Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 31 de Outubro de 2011 | Número 104

 

 

1. 6ª Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina

 

A 6ª Conferência Estadual de Saúde, cujo tema central foi “Todos usam o SUS” ocorreu entre os dias 19 e 21 de outubro de 2011 e contou com a participação do CREFITO-10 na qualidade de entidade convidada. Informamos a respeito da eleição para delegados na conferência nacional, que além do Dr. Daniel Tomaz da Silva, de Araranguá, que foi eleito delegado, representando o segmento de profissionais de saúde do município onde atua, o Dr. Vanderlei Weber, de Piratuba, Oeste da Santa Catarina, também foi eleito para representar os profissionais da saúde da região.

     

2. Profissionais, noticiem aqui neste Informativo Semanal ações importantes para a Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Criamos este Informativo Semanal para noticiar as ações realizadas em prol da Fisioterapia e Terapia Ocupacional por profissionais e fatos importantes. Para que seja inserido sua notícia, envie até a sexta-feira anterior, para o e-mail: comunicacrefito10@gmail.com, aos cuidados do Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10.

Participe, envie suas ações e fatos que você conheça e julgue importante a todos. Nos ajude a construir e a fortalecer as nossas profissões.

 

3. UNIBAN-SC realiza I Jornada do Curso de Fisioterapia

 

Curso de Fisioterapia da UNIBAN de São José, Coordenado pelo Dr. Fernando Sérgio Cantanhede, realizou a I Jornada do Curso de Fisioterapia dos dias 26 a 28/10. Foram realizadas diversas oficinas e palestras que coroaram a jornada, que demonstraram o quanto a fisioterapia é ativa e cresce. O CREFITO-10 participou do evento proferindo a palestra de abertura que também contou com a participação do Dr. Marcelo Schrubbe, Fisioterapeuta e Vereador de Blumenau. Compareceu ainda uma representante da AFB – Associação de Fisioterapeutas do Brasil e CLAFK – Confederacão Latinoamericana de Fisioterapia e Kinesiologia, Dra. Fernanda Guimarães Torres, representando o Dr. Reginaldo Antolin Bonatti, presidente.

 

Dr. Marcelo, Dra. Fernanda e Dr. Sandroval com Acadêmicos do primeiro ano do Curso de Fisioterapia da UNIBAN

  

Dr. Sandroval, Dr. Fernando, Dra Fernanda e Dr. Marcelo

Dr. Gregório Ferreira ministrando curso aos acadêmicos do Curso de Fisioterapia da UNIBAN

 

 

4. Campanha Santa Catarina 100% Fiscalizada

 

Dando continuidade a Campanha o Departamento de Fiscalização do CREFITO-10 (DEFIS), durante o período entre os dias 25 e 28 de outubro fiscalizou os municípios de: São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Rio Rufino e Bom Retiro.

 

 

5. CREFITO-10 convida Profissionais para Reunião em Blumenau

 

A atual administração do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região - CREFITO-10, vem convidá-lo para participar de reunião na cidade de Blumenau, no dia 17 de outubro de 2011, às 19:00 horas, no Hotel Himmelblau, Rua Sete de Setembro, No. 1415, Blumenau – SC.Esta reunião na cidade de Blumenau, trata-se de mais um encontro com os profissionais dos municípios Rio dos Cedros, Luis Alves, Pomerode, Timbó, Indaial, Ilhota, Guabiruba, Brusque, Gaspar e Blumenau com esta gestão do CREFITO-10 e tem como objetivo informar as diversas ações realizadas até o momento por este Conselho, além da busca pela efetiva participação de todos os profissionais na definição de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na região.O objetivo é valorizar e defender incondicionalmente as prerrogativas profissionais e sem dúvida, o cidadão, porém o êxito depende da união e do esforço de todos os segmentos, razão pela qual reforçamos o convite.

                                                                                                                       

 

6. Presidente da AFIP – SC e Conselheiro do CREFITO-10 participa do IX SEFISIO – Saúde e Funcionalidade

 

Aconteceu entre os dias 14 a 20 de outubro de 2011, no Campus da Faculdade Adventista da Bahia, o IX SEFISIO, Semana da Fisioterapia, cujo tema foi Saúde e Funcionalidade. Na ocasião, também foi lançada a Revista Brasileira de Saúde Funcional, que aborda diversos temas relacionado a fisioterapia. O Dr. Irineu Jorge Sartor, Presidente da AFIP-SC, Associação de Fisioterapeutas Peritos de Santa Catarina e Conselheiro do CREFITO-10, falou sobre a importância do associativismo nas profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Destacou também o sucesso do XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia ocorrido em Florianópolis, expondo a adesão de profissionais fisioterapeutas de todo o país e do exterior, concluindo que a reunião da CLAFK ocorrida em Florianópolis no pré-congresso, serviu para irmanar colegas latinos na busca do aprimoramento técnico e científico, que é o alicerce para a profissão seguir buscando a excelência nos serviços fisioterapêuticos.

 

   

 

 

7. COFFITO representa ao Ministério Público Federal do DF visando à anulação da Resolução do Conselho Federal de Biomedicina – CFBM

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) protocolou uma representação no Ministério Público Federal do DF solicitando a anulação das Resoluções do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) nº  200/2011 e 197/2011. A medida dispõe sobre critérios para habilitação em Biomedicina Estética e responsabilidade técnica do Biomédico em serviços de estética, respectivamente.

O Coffito, atento à sua constatação de irregularidade dos atos administrativos, reforçada por denúncias de profissionais e de ofícios formais recebidos dos Conselhos Regionais (CREFITOS), determinou à sua Procuradoria Jurídica análise dos documentos. Foi constatado que as referidas Resoluções afrontam o sistema jurídico vigente, pois extrapolam o poder normativo da autarquia que editou as aludidas Resoluções, razão pela qual o Presidente do COFFITO, Dr. Roberto Cepeda já adotou medidas urgentes, confira no link abaixo:

http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=2108&psecao=7

 

8. Dia 27 de Outubro foi Dia Mundial da Terapia Ocupacional

Dia 27 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Terapia Ocupacional. O CREFITO-10 parabeniza os terapeutas ocupacionais que atuam em nosso país, e ressalta a importância do trabalho exercido por esses profissionais. 

9. UDESC tem Novo Reitor Eleito

Eleito Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.  A chapa 20 formada por Antonio Heronaldo de Sousa (reitor) e Marcus Tomasi (vice) obteve 63,71%. Prof. Heronaldo era o Vice-Reitor da gestão anterior cujo Reitor era o Prof. Dr. Sebastião Iberes Lopes Melo. O CREFITO-10 parabeniza a nova gestão da UDESC. Confira: http://www.udesc.br/?idNoticia=2109   

10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

11.Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com        

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10