Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 26 de março de 2012 | Número 127

 

1. CREFITO-10 participa de reunião com o Tribunal Federal da 4ª Região - TRF-4 em Porto Alegre - RS

 

O Diretor Tesoureiro do CREFITO-10 Dr. Rômulo Nolasco de Brito, acompanhado do Procurador Jurídico do CREFITO-10, Dr. Rafael Meneses, representaram o Conselho em reunião em Porto Alegre, no último dia 19, que teve como tema central o estudo da viabilidade de realizar “Mutirões Conciliatórios”.

 

O Sistema de Conciliação – Sistcon, da 4ª Região está discutindo com os Conselhos Profissionais a necessidade de organizar mutirões conciliatórios. Os objetivos são otimizar e unificar procedimentos, a fim de reduzir o acervo de ações de Execução Fiscal no âmbito da Justiça Federal. A primeira reunião que tratou desta possibilidade ocorreu na última segunda-feira (19/3), no auditório do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.

A proposta dos mutirões conciliatórios para os Conselhos que representam as categorias profissionais foi feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a partir de uma reunião, em Brasília, realizada no final de fevereiro. “Só na 4ª Região, há 91.749 processos envolvendo Conselhos Profissionais. É um número muito elevado”, salienta o desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz, coordenador geral do Sistcon.

Conforme o desembargador, a maioria dessas ações é pouco expressiva, mas tende a acumular os escaninhos da Justiça. “Por isso, pretendemos estabelecer também estratégias para os processos futuros, o que chamamos de conciliação pré-processual’’, concluiu.


Parceria para a conciliação

O presidente nacional do Fórum dos Conselhos Profissionais, José Augusto Viana Neto, ressaltou que os Conselhos estão dispostos a firmar parceria com o tribunal para esses multirões. “O maior objetivo é encontrar mecanismos para essa conciliação, pois quem ganha também é a sociedade, já que assim desafogaremos os tribunais”. Já o representante da OAB/RS, Julio Cesar Carpani, afirmou que a entidade estará à disposição para auxiliar com seus advogados as entidades que necessitarem.

Participaram da reunião os juízes federais Jurandi Borges Pinheiro e Hermes Siedler da Conceição Jr., do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) no RS; e Eduardo Didonet Teixeira, do Cejuscon de SC; além de magistrados que atuam em varas de execuções fiscais e mais de 100 representantes de Conselhos Profissionais. 

A previsão é de que serão realizados mais quatro encontros. Com os resultados obtidos, o CNJ deverá formalizar um cronograma de trabalho para viabilizar os mutirões. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4.

 

Dr. Rômulo Nolasco de Brito – Diretor Tesoureiro CREFITO10

 

2. Sistema COFFITO/CREFITOs elege administração do Conselho Federal para o próximo quadriênio

 

Aconteceu nessa quarta feira, dia 21 de março na sede do COFFITO em Brasília a escolha da equipe que formará o novo colegiado do COFFITO 2012-2016.

Atendendo aos dispositivos legais, os delegados eleitores compareceram e após escrutínio, elegeram por 12 votos a favor e uma abstenção a Chapa-1 Dignidade e Valorização Profissional.

Reconhecendo  a legitimidade e regularidade da Chapa-1 Dignidade e Valorização Profissional.

Componentes:

Membros Efetivos:

Dr. Roberto Mattar Cepeda - CREFITO-8 no- 6036-F,

Dra. Luziana Carvalho de Albuquerque Maranhão - CREFITO-1 no- 1067-TO,

Dra. Elineth da Conceição da Silva Braga - CREFITO-12 no- 19958-F,

Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva -CREFITO-9 no- 15728-F,

Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima- CREFITO-8 n° 3907-TO,

Dr. Wilen Heil e Silva - CREFITO-2 no-28007-F,

Dr. Marcelo Renato Massahud Júnior - CREFITO-4 no- 60044-F,

Dra. Patrícia Rossafa Branco - CREFITO-8 no-29271-F,

Dr. Leonardo José Costa de Lima - CREFITO-3 no-1257-TO

 

Membros Suplentes:

Dr. Ricardo Lotif Araújo - CREFITO-6 no- 33481-F,

Dr. Glademir Schwingel- CREFITO-5 no- 15500-F,

Dr. José Wagner Cavalcantimuniz - CREFITO-12 no- 9860-F,

Dr. Augusto Cesinando Carvalho- CREFITO-3 no- 6076-F;

Dra. Fernanda Vieira Guimarães Torres - CREFITO-10 no- 22007-F,

Dra. Ana Rita Costa de Souza Lobo Braga - CREFITO-11 no- 6723-TO,

Dr. Cleber Murilo Pinheiro Sady - CREFITO-7 no- 5773-F,

Dra. Maria Luiza Vautier Teixeira - CREFITO-8 no- 786-TO,

Dra. Maria Severa de Vasconcelos Alcantra - CREFITO-12 no 3473-TO.

    

Colégio Eleitoral

Colégio Eleitoral

Colégio Eleitoral

Delega Eleitora do CREFITO-10 assinando a ata do processo eleitoral COFFITO 2012-2016.

Presidente COFFITO Dr. Roberto Cepeda comentando sobre o processo eleitoral e o resultado das eleições, que culminou com a eleição da Chapa1 (única) por unanimidade dos votos sendo 12 votos favoráveis e 1 abstenção.

Delegados Eleitores da esquerda para direita em pé: CREFITO´s 5, 4, 2, 11, 13, 9, 8, 7, 1, 6, 3, sentadas, a esquerda CREFITO 10 e a direita CREFITO12, ao centro em pé Dr. Roberto Cepeda e sentada Dra. Perla, que presidiu os trabalhos do Colégio Eleitoral.

 

3- Nova administração do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional tem uma Catarinense em seu colegiado

 

A Dra. Fernanda Simões Vieira Guimarães Torres, que é Fisioterapeuta, Professora Efetiva do Curso de Fisioterapia da UDESC, Diretora Secretária da Associação de Fisioterapeutas do Brasil – AFB, Secretária do Comitê Executivo da Confederação Latino Americana de Fisioterapia e Kinesiologia – CLAFK e Confederação Mundial de Fisioterapia – Região Sul Americana – WCPT-SAR, acaba de eleger-se também como Conselheira Suplente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO.

 

O CREFITO-10 parabeniza à Dra. Fernanda Simões Vieira Guimarães Torres pela conquista, uma vez que esta será a primeira vez na história do CREFITO-10 que um Catarinense, neste caso uma Catarinense figurará entre os membros da equipe eleita para conduzir o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no próximo quadriênio.

 

Administração – CREFITO-10

 

4. CREFITO-10 se reunirá com profissionais pelo Estado

 

A atual administração do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região - CREFITO-10, convida os profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais para participar de reuniões nas seguintes cidades de Santa Catarina, a seguir:

 

Tubarão: dia 19 de abril de 2012, às 19:00 horas, no Art Hotel, Av. Marcolino Martins Cabral, No. 682, Centro.

 

Araranguá: dia 20 de abril de 2012, às 19:00 horas, no Hotel Morro dos Conventos, Av. Atlântica, No. 480, Morro dos Conventos.

 

Lages: dia 27 de abril de 2012, às 19:00 horas, no MAP Hotel, Rua. Hercílio Luz, No. 522, Centro.

 

Brusque: dia 01 de junho de 2012, às 19:00 horas, no Monthez Hotel & Eventos, Rod. Antonio Heil, KM 29, Centro.

 

Joinville: dia 04 de maio de 2012, às 19:00 horas, no Bourbon Joinville Business Hotel , Rua. Visconde de Taunay, No. 275, Centro.

 

Com o objetivo de incentivar a efetiva participação de todos os profissionais nas definições de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Estado de Santa Catarina e informar as diversas ações realizadas até o momento por este Conselho, estamos divulgando a agenda de reuniões que deverão ocorrer no Estado agora no primeiro semestre de 2012, diz o Presidente do CREFITO-10.

 

Este tipo de reunião é muito importante para nós da administração, pois permite que tenhamos um retrato fiel da realidade das profissões nas mais diversas regiões do Estado e isto sem dúvida oxigena nossas ações completa o Presidente.

 

Esperamos a participação maciça de todos os profissionais destas regiões, pois estamos oferecendo uma oportunidade de discutirmos assuntos de todas as ordens, sendo este um espaço democrático onde o profissional poderá se aproximar do Conselho e efetivamente participar da tomada de decisões além de poder cobrar dos atuais administradores ações que por ventura tenham sido prometidas e não cumpridas, finaliza o Presidente que estará à frente de todas as reuniões.

 

Sandroval Francisco Torres

Presidente do CREFITO-10

 

5. UDESC terá o primeiro Fisioterapeuta Pró-Reitor de sua história

 

O Reitor eleito Antonio Heronaldo de Sousa e seu Vice, Marcus Tomasi, anunciaram, nesta terça-feira (20) dois novos pró-reitores e o chefe de gabinete do reitor, que assumirão os cargos no dia 11 de abril próximo.


O Professor Mayco Moraes será o 1º Fisioterapeuta a assumir o cargo de Pró-Reitor da UDESC.


Leo Rufato, professor do departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc (CAV), de Lages, irá assumir a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). Ao lado dele Mayco Moraes Nunes, professor do departamento de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), de Florianópolis, assume a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).


Também foi anunciada a nova chefia de gabinete do reitor. Quem assumirá o cargo é Valter Becegato, professor do departamento de Engenharia Ambiental, também do CAV.

 

Momento do anúncio dos novos componentes que estarão a frente da Reitoria da UDESC – Em conversa com os funcionários e componentes da PROEX

 

 

Professores do CEFID, Elisabete Maria de Oliveira – Fisioterapeuta, Mayco Moraes Nunes – Fisioterapeuta e futuro Pró-Reitor da Proex, Antonio Heronaldo de Sousa – Reitor eleito, Valter Becegato – Chefe de Gabinete do Reitor, Marino Tessari – Educador Físico, Juliano Tibola – Fisioterapeuta, Fernanda Guimarães Torres – Fisioterapeuta.

O CREFITO-10 parabeniza a nova gestão da UDESC, em especial ao novo Pró-Reitor da UDESC Professor Mestre Mayco Moraes Nunes, por esta importante conquista para a Fisioterapia do Estado de Santa Catarina, ao posso que deseja uma administração pautada no trabalho sério e voltada ao bem comum.

Sem dúvida nenhuma estou muito feliz afirma o Presidente do CREFITO-10 (que também é professor do Curso de Fisioterapia da UDESC e foi professor do novo Pró-Reitor), pude assistir ao longo de pouco mais de uma década, um jovem aluno se tornar profissional, professor, coordenador de curso, chefe do departamento e agora aos 34 anos de idade e com 12 anos de formado ocupar um cargo de suma importância e de grande responsabilidade junto a Universidade que se graduou como Fisioterapeuta.

 

6. III Ciclo de Palestras: o terapeuta ocupacional: competências e atribuições

Promoção: Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais, Regional Santa CatarinaAbrato-SC
O  terapeuta ocupacional: competências e atribuições : dos aspectos Éticos a Prática no campo das adaptações;

Dra Cristiane Schmeling, terapeuta ocupacional membro da comissão de Ética do CREFITO-10.

O  terapeuta ocupacional: competências e atribuições: nos Núcleo de Apóio a Saúde da Família – NASF, Dra. Paula Agnolin, terapeuta ocupacional do NASF de Bento Gonçalves/RS. 

Assembléia Anual da Associação : Meta discutir e planejar as diretrizes da associação para o Ano de 2012.

Data: 31 de Março de 2012  Horário: 8hs30min às 17hs30min
Outras informações: abrato-sc@hotmail.com

 

7. Município de Palhoça é Referência em Fisioterapia

  
Em dois anos, Município diminuiu 80% da fila de espera, adquiriu novos equipamentos, multiplicou os centros de atendimento e o número de profissionais.

 

A Fisioterapia pública de Palhoça passou, nos últimos dois anos, por uma verdadeira revolução. Até 2010, a lista de espera para atendimentos tinha cerca de 4.000 pessoas. De outubro deste ano até hoje, a fila de espera diminuiu para 20% deste valor, cerca de 800 pessoas.

Para o Diretor de Média Complexidade do Município, Gean Carlos Medeiros, este número - que ainda é alto - se deve, principalmente, ao grande aumento da demanda: “Recentemente o governo estadual rompeu o convênio com a Unimed e o novo plano de saúde dos funcionários estaduais tem pouquíssimas clínicas de Fisioterapia cadastradas. Estes funcionários passaram, então, a usar a rede pública”, explica, afirmando que este é um dos tratamentos mais procurados.

A lista de espera, no entanto, está bem menos grave. Atualmente, existe uma Coordenadora que também é Fisioterapeuta e estuda os casos, estabelecendo uma ordem de prioridades.

Laia a matéria na íntegra: http://www.palhocense.com.br/on-line/geral/palhoca-e-referencia-em-fisioterapia-publica-1.1061143

Texto: Maria Julia Manzi

 

8. Nova Diretoria do CREFITO-3 é empossada

Na noite desta quinta-feira (22), os membros da Chapa 2 – Movimento Crefito-3 para os Profissionais – tomaram posse em sessão plenária na sede do Crefito-3, nos termos do Acórdão nº 279, de 22 de março de 2012. A Chapa 2 foi a vencedora do pleito eleitoral que aconteceu em janeiro deste ano.

A Plenária foi presidida pelo então diretor-tesoureiro em exercício da presidência, Dr. Elias Ferreira Porto, que deu posse aos novos conselheiros. Estavam presentes Dr. Reginaldo Antolin Bonatti, Dr. Mario Cesar Guimarães Battisti, Dra. Amélia Pasqual Marques, Dra. Regina Aparecida Rossetto Guzzo, Dra. Danielle dos Santos Cutrim Garros, Dra. Anice de Campos Pássaro, Dr. Edson Stefani, Dra. Sílvia Pereira Barros, membros da Chapa 2, entre outros profissionais.

"Nosso compromisso de campanha está em pé e vai ser cumprido, que é a administração participativa. Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional tendo aqui a casa aberta. Neste momento histórico nós estamos devolvendo a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional para o Estado de São Paulo", disse Dr. Reginaldo Antolin Bonatti, representante da Chapa 2.

A sessão foi encerrada com a entrega do termo de posse.

Fonte: www.crefitosp.gov.br

O CREFITO-10 parabeniza aos novos Conselheiros do CREFITO-3 pela posse, desejando a todos uma administração profícua.

Administração – CREFITO-10

9. CREFITO-10 participa de Inauguração do Centro de Saúde de Coqueiros – Florianópolis

 

Dr. Michel Castro – Fisioterapeuta e membro da Comissão de Sindicância do CREFITO-10 Representou o Presidente do CREFITO 10, Dr. Sandroval Torres, na Inauguração do novo Posto de Saúde de Coqueiros no último dia 23 de março, dia em que o Município de Florianópolis comemorou 286 anos. Na foto com os Fisioterapeutas Dra. Camila Pichetti e Dr.Rodrigo Knabben – Fisioterapeuta do Município de Florianópolis..

 

10. CREFITO-10 acompanha ativamente a tramitação do PL do Ato Médico em Defesa da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

 

Participe você também dessa campanha, envie mail aos Senadores da República, insira nas suas redes sociais seu descontentamento, converse com seus pacientes, estudantes, com a população em geral.

A hora é agora, vamos lutar!

11. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10