrogativa atuar na promoção, prevenção, proteção, educação, intervenção e recuperação funcional de indivíduos com doenças cardíacas e vasculares periféricas e síndrome metabólica.
 
Fonte: www.coffito.org.br
 
  Leia: http://www.coffito.org.br/site/index.php/8-slideshow-principal/864-coffito-publica-resolucao-e-reconhece-especialidade-profissional-em-fisioterapia-cardiovascular.html
 
 


4.   Concursos:


Hospital Florianópolis abre processo seletivo para 256 vagas

Informações: http://consesp.com.br/spdm/?pg=concursos/info&codigo=2422


Udesc abre concurso público para professor.

Inscrições de 14/05/2015 a 12/06/2015.
         Leia: http://udesc.br/arquivos/id_submenu/2167/edital_concurso_publico_01.2015_site.pdf



Aberto Edital da UNOCHAPECÓ para Mestrado em Ciências da Saúde


Informações: http://www.unochapeco.edu.br/cienciasdasaude/downloads/edital-processo-seletivo-discente-2015-3

 
         Confira oportunidades de trabalho: http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?ids=137
        
         Confira oportunidades de negócio: http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?ids=77



 

5.  Como Prevenir Queimaduras em Crianças

A curiosidade infantil pode levar as crianças a assumirem riscos enquanto brincam e exploram a casa. Sem muita noção de perigo, elas são capazes de puxar cabos de panelas, toalhas de mesa, fios elétricos e, não raro, experimentam colocar os dedinhos nas tomadas. Daí, basta um segundo de desatenção dos pais para um acidente ocorrer e provocar um dos traumas mais complexos em termos de tratamento, prognóstico e recuperação que são as queimaduras.

A estimativa da Sociedade Brasileira de Queimaduras é 1 milhão de acidentes desse tipo ou bem mais graves, aconteçam por ano no Brasil, sendo que mais da metade deles ocorre em crianças.

De acordo com o fisioterapeuta Dr. Juliano Tibola, Conselheiro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região, membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Queimaduras e a Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional, entre os incidentes mais comuns nas crianças de até seis anos de idade estão as escaldaduras, que são causadas pelo contato com líquidos quentes. A partir dos 08 até os 12 anos, as lesões que ocorrem com mais frequência são as causadas pelo contato com combustíveis inflamáveis, tais como a gasolina, querosene e o álcool líquido de uso doméstico.

Os especialistas chamam a atenção para outros dados alarmantes: 70% dos acidentes acontecem em casa, principalmente na cozinha, onde ficam o fogão e as panelas. A boa notícia é que 80% das lesões nas crianças podem ser prevenidas com cuidados simples, como os que seguem:
 
* Não deixe as crianças sozinhas na cozinha, não permita que elas cozinhem e nem cozinhe com elas no colo.
* Sempre deixe os cabos das panelas virados para a parte de trás do fogão.
* Não forre a mesa com toalhas de pontas compridas, que possam ser puxadas.
* Teste a temperatura dos alimentos antes de oferecer aos pequenos.
* Procure conscientizá-los sobre os perigos das queimaduras, ensinando-os algumas atitudes de prevenção.
* Armazene sempre os produtos químicos e inflamáveis em local seguro e muito distante do alcance das crianças. 
* Cuidado com o álcool líquido, nunca deixe em locais que as crianças possam ter acesso pois ele causa lesões muito graves.
 
Em caso de acidente
 
O mais importante é interromper o processo de queimadura da pele imediatamente, lavando o local com água corrente, em temperatura ambiente, até que haja alívio da ardência. Depois, é necessário procurar um pronto atendimento em uma unidade de saúde ou hospital mais próximo, onde será avaliado a gravidade da queimadura e realizado os cuidados necessários.

 “Jamais aplique margarina, café, urina, pasta de dentes, clara de ovo, pomada ou qualquer outra substância na região, pois isso pode agravar a lesão”, alerta Tibola.

As queimaduras variam de acordo com a profundidade da lesão e são classificadas em 1º, 2º e 3º grau. As de 1º grau deixam o local vermelho e não provocam bolhas. As de 2º grau atingem uma camada mais profunda da pele, provocam bolhas e precisam ser avaliadas por um profissional. O tratamento, nesse caso, poderá ser feito com curativos diários, feitos em casa mesmo. Mas também existe a possibilidade de o tratamento ser mais longo e complexo e exigir internação. Já as queimaduras de 3º grau podem atingir, além da pele, músculos, gordura e até mesmo os ossos. Esse tipo de queimadura, bastante grave, não cicatriza sozinha e sempre necessita de cirurgia e acompanhamento de um fisioterapeuta que irá restabelecer os movimentos perdidos, prevenir e tratar as lesões oriundas das cicatrizes.

Dr. Juliano Tibola                                                                                                                       
Fisioterapeuta - CREFITO 10 - 31329-F
Conselheiro do Crefito-10
Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional
Doutorando - Laboratório de Células Tronco e Regeneração Tecidual - LACERT
Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento - PBCD
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC


 

6.   Eventos 2015

 












 

XIV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional


www.atoerj.org.br



 



 

7. Crefito-10 colabora em Pesquisa de Mestrado

Pesquisa intitulada - Interdisciplinaridade: da formação a prática profissional em reabilitação em saúde, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aprovada pelo comitê de ética da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sob o número do CAAE: 43419415.8.0000.5346.

A pesquisa tem como objetivo identificar no campo da formação e na percepção dos profissionais da reabilitação - fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais - da região sul do Brasil, como se desenvolve o tema da interdisciplinaridade do cuidado. Poderão participar da pesquisa fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais com registro nos respectivos conselhos pertencentes a região sul do Brasil. Ainda, poderão participar coordenadores dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional dos cursos reconhecidos pelo MEC e pertencentes a região sul do Brasil. A coleta de dados se dará por meio de um questionário on-line auto aplicável específico para cada grupo de profissionais contendo 10 questões abertas e 8 fechadas para fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais; e 6 abertas e 5 fechadas para coordenadores de cursos.

Será garantindo sigilo perante as informações que serão coletadas. Se você tiver alguma consideração ou dúvida entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM (Contato: (55)3220-9362 ou cep.ufsm@gmail.com).
 
Juliana Prestes Ferigollo (pesquisadora) e Themis Maria Kessler (pesquisadora responsável)
 
Link do questionário para Fisioterapeutas:
https://docs.google.com/…/10QFru3eVMKncNkzjIVA7K3k…/viewform
 
Link do questionário para Terapeutas Ocupacionais:
https://docs.google.com/…/1iYSNU7PDiK4pb091_P_FTa5…/viewform


 

8. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui 



9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional


Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br
 



 Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10