marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 06 de Junho de 2010 | Número 28

 

1. Nota de Esclarecimento do CREFITO-10 sobre a Resolução 201/2010 do CONFEF sobre Pilates

 

Diante da publicação da Resolução n.º 201/2010 do Conselho Federal de Educação Física, e tendo em vista a quantidade de profissionais que entraram em contato com este Regional, questionando a aplicabilidade e a influência da norma em questão nas atividades dos fisioterapeutas, o CREFITO-10 vale-se da presente para tecer alguns esclarecimentos.

Inicialmente, cumpre esclarecer que, independentemente dos termos da norma editada pelo CONFEF, os fisioterapeutas mantém o direito de utilização do método Pilates, direito este decorrente diretamente da sua formação acadêmica. 

Não obstante a plena capacidade do fisioterapeuta de utilização de técnica que tem por base a Cinesioterapia, tem-se claramente que o CONFEF não pode interferir ou legislar acerca de métodos com finalidade fisioterapêutica, sendo certo que a normatização publicada não interfere no exercício das atividades dos fisioterapeutas. 

 

O CREFITO-10 desde já se coloca à disposição dos profissionais que venham a sofrer qualquer espécie de interferência ou ameaça de interferência no exercício de sua profissão com base na norma em questão, a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis no intuito de assegurar o pleno exercício profissional.

 

Dr. Sandroval Francisco Torres

Presidente do CREFITO-10

 

2. Fundada mais uma Associação de Fisioterapeutas em Santa Catarina - Associação dos Fisioterapeutas do Extremo Sul Catarinense – AFESC

 

O Presidente da mais nova associação de fisioterapeutas do Estado de Santa Catarina - AFESC, Dr. André Matos de Almeida envia a todos os catarinenses e principalmente os profissionais da região sul do Estado a mensagem que segue abaixo.

 

Aos 25 dias do mês de maio do ano de 2010, os profissionais Fisioterapeutas presentes, convidados por contato telefônico e eletrônico, reuniram-se na Avenida Getúlio Vargas, s/n - Centro (dependências do Tênis Clube de Araranguá), e na condição de sócios fundadores, criaram a Associação dos Fisioterapeutas do Extremo Sul Catarinense – AFESC, com sede no município de Araranguá, que será regida pelo estatuto (ainda em construção). Contudo, convidamos a todos os Fisioterapeutas interessados,  que entrem em contato pelos fones (48) 9975-6251/3522-1995 ou e-mail: almeidafisio@yahoo.com.br (Dr. André Matos de Almeida – Presidente da AFESC) para participarem desta nova Associação com o objetivo principal de lutar por DIGNIDADE. Citamos ainda que a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal já estão compostos e logo estaremos nos reunindo para votação do estatuto. Portanto, novamente, solicitamos que entrem em contato com nossa diretoria para que possamos contatá-los e assim convidá-los aos próximos eventos.

 

Dr. André Matos de Almeida

CREFITO-10 - 77083/F

Presidente da AFESC - 2010/2012

 

3. Enade 2010 avalia Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional serão novamente avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O último exame foi aplicado em 2004. Só no estado de São Paulo, 108 instituições de ensino oferecem o curso de Fisioterapia e 21, de Terapia Ocupacional.  Este ano a prova será realizada no dia 21 de novembro. O Enade foi criado para substituir o Provão, antigo método de avaliação dos cursos superiores. O exame, que é realizado desde 2004, tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos; o desenvolvimento de habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes quanto à realidade brasileira e mundial. A participação no Enade é obrigatória para estudantes que estão terminando o primeiro ano e os que estão cursando o último ano. O cadastro dos alunos deve ser feito pelas instituições de ensino até 31 de agosto. Serão dispensados do Enade estudantes que colarem grau até 31 de agosto e aqueles que estiverem cursando atividades curriculares fora do Brasil.

4.Profissionais divulgam o Centro de Equoterapia Santa Maria

No dia 02.06.10, estiveram na sede do CREFITO-10 em Florianópolis profissionais que atuam no Centro de Equoterapia Santa Maria, Monique Gelbcke de Oliveira - Pedagoga e a fisioterapeuta, Dra. Ana Carolina Resende para divulgar as atividades realizadas pela entidade. Contatos do Centro de Equoterapia Santa Maria: (48) 8407-9635 / 9622-4494  - E-mail: equoterapiaflorianopolis@gmail.com - Centro Eqüestre Cantagalo - Rua Francisca Inês da Costa, 342, Bairro João Paulo (mapa no site www.hagah.com.brequoterapia).

Dr. Michel Castro – Fisioterapeuta , Membro da Comissão de Sindicância do CREFITO-10

Monique Gelbcke de Oliveira  - Pedagoga do Centro de Equoterapia Santa Maria

Dra. Ana Carolina Resende – Fisioterapeuta do Centro de Equoterapia Santa Maria (camisa azul)

Dr. Sandroval Torres – Presidente do CREFITO-10

5. Profissional Fisioterapeuta visita o CREFITO-10

 

Dr. Thiago Rigon, Fisioterapeuta do Serviço de Equoterapia da Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE de São José, em conversa com o Dr. Sandroval Torres, Presidente do CREFITO-10.

 

 

6. Associação Catarinense de Terapeutas Ocupacionais – ACATO Promove: 1º Roda de Conversa

 

Dra. Lizete Antunes Jardim, Presidente da Associação Catarinense de Terapia Ocupacional – ACATO convida os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para a 1ª. Rodada de Conversa a ser realizada no dia 07 de Junho às 19horas. Local: Centro de Convivência do Idoso - Rua: Afonso Pena, 840. Bucareim (Em frente à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social) Programação: 1º Momento: Adequação Postural com a Dra. Cristiane Schmeling, Terapeuta Ocupacional - Esp. Terapia Ocupacional: uma visão dinâmica aplicada. à Neurologia. Unisalesiano, Lins/SP - Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath, Terapeuta Ocupacional da ARCD/AACD de Joinville e do Centro Hospitalar Unimed de Joinville, Membro da Associação Catarinense de Terapeutas Ocupacionais – ACATO.  2º Momento: Presidente do CREFITO-10 que abordará atualidades das profissões.

Inscrições: Antecipadas e gratuitas. Informações: lyzantunes@yahoo.com.br Evento aberto a todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

 

7. 2º. Encontro de Presidentes de Associações de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Santa Catarina

 

Durante todo o dia de hoje, 05 de junho, Presidentes e representantes das Associações de Profissionais Fisioterapeutas e de Terapeutas Ocupacionais estiveram reunidos no  Hotel Valerim Plaza, no centro de Florianópolis, no 2o. Encontro de Associações de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Santa Catarina, evento promovido pelo CREFITO-10. Compareceram no evento o Dr. Bruno Peruchi, Presidente da AFISIO-REC (Criciúma) que também representou a ASSOBRAFIR-SC, Dra. Morgana Sfredo, Presidente da ASSEFISIO ( Grande Florianópolis), Dra. Carolina Torres Guazelli, Vice-Presidente da ACATO (Joinville), Dr. Rogério Delamar da Silva Junior, Presidente da SOBRAFISA-SC, Dr. Ney Smith, Presidente Nacional da AFA-Brasil e da Regional de SC, Dra. Deise Mara Cesário Pereira ( ASSEFISIO), Dr. André de Almeida Mattos, Presidente da AFESC ( Araranguá), Dr. Marcos Maximiliano Boscatto, Tesoureiro da AFIP - SC,  Dr. Antônio Sebastião Pereira da Silva(Convidado Especial), Dr. Alceu Idalêncio Furtado (AFA-SC), Dra Claudia Carvalho da Silva(ASSEFISIO) Dr. Sandroval Francisco Torres, Presidente do CREFITO-10, Dr. Marcos Vinícius de Souza e Dr. Rafael Moisés Menezes, Assessores Jurídicos do CREFITO-10, Dra. Rita de Cássia Paula Souza, Conselheira do CREFITO-10 e o Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10. Dentre os assuntos discutidos podemos citar alguns como: Nomeação da Comissão Regional para a implantação do Referencial Nacional de Honorários, Carga Tributária - o Simples; criação de um jornal para as associações; prioridades de cursos de capacitação para profissionais; estratégias de valorização profissional, de sensibilização dos convênios de saúde e de aumento do número de associados. No mesmo evento contamos com a participação da Dra. Marlene Izidro Vieira, Presidente da APFISIO - Associação Paranaense das Empresas Prestadoras de Fisioterapia, que enriqueceu a tarde dividindo toda a sua experiência frente à APFISIO. Dra. Marlene deu uma lição de ânimo e coragem aos presentes e insistiu que não podemos ter medo de lutar e ir em busca do melhor para nossas profissões. Lutar pela dignidade das nossas profissões. O próximo encontro está marcado para o dia 14 de agosto.

 

 

 

   

 

   

 

   

 

8. ACATO participará de Comissão no Ministério Desenvolvimento Social

Associação brasileira de terapeutas ocupacionais - ABRATO organizou um grupo para compor a comissão Articulação das políticas do SUAS – Sistema Único da Assistência Social, que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Os representantes indicados pelas associações regionais já definidos são os seguintes:Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Rio Grande do Norte – ATORN – Dra. Leiliane Helena Gomes;  Associação do Maranhão – Dra. Luciana Regina da Costa Barata; Associação  Cearense dos Terapeutas Ocupacionais – ACTO – Dra. Tarcimeyre da Costa Santana; Associação do Espírito Santo – Dra. Elem Guimarães dos Santos; Associação Cultural dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Paraná- ACTOEP – Dra. Andréa Fedeger; Associação Catarinense de Terapeutas Ocupacionais – ACATO – Dra. Cibele de Andrade Engler.

 

9. Novas regras ANS estabelecem maior número de consultas em especialidades

 

Entrou em vigor em 7de Junho de 2010 a Resolução Normativa nº 211 da Agência Nacional de Saúde – ANS, atualização do rol de procedimento obrigatório referentes ao número de atendimentos ano realizados através dos planos de saúde nas áreas da Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Psicologia. A Terapia Ocupacional ampliou a cobertura de 6 para 12 atendimentos. Fonte: www.ans.gov.br

Consideramos esta ampliação um pequeno avanço, muito distante do ideal para a realização de um tratamento qualificado. O trabalho de convencimento deve seguir em busca do término desta restrição diz a Vice-Presidente CREFITO-10, Dra Lizete Antunes Jardim.

 

10. Oportunidades

 

Fisioterapia

 

Concurso Público – Prefeitura Municipal de Trombudo Central – SC

01 vaga – Carga Horária: 10 hs – Salário – 1256,80

Informações: http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-braco-do-trombudo-sc-19-vagas

 

Concurso Público – Prefeitura Municipal de Mirim Doce – SC

01 vaga – Carga Horária: 20 hs – Salário – 1912,48

Informações: http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-braco-do-trombudo-sc-19-vagas

 

Residência Multiprofissional   - Campinas - SP

Hospital Municipal Dr. Mário Gatti    Duração: 2 anos

Bolsa de Estudos: 1916,45   02 vagas

Informações: http://www.hmmg.sp.gov.br/detalhes.php?id=13572&page=NOT%CDCIAS&PHPSESSID=aac8bdb334b83eca96e027237a49a1a9

 

Prefeitura de São Gonçalo, no Rio de Janeiro (RJ)

4 vagas – fisioterapeuta  10 vagas –  terapeuta ocupacional

Período de inscrição: 15/Junho

Edital- http://www.editaisb rasil.com. br/

Fonte: Associação Catarinense de Terapeutas Ocupacionais – ACATO

 

Terapia Ocupacional

 

Prefeitura de Araguatins – Tocantins

1 vaga - terapeuta ocupacional   Salário: R$ 1.380,00    Carga Horária: 20 h/s
Inscrições até dia 15/Junho     Edital: www.cotasnacional.com.br/to/pmaraguatins/

 

11. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br  ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal ?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10  ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br . Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10