Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 19 de Dezembro de 2011 | Número 112

 

 

  

1. Conselheira do CREFITO-10 representa COFFITO em Oficina de Trabalho com Câmaras Técnicas, Avaliadores e Coordenadores de Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde

 

Aconteceu nos dias 08 e 09 de dezembro na Cidade de São Paulo uma Oficina de Trabalho com Câmaras Técnicas,Avaliadores e Coordenadores de Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, no Anfiteatro da  UNIFESP. Dra. Márcia Andrea Fernandes, representante do COFFITO/ CREFITO 10 esteve presente como Membro da Câmara Técnica em Atenção Básica/Saúde da Familia e Comunidades, Saúde Coletiva. O cronograma de trabalho foi através da vivência das ferramentas de trabalho para a autorização e avaliação dos programas de residência multiprofissional e em área da Saúde. As Câmaras Técnicas (CT) contemplam a participação das entidades das diferentes profissões da saúde em todas as áreas / campos de atuação pertinentes, considerando conceitos e proposições de cada profissão. Esta composição possibilita o diálogo e intercâmbio entre as diferentes profissões da saúde que compartilham os distintos campos de atuação. A composição das CT, definida a partir de indicação dos conselhos profissionais, das entidades de ensino e das sociedades científicas da área da saúde, possibilita a articulação entre as especificidades e normativas referentes às diversas profissões e as necessidades relacionadas à formação profissional, com objetivo de impactar na qualidade da atenção integral à saúde. Decorrente de debates ocorridos sobre esta modalidade de formação, foram definidas, neste momento, seis (6) grandes áreas temáticas:

 

(1) Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Especialidades Clínicas, Especialidades Cirúrgicas;

(2) Intensivismo, Urgência e Emergência;

(3) Atenção básica/Saúde da família e comunidades, Saúde Coletiva;

(4) Saúde mental;

(5) Saúde Funcional;

(6) Saúde animal e ambiental.

 

As Câmaras Técnicas (CT), previstas na Portaria Interministerial nº 1.320, de 11 de Novembro de 2010, são definidas no Art. 12 conforme o disposto a seguir: “instâncias de assessoramento permanente da CNRMS, serão criadas por proposição do Plenário, aprovadas por maioria simples de votos, com finalidade de examinar matérias e questões de natureza específica, referentes à autorização e reconhecimento dos programas de residência multiprofissional e em área profissional de saúde, em consonância com as linhas de cuidado em saúde”.

 

 

Dra. Márcia Andrea Fernandes – Representando COFFITO

Dra. Denise da Vinha Riccieri- Avaliadores do MEC

Dr. Marcos Antonio Tedeschi - Avaliadores do MEC

 

 

2. CREFITO-10 realiza II Fórum de Delegados do CREFITO-10

 

Aconteceu no último dia 16 nas dependências do Hotel Baía Norte, o II Fórum de Delegados do CREFITO-10 que teve como ponto central a finalização das rotinas cartoriais que serão desenvolvidas pelos Delegados Regionais a partir de 2012.

A partir do próximo ano as entregas de documentos passarão por uma modificação e dentro desta mudança, os Delegados serão a peça chave pois também poderão entregar aos profissionais de sua região as Carteiras e Cédulas profissionais, além de outros documentos, evitando o deslocamento até Florianópolis na sede do CREFITO-10.

Durante este ano estivemos envolvidos na criação e operacionalização das normas e rotinas que servirão de parâmetros para estas atividades, diz Dr. Sandroval Torres, Presidente CREFITO-10, assim, ainda segundo ele 2012 será um ano de novidades que deverão facilitar e organizar a entrega de documentos oficiais aos profissionais.

Inicialmente serão nomeados novos Delegados em todas as Regiões do Estado e deverão existir Delegados Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.  Estas nomeações deverão ocorrer ainda no primeiro semestre do próximo ano, assim, até o fim de 2012, o CREFITO-10 contará com uma malha de Delegados que permitirá um maior contato dos profissionais com o Regional, bem como as necessidades de cada região serão mais facilmente observadas e por conseqüência as ações poderão ser mais direcionadas às realidades regionais.

 

Delegados do CREFITO-10

 

3. CREFITO-10 realiza Plenárias de Final de Ano

 

Após um ano de muito trabalho e dedicação o CREFITO-10 se reúne para discutir as ações realizadas e programar novas ações para 2012.

Foi neste último dia 17 de dezembro, nas dependências do Hotel Baia Norte no centro de Florianópolis que estiveram reunidos Conselheiros, Colaboradores, Delegados e Funcionários, com o intuito de socializar as ações realizadas, cada Comissão, Núcleo, Departamento, Prestador de Serviço, Grupo de Trabalho, Representante, Delegado e Funcionário teve a oportunidade de dividir com os demais suas principais ações realizadas no ano de 2011, dificuldades encontradas e novas ações planejadas para o próximo ano.

Esta é sem dúvida é uma das reuniões mais importantes para nossa gestão, pois permite saber se nossos objetivos foram alcançados e se as ações realizadas estão de acordo com os objetivos de nosso Plano de Ações e Metas, diz o Presidente do CREFITO-10.

Segundo o Presidente, 2011 foi um ano de mudanças e conquistas, que só foram possíveis com o empenho e dedicação de cada um dos integrantes da equipe CREFITO-10. Para nós da Diretoria, cada um representa uma parcela do todo e tem a responsabilidade de representar o Regional com zelo, assim, não existe pessoa mais ou menos importante, se acertamos é mérito de todos e ao contrário a regra não poderia ser diferente, então entendemos que em 100% das situações, nossos Conselheiros, Colaboradores, Funcionários e Delegados estão dando o máximo de sua dedicação para que  equipe atinja seus objetivos.

Sou uma pessoa privilegiada diz o Presidente, pois tenho comigo sem dúvida nenhuma a melhor e mais dedicada equipe que poderia ter.

Abaixo algumas imagens desse encontro. 

 

 

Funcionários do CREFITO-10 expondo relatório anual de suas atividades ao pleno do CREFITO-10

Funcionários CREFITO-10, Janaína, Murilo e Fabiane

Funcionário da empresa responsável pela Tecnologia de Informação do CREFITO-10 Senhor Humberto

Dr. Rômulo Nolasco de Brito Diretor Tesoureiro do CREFITO-10, repassando o comportamento financeiro do Regional no ano de 2011

Dr. Carlos Daucheux e Dra. Amanda Bras, Conselheiros do CREFITO-10 e membros da Comissão de Educação, repassando às atividades da comissão no ano de 2011

Dr. Irineu Sartor, Conselheiro CREFITO-10 e membro da Comissão de Tomada de Contas, repassando as atividades da comissão no ano de 2011

Conselheiros, Colaboradores, Delegados e Funcionários do CREFITO-10

 

.

4. Terapeuta Ocupacional não faz mais parte da Equipe do NASF de Criciúma

 

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10º Região recebe com extrema surpresa a noticia publica no site da Câmara de Vereadores do município de Criciúma http://www.camara.virtualiza.net/tramite.php?id=3532 sobre a alteração da equipe mínima que compõem o NASF de Criciúma, pois até o presente momento este serviço possuía, diferentemente das demais, uma equipe composta por vários profissionais entre eles o terapeuta ocupacional, porém sob alegação da não existência de profissionais formados na região, pois os dois profissionais atuais são oriundos de outras regiões: uma de Santa Catarina e a outra de São Paulo. Importante ressaltar que estas terapeutas ocupacionais responderam a um edital e a origem não tem relação com a competência demonstrada. Portanto o motivo alegado não possui relevância significativa, mas mesmo assim a câmara de vereadores votou e aprovou alteração do projeto inicial alterado o quadro de profissionais do NASF de Criciúma, ou seja, onde invés da população ser atendida pelo terapeuta ocupacional este será substituído por outro profissional. Mas não existe como substituir um profissional, pois suas atribuições são apenas de sua competência neste caso do terapeuta ocupacional. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – Nasf passam a ser implantados através da portaria GM n 154, de 24 de Janeiro de 2008. E dentre os profissionais preferenciais para compor a equipe dos Nasf esta o terapeuta ocupacional e do fisioterapeuta.

Os gestores do município de Criciúma, mesmo diante do excelente trabalho desenvolvido pelas terapeutas ocupacionais, ignoram a importância da Terapia Ocupacional e seus benefícios a população principalmente ao considerar que estamos diante de profissão de atribuições diferentes, porém complementares. Realmente o curso de Terapia Ocupacional não existe na região de Criciúma, mas existe um contingente de profissionais qualificados em varias regiões do país e do mundo disponíveis a desenvolver suas atividades profissionais em Santa Catarina.   

Importante considerar que:

- atenção prestada pelo Nasf deve estar ancorada em princípios como a integralidade e a universalidade, o que implica um trabalho dentro da perspectiva da multidisciplinaridade da assistência à saúde.

- a presença do terapeuta ocupacional no Nasf possibilita a incorporação de um saber específico, que compartilhado com os demais profissionais integrante das equipes multiprofissionais, contribui com a prestação de ações básicas de prevenção de incapacidades, de ações de reabilitação e a re-socialização de família. Diante da troca perde a população que deveria receber dos seus representantes a merecida atenção e respeito. Perdem todos os envolvidos. Precisamos aprender a compor forças em prol do bem da comunidade assistida pelos serviços públicos.

 

5. CREFITO-10 participa do GT de Terapia Ocupacional do COFFITO

 

Realizou-se nos dias 13 e 14 de dezembro, a reunião do Grupo de Trabalho em Terapia Ocupacional do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na sede em Brasília/DF. Este GT foi solicitado pelos conselheiros do sistema COFFITO-CREFITOs em julho deste ano, e o Presidente do COFFITO instituiu tal comissão com o caráter consultivo visando assessorar a presidência nas questões específicas da Terapia Ocupacional. Para atingir tal meta o país foi dividido em cinco regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste) tendo como representantes os seguintes terapeutas ocupacionais:

 

Titulares:

Suplentes:

Dra. Josy Mariane Thaler Martini, CREFITO-13

Dra. Luciana Gaelzer Wertheimer, CREFITO-5

Dra. Lucrécia Monteiro Lima, CREFITO-12

Dra. Luzianne Feijó Alexandre Paiva, CREFITO-6

Dr. Omar Luiz Rocha da Silva, CREFITO-2

Dra Celia Maria Azevedo de Oliveira, CREFITO-7

Dra. Francinete Ferreira Lobo, CREFITO-12

Dra. Lizete Antunes, CREFITO-10

Dra. Maria Candida de Miranda Luzo, CREFITO-3

Dra. Solange Fernandes Moreira Lopes, CREFITO-9

 

Nesta oportunidade o GT esteve constituído da seguinte maneira: Dra. Josy Mariane Thaler Martini (CREFITO-13) Dra. Lucrécia Monteiro Lima (CREFITO-12), Dra. Luzianne Feijó Alexandre Paiva (CREFITO-6), Dr. Omar Luiz Rocha da Silva (CREFITO-2) e a Dra Lizete Antunes (CREFITO-10) entre as muitas atividades desenvolvidas foi realizada uma visita a Deputada Federal Camem Zanotto (PDT/SC), membro da comissão de seguridade social e família para tratar da PL 7647 que dispõem sobre o exercício do terapeuta ocupacional.

 

GT – Terapia Ocupacional: Dr. Omar da Silva, Dra. Josy Mariane T. Martini, Dra. Luzianne Feijó e a Dra. Lizete Antunes

Deputada Carmem Zanotto PDT/SC e os membros do GT – Terapia Ocupacional do COFFITO

 

 

Na mesma oportunidade a Dra. Lizete Antunes atualizou o presidente do COFFITO Dr. Cepeda sobre a elaboração do próximo congresso brasileiro de Terapia Ocupacional a realizar-se em Florianópolis no ano de 2013. 

 

 

Dra. Lizete Antunes Vice-Presidente CREFITO-10

Dr. Roberto Cepeda Presidente do COFFITO

 

6. 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial

A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial etapa realizada pela Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina – AMUNESC, ocorreu no dia 25 de novembro de 2011 em Joinville.

A conferência teve como objetivo debater os seguintes eixos temáticos:

-         Promoção da transparência pública e acesso a informação e dados públicos;

-         Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;

-         A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e o

-         Diretrizes para a prevenção e o combate a corrupção.

Cada eixo temático foi apresentado conceitos relevantes, contextualização do tema, indicação de legislação aplicável a um panorama do cenário atual, com seus desafios e possibilidades.

Na oportunidade foi realizada a seguinte palestra: “Corrupção: Origens e soluções” no qual fez uma co-relação entre a corrupção e suas conseqüências para a vulnerabilidade social e a criminalidade do Promotor de Justiça e Ex-coordenador da Moralidade Administrativa do Ministério Público de Santa Catarina Dr. Ricardo Paladino. O Dr. Flávio George Rocha, Secretário de Estado da Fazenda que explicou os objetivos da Controladoria Geral da União – CGU para o 1º Seminário Nacional sobre Controle Social – Consocial, cuja etapa nacional será realizada em Brasília, entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, tendo como tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”.

O evento contou com a presença dos prefeitos Sr Carlito Merss, de Joinville, Sr Vilmar Grosskopf, Campo Alegre, o representante do ministério público Dr. Ricardo Paladino e a Dra Márcia Regina Brand Gomes, coordenadora da comissão organizadora da Consocial e Controladora Interna da Prefeitura Municipal de Joinville.  Participaram deste evento as terapeutas ocupacionais Dra Iocaris Breis Rech da Maia, Dra Laís Rebeca Alchini, Dra Almerize Verônica Leite, Dra Silvane Penkal, Dra Luciana Hang Correia, Dra Francielle Deluca Rosa. Sendo que representando Abrato-SC foram eleitas delegadas para Conferência Estadual que acontecerá nos dias 14,15 e 16 de março de 2012 em Florianópolis as terapeutas ocupacionais Dra Silvane Penkal e Dra Luciana Hang Correia.

 

Da esquerda para direita: Dra Laís Rebeca Alchini, Dra Iocaris Breis Rech da Maia, Dra Silvane Penkal,

Dra Almerize Verônica Leite, Dra Francielle Deluca Rosa e Dra Luciana Hang Correia.

 

7. Terapeuta ocupacional de Joinvile recebe prêmio destaque do ano

O Convention & Visitors Bureau de Florianópolis e Região recebeu convidados no Mercury Hotel na cidade de Florianópolis no mês de Outubro, onde realizou a entrega do prêmio destaque do ano de 2011 sendo os seguintes agraciados.

Dr. Andre Luis Fernandes Andujar, Sociedade Catarinense de Ortopedia e Traumatologia, Fpolis.

Dra. Célia Barardi, Departamento de Microbiologia, Imunologia & Parasitologia - UFSC , Fpolis.

Dr. Celso Empinotti , Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM, Fpolis.

Dr. Edibert Melchert, Sociedade Brasileira de Urologia, Fpolis.

Dra. Lizete Antunes, Associação Brasileira dos terapeutas ocupacionais, regional Santa Catarina – Abrato-SC - Jlle.

 

Entre os convidados, destaque para as presenças de Valdir Walendowsky, presidente da Santur, Anita Pires, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC, Marco Aurélio Floriani, presidente da ABEOC-SC e Cimélio Pereira, presidente da Federação Catarinense de Conventions & Visitors Bureaux.

 

PREMIAÇÃO

Juliana Castanho, Diretora do Convention & Visitors Bureau

Anita Pires, Presidente da ABEOC

Thais Krebs, Captação FC&VB

Lizete Antunes, terapeuta ocupacional – Abrato-SC e CREFITO-10

Eugênio Neto, Presidente do Convention & Visitors Bureau

 

 

DISCURSO

Lizete Antunes, terapeuta ocupacional

Abrato-SC e CREFITO-10

 

8. Boas Festas !

 

Informamos que o CREFITO-10 fará recesso no período de 24 de dezembro à 1º de janeiro de 2012.

Retornamos nossas atividades no dia 02.01.2012.

 

 

9.Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

9.Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com                    

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10