Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 27 de fevereiro de 2012 | Número 122

  

1.Departamento de Fiscalização do CREFITO-10 informa

 

Na última semana foram fiscalizados os municípios de São José, Camboriú,  Palhoça e Biguaçú.

 

Segue o mapa atual da fiscalização no Estado de Santa Catarina.

 

 

 

2. Prova de Títulos de Especialistas

 

A Prova de Títulos de Especialistas destina-se à concessão e ao registro do título de especialista a fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais referentes às seguintes especialidades.

 

Obs: As Especialidades serão ofertadas em conformidade com o Acórdão COFFITO 275 de 19/01/2012 (Não deixe de ler o Acórdão no link  http://www.coffito.org.br/PROVA%20ESPECIALIDADES/ac%F3rd%E3o_275__22_12_11_3_.pdf

 

Especialidades oferecidas neste momento:

 

Terapia Ocupacional:

- Terapia Ocupacional em Acupuntura/MTC;

- Terapia Ocupacional nos Contextos Sociais;

- Terapia Ocupacional em Saúde da Família;

- Terapia Ocupacional em Saúde Mental.

 

Fisioterapia:

- Fisioterapia em Acupuntura/MTC;

- Fisioterapia em Osteopatia;

- Fisioterapia em Quiropraxia;

- Fisioterapia em Respiratória;

- Fisioterapia em Saúde da Mulher;

- Fisioterapia em Terapia Intensiva;

- Fisioterapia Esportiva;

- Fisioterapia Dermatofuncional;

- Fisioterapia do Trabalho;

- Fisioterapia Neurofuncional;

- Fisioterapia Oncológica;

- Fisioterapia Traumato-Ortopédica.

 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no seguinte endereço: http://www.aocp.com.br/

 

 

 

3. Saúde Pública é tema da Campanha da Fraternidade

Ministro Alexandre Padilha prestigiou o lançamento do evento promovido Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou, nesta quarta-feira (22), da cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade de 2012, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste ano, a campanha tem como tema a “Fraternidade e Saúde Pública “e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

Padilha destacou a escolha do tema pela Igreja Católica, ressaltando que a reflexão do assunto durante a quaresma vai provocar o debate entre a sociedade.  “O SUS só é capaz de tomar passos concretos, que enfrente as desigualdades sociais do nosso país, quando o conjunto da sociedade brasileira abraça a ideia de uma saúde com acesso a todos”, ressaltou.

Durante o evento, o ministro citou os avanços na área da saúde pública, lembrando que o Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu o desafio de ter um sistema universal público e gratuito. “O SUS é hoje a única porta aberta na urgência e emergência para 145 milhões de brasileiros, sendo que uma população bem maior é beneficiada com ações de vigilância sanitária”, ressaltou, destacando como exemplo as campanhas de vacinação, promovidas pelo Ministério da Saúde.

CAMPANHA - O texto da campanha da fraternidade enumera alguns desafios a serem enfrentados pelo sistema, especialmente com relação ao acesso – com a melhoria no atendimento – e o financiamento da saúde.  “São significativos as conquistas verificadas nas últimas décadas na área da saúde pública, como a redução da mortalidade infantil, a erradicação de doenças infecto-parasitárias e o tratamento da aids, que conta com um sistema elogiado internacionalmente”, observou o secretário Geral da CNBB, bispo Leonardo Ulrich Steiner. Ele explicou que, com a campanha da fraternidade a Igreja quer sensibilizar a todos (sociedade e autoridades) sobre os problemas que o setor ainda enfrenta.

Por Mauren Rojahn, da Agência Saúde – ASCOM/MS 

 

4. Ministério da Saúde prevê que 2011 terá a maior redução da mortalidade materna nos últimos 10 anos

Primeiro semestre de 2011 teve 705 óbitos relacionados a causas obstétricas, o que representa queda de 19% em relação ao mesmo período de 2010.

O Brasil deve registrar, com base nos dados de 2011, a maior redução na mortalidade materna dos últimos dez anos. No primeiro semestre do ano passado, foram notificados 705 óbitos por causas obstétricas, o que representa queda de 19% em relação ao mesmo período de 2010, quando foram registradas 870 mortes. O balanço foi apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (23).

Por Tinna Oliveira e Débora Pinheiro, da Agência Saúde.

 

5. Eventos

VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras

I Simpósio Internacional Wound Care

10 a 13 de outubro de 2012

Hotel Majestic Palace - Florianópolis -SC

www.cbqueimaduras.com.br

 

3 a 7. 09.2012 – Local: Isla de Margarita - Venezuela

III Congresso da WCPT-SAR 2012

III Congresso Venezuelano de Fisioterapia

IV Encontro Latinoamericano de Acadêmicos - CLADEFK

Informações: http://wcptsar2012.jimdo.com/comit%C3%A9-cient%C3%ADfico/

 

IV Congresso Brasileiro de Fibrose Cística

02 a 05.05.2012 - Local: Florianópolis - SC

 

I Congresso Sul Brasileiro de Fisioterapia Hospitalar 2012

25 a 27.10.2012

Maringá-PR

Informações: www.associacaodefisioterapia.cpm.br

 

 

6. Comissão de Interiorização do CREFITO-10 em visita

 

No último dia 17 de fevereiro a Comissão de Interiorização do CREFITO-10 esteve com o Fisioterapeuta e Vereador de Blumenau Dr. Marcelo Schrubbe, na Câmara de Vereadores, onde o mesmo apresentou a sua dinâmica de trabalho, expôs seus projetos futuros e sua contribuição na articulação da PL do Ato Médico junto aos Senadores da República, principalmente com o Ex-Governador e atual Senador Luis Henrique da Silveira.

A Comissão ainda visitou a Dra. Adriana Simas, fisioterapeuta na cidade de Taió.

 

   

 

 

7. Conselho Nacional de Saúde elege novo Presidente e Mesa Diretora

 

No último dia 14 de fevereiro, foi realizada a eleição para presidente e mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O COFFITO participou da comissão eleitoral.  

O atual Presidente, ministro Alexandre Padilha, foi reeleito com 34 votos contra 12, do adversário José Marcos de Oliveira, conselheiro e representante do Movimento Nacional de Luta Contra a Aids.  

Na ocasião, foram eleitos pelo segmento dos usuários, os quatro representantes para a mesa diretora - Jurema Werneck, representante da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras; Jorge Alves de Almeida Venâncio, representante da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil; Marisa Furia Silva, representante da Associação Brasileira de Autismo; e Clóvis Adalberto Bonfleur, representante da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.

 

Jurandi Frutuoso foi eleito conselheiro, representando o segmento dos gestores. Francisco Batista Júnior e Alcides Silva de Miranda foram eleitos representando o segmento dos gestores e profissionais de saúde. O Presidente eleito também fará parte da mesa diretora.

 

Polêmica na eleição dos representantes do segmento dos trabalhadores

 

Três candidatos se inscreveram para as duas vagas do segmento dos trabalhadores da saúde na mesa diretora: Alcides Silva de Miranda, representante do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes); Francisco Batista Júnior, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social /Central Única dos Trabalhadores - CNTSS/CUT; e Ruth Ribeiro Bittencourt, representante do Conselho Federal de Serviço Social.

Após iniciado o processo eleitoral, a conselheira Ruth Bittencourt retirou sua candidatura em favor do conselheiro Francisco Júnior. Houve polêmica entre os conselheiros sobre a possibilidade de retirada da candidatura, e por fim a Comissão Eleitoral entendeu que a renúncia era extemporânea. A votação seguiu e teve o seguinte resultado: Alcides Silva de Miranda – 34 votos; Francisco Batista Júnior – 19 votos; e Ruth Bittencourt – 5 votos.

Alcides Silva de Miranda e Francisco Batista Júnior completam então a mesa diretora do CNS.

 

Fonte: http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=2188&psecao=7

 

 

 

8. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

9. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

 

 Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10