Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 23 de Janeiro de 2012 | Número 115

 

1. IMPORTANTE! PLANO SC SAÚDE

 

Caros Profissionais,

 

A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional encontram-se diante de uma oportunidade única de obter o reconhecimento e a devida valorização dos serviços prestados, e não podemos perder essa chance.

 

O Estado de Santa Catarina lançou o SC Saúde, plano de saúde destinado aos funcionários públicos estaduais e seus dependentes, em substituição aos serviços até então prestados pela Unimed.

 

É desnecessário discorrer acerca dos baixos valores pagos pelas operadoras de planos de saúde, e da abusividade dos contratos aos quais os profissionais são obrigados a aderir para atender os usuários desses planos de saúde.

 

É por esta razão que o atual momento é de extrema importância para o futuro de nossas profissões.

 

Estamos diante da possibilidade de efetiva e real discussão dos valores a serem pagos e dos termos do contrato a ser assinado.

 

E, neste momento, precisamos estar unidos!!!

 

O Estado já autorizou a realização de credenciamento, mas esse ato apenas revela o interesse da empresa em prestar o serviço, não gerando qualquer vínculo contratual.

 

Na verdade, os termos e condições do contrato a ser assinado sequer foram divulgados pelo Estado.

 

Não podemos nos iludir com pequenas majorações nos preços em relação aos até então praticados pela atual operadora, posto que esta majoração certamente não é suficiente sequer para cobrir os índices de inflação do período.

 

O CREFITO-10, juntamente com as demais instituições de representação das profissões catarinenses, já notificou a Direção do SC Saúde, solicitando uma audiência para iniciar a negociação, porém a exemplo do que ocorria no passado, não obtivemos nenhuma resposta até o momento.

 

Precisamos nos manter coesos e apresentar nossas reivindicações, exigindo as alterações necessárias antes da assinatura de qualquer contrato.

 

A adesão ao contrato e a aceitação dos valores que foram apresentados sem qualquer discussão certamente importará na manutenção, ou até na piora, do status quo.

 

E, após assinar este contrato, de nada adiantará reclamar ou solicitar a ajuda ou intervenção de terceiros, no intuito de melhorar as suas cláusulas e condições. 

 

O momento de obter melhoria nas condições de prestação do serviço e de sua respectiva remuneração É AGORA!

 

Depois não adianta chorar o leite derramado!

 

O CREFITO-10 conclama todos os profissionais a discutir em sua região os termos do edital e os preços oferecidos pelo SC Saúde, encaminhando suas reivindicações e sugestões ao CREFITO-10 (comunicacrefito10@gmail.com) ANTES DE ASSINAR QUALQUER DOCUMENTO.

 

A HORA É AGORA!!!

 

Sandroval Francisco Torres

Presidente do CREFITO-10

 

 

 

 

2. CREFITO-10 realizará Encontro para Discutir PL do Ato Médico

Hoje, dia 23/01/2012 às 16:00 horas, o CREFITO-10 promove um encontro com representantes das profissões da área da saúde, para discussão do PLS 268/02 (Projeto de Lei do "Ato Médico") e o Substitutivo PL 7703/2006, o encontro será na sede do CREFITO-10 em Florianópolis, rua Silva Jardim, 307 - Centro.

O objetivo é mobilizar os Conselhos Profissionais da Área da Saúde, lideranças profissionais e estudantis para acompanhar o trâmite deste projeto junto ao Senado Federal.

Logo que encerrar o Encontro disponibilizaremos no site do CREFITO-10 as deliberações da reunião.

3. Presidente do CREFITO-10 permanece realizando visitas aos profissionais

 

Para conhecer melhor a realidade das profissões de fisioterapia e terapia ocupacional dentro do Estado de Santa Catarina, o Presidente do CREFITO-10 iniciou uma rodada de visitas que deve se estender a todas as regiões do Estado.

Na semana passada o Presidente visitou parte da Região Sul e Oeste do Estado, foram visitadas as seguintes cidades: Tubarão, Jaguaruna, Garopaba, Laguna, Imbituba, Concórdia, Chapecó, Xaxim, Xanxerê, São Miguel do Oeste.

Reforçamos que estas visitas são por amostragem o que significa que não serão visitados todos os profissionais, porém, profissionais interessados podem agendar a visita através do email comunicacrefito10@gmail.com

 

Xanxerê  - Clínica Ortoclin -  Dr Jorge Menezes Comissão de Interiorização do CREFITO-10 e Presidente do CREFITO-10

São Miguel do Oeste - Associados da AFITOEX, Sala de Eventos do CDL, Comissão de Interiorização do CREFITO-10 e Presidente do CREFITO-10

Xaxim - Clínica Vita Tissiani, Fisioterapeuta Dra Caline Lusa, Comissão de Interiorização do CREFITO-10 e Presidente do CREFITO-10

Concórdia - Fisioterapeutas Dra. Jucimara Chitolina, Dr. Geraldo Mori, Dra. Rosarita Bernardi Tesser, Dr Issislan Rossano Kunhl, Dr Rafael Bizolo, Comissão de Interiorização do CREFITO-10 e Presidente do CREFITO-10

São Miguel do Oeste - Dr. Diogo Oro Spengler, Clínica Benefisio, Comissão de Interiorização do CREFITO-10

Presidente do CREFITO-10

São Miguel do Oeste  - Dra. Graziele Durão, Terapeuta Ocupacional e Presidente do CREFITO-10

Chapecó  - Dra. Manira Schimitz, Presidente da FASS, repórter Beatriz Cerino, entrevista para Jornal Voz do Oeste

Chapecó - Dr. Fernando Molinari, Dr. Rafael do Nascimento, Clinica da Coluna

Comissão de Interiorização do CREFITO-10

Presidente do CREFITO-10

 

Xanxerê - Vida-Centro de Reabilitação Dr. Vinícius Brandalise, Dra. Danielle Zabot

Comissão de Interiorização do CREFITO-10

Presidente do CREFITO-10

 

Rádio Chapecó AM, Diretor Rádio e Apresentador Francisco Bohner Neto, Programa Tarde Legal, Fisioterapeuta Dra. Manira Shimitz, Comissão de Interiorização do CREFITO-10 e Presidente do CREFITO-10

 

Seara - Unidade de Saúde Seara - Marcos, Irineu, Fisioterapeutas Dra. Tathiana Emmert, Dra. Angélica Sara Pelizza, Comissão de Interiorização do CREFITO-10 e Presidente do CREFITO-10

 

Laguna – Dr. Gabriel Souza, Dr. George Jung da Rosa Coordenador do DEFIS – CREFITO-10 e Presidente do CREFITO-10

Jaguaruna: Dra. Gláucia Silvano Rocha, Dr. George Jung da Rosa, Coordenador do DEFIS – CREFITO-10 e Presidente do CREFITO-10

Tubarão: Dr. Fernando Soldi e Presidente CREFITO-10

Tubarão - Dra. Cristiane Mattei de Borba – Delegada do CREFITO-10, Dr. Rafael Nascimento dos Santos e Presidente do CREFITO-10

 

 

 

Ressaltamos ainda a visita em Imbituba aos Profissionais: Dr. Jaison Pacheco Francisco e Dra. Carla Aparecida de Carvalho e em Garopaba: Dra. Nicoly de Souza Rodrigues e Dra. Ceres Pereira da Cruz.

 

O Presidente do CREFITO-10 agradece a todos os profissionais que o receberam, pela cordialidade e atenção dispensada, segundo o Presidente as visitas deverão continuar e o resultado destas visitas serão utilizados no planejamento de novas ações do CREFITO-10.

 

 

4. ATENÇÃO!! CREFITO-10 Ampliou o Horário de Atendimento

 

 

Atendendo as diretrizes propostas por esta administração, vimos por meio desta comunicar que a partir desta semana o CREFITO-10 terá seu horário de atendimento ampliado.

Agora você poderá contar com o CREFITO das 08:00 às 18:00hs, sem intervalo.

Esta é uma ação que visa aprimorar os serviços oferecidos.

 

 

5. Anuidade 2012! Não esqueça!

Pagando em cota única a anuidade até o dia 31/01/2012, você terá desconto.

Se você não recebeu o boleto, por favor, entre em contato com o CREFITO-10.

 

 

6. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva torna pública a Chamada para Publicação de Artigos

 

Para contribuir com a publicação da produção científica da área, foi criado o periódico Cadernos Saúde Coletiva, que vem crescendo em prestígio junto à comunidade científica da Saúde Coletiva, já indexado no LILACS e buscando indexação na SciELO e outras bases de dados e índices bibliográficos.

O periódico “Cadernos Saúde Coletiva” é editado, trimestralmente pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro e publica trabalhos considerados inéditos e relevantes para a área da saúde pública.

Os trabalhos para o número especial devem ser enviados no período de 12/01/2012 a 12/04/2012 para raphael@iesc.ufrj.br

Informações: http://www.iesc.ufrj.br/caderno/index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=54

7. Profissionais de Itajaí recebem Prêmio

No mês de novembro as colaboradoras Leilane Marcos (fisioterapeuta do Unimed Lar) e Vivian Schutel (assistente social) estiveram presentes no Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar (CIAD). O evento foi realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e contou com cerca de 700 participantes. As colaboradoras apresentaram dois trabalhos. O primeiro, denominado "Serviço Domiciliar: uma proposta multiprofissional" foi explanado em forma de pôster. O segundo, com o nome de "Perfil dos Pacientes Atendidos no Serviço de Fisioterapia Domiciliar" foi apresentado de forma oral e foi o grande vencedor na categoria "Apresentação Oral" no Grande Painel V (uma das subcategorias do evento).

Segundo Leilane, o evento foi muito importante principalmente pela troca de conhecimento. "Com a participação no congresso foi possível levantar a situação do atendimento de fisioterapia em domicílio em vários lugares do país. O intercâmbio de informações favorece o desenvolvimento de novas ações na atenção domiciliar", comentou.

 

 

Leilane Marcos (Fisioterapeuta do Unimed Lar) e Vivian Schutel (Assistente Social)

8. ASCOP tem Novo Presidente

O Presidente do Conselho Regional de Educação Física, Marino Tessari tomou posse na presidência da ASCOP – Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina, no dia 13 de dezembro, durante a última reunião plenária de 2011, agradecendo ao ex-presidente Paulo de Tarso e a atual diretoria da associação e destacou que será realizada uma reunião em fevereiro para definir as ações de 2012. Ressaltou ainda que a ASCOP precisa estar presente na Assembléia Legislativa do Estado, comparecendo as reuniões e participando dos trabalhos.

 

 

 

 

O ex-presidente Paulo de Tarso agradeceu a oportunidade de estar na Presidência da ASCOP durante o ano de 2011 e explicou que no parágrafo 3º do Estatuto da associação diz que se no decorrer do mandato na ASCOP o presidente encerrar seu mandato junto ao conselho ou a ordem profissional do qual pertence, assume em seu lugar o vice-presidente, assumindo então a partir do dia 01/01/2012 o presidente Marino Tessari. Como última ação em seu mandato,

Paulo de Tarso propôs a elaboração de uma moção sobre o Rodoanel em Santa Catarina que será encaminhada ao Governador e Deputados Estaduais.

O CREFITO-10 parabeniza o excelente trabalho do Sr. Paulo de Tarso frente a ASCOP e deseja ao novo presidente Sr. Marino Tessari uma ótima gestão frete a este importante órgão.

9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

10.Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10