Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 02 de abril de 2012 | Número 128

 

 

1. Nota de Esclarecimento do CREFITO-10 sobre a Acupuntura

 

O CREFITO-10 comunica que nenhum profissional fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional devidamente capacitado do Estado de Santa Catarina será impedido de praticar a acupuntura.

 

Este comunicado está sendo expedido, em razão da divulgação de decisão do TRF1 que impediria o exercício profissional da medicina por profissionais não médicos.

 

A decisão referida em matéria jornalística sequer foi publicada, ou possui validade no mundo jurídico e, quando vier a ser publicada, será objeto das medidas judiciais cabíveis pelo Conselho Federal, ao qual o CREFITO-10 prestará toda a colaboração necessária.

 

Orienta-se que qualquer profissional que tenha impedido o exercício de sua profissão, entre imediatamente em contato com o CREFITO-10.

 

 

Atenciosamente,

 

Sandroval Francisco Torres

Presidente do CREFITO-10

 

2. Atenção Profissionais!! CREFITO-10 se reunirá com profissionais pelo Estado

 

A atual administração do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região - CREFITO-10,convida os profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais para participar de reuniões nas seguintes cidades de Santa Catarina, a seguir:

 

Tubarão: dia 19 de abril de 2012, às 19:00 horas, no Art Hotel, Av. Marcolino Martins Cabral, No. 682, Centro.

 

Araranguá: dia 20 de abril de 2012, às 19:00 horas, no Hotel Morro dos Conventos, Av. Atlântica, No. 480, Morro dos Conventos.

 

Lages: dia 27 de abril de 2012, às 19:00 horas, no MAP Hotel, Rua. Hercílio Luz, No. 522, Centro.

 

Brusque: dia 01 de junho de 2012, às 19:00 horas, no Monthez Hotel & Eventos, Rod. Antonio Heil, KM 29, Centro.

 

Joinville: dia 04 de maio de 2012, às 19:00 horas, no Bourbon Joinville Business Hotel , Rua. Visconde de Taunay, No. 275, Centro.

 

Com o objetivo de incentivar a efetiva participação de todos os profissionais nas definições de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Estado de Santa Catarina e informar as diversas ações realizadas até o momento por este Conselho, estamos divulgando a agenda de reuniões que deverão ocorrer no Estado agora no primeiro semestre de 2012, diz o Presidente do CREFITO-10.

 

Este tipo de reunião é muito importante para nós da administração, pois permite que tenhamos um retrato fiel da realidade das profissões nas mais diversas regiões do Estado e isto sem dúvida oxigena nossas ações completa o Presidente.

 

Esperamos a participação maciça de todos os profissionais destas regiões, pois estamos oferecendo uma oportunidade de discutirmos assuntos de todas as ordens, sendo este um espaço democrático onde o profissional poderá se aproximar do Conselho e efetivamente participar da tomada de decisões além de poder cobrar dos atuais administradores ações que por ventura tenham sido prometidas e não cumpridas, finaliza o Presidente que estará à frente de todas as reuniões.

 

3. FCEE reconhece a autonomia profissional de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

 

Após receber impugnação do CREFITO-10 ao edital do concurso público em andamento, a Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE manifestou-se reconhecendo "as atribuições do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional explicitadas no edital (...) não condicionam a atuação desses profissionais ao diagnóstico médico e tão pouco limitam sua atuação. (...) Desta maneira, não desrespeitam os preceitos legais, mas valorizam as relações interdisciplinares e o trabalho dos demais membros da equipe de saúde da instituição".

O ofício encaminhado pela FCEE destacou, ainda, a atenta vigilância que o CREFITO-10 exerce na defesa dos interesses das importantes categorias que tão bem representa. Considerando que a resposta à impugnação integra o processo administrativo do concurso público em epígrafe, o CREFITO-10 entende que a dúvida relativa ao edital foi sanada e respeitados os direitos e prerrogativas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

 

4- Ações da Comissão de Interiorização do CREFITO-10

 

A Comissão de Interiorização, composta pelo Dr. Marcos Maximiliano Boscatto e Dr. Irineu Jorge Sartor, nos últimos dias esteve presente nas cidades de Trombudo Central, Agrolândia, Atalanta, Rio do Oeste, Laurentino, Ibirama, Lontras, Pouso Redondo, Videira, Pinheiro Preto, Herval D'Oeste, Joaçaba e Catanduvas. O objetivo das visitas foi a conscientização dos profissionais e multiplicar cartazes da Campanha Profissional Registrado.

 

Dra. Erli Brunetto - Herval D Oeste

Dra. Ligia Cristiane Grabner, Secretaria de Saúde de Agrolândia

Dr.Gizomar L. Gazzoni, fiioterapeuta e vereador pelo município de Vargem Bonita e Dr. Gabriel Spader - Catanduvas

Dr Liandro Luiz Dellagiustina, Secretaria de Saúde, Lontras

Dra. Edna Koch Dotta e Dra.Dulce Paloschi - Treze Tílias

Dr. Felipe Roberto Vivan,  Pouso Redondo

Dra. Keila Karloh, Dra. - Herval Oeste

Dr. Marcus Emilio Hauschild, Pouso Redondo

Dra. Daiani Pincegher - Rio do Oeste

Sr. Dieter Prochnow, Secretario Saúde, Dr. Geraldo Beims, fisioterapeuta Secretaria de Saúde de Trombudo Central

Dra. Tatiana Melina Oliveira, Hospital Waldomiro Colautti, de Ibirama

Dra. Thamires Cristofolini de Laurentino

 

5. CREFITO-10 em Defesa da Terapia Ocupacional

 

O CREFITO-10 impugnou o edital do concurso púbico movido pela Prefeitura de Papanduva, que previa, entre as atribuições do cargo de psicólogo, fazer terapia ocupacional.

Considerando que a Terapia Ocupacional é uma profissão autônoma e reconhecida por lei, o CREFITO-10 impugnou referido edital, solicitando a retirada dessa atribuição do cargo de psicólogo. Aguardaremos o retorno da Prefeitura de Papanduva, para tomar outras medidas, caso necessário.

Estamos atentos para as violações aos direitos dos terapeutas ocupacionais. Se você tiver notícia de alguma violação, denuncie.

  

 

 

 

6. CREFITO-10 divulga e convida os profissionais a participarem de pesquisa

 

Está sendo realizado uma pesquisa sobre “ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS RELACIONADOS AO ESTRESSE E A SÍNDROME DE BURNOUT EM FISIOTERAPEUTAS NO BRASIL” que faz parte da tese de doutorado do programa de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como doutoranda Ms.Tatiane Lima de Araújo Silva (fisioterapeuta - CREFITO 46818-F) e orientador Dr. João Carlos Alchieri (psicólogo).

Este estudo será realizado em todo território brasileiro e tem por objetivo avaliar os aspectos socioeconômicos e demográficos relacionados ao estresse e a Síndrome de Burnoutem fisioterapeutas, bem como Identificar a prevalência do estresse e do Burnout, tendo sido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sob o CAAE 0551.0.133.000-09.

A coleta de dados será feita pela internet, é necessária sua parceria na pesquisa.

Acesse o link abaixo e participe!! https://sites.google.com/site/pesquisaemfisioterapia/ 

 

7. Curso de Fisioterapia da FACVEST realiza Semana Acadêmica

 

O Curso de Fisioterapia da FACVEST de Lages realizou Semana Acadêmica e contou com a participação do Vereador e Fisioterapeuta Marcelo Schrubbe, de Blumenau que proferiu palestra intitulada.. “O que a Fisioterapia tem a ver com a Política no Brasil “.

 

   

 

8. Nova Diretoria da AFB é empossada no Rio de Janeiro

Na noite desta sexta-feira (30), os membros da Associação de Fisioterapeutas do Brasil – AFB – tomaram posse no Hotel Widsor Excelsior, na cidade do Rio de Janeiro, na presença de inúmeras entidades representativas da Fisioterapia.

Denise Flávio de Carvalho Botelho Lima é a nova Presidente da AFB, a primeira mulher Presidente da entidade. No dia seguinte a posse os novos dirigentes da AFB reuniram-se para realizar uma avaliação e planejamento das próximas ações da entidade. O CREFITO-10 parabeniza aos novos componentes da AFB pela posse, desejando a todos uma administração profícua.

  

 

Site da AFB: http://www.afb.org.br/

9. CREFITO-10 acompanha ativamente a tramitação do PL do Ato Médico em Defesa da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

 

Participe você também dessa campanha, envie mail aos Senadores da República, insira nas suas redes sociais seu descontentamento, converse com seus pacientes, estudantes, com a população em geral.

A hora é agora, vamos lutar!

 

10. CREFITO-10 participa do 1º. Fórum pelo Resgate da Valorização e Dignidade da Fisioterapia e Terapia Ocupacional do CREFITO-1

 

O CREFITO-10 parabeniza o Presidente do CREFITO-1, Dr. Silano Barros e seu Colegiado pela iniciativa.

 

 

11.Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10