marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 16 de Agosto de 2010 | Número 38

 

 

1. 3º Fórum de Associações de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Santa Catarina

 

Aconteceu dia 14 passado, o 3º Fórum de Associações de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Santa Catarina em Florianópolis. Estiveram presentes Dr. Ney Smith – Presidente da AFA – Brasil – Regional SC, Dra. Morgana Sfredo, Presidente da ASSEFISIO – Associação das Empresas de Fisioterapia da Grande Florianópolis, Dra. Carolina Torres Guazelli – Vice-Presidente da ACATO – Associação Catarinense de Terapeutas Ocupacionais,  Dr. Bruno Peruchi, Presidente da AFISIO-REC – Associação de Fisioterapeutas da Região Carbonífera, Dra. Deise Mara Cesário Pereira, representando a ASSOBRAFIR – SC - Regional de Santa Catarina, Dr. Marcos Maximiliano Boscatto – AFIP-SC – Associação de Fisioterapeutas Peritos de Santa Catarina, Dr. André de Almeida Mattos – AFESC – Associação de Fisioterapeutas do Extremo Sul de Santa Catarina, Dr. Juliano Tibola – Diretor Científico da Associação Brasileira de Queimaduras, Dr. Marcos Kimura – SONAFE – SC, Dr. Rogério Delamar da Silva Junior - SOBRAFISA – SC, Dra. Tatiana Sexto – Presidente da FASS – Fisioterapeutas Associados, de Chapecó, Dra. Rita de Cássia Paula Souza – Presidente da Comissão de Referencial Nacional de Honorários do CREFITO-10, os Assessores Jurídicos do CREFITO-10, Dr. Marcos Vinícius de Souza e Dr. Rafael Moysés Menezes, o Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10 e o Dr. Sandroval Francisco Torres, Presidente do CREFITO-10. Entre os assuntos abordados foi definido a criação de um Jornal das Associações Catarinenses, foram definidas as ações estaduais conjuntas em comemoração ao Dia 13 de Outubro, foram repassados os assuntos referentes à reunião da Comissão de Referencial Nacional de Honorários do CREFITO-10 ocorrida  na mesma semana, entre diversos outros assuntos de interesse dos profissionais.

 

 

 

 

2. Implantada Comissão de Referencial Nacional de Honorários do CREFITO-10

No dia 10.08.10, na sede do CREFITO-10 em Florianópolis, com a presença do Dr. Herbert Chimicatti, Procurador Jurídico do COFFITO, representando o Dr. Roberto Mattar Cepeda - Presidente do COFFITO, do Dr. Sandroval Torres, Presidente do CREFITO-10 e do Assessor Jurídico do CREFITO-10, Dr. Marcos Vinícius de Souza, foi implantada a Comissão de Referencial Nacional de Honorários do CREFITO-10.A Comissão é composta pela Conselheira do CREFITO-10, Dra. Rita de Cássia Paula Souza, como Presidente, pela Dra. Patsy Geraldine Mandelli, representando a ASSEFISIO - Associação das Empresas de Fisioterapia da Grande Florianópolis, Dr. Alceu Idalêncio Furtado, representando a AFA - Brasil, Regional SC e o Dr. Bruno Burigo Peruchi, representando a AFISIOREC, Associação de Fisioterapeutas da Região Carbonífera, como membros.Logo após este primeiro momento, Dr. Herbert atualizou os presentes as ações realizadas até o momento pelo COFFITO em relação ao tema e salientou a importância deste encontro entre COFFITO e CREFITO-10 para juntos traçarem metas e ações firmes para a real implantação de Referencial Nacional de Honorários.

 

3. CREFITO-10 participa de Reunião dos Presidentes do Sistema COFFITO-CREFITOs

Na última sexta feira, na sede do COFFITO em Brasília, estiveram reunidos os Presidentes e representantes dos CREFITO’s, na pauta estiveram assuntos como os Grupos de Trabalho – (GT) em Educação, Pilates e Parâmetros Assistenciais, entre outros assuntos.

Também foi repassada aos presentes, uma síntese dos trabalhos da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP), que tem atuado junto aos mais diversos Projetos de Lei que dizem respeito ou de alguma forma atingem a Fisioterapia, Terapia Ocupacional e a Saúde de forma geral.

Além da troca de informações e experiências, entendemos que este tipo de reunião deva ocorrer com mais freqüência, pois ações mais integradas e unificadas, são sem dúvida uma de nossas necessidades primordiais no momento.

 

4. Fisioterapeutas Catarinenses participam da Comissão de Integração Ensino-Serviço da Grande Florianópolis – CIES

 

A CIES Grande Florianópolis é composta por representantes dos 22 municípios da grande Florianópolis, representantes das Universidades Públicas, Professoras da UDESC e Fisioterapeutas Fernanda Guimarães Torres - Titular e Elisabete Maria de Oliveira - Suplente e Universidades Particulares de Santa Catarina, Fisioterapeutas Daysi Jung da Silva Ramos - UNISUL e Rita Clark Teodoroski - FESSC, a articuladora da CIES, Alessandra Dias da Silva, Gerente da EFOS - Escola de Formação em Saúde, Leni Coelho Granzotto e outros representantes da Secretaria Estadual de Saúde e outros segmentos relacionados à saúde. As reuniões da entidade tem sido realizadas de forma itinerante entre os locais de trabalho dos membros da entidade. No dia 12 de julho de 2010, a reunião ocorreu na UDESC - Auditório da FAED.- Centro de Ciências Humanas e da Educação, Itacorubi - Florianópolis / SC, e teve como tema principal a finalização do Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde - PAREPS. Participaram da reunião os representantes da CIES, o Prof. Dr. Paulino Jesus Francisco Cardoso, Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC e o Prof. Alfredo Balduíno dos Santos, Coordenação de Extensão Universitária. Informamos a seguir o calendário das reuniões e os locais de realização.

 

Cronograma de Reuniões - Ano: 2010

 

Fevereiro

 

08/02

14h na EFOS

Março

 

08/03

14h na GERSA

(cancelada)

Abril

 

12/04

14h na EFOS

Maio

 

10/05

14h no Hospital Infantil Joana de Gusmão

Junho

 

14/06

14h na EFOS

Julho

 

12/07

14h na UDESC

Agosto

 

09/08

14h na UNISUL

Setembro

 

13/09

14h na Secretaria Municipal de Saúde/Tijucas

Outubro

 

18/10

14h na Secretaria Municipal de Saúde/Florianópolis

Novembro

 

08/11

14h na Estácio de Sá - Barreiros

Dezembro

 

13/12

14h na Secretaria Municipal de Saúde/São José

 

Diversas são as ações que vem sendo realizados e estruturados pelo CIES, como: Curso de Sistemas de Informação em Saúde, Curso de Gestão do Sistema Único de Saúde e Política Nacional de Humanização, Capacitação sobre Saúde Mental, Curso de Saúde Bucal, participação em eventos como o II Seminário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, que acontecerá em Balneário Camboriú.

 

 

 

 

5. Eventos

·         Congresso Sul-Sudeste de Ortopedia e Fisioterapia – Florianópolis, 18 a 20 de agosto de 2010. Informações: Informações: www.ortopedia2010.com.br

·         Congresso de La Confederación Latinoamericana de Fisioterapia e Kinesiologia – CLAFK e Simposio “Actualidad de la Fisioterapia/Kinesiología en América Latina - Santiago do Chile – Chile. De 18 à 21.08.2010.

·         III Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa Deficiente e VI Simpósio Paraense de  Paralisia Cerebral e V Seminário Nacional de Promoção de Inclusão Mediada pelas Tecnologias Assistivas. http://www.forumdet ecnologiaassisti va.com.br/

         

  • 2º Simpósio Internacional de Reabilitação: Órtese e Prótese de forma abrangente e integrada

Data: 12 a 14 de Agosto

Local: Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, Anfiteatro Ceape – HC/USP/Ribeirão

             Inscrições - www.ceapshcrp. com.br

          

  • IX Jornada de Reabilitação da Mão - Atualização da prática: O que avaliar e como tratar

             Local: Joinville- Santa Catarina - Data: 08 e 09 de outubro de 2010,

             Fonte: Sociedade Brasileira de Terapia de Mão 2010-2011

             www.sbtm.org.br    contato.sbtm@gmail.com

     

            Confira outros eventos no site do CREFITO-10.

 

6. CREFITO-10 realizará reuniões com Profissionais

 

Joinville

Data: 24.08.10

Horário:19:30 horas

Local: Hotel Sleep Inn - Rua Senador Felipe Schmidt, 460

 

Jaraguá do Sul

Data: 02.09.2010

Horário:19:30 horas

Local: Hotel Mercure Jaraguá do Sul - Rua Presidente Epitácio Pessoa, 239, centro.

 

Participe!!

 

7. Nota da AFIP-SC sobre o PL 7200/2010

É com imensa alegria e redobrada satisfação que recebo a notícia do PL 7200/10, de autoria do Deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). Este projeto estende aos Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos e Assistentes Sociais a competência para realizar PERÍCIAS na Previdência Social, aos segurados que buscam a concessão da aposentadoria por invalidez. É com imensa alegria e redobrada satisfação que recebo a notícia do PL 7200/10, de autoria do Deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). Este projeto estende aos Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos e Assistentes Sociais a competência para realizar PERÍCIAS na Previdência Social, aos segurados que buscam a concessão da aposentadoria por invalidez. É oportuno constatarmos a visão multidisciplinar sobre saúde que tem o Deputado Berzoini. O referido Projeto, proporcionará à população, uma Pericia voltada a saúde Cinética, Psicológica e Social, que por certo, dará uma visão global do segurado sobre o que ele faz e o que ainda poderá fazer, pois nem sempre doença é sinônimo de incapacidade laborativa. Neste sentido, é de crucial importância, divulgarmos incisivamente esta informação junto a nossos pares, para que essa conquista realmente aconteça e beneficie todos os segurados da Previdência Social.

 

Dr. Irineu Jorge Sartor

Presidente da AFIP-SC

Blog http://afipsc.blogspot.com

 

8. WCPT informa que o Brasil está entre os 3 finalistas para sediar o Congresso Mundial de Fisioterapia de 2015

Caros colegas.

Com felicidade divulgo que o Brasil ficou entre os 3 finalistas para sediar o Congresso Mundial de Fisioterapia de 2015, conforme informou a Sra. Brenda Myers - Secretária Geral da WCPT.

Agora vamos para o estágio 2 da proposta.

Dr.Reginaldo Antolin Bonatti - Presidente da AFB - Associação de Fisioterapeutas do Brasil

 

9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br  ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

10 . Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal ?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10  ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br . Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10