Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 05 de Dezembro de 2011 | Número 109

 

 

 

1.   Notícias da 14ª. Conferência nacional de Saúde - CNS

 

Aconteceu do dia 30 de novembro a 04 de dezembro em Brasília a 14ª. Conferência Nacional de Saúde.

Dia 30 de novembro ficou marcado pela caminhada em defesa do SUS e dos 10% para a emenda 29, que ocorreu no eixo monumental em Brasília/DF mobilizando a população, ao final da mesma, em frente ao Congresso Nacional houve diversas manifestações em defesa do SUS público e a garantia de seu financiamento

Com um discurso pautado em  “Todos usam o SUS ! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro” o Ministro da Saúde e Presidente do Conselho Nacional de Saúde abriu a 14ª Conferencia Nacional de Saúde na manhã do dia 01 de dezembro.

Na manhã do dia 02 de dezembro o Ministro Alexandre Padilha esteve visitando a Tenda dos Trabalhadores da Saúde, nessa visita o Ministro conversou com os trabalhadores presentes, vivenciou alguns dos serviços oferecidos ao público tais como a aurículo-acupuntura, no stand do Sistema COFFITO/CREFITOs.

No período da tarde, começaram as Plenárias Temáticas que se estenderão até dia 04/12 onde haverá a Plenária final para apreciação, aprovação ou rejeição das propostas de forma definitiva.

Os representantes presentes do Sistema reuniram-se no período da tarde na sede do COFFITO para finalizar os acertos quanto às diretrizes para orientação do SUS e elaboração de moções relevantes para a saúde da população e suas profissões. 

 

    

Caminhada 10% para SUS

Ministro Alexandre Padilha na Abertura da 14ª CNS

Ministro Alexandre Padilha com representantes do Sistema COFFITO/CREFITOs

        

Ministro Alexandre Padilha no Espaço do Sistema COFFITO/CREFITOs

Dra. Luziana Maranhão Vice-Presidente CREFITO-1 e Dr. Sandroval Torres Presidente CREFITO-10

Reunião para ordenação das moções apresentadas e estratégias frente às diretrizes estabelecidas

    

Panorâmica da abertura da 14ª Conferencia nacional de Saúde

Dr. Sandroval Torres, Dr. Daniel Tomaz da Silva e Dr. Milton Medeiros Fernandes

Dr.Wilen Silva – Dir. Tesoureiro COFFITO,

Dr.Silano Barros Presidente CREFITO-1,

Dr.Sandroval Torres Presidente CREFITO-10,

Dr. Ricardo Lotif Presidente CREFITO-6 e         

Dr. Flavio Feitosa Dir. Tesoureiro CREFITO-6

 

      

Representantes do Sistema COFFITO /CREFITOs e o Secretário Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) Sr. Odorico Monteiro

Representantes do Sistema COFFITO /CREFITOs e Dra. Jurema Pinto Werneck Conselheira do CNS (de camisa branca)

Representantes do Sistema COFFITO /CREFITOs e José Marcos de Oliveira (ao centro) Conselheiro do CNS

 

2. Dia 6 de Dezembro - PROFISSIONAIS ATENÇÃO - CREFITO-10, Associações e SICAFITO Convidam !

 

A Fisioterapia de Santa Catarina vive um momento de extrema importância em sua batalha em busca de reconhecimento e recebimento de valores dignos pelos serviços prestados aos usuários de planos de saúde.

O Estado de Santa Catarina instituiu o “Plano SC SAÚDE”, e a partir desta semana passará a credenciar clínicas de fisioterapia para lhe prestar serviços, atendendo aos seus servidores públicos estaduais e seus dependentes.

É, então, chegada a hora dos fisioterapeutas catarinenses se unirem em favor de uma só causa, o recebimento de valores adequados pelos serviços prestados.

Não é de hoje que reclamamos dos valores ínfimos pagos pelas operadoras de planos de saúde, da glosa de guias autorizadas e da ausência de atualização monetária e reajuste dos valores pagos.

Pois, esta é a hora de expormos nossas necessidades e manifestarmos vontade, de forma conjunta e FORTE.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Santa Catarina - CREFITO-10, as Associações de Santa Catarina e o Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Santa Catarina - SICAFITO estão unidos para que os fisioterapeutas sejam devidamente remunerados neste novo plano de saúde e organizaram um encontro para todos os profissionais, especialmente os proprietários de clínicas, a fim de discutir e definir os requisitos mínimos para que a fisioterapia se credencie neste novo plano de saúde.

Lembrem-se, todos os planos precisam oferecer o serviço de fisioterapia! Eles precisam de nós!

Compareça à reunião, no dia 06 de dezembro de 2011, às 19:30 horas, no Hotel Valerim Plaza , exponha suas idéias e necessidades, para que tenhamos uma só posição a ser apresentada.

 

CREFITO-10

Associações

SICAFITO

 

3. CREFITO-10 participou de Seminário de Política de Saúde da População Negra

 

Em novembro, mês da consciência negra, é homenageado nacionalmente o maior herói brasileiro símbolo da resistência contra a escravatura, Zumbi dos Palmares. Já a cidade de Florianópolis orgulhosamente representa a terra onde nasceram dois grandes personagens negros, o poeta Cruz e Souza e a professora Antonieta de Barros. É por estes motivos que a Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da coordenadoria de políticas públicas para a promoção da igualdade racial/ COPPIR, realizou neste mês o seminário sobre "Política de Saúde da População Negra". Este evento pode contar com a presença de autoridades locais, profissionais e representantes de entidades da sociedade civil, inclusive o CREFITO 10.  O seminário também coincidiu com 2011, ano internacional dos povos afrodescendentes, instituído pela ONU em Nova Iorque, "vamos todos intensificar nossos esforços para assegurar que os povos afrodescedentes possam gozar de todos os seus direitos" afirmou o secretário-geral das Nações Unidas naquela ocasião. Durante os debates, foi reconhecida a necessidade urgente de mudanças e de aprimoramento das iniciativas em atenção à saúde da população negra que reside, especialmente, nas periferias e morros que circundam a cidade.

 

 

 

"Não se trata de propor privilégios e sim garantir aos afrodescendentes um direito que é seu, mesmo porque a dívida deste país para com os negros ainda está longe de estar paga" destacou um dos vereadores. O objetivo que deve ser alcançado com a realização de eventos como este é sensibilizar gestores e trabalhadores da saúde que cumpram e façam cumprir as normativas oficiais da política nacional de saúde da população negra, bem como inibir instituições que atendem de forma racista e/ou preconceituosa. É fundamental, portanto, sentir a vulnerabilidade do negro, promover a igualdade racial em amplitude do sistema de saúde, orientar equipes de trabalhadores no exercício de suas funções, caracterizando-as com presteza, equidade e transversalidade, focalizando um olhar integral ao cidadão negro com todas as suas especificidades, respeitando a cultura e o perfil epidemiológico. Por esta razão, as instituições de ensino devem priorizar uma formação universalista, passando pela educação e respeito à tradição da raça negra, proporcionando uma política e prática de inclusão contra a cultura brasileira de exclusão. É de suma importância desmontar barreiras que impedem a população negra de se aproximar dos centros de saúde, emergências e unidades de pronto atendimento. Testemunha-se que, quando parturientes negras e pobres conseguem chegar às maternidades, muitas delas são vítimas de maus tratos, atos que desrespeitam a lei que assegura a todos o acesso digno aos serviços de saúde. 

 

Dr. Antonio Sebastião CREFITO-10 369F 

 

Leia na íntegra esta matéria no site do CREFITO-10.


4. MEC corta vagas nos Cursos de Saúde

 

O Ministério da Educação (MEC) cortou mais 2.794 vagas de 153 graduações na área da saúde, correspondentes aos cursos de Biomedicina, Nutrição e Fisioterapia que apresentaram desempenho insatisfatório na última avaliação nacional. Eles obtiveram notas entre 1 e 2, em uma escala que vai até 5. O MEC também vai supervisionar todos eles. Entre os cursos, 17 estão em instituições de ensino no Estado de São Paulo.

As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União. É o terceiro anúncio de redução de vagas que o governo faz desde a divulgação dos resultados da avaliação deste ano.

No início desta semana, o MEC cortou 3.986 vagas de cursos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia pelo mesmo motivo. Antes, 514 vagas foram cortadas de cursos de Medicina.

No corte anunciado hoje, a maior baixa foi nos cursos de Fisioterapia: 74 deles perderam 1.211 vagas. Já em Nutrição, 50 graduações terão de reduzir 772 vagas e, no caso de Biomedicina, 29 cursos ficam sem 811 vagas.

Todos os cursos apresentaram resultado insatisfatório no Conceito Preliminar de Curso (CPC), índice criado em 2008 e divulgado anualmente pelo ministério. O CPC serve para medir a qualidade dos cursos de graduação do País e vai de 1 a 5. As notas 1 e 2 são consideradas insuficientes.

O indicador é composto por diversos fatores, como as notas dos ingressantes e dos concluintes do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a titulação do corpo docente e a infraestrutura da instituição de ensino, entre outros elementos avaliados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

http://www.dgabc.com.br/News/5929636/mec-corta-mais-3-mil-vagas-nos-cursos-de-saude.aspx

 

 

5. Campanha do CREFITO-10 – Santa Catarina 100% Fiscalizada

 

Seguem os municípios fiscalizados na semana que passou: Itapiranga, São João do Oeste, Mondaí, Iporã do Oeste, Tunápolis, Santa Helena, Descanso, Belmonte, Guarujá do Sul, Princesa, Dionísio Cerqueira, São José do Cedro, Guaraciaba, Paraíso, Bandeirante, Flor do Sertão e São Miguel D'Oeste.

 

  

Dionísio Cerqueira

Santa Helena

São João do Oeste

  

São José do Cedro

Bandeirante

Itapiranga

 

6. CREFITO-10 realiza reunião com Formandos

 

Formandos Fisioterapia da Uniasselvi – Blumenau

Dr. Carlos Dacheux do Nascimento Neto – Conselheiro do CREFITO-10

Formandos Fisioterapia da UNOESC – Joaçaba

Dr. Carlos Dacheux do Nascimento Neto – Conselheiro do CREFITO-10

Formandos Fisioterapia da UNIVESC - Lages

Dr. Irineu Jorge Sartor – Conselheiro do CREFITO-10

Prof. Maurício Branco

Formandos Fisioterapia da UNIARP - Caçador

Dr. Irineu Jorge Sartor – Conselheiro do CREFITO-10 e

Dr. Tarso Waltrick – Coordenador do Curso de Fisioterapia da UNIARP - sentado ao centro

 

 

7. Site do SICAFITO está no ar !

 

Profissionais, o SICAFITO - Sindicato Catarinense de Fisioterapia e Terapia Ocupacional já tem site.

 

 

Acessem:  www.sicafito.com.br

 

 

8. CREFITO-10 participa da X Jornada Gaúcha de Terapia Ocupacional em Porto Alegre

 

A ASSOCIAÇÃO CULTURAL DOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL – ACTORGS, realizou nos dias dois e três de dezembro a X Jornada Gaúcha de Terapia Ocupacional do Rio Grande do Sul, evento que teve como objetivo promover o resgate e valorização da Terapia Ocupacional no Estado do Rio Grande do Sul por meio do estímulo a produção científica, difusão, discussão de experiências profissionais e dos pacientes incluídos e os excluídos ao acesso a esta especialidade, também o intuito de fomentar o pensamento reflexivo sobre os desafios da profissão para a próxima década.

O CREFITO-10 parabeniza a ACTORGS em nome de sua Presidenta Dra. Clori Araújo Pinheiro.

9.Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail: crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

10.Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com                   

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10