Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 17 de Outubro de 2011 | Número 102

 

 

1. Notícias do XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia AFB Florianópolis 2011

 

É com satisfação que comunicamos que o XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA – AFB Florianópolis 2011 foi um grande sucesso. Mais de 3 mil profissionais transitaram pelos corredores do Centro do Centro Sul e fizeram parte de um exitoso evento.

Associações, Sistema COFFITO e CREFITOs, Sindicatos e Universidades se congregaram para troca de experiências, numa demonstração de parceria e desejo de atuação conjunta.

Mesclou-se cultura, política, história, ciência e prática profissional da especialidade à integralidade como forma de atendimento ao cidadão.

Santa Catarina agradece a Associação de Fisioterapeutas do Brasil – AFB pela confiança em realizar este evento em nosso Estado e relata que sentiu-se honrada por receber este maravilhoso Congresso.

 

Abertura com Balé Bolshoi

Abertura com Balé Bolshoi

Abertura com Balé Bolshoi

Dra. Sônia Gusman

 

Dr.Leopold Busquet e Dr. Sandroval Torres

 

 

Mesa de abertura do Congresso

Dra. Karen Gomes Paz, Dr. Marcos Boscatto, Dra. Clarice Baldotto, Dr. Sandroval Torres, Dr. Roberto Cepeda, Dra. Fernanda Torres e Acadêmica Maiara Carvalho

Plenário da cerimônia de abertura

Dr. Diego Castagnaro (CLADEFK), Dr. Reginaldo Bonatti (AFB-CLAFK-WCPT-SAR), Dra. Mabel Gonzalez (WCPT-SAR) e Dra. Marilin Moffat (WCPT)

 

Dra. Doris Michaut (Ex-past Charman WCPT-SAR), Dr. Paulo Henrique Eufrasio (Vice Diretor Secretário – AFB), Dr. Anibal Materi (AAK), Dr. Sônia Gusman, Dr. Reginaldo Bonatti (AFB-CLAFK-ChaIrman-WCPT-SAR, Dr. Diego Castagnaro (CLADEFK), Dr. Sandroval Torres (CREFITO-10), Dra. Ana Cristina Brasil (CREFITO-6)

 

 

Confira no link abaixo o vídeo que o COFFITO apresentou na Solenidade de Abertura do XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia com o Senhor Ministro de Estado da Saúde Alexandre Padilha, onde o mesmo saúda participantes do XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia AFB Florianópolis 2011.

 

http://www.youtube.com/watch?v=pGtEW2VTM6c

 

 

2.XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e o IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional

 

O XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e o IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional que está acontecendo no Centro de Convenções Frei Caneca na cidade São Paulo (11 a 14 de Outubro) tem comprovado que a Terapia Ocupacional constrói novas abordagens e técnicas embasadas em pesquisas e na prática, ampliando assim suas abordagens e consequentemente o seu campo de atuação.  De modo que este congresso supera as expectativas seja no quesito conteúdo cientifico, apresentação de novos recursos terapêuticos ofertados nos stands ou em público, ora estimado em mais de dois mil e quinhentos terapeutas ocupacionais e acadêmicos. Entre os presentes podemos destacar o Sistema COFFITO/CREFITO´s através do Vice-Presidente Dr. Mário Battisti e dos demais Conselheiros Federais e dos Conselheiros das Regionais 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8 e 10. A comitiva de Santa Catarina está composta por dez terapeutas ocupacionais e três membros do Convention Bureau de Florianópolis.  

A mesa de abertura deste congresso foi composta pela Presidente da Associação de Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo – ATOESP, Dra. Tatiana Vieira do Couto, da Presidente da Confederação Latino Americana de Terapia Ocupacional – CLATO, Dra. Clara Sertzen, bem como do Presidente da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais, Dr. Naum Mesquita. Na sequência a Dra. Roseli Esquerdo Lopes proferiu a palestra magna abordando o tema Construção de Identidades, Episteme e Práticas em Terapia Ocupacional.

Na noite de 11 de outubro aconteceu a tradicional noite de lançamento dos novos livros em Terapia Ocupacional do qual destacamos o livro Pensar e Inventar-se: Terapia Ocupacional como Clínica dos Afetos da terapeuta ocupacional, Dra. Christiane Siegmann, editora CRV.

O público presente encontrou uma diversidade de opções entre elas: oito cursos pré-congresso, três simpósios temáticos, diversas palestras, comunicações orais, mesa redonda, roda de conversa e a tradicional exposição de pôster.  

No dia em que comemoramos mais um ano de reconhecimento das profissões de fisioterapeuta e de terapeuta ocupacional a Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais, regional Santa Catarina – Abrato-SC submete a Plenária da ABRATO, a cidade de Florianópolis como sede para a realização do XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional em 2013. O processo de disputa ocorreu de modo tranqüilo e ético permitindo que os terapeutas ocupacionais presentes ao CBTO tivessem a possibilidade de verificar as propostas para definir a sua opção. Sucesso aos concorrentes Brasília e Florianópolis. 

Durante o XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional na cidade de São Paulo ocorreu o processo de eleição para:

Diretoria da Abrato, sendo o Dr. Naum Mesquita (reeleito).

Delegado da Abrato junto a Confederação Latino-Americana de Terapia Ocupacional - Clato: Dra Luciana Wertheimer

Delegado da Abrato junto a WFOT: Dr. Naum Mesquita

Sede do Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional - ano 2013:  cidade de Florianópolis/SC Associação responsável: Abrato-SC

 

Grupo de Terapeutas Ocupacionais de Santa Catarina

Abertura do Congresso

Abertura solene do XII Congresso Brasileiro  de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional. Conselheiros Federais Dra Rita Bitencourt, Dr Mario Batisti, Dra Carlene Borges e a Conselheira do CREFITO5 Dra. Luciana.

 

Dra Maristela Vieira conselheira do CREFITO-10

Dr. Lourival Jaime, membro da Associação brasileira de    terapeutas ocupacionais, regional Santa Catarina - Abrato-SC

Dra. Luziana Maranhão, vice-presidente do CREFITO-1

Dr. Naum Mesquita, presidente da Associação brasileira dos terapetuas ocupacionais – Abrato e

Dr. Gil Lúcio de Almeida, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional – CREFITO-3

 

Dr. Naum Mesquita, presidente da Abrato

Dra. Lizete Antunes, presidente da Abrato-SC e vice-presidente do CREFITO-10

Lançamento do primeiro livro da editora Associação brasileira dos terapeutas ocupacionais – Abrato

 

 

3. Florianópolis recebe membros da CLAFK e WCPT- SAR

 

Aconteceu nos días 7 e 8 de outubro passado, no Hotel Majestic em Florianópolis os Conselhos Consultivos e as Assembléias da CLAFK – Confederação Latino Americana de Fisioterapia e Kinesiologia e da WCPT-SAR 2011 – Confederação Mundial de Fisioterapia – região Sulamericana, conforme acordado na  VIII Assembléia e Consultivo da WCPT-SAR em Amsterdam en 17 de Junho deste ano. De acuordo com os estatutos vigentes, as Assembléias estão constituídas por dois delegados oficiais de cada país membro, um titular e outro suplente.

Participaram dos eventos os países: Uruguai, Paraguai, Equador, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Venezuela, Peru e Colômbia. Destacamos que o Comitê Executivo destas duas entidades são os representantes Brasileiros, Dr. Reginaldo Antolin Bonatti, Dra. Fernanda Guimarães Torres, Dra. Sônia Manacero, Dra. Denise Flávio Lima e Dr. Rogério Queiroz.

 

  

 

4. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

5.Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com   

 

6. CREFITO-10 está no Twitter

Com o objetivo de ampliar a comunicação dos profissionais com o CREFITO-10 a partir de agora também estamos no Twitter.      

 

Twitter do CREFITO-10:     @crefito_10                                      

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10