Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 24 de Outubro de 2011 | Número 103

 

 

1.6ª Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina

 

A 6ª Conferência Estadual de Saúde, cujo tema central foi “Todos usam o SUS” ocorreu entre os dias 19 e 21 de outubro de 2011 e contou com a participação do CREFITO-10 na qualidade de entidade convidada. Seguindo o regulamento da conferência, o CREFITO-10 através da representação feita pelo Dr. Mayco Morais Nunes, Dr. Milton Ricardo de Medeiros Fernandes – Fisioterapeuta e Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Içara, Dr. Fernando Cantanhede – Fisioterapeuta de Joinville e Dra. Michelli Vitória Silvestre – Fisioterapeuta da Prefeitura de Florianópolis e atuação do delegado Dr. Rafael Gustavo Mader (fisioterapeuta da Prefeitura de Bombinhas, delegado na qualidade de representante profissional), defenderam a atuação da fisioterapia e da terapia ocupacional no Sistema Único de Saúde. Perguntamos: Por que nem todos têm acesso aos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no SUS? Dessa forma, durante a Conferência, o CREFITO-10 propôs uma moção com a seguinte redação: “Visando garantir melhor qualidade na assistência aos usuários do SUS, vimos manifestar apoio à aprovação do PL 4261/2004 que inclui os profissionais fisioterapeuta e terapeuta ocupacional no programa de saúde em família bem como à aprovação do PL 5979/2009 que estipula um piso salarial aos profissionais fisioterapeuta e terapeuta ocupacional ".  Essa moção teve 98 assinaturas (mais de 10% do quórum), logo, a mesma foi aceita pela mesa diretora e, posteriormente aprovada na plenária final da conferência. No fim, tivemos a articulação na eleição para delegados na conferência nacional, da qual tivemos o Dr. Daniel Tomaz da Silva, de Araranguá, foi eleito delegado, representando o segmento de profissionais de saúde do município onde atua.    A moção foi aprovada.

     

 

 

2. UNOESC realiza o IV Congresso Catarinense de Saúde

 

Na última semana, ocorreu no Centro de Eventos da UNOESC, em Joaçaba, o IV Congresso Catarinense de Saúde. O evento, caracterizado como multiprofissional apresentou como tema a “Atenção em saúde no século XXI: integrar para resolver”. O Delegado do Crefito-10, Dr. Marcos Boscatto, esteve presente, representando o Presidente, Dr. Sandroval Francisco Torrres, em uma mesa redonda que aconteceu na última quinta-feira, dia 20 de outubro. Nesta noite, contando também com a  presença de representantes dos Conselhos Regionais de Farmácia, Educação Física, Psicologia, Odontologia e Medicina, reuniram-se para discutir a multiprofissionalidade nos serviços de saúde público e privado, mas acentuando as discussões sob a inserção desses profissionais no SUS, sob a ótica da integralidade e equidade.

 

 

 

Também foram apresentados mais de 60 trabalhos científicos, envolvendo tema: trabalho em equipe na saúde. O CREFITO-10 agradece ao Presidente do IV Congresso Catarinense de Saúde Dr. Eduardo Stapait pelo convite ao mesmo tempo que parabeniza toda Comissão Organizadora pelo excelente evento.

 

Mesa redonda do dia 20/10/2011

 

3. ACE realiza Comemoração dos 25 anos do Curso de Fisioterapia da FGG/ACE

 

Nos dias 18 e 19 de outubro aconteceu em Joinville a Comemoração dos 25 anos do Curso de Fisioterapia da FGG/ACE, evento marcado pelo reencontro de egressos das mais diversas áreas, com os atuais professores e acadêmicos. O evento foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville, onde foi ressaltado o histórico do Curso e da Fisioterapia em Santa Catarina.

 

 

4. CNS parabeniza Terapia Ocupacional e Fisioterapia pelo 13 de Outubro

 

Conselho Nacional de Saúde em 13 de Outubro presta homenagem a Terapia Ocupacional e Fisioterapia em sua página na internet. 

 

Fonte: http://www.conselho.saude.gov.br/

http://www.conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2011/13_out_terapeutaocupacional.html

 

5. Acessibilidade no Transporte Coletivo

 

A terapeuta ocupacional Dra. Silvane Penkal realizou palestra sobre Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência e Pessoa Idosa no Transporte Coletivo na empresa de ônibus Gidion de Joinville, no ciclo de palestras promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COMDE, o qual tem como meta divulgar o decreto 5.296 de 02 de dezembro de 2004 bem como conscientizar os motoristas e fiscais dos terminais urbanos sobre a inclusão desta população no uso do transporte coletivo.

Entre os presentes ao evento destacamos a terapeuta ocupacional Dra. Luciana Hang Correia representante da Abrato-SC e a secretaria executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência Edna de Souza.

 

Dra. Silvane Penkal, Terapeuta Ocupacional do Centro Convivência do Idoso

Dra. Luciana Hang Correia, Terapeuta Ocupacional representante da Abrato-SC

Edna de Souza, Secretária Executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 

 

6. Associação Beneficente Evangélica de Joinville – Abej

 

Traz no seu informativo de número 23 uma reportagem intitulada de “Terapia Ocupacional alia estimulação física e emocional” com a Dra. Ana Régia Moura Sales, terapeutas ocupacional, desenvolve tal proposta junto aos idosos do Centro de Convivência do Idoso da Abej, através das oficinas de teatro, dança e memória sendo que todas têm como objetivo comum: o desenvolvimento psíquico e físico seja através das palestras, dos diálogos ou dos debates acerca de temáticas de interesse do público alvo. Porém cada oficina tem uma abordagem diferenciada, por exemplo, no teatro o foco e a consciência corporal e os limites de cada participante. A Dra. Ana Régia afirma que a Abej pretende ampliar o atendimento em 2011 aos idosos em condição de vulnerabilidade. Conclui afirmando “que trabalhar com os idosos é muito prazeroso, já que a receptividade é grande”.     Fonte: Informativo da Abej

 

7. Eleita Nova Diretoria da AFB para a Gestão 2011 a 2015

 

No dia 11 de outubro de 2011, durante o XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA na cidade de Florianópolis, ocorreram as eleições para a composição da nova diretoria da AFB para o período de 2012 a 2015. Cumprindo as normas estatutárias e dentro de um processo de perfeita transparência a nova diretoria da AFB foi eleita com 100% dos votos e tomará posse a partir de janeiro de 2012.  As metas da nova gestão são:

           Promover o  Congresso Brasileiro de Fisioterapia itinerante pelos diversos estados do país.

           Incentivar e colaborar na formação continuada de nossos associados.

           Promover a difusão da  produção científica dos fisioterapeutas brasileiros através do contato com os diversos de editores de revistas científicas.

           Congregar  as associações estaduais, regionais e as de especialidades visando fortalecimento do movimento associativista brasileiro.

           Realizar ampla discussão com os profissionais em todo o país no que se refere   às questões que envolvem a formação,  a atuação  e a dignificação da profissão e do fisioterapeuta.

           Estabelecer parcerias com as associações culturais e  científicas.

           Incentivar a divulgação científica por meio da continuidade da parceria com a revista Fisioterapia e Pesquisa (USP) e apoio a outras revistas deste gênero.

           Criar um  Fórum de Políticas Profissionais voltado para profissionais e estudantes objetivando aproximá-los do processo associativo.

           Criar a certificação de qualidade  de serviços e a criação do selo de certificação de qualidade da AFB.

           Criar um grupo de articulação política que trabalhe conjuntamente com os Conselhos, Associações, Federações e Sindicatos na esfera da defesa profissional.

           Promover a discussão e a criação de estratégias para a  implementação nacional do RNH (Referencial Nacional de Honorários) para melhora da remuneração profissional.

           Aprimorar o diálogo contínuo com os profissionais.

           Fortalecer, cada vez mais, a representatividade da fisioterapia e do fisioterapeuta brasileiro no cenário mundial.

           Contribuir na manutenção do trabalho com as entidades internacionais congregadas  CLAFK (Confederação  Latino Americana de Fisioterapia) e WCPT (Confederação Mundial de Fisioterapia), ressalta-se  que a AFB foi eleita pelos países membros e será a responsável pela gestão desta entidades no período de 2011 a 2015. .

           Continuar oferecendo benefícios aos associados por meio das parcerias que garantam acesso a serviços e produtos do interesse profissional a preços mais vantajosos.

           Trabalhar para a valorização e difusão de nossa profissão e de nosso profissional  na sociedade

           Aquisição da sede própria da AFB. Composição:

Presidente

Dr. Reginaldo Antolin Bonatti

SP

Vice- Presidente

Dra. Denise Flávio  Carvalho Botelho Lima

RJ

Diretora Secretária

Dra. Fernanda Simões Vieira Guimarães Torre

SC

Vice Diretor Secretário

Dr. Paulo Henrique Eufrásio de Oliveira

BA

Diretor Tesoureiro

Dr. Flávio Feitosa

CE

Vice Diretora Tesoureira

Dra. Maria de Fátima Bussinger Ferreira

RJ

Conselho Fiscal

 

 

Presidente

Dra. Rita de Cássia Paula Souza

SC

Secretária

Dra. Sonia Aparecida Manacero

RS

Vogal

Dr. Marcos Maximiliano Boscatto

SC

Suplente

Dr. Randy Marcos Batista dos Santos

PE

Suplente

Dr. Antonio Flávio Orlandi

SP

Suplente

Dr. Rogério Queiroz

SP

 

Dr. Reginaldo Antolin Bonatti

Presidente da AFB

 

 

8. COFFITO disponibilizou Consulta Pública sobre Parâmetros Assistenciais da Terapia Ocupacional

 

Acesse e participe !!

http://www.coffito.org.br/formularioparametrosassistenciais.asp

Minuta de Resolução: 

http://www.coffito.org.br/Minuta%20de%20Parametros%20TO%20-%202011.pdf

 

9. COFFITO reconhece Terapia Intensiva como Especialidade

 

RESOLUÇÃO COFFITO Nº 392, de 04 de outubro de 2011


(DOU nº. 192, Seção 1, em 05/10/2011, página 160) 

Reconhece a Fisioterapia em Terapia Intensiva como especialidade do profissional fisioterapeuta e dá outras providências.

Leia aqui: http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=2096&psecao=9

10. FASS Comemora o Dia 13 de Outubro

Associativismo e fortalecimento da classe, essa foi o tema discutido durante palestra promovida pela Associação dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Chapecó e da Região Oeste (FASS), no último sábado (15), em comemoração ao dia do Fisioterapeuta e terapeuta Ocupacional. O evento que teve presença do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região (CREFITO-10), Dr. Sandroval Torres, foi a primeira ação da nova diretoria da associação, eleita em agosto. Durante o evento também foi lançada a campanha de filiação aos profissionais da região. A presidente do FASS, Dr. Manira Schmitz, destaca o importante momento que a associação vive.  “Hoje não é apenas um dia de comemoração, mas um dia de somar lutas”, enfatiza a presidente. A FASS foi criada em 19 de outubro de 2000. Congrega fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, com o objetivo de promover o aprimoramento cultural e cientifico e assegurar as condições para o exercício da atividade profissional, além de zelar pelo padrão ético e moral de todas as práticas profissionais.

 

C:\Users\Usuario\AppData\Local\Microsoft\Windows\Temporary Internet Files\Content.Word\Palestra debate fortalecimento da classe..jpg         C:\Users\Usuario\AppData\Local\Microsoft\Windows\Temporary Internet Files\Content.Word\Lançada%20campanha%20de%20filiação%20dos%20profissionais%20da%20região..jpg

 

 

11. Curso de Fisioterapia da UNC Mafra comemora Dia 13 de Outubro

 

Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Torres, Dr. Gustavo Latorre – Conselheiro e Dr. George Jung da Rosa – Coordenador do DEFIS, Dr. Roberto Cepeda, Presidente do COFFITO e Presidente do CREFITO-8 – Dr. Abdo Zeghbi participaram da 3a. Semana de Fisioterapia da UNC de Mafra que iniciou em 04 de outubro passado. Na oportunidade foram discutidos temas atuais da Fisioterapia entre eles o Rol de Procedimentos e Referencial Nacional de Honorários.

Confira outras informações sobre o evento:

http://www.unc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=916:iniciou-ontem-a-iii-semana-de-fisioterapia-e-o-i-encontro-de-cientifico-de-comunicacao-oral-e-posteres-da-unc-&catid=44:noticias-campus-mafra

 

         

 

       

 

12. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

13.Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com        

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10