Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 14 de Novembro de 2011 | Número 106

 

 

1. 17 de Novembro - CREFITO-10 convida Profissionais para Reunião em Blumenau

 

A atual administração do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região - CREFITO-10, vem convidá-lo para participar de reunião na cidade de Blumenau, no dia 17 de novembro de 2011, às 19:00 horas, no Hotel Himmelblau, Rua Sete de Setembro, No. 1415, Blumenau – SC.Esta reunião na cidade de Blumenau, trata-se de mais um encontro com os profissionais dos municípios Rio dos Cedros, Luis Alves, Pomerode, Timbó, Indaial, Ilhota, Guabiruba, Brusque, Gaspar e Blumenau com esta gestão do CREFITO-10 e tem como objetivo informar as diversas ações realizadas até o momento por este Conselho, além da busca pela efetiva participação de todos os profissionais na definição de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na região.O objetivo é valorizar e defender incondicionalmente as prerrogativas profissionais e sem dúvida, o cidadão, porém o êxito depende da união e do esforço de todos os segmentos, razão pela qual reforçamos o convite.

 

 

2. Encontro Regional de Comunidades Terapêuticas COMENs e  COMADs, da Região Nordeste de Santa Catarina

 

No dia 31 de outubro de 2011 aconteceu em Joinville na AMUNESC – Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina o Encontro Regional de Comunidades Terapêuticas, COMENs e COMADs da Região Nordeste de SC promovido pelo COMEN – Conselho Municipal de Entorpecente de Joinville para debater a importância das Comunidades Terapêuticas cumprirem as legislações vigentes, dentre outras a resolução RDC nº 029  de 30 de junho de 2011 que estabelece regulamento técnico disponibilizando as exigências mínimas para o funcionamento de serviços de atenção  a pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substância psicoativa segundo o modelo psicossocial. A Profa. Dra. Maika Arno Roeder da Silva e também Diretora de Vigilância Sanitária do Estado Santa Catarina cita que as Comunidades Terapêuticas que citarem em seu projeto laborterapia, que significa terapia pelo trabalho, deverão ter em seu quadro de recursos humanos o terapeuta ocupacional, assim como o atendimento psicológico feito pelo profissional psicólogo, atividades de desporto, pelo profissional de educação física, intervenções socioassistenciais pelo assistente social, continua citando que a vigilância sanitária irá fiscalizar também a acessibilidade e que todas os projetos deverão cumprir o decreto 5.296/2004  e a NBR 9050. Dra. Maika salienta a importância da “Comunidade Terapêutica” ser um equipamento social, e não mais uma clínica de recuperação baseado no modelo de médico/doença. O modelo psicossocial tem projeto singularizado, levando-se em consideração aspectos culturais acredita e  deve envolver o usuário no processo de construção de sua reabilitação social e posterior inserção no mercado de trabalho e escolarização. O evento contou com a presença do Presidente do COMEN, Sr. Edson Ardino, da Secretária Executiva da AMUNESC a Sra. Eleonora Bahr Pessôa, da Presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes – CONEN –SC, Sra. Sandra Mara Pereira, demais participantes da Secretária da Assistência Social de Joinville, vigilância sanitária, comunidades terapêuticas e comunidade em geral. Estiveram presentes as terapeuta ocupacional Dra. Silvane Penkal  representando o Centro de Convivência do Idoso da Prefeitura Municipal de Joinville, a Dra. Luciana Hang Correa   representando a Abrato -SC, a Dra. Larissa Mariana Barbosa da Silva  representando o Centro Especial de Proteção ao Adolescente – CEPAD e a Dra. Maria Ana Flores representando a UDESC e também como Conselheira do COMEM. Fonte: Dra. Silvane Penkal, terapeuta ocupacional.

 

3. Profissionais, noticiem aqui neste Informativo Semanal ações importantes para a Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Criamos este Informativo Semanal para noticiar as ações realizadas em prol da Fisioterapia e Terapia Ocupacional por profissionais e fatos importantes. Para que seja inserido sua notícia, envie até a sexta-feira anterior, para o e-mail: comunicacrefito10@gmail.com, aos cuidados do Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10.

Participe, envie suas ações e fatos que você conheça e julgue importante a todos. Nos ajude a construir e fortalecer as nossas profissões.

 

4. Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde) de Joinville

 

Realizou-se na última segunda feira, 7 de Novembro, a eleição para novos conselheiros não governamentais do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência entre os muitos representantes da sociedade civil organizada que se fizeram presentes, entre os eleitos pela comunidade destacamos as terapeutas ocupacionais Dra. Almerize Leite como representante da Associação de Amigos dos Autistas – AMA e a Dra. Luciana Hang Correa pela Associação Brasileira de Terapeutas Ocupacionais, Regional Santa Catarina – Abrato-SC. Sucesso a todos os eleitos.

 

 

5. Prefeitura de Jaguaruna abre Concurso Público para Fisioterapeuta

Confira: http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-jaguaruna-sc-121-vagas 

6. Estudantes universitários terão nova oportunidade de estágio na Saúde

MS lançou o novo VER-SUS Brasil. O projeto levará cinco mil alunos de graduação para vivenciar a realidade do Sistema Único de Saúde em diversos municípios do Brasil. Os estudantes dos cursos de saúde das universidades brasileiras terão novas oportunidades de vivências e estágios, em serviços e redes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de janeiro. Isso porque o Ministério da Saúde (MS) acaba de retomar o projeto ‘Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil’ (VER-SUS Brasil). Ao longo de 2012, cerca de cinco mil estudantes, de diversas profissões da área da saúde farão parte do projeto que visa oferecer uma experiência maior nas diversas esferas de funcionamento do SUS. A ideia é reunir grupos multiprofissionais de estudantes que vivenciarão a realidade do Sistema Único de Saúde , em particular na atenção básica, em complementação aos estudos que fazem na sua formação. Ao organizar os alunos em grupos multiprofissionais, o MS pretende garantir uma experiência integrada dos diversos setores do SUS, fugindo do isolamento de estágios restritos às áreas vinculadas ao exercício de cada profissão. É um projeto piloto que será realizado em janeiro e fevereiro de 2012, com 1000 estudantes da área da saúde de diversas instituições de ensino superior, em 10 municípios, para formar facilitadores para as etapas seguintes. No VER-SUS Brasil, os estudantes aprenderão sobre: financiamento, estratégias de controle e auditoria, formulação de políticas técnicas, ordenamento do trabalho e da rede assistencial, interpretação demográfica e epidemiológica e a descentralização da gestão, além da compreensão das diferentes esferas de gestão e o exercício do controle social sobre o setor saúde.

http://www.redeunida.org.br/noticia/estudantes-universitarios-terao-nova-oportunidade-de-estagio-na-saude

 

7. CREFITO-10 participa de reunião com profissionais em Balneário Camboriú

A convite de profissionais fisioterapeutas o CREFITO-10 esteve em Balneário Camboriú no último dia 10 de novembro para discutir assuntos referentes às operadoras de planos de saúde. O CREFITO-10 agradece ao convite e parabeniza a iniciativa.

Dr. Sandroval Torres - Presidente do CREFITO-10, Dra. Caroline Debatin – Delegada do CREFITO-10, Dr. Bernardo Ribeiro de Freita, Dra. Simone Beatris Donaduzzi, Dra. Daniela Cararo, Dr. Vilmar de Oliveira e Dr. Andre Heusi Machado.

 

8. Fisioterapeuta de Piratuba realiza Projeto para Prevenção de Acidentes de Trânsito

Com objetivo de colaborar com a divulgação das ações dos profissionais Fisioterapeutas, venho,  apresentar um projeto que eu Idealizei para redução dos acidentes de trânsito devido ao excesso de velocidade aqui no município de Piratuba-SC. Este projeto denominado ´´VELOCIDADE PERMITIDA``consiste na entrega de uma cartilha com informações sobre a necessidade de obedecer a velocidade máxima permitida na principal Avenida do município que é de 40km/h. É colocado (mediante autorização do motorista) no veículo um adesivo com a frase: EU RESPEITO A VELOCIDADE - 40KM. Para chamar a atenção das pessoas e dos motoristas, são colocados 2 veículos sinistrados (batidos) na calçada;a oração do motorista também faz parte do material entregado. Este projeto foi idealizado em razão da grande quantidade de pessoas que dão entrada na Emergência da Unidade Mista de Saúde do município e posteriormente no departamento de Fisioterapia em função das sequelas dos acidentes. Dados da PM mostram que aqui em Piratuba quem é um polo turístico pelas Águas Termais que temos, a principal causa dos acidentes com vítimas é o excesso de velocidade desenvolvido pelos condutores. Este ano de 2011 já é 3ª edição deste projeto, e dados da Polícia Militar mostram um a redução do nº de acidentes ocorridos e também uma menos gravidade das lesões e sequelas. Os meios de comunicação divulgaram este projeto aqui no meio oeste do estado.  Dr. Vanderlei Weber – Fisioterapeuta http://www.adjorisc.com.br/jornais/comunidade/online/geral/piratuba-realiza-campanha-para-conscientizac-o-de-motoristas-1.949450     http://www.piratuba.sc.gov.br/conteudo/?item=7472&fa=1&cd=80057

9. Diretor Geral do CEFID-UDESC Convida para Participar de Audiência Pública

O Diretor Geral do CEFID, Prof. Darlan Laurício Matte, o convida para participar da audiência pública, com o intuito de discutir sobre o projeto de Lei Complementar n. 1.126/2011, que altera o zoneamento de uso e ocupação do solo em área localizada na UEP-35. Este projeto de Lei Complementar altera para “área comunitária institucional – ½”, a área onde está localizado o CEFID. A ampliação da estrutura física do CEFID em Coqueiros depende da aprovação desta Lei Complementar, desta forma contamos com seu apoio e participação.

Data: 17/11/2011 (quinta-feira)  - Horário: 17h00min - Local: Plenarinho do Centro Administrativo Municipal de Florianópolis  -  Rua Anita Garibaldi, 35 – 1º andar – Centro

10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com                    

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10