http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 20 de Julho de 2015 | Número 297


1.Município de Içara realizou a 6a Conferência Municipal de Saúde

O presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Torres, participou da 6a Conferência Municipal de Saúde de Içara, realizada na quarta-feira, 15, e que contou com a participação de 260 pessoas, entre delegados, participantes e convidados.

Para auxiliar na reflexão, análise situacional e proposições, foi realizada uma mesa redonda que abordou o tema central desta conferência e os eixos temáticos, com a participação do Dr. Sandroval e do Dr. Milton Fernandes, Delegado Regional do CREFITO- 10, e que atualmente preside o Conselho Municipal de Saúde de Içara, além de ser Conselheiro Estadual de Saúde de Santa Catarina.

O Crefito-10 parabeniza o Dr. Milton Fernandes pela brilhante condução dos trabalhos da Conferência.




 











     

 




2.   AFISIOREC realizou reunião em Criciúma

Aconteceu em Criciúma, no dia 15, mais uma reunião entre Associação de Fisioterapeutas da Região Carbonífera - AFISIOREC, na pessoa do seu presidente, Dr. Eduardo Benedet, e proprietários de clinicas de fisioterapia. E novamente com a presença do Dr. Sandroval Torres, Presidente do Crefito-10 que fez relato sobre o apoio que vem sendo dado pelo CREFITO-10 às associações profissionais e comissões de negociação, no que se refere a implantação do Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos na relação contratual entre operadoras de planos de saúde e clínicas de fisioterapia. 

E da mesma forma que vem ocorrendo em outras regiões do estado, os fisioterapeutas da região Sul Catarinense estão elaborando estratégias de negociação junto às operadoras, na busca de uma remuneração justa.
 
Participaram também da reunião o conselheiro do Crefito-10 Dr. Lee Gi Fan e o Delegado Regional do Crefito-10 de Içara, Dr. Milton Fernandes.



 

 

 

3. Crefito-10 realizará o I Encontro Unificado das Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-10

Entre a programação discutiremos o Panorama das Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Santa Catarina; Temas Polêmicos em Fisioterapia e Terapia Ocupacional ; Panorama da Saúde Suplementar Frente às Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional e Fisioterapia: integração e limites das profissões; A Política das Práticas Integrativas e Complementares no Brasil e Empreendedorismo em Saúde; O Futuro da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional; Especialidades: Por quê? Para quê? E como tê-las?

 
Inscrições: Gratuitas (vagas limitadas)
 
 

 





 

4. Crefito-10 participou da X Conferência Municipal de Assistência Social - Joinville - SC

Dra. Maristela Vieira, Conselheira do Crefito-10 participou representando o Crefito-10, nos dias: 15 e 16 de julho passado, no Teatro Juarez Machado da X Conferência Municipal de Assistência Social - Joinville – SC.

Participaram também as Terapeutas Ocupacionais da Secretaria do Desenvolvimento Social de Jonville, atuantes na assistência básica, média e alta complexidade, são elas Dra. Beatriz Macali Souza, Dra. Luciane Frutuoso, Dra. Silvane Penkal, Dra. Franciele de Lucca, Dra. Nilciane Danniani, Dra. Márcia Becker.


 











Sra. Miriam Santos da Silva - Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Joinville
Dra. Maristela Vieira – Conselheira do Crefito-10





 
5.  Crefito-10 participou de Reunião dos Diretores-Secretários e Tesoureiros do Sistema Coffito/Crefitos

Crefito-10 representado pelo Presidente e Diretora-Secretária da entidade participam em 16 e 17.07.15 de Reunião dos Diretores-Secretários e Tesoureiros do Sistema Coffito/Crefitos. Na pauta o Recadastramento Nacional, Extinção da LTT, Prova de Especialidades, Inadimplência.



 











 

6.  Vice-Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional – ABRAFIDEF visita o Crefito-10

Dra. Mariane Altomare, Fisioterapeuta, Membro da Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional do CREFITO-2, Rio de Janeiro, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional – ABRAFIDEF, visitou o Crefito-10 no dia 15.07.15 e junto ao Dr. Juliano Tibola, Conselheiro do Crefito-10 e Membro da Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional do CREFITO 10 estiveram discutindo e planejando ações da área comum aos dois CREFITOs.



 


 

 

7.   Divulgado o resultado final da Prova de Especialidades

Já está disponível o resultado final do Exame Nacional para Concessão de Títulos de especialista profissional aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, no site do Instituto Quadrix. A partir dessa etapa, os profissionais aprovados no certame deverão procurar a associação de especialidade conveniada ao COFFITO para a emissão do certificado.

Acesse: http://www.quadrix.org.br/coffitoexame2014.aspx


 
 

8.   Eventos 2015

 



Informações: http://www.ecsm2015.org/announcements.php


 












 
Ocorrerá no evento a Prova de Título de Especialidade do COFFITO/ABRAFIT – Fisioterapia do Trabalho
Informações: http://abrafit.fst.br/












 

 












 

 

9.Fisioterapeuta catarinense participa de audiência na CPI do Sistema Carcerário

O Secretário adjunto de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Antônio Soares Lima, participou na quarta-feira, 15, na Câmara dos Deputados, em Brasília, de audiência pública promovida pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Sistema Carcerário Nacional.
 
Lima esteve acompanhado do agente penitenciário e Fisioterapeuta Dr. Rafael Fachini, gerente do Presídio Regional de Itajaí e membro do grupo condutor para a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).
 
Durante toda a audiência, Lima e Fachini responderam questionamentos e apresentaram aos deputados federais e demais participantes da CPI os dados do sistema prisional catarinense e a da implantação da PNAISP no estado.
 
Os deputados federais Edimilson Rodrigues (PSOL/PA) e Carmem Zanotto (PPS/SC) fizeram menções elogiosas ao sistema prisional de Santa Catarina. Eles estiveram em Santa Catarina no dia 10 de julho para uma visita técnica da CPI e estiveram na Penitenciária e no Presídio Feminino de Florianópolis, no Complexo Penitenciário do Estado, em São Pedro de Alcântara, no Presídio Regional e no Presídio Masculino de Lages, e na Penitenciária da Região de Curitibanos, no município de São Cristóvão do Sul.
 
A audiência terminou por volta das 19h e a votação do relatório final da CPI deve ficar para o início de agosto, após o recesso legislativo.










Rafael Fachini
Agente Penitenciário mat. 377.156-3
Fisioterapeuta 185807f
Gerente do Presidio Regional de Itajaí
Membro do Grupo Condutor para a Implantação da PNAISP em Santa Catarina


 
 
 

10. Crefito-10 participou do I Fórum de Saúde Prisional do Crefito-5

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região realizou o  I Fórum de Saúde Prisional do Crefito-5 que objetivou discutir o papel do Terapeuta Ocupacional dentro do sistema prisional.

 
Na oportunidade pode-se saber mais sobre essa área de atuação do terapeuta ocupacional, discutir a importância do trabalho desenvolvido por um profissional terapeuta ocupacional dentro desse. O objetivo do Fórum é divulgar para as autoridades do sistema penitenciário estadual o trabalho do Terapeuta Ocupacional dentro do sistema prisional, bem como sua importância, e solicitar que integrem em suas equipes profissionais da área.
 
Na programação: Contextualização e Trajetória da Terapia Ocupacional na Saúde Prisional; Política de Saúde Prisional no RS e perspectivas; Panorama  da Terapia Ocupacional no Sistema Prisional do RS; Pesquisa: O impacto do tratamento no cotidiano dos apenados sob a ótica dos profissionais que trabalham no Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso; Pesquisa: Papel da Terapia Ocupacional em Hospital de Custódia.
 
Dr. Lourival Jaime Vieira Filho, Vice-Presidente representou o Crefito-10 no Fórum.



 










 


11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?


Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui 



12. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional


Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br
 



 Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10