Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 16 de abril de 2012 | Número 131

 

 

1. Abril - CREFITO-10 estará em Tubarão, Araranguá e Lages em reunião com profissionais.

 

A atual administração do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região - CREFITO-10, convida os profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais para participar de reuniões nas seguintes cidades de Santa Catarina, a seguir:

 

Tubarão: dia 19 de abril de 2012, às 19:00 horas, no Art Hotel, Av. Marcolino Martins Cabral, No. 682, Centro.

 

Araranguá: dia 20 de abril de 2012, às 19:00 horas, no Hotel Morro dos Conventos, Av. Atlântica, No. 480, Morro dos Conventos.

 

Lages: dia 27 de abril de 2012, às 19:00 horas, no MAP Hotel, Rua. Hercílio Luz, No. 522, Centro.

 

 

Esperamos a participação maciça de todos os profissionais destas regiões, pois estamos oferecendo uma oportunidade de discutirmos assuntos de todas as ordens, sendo este um espaço democrático onde o profissional poderá se aproximar do Conselho e efetivamente participar da tomada de decisões além de poder cobrar dos atuais administradores ações.

 

 

 

2. Vem o I Fórum Sul Brasileiro de Terapia Ocupacional

 

3. CREFITO-10 realizou o VI Fórum de Associações de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Santa Catarina

 

Aconteceu no último dia 13 o VI Fórum de Associações de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Santa Catarina  na cidade de Florianópolis.

Na pauta do Fórum estavam assuntos como: Projetos de Lei - Ato Médico, Quiropraxia e Acupuntura; Prova de Especialidades; Encontro Estadual das Associações de Santa Catarina; Plano de Saúde SC Saúde e Resumo das Ações do CREFITO-10.

 

  

 

 

4. Sistema COFFITO-CREFITO’s reuniu-se no último dia 14 em Brasília

 

Aconteceu no último dia 14 em Brasília – DF uma reunião entre o COFFITO e os CREFITO’s.

Com o objetivo de discutir os principais problemas e dificuldades enfrentadas pelo Conselho Federal e Regionais, a reunião que durou o dia todo, serviu para que em conjunto, o Sistema COFFITO-CREFITO’s traçasse estratégias para serem efetivadas tanto em âmbito regional como federal. Com certeza, este tipo de reunião permite bons avanços, pois quando nos unimos otimizamos tempo e energia e isso é de fundamental importância, afirma o Presidente do CREFITO-10.

 

 

 

 

 

5. Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais comemoram mais uma conquista em relação à tramitação do PL que dispõe sobre o Piso Salarial

 

Brasília, 11 de abril de 2012 - O Projeto de Lei nº. 5979 de 2009, que dispõe sobre o piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais foi aprovado hoje, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, sob a relatoria da deputada Gorete Pereira, que é fisioterapeuta.

O PL é de autoria do deputado Mauro Nazif (PSB-RO) e pretende fixar o piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em R$ 4.650,00. O valor deverá ser corrigido, desde agosto de 2009 e a partir da vigência da nova legislação, será corrigido, anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O projeto foi aprovado, anteriormente, pela Comissão de Seguridade Social e Família e ainda passará pela Comissão de Finanças e Tributação e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, posteriormente, será remetido à tramitação no Senado. Fonte: COFFITO.

 

6. AFITO Costa Esmeralda convida para X Encontro dos Amigos de Itapema

 

A Associação dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais da Costa Esmeralda (AFITO COSTA ESMERALDA) vem por meio deste, fazer o convite para os profissionais participarem do X Encontro dos Amigos de Itapema, no dia 28 de abril de 2012. Este evento tem por objetivo, a confraternização entre a população de Itapema. E nós da AFITO COSTA ESMERALDA, reservamos um espaço no evento para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Informações: Presidente: Dr. Fabrício Fontana   Contato:  fabriciogfontana@yahoo.com.br

 

 

 

7.  ABRATO participa da 30ª Reunião do Conselho da Federação Mundial dos Terapeutas Ocupacionais – WFOT

 

Ocorrida de 25 a 30 de março de 2012 em Taipei – Taiwan, a reunião do Conselho da Federação Mundial dos Terapeutas Ocupacionais acontece a cada dois anos para debater as políticas internacionais da Terapia Ocupacional, eleger as prioridades de ação da entidade junto a organismos internacionais como Organização Mundial da Saúde - OMS, Nações Unidas – ONU, Organização Internacional do Trabalho – OIT, dentre outras, além de aprovar posicionamentos da entidade sobre temas de importância mundial que impactam a Terapia Ocupacional.

Como exemplo destes posicionamentos, foram aprovados documentos que nortearão a Colaboração Internacional em Pesquisas em Terapia Ocupacional; Reabilitação Vocacional; Atividades da Vida Diária; Sustentabilidade Ambiental: práticas sustentáveis na Terapia Ocupacional; Competências da Terapia Ocupacional; e Designe Universal, que logo estarão disponíveis no site da WFOT (www.wfot.com) podendo ser acessadas pelos profissionais que forem sócios de suas Associações Nacionais (no caso do Brasil sócios de suas Associações Estaduais ou diretamente da ABRATO) e ser sócio individual da WFOT, o que lhes fornece login e senha pessoais para acesso a diversos documentos importantes produzidos e chancelados por todas as Associações Nacionais componentes da WFOT. A participação do Delegado da ABRATO junto a WFOT, permitindo a Terapia Ocupacional brasileira ser representada e participar das tomadas de decisão nestes importantes documentos e em todos os debates lá gerados, foi oportunizada graças à contribuição de alguns indivíduos e organizações da sociedade civil (Associação Fluminense de Amparo aos Cegos – AFAC e ABRATO-SC) e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO-10. A soma destas contribuições e a crença na importância deste evento, e na importância da continuidade da contribuição do Brasil nas decisões de impacto mundial, concretizou esta participação que trouxe resultados também concretos para nós, terapeutas ocupacionais brasileiros, sendo o Brasil um dos países mais promissores para a Terapia Ocupacional segundo a WFOT, de tal forma que foi-nos feito o convite para participar de uma imersão junto ao Congresso da Associação Americana de Terapia Ocupacional – AOTA no final deste mês de abril, para uma capacitação em como a AOTA se relaciona com seus associados, profissionais e estudantes, lhes gerando benefícios e mantendo uma relação duradoura de associados em dia, não apenas circunstancial (pré-eventos) como acontece hoje na ABRATO, além de gerar elementos e parcerias que podem resultar numa qualificação ainda maior de nosso Congresso Brasileiro. Ou seja, esperemos grandes surpresas positivas do CBTO-2013 em Florianópolis-SC.

 

José Naum de Mesquita Chagas

Presidente da ABRATO - Delegado da ABRATO junto a WFOT

 

  

 

8.Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

9. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

 

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10