Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 12 de Dezembro de 2011 | Número 111

 

 

1.CREFITO-10 recebe do COFFITO as chaves do novo carro que vem para Santa Catarina a fim de reforçar a fiscalização no Estado

 

Conforme relatou o Presidente do CREFITO-10, no início deste ano, o COFFITO realizou consulta a todos os Conselhos Regionais a cerca da necessidade de veículos para o exercício da fiscalização. Na oportunidade, a Diretoria do CREFITO-10 sinalizou ao COFFITO que necessitaria de mais um carro, tendo em vista que desde o início deste ano, o Conselho possui dois Agentes Fiscais e apenas um veículo com ano de fabricação de 2006. Inicialmente este veículo era cedido pelo COFFITIO ao Regional por um contrato de comodato, ou seja, era emprestado ao CREFITO-10, o que dificultava o emplacamento entre outras coisas, assim, o Regional pediu que o contrato de comodato fosse substituído por uma doação, a exemplo da que o COFFITO fez como este novo veículo. Desta forma, o CREFITO-10 iniciará o ano de 2012 com dois carros na frota, a valente Parati 2006 que em breve deverá estar sendo substituída por um outro veículo novo e a nova aquisição um Palio 0Km que deve estar chegando ainda esse ano em Santa Catarina.

O Presidente do CREFITO-10 em nome do Regional, agradece ao COFFITO, pelo emprenho em manter a Fiscalização como meta do Sistema e não apenas como obrigação dos Regionais. 

 

2. COFFITO realizou nos dias 09 e 10 de dezembro de 2011 o II Encontro Nacional das Comissões de Ética e IV Encontro Nacional dos Departamentos de Fiscalização do SISTEMA COFFITO/CREFITOS

 

O evento ocorreu nas dependências da Fundação Getulio Vargas em Brasília-DF, nos dias 09 e 10 de dezembro e contou com a participação de representantes das Comissões de Ética e Deontologia de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, além dos Departamentos de Fiscalização dos Regionais. O evento teve como linha mestra discutir o código de ética das profissões de fisioterapia e terapia ocupacional, além de promover a socialização das experiências regionais nas questões éticas e no exercício da fiscalização. Para o Presidente do CREFITO-10, o evento figura como um dos mais importantes para o Sistema, uma vez que as questões discutidas refletem a realidade vivenciada pelas Comissões de Ética e Deontologia e pelos Departamentos de Fiscalização.

Outro momento marcante foi a entrega da Bandeira do Sistema Coffito/Crefitos, realizada pelo Presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda a todos os representantes dos Regionais que estavam na mesa de abertura. Segundo o Dr. Cepeda, o objetivo desta bandeira é sinalizar e simbolizar a união que deve existir entre os Conselhos Regionais e o Conselho Federal.

 

Agente Fiscal CREFITO-10 – Adelmar Zuffo

Presidente da CEDF – Dr. Adriano Souza

Coordenador do DEFIS – George Jung da Rosa

Presidenta da CEDTO – Dra. Camille Macedo Nunes

Presidente do CREFITO-10 – Dr. Sandroval Torres

Mesa de abertura do evento, formada por representantes de todos os Regionais epelo Coffito

 

 

 

Grupo de Trabalho dos Departamentos de Fiscalização

Apresentação da Bandeira do Sistema Coffito/Crefitos

 

Dr. Adriano Souza Presidente da CEDF do CREFITO-10 ao centro, junto ao Grupo de Trabalho das Comissões de Ética e Deontologia da Fisioterapia - CEDF

Bandeira do Sistema Coffito/Crefitos

 

 

Dr. Adriano Sousa, Presidente da Comissão de Ética do CREFITO-10

Dr. Adamar Nunes Coelho Júnior, Secretário Comissão Superior de Ética do COFFITO

Dra. Lila Teixeira de Araújo Janahú, Presidente da Comissão de Ética do CREFITO-12

Dr. Glademir Shwingel, Presidente da Comissão Superior de Ética do COFFITO

Dr. Wilson César Leitão, Membro vogal da Comissão Superior de Ética do COFFITO

 

Dr. Adriano Sousa, Presidente da Comissão de Ética do CREFITO-10

Dr. Roberto Mattar Cepeda Presidente COFFITO

 

3. Fundada a FENAFISIO - Federação Nacional das Associações de Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia

 

Ocorreu no último dia 09 de dezembro na sede do COFFITO em Brasília – DF a fundação da FENAFISIO (Federação Nacional das Associações de Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia), após reunião onde foram esclarecidos detalhes da constituição, houve a escolha pelos presentes da primeira Diretoria com a seguinte composição:

 

PRESIDENTE: Marlene Izidro Vieira (APEFISIO) Paraná

VICE-PRESIDENTE: Iaponira Pimentel de Moraes (APPSFITO) Pernambuco

SECRETÁRIO GERAL: Jorge Luiz Nienow (ACSFITO) Rio Grande do Sul

PRIMEIRO SECRETÁRIO: João Leite Pereira Jr. (ASSERFIS) Mato Grosso do Sul

TESOUREIRO GERAL: Túlio Germano Machado Cordeiro (APCCF) Paraíba

PRIMEIRO TESOUREIRO: Morgana Sfreddo (ASSEFISIO) Santa Catarina

A Fundação da Federação tem como propósito alavancar ações que promovam junto a outras entidades de instâncias superiores e afins na esfera Federal os interesses que cercam Associações Regionais espalhadas pelos Estados da Federação. Compõe ainda a Diretoria Nacional os Presidentes das Associações filiadas a FENAFISIO.

A ASSEFISIO por meio deste, agradece o apoio irrestrito do CREFITO-10, que sem dúvida irá enaltecer o nosso Estado com mais esta possibilidade de melhorar as condições de trabalho do Fisioterapeuta e que repercute decisivamente para uma melhor qualidade e atenção à população que dos nossos serviços necessita.

 

Dra. Morgana Sfreddo – Presidente - ASSEFISIO

 

4. Acontece a X Jornada Gaúcha de Terapia Ocupacional e o II Encontro das Associações dos Terapeutas Ocupacionais do Sul

 

Aconteceu em Porto Alegre nos dias 02 e 03 de dezembro a X JORNADA GAÚCHA DE TERAPIA OCUPACIONAL, cujo principal objetivo constitui-se em resgatar a trajetória da associação, mas principalmente nesta última década e valorizar o profissional terapeuta ocupacional e suas realizações.

Entre os presentes destacamos o Dr. Naum Mesquita, Presidente da Abrato, Dra. Lizete Antunes - Presidente da Abrato-SC e Vice-Presidente do CREFITO-10 e a Dra. Christiane Siegmann, docente da UFPR, que na oportunidade fez a palestra magna. Os dois dias foram intensa discussão os quais geraram bons encaminhamentos para a Terapia Ocupacional no Rio Grande do Sul e nos Estados do Sul, entre eles a Dra. Clori Pinheiro destaca a crescente adesão dos profissionais ao associativismo, ao engajamento dos acadêmicos e profissionais acerca das questões especificas da profissão e a realização de novos eventos em parceria com as associações do Sul.

Parabéns aos terapeutas ocupacionais do Rio Grande do Sul que acreditam que através do associativismo será possível enfrentar as questões da profissão.

O II Encontro das Associações dos Terapeutas Ocupacionais do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina com a participação dos CREFITOs 5, 8 e 10, aconteceu na tarde do dia 02 de dezembro possibilitando a ampliação o projeto iniciado em 2010 o qual pretende aproximar as instâncias representativas do Sul e assim fortalecer as ações pró Terapia Ocupacional. Na oportunidade os representantes da Atorgs: Dra. Clori Pinheiro (Presidente) e Dra. Fabiana Maia (Secretária). Dra. Mirtha Zenker do CREFITO-5, Dra Lizete Antunes da Abrato-SC e CREFITO-10  deliberaram pela realização do I Fórum Sul Brasileiro de Terapia Ocupacional. Este acontecerá em Maio de 2012 na cidade de Joinville/SC. Uma promoção das associações dos terapeutas ocupacionais do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina com apoio dos CREFITOS 5, 8 e 10. Cabe ressaltar Associação cultural dos terapeutas ocupacionais do Paraná e o CREFITO-8 justificaram a ausência e confirmaram o total apoio as deliberações do grupo presente em Porto Alegre.

 

  Mesa de abertura

GT: formação; mercado de trabalho; acadêmicos e as instituições representativas

 

II Encontro das associações dos terapeutas ocupacionais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e os CREFITOs 5 e 10

 

Representantes: Associação cultural dos terapeutas ocupacionais do Rio Grande do Sul; CREFITO-10 e Associação brasileira dos terapeutas ocupacionais, regional Santa Catarina – Abrato-SC e Dr. Alexandre Doval Presidente do CREFITO-5 

 

5. Boas Festas !

 

Informamos que o CREFITO-10 fará recesso no período de 24 de dezembro à 1º de janeiro de 2012.

Retornamos nossas atividades no dia 02.01.2012.

 

 

6.Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

7.Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com                    

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10