Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 23 de abril de 2012 | Número 132

 

 

1. Lages - Próxima reunião do CREFITO-10 com profissionais

 

 

Dia 27 de abril de 2012, às 19:00 horas, no MAP Hotel, Rua. Hercílio Luz, No. 522, Centro.

 

Esperamos a participação maciça de todos os profissionais destas regiões, pois estamos oferecendo uma oportunidade de discutirmos assuntos de todas as ordens, sendo este um espaço democrático onde o profissional poderá se aproximar do Conselho e efetivamente participar da tomada de decisões além de poder cobrar dos atuais administradores ações.

 

 

 

2. CREFITO-10 realizou reuniões com os Profissionais do Sul de Santa Catarina

 

Conforme amplamente divulgado em nosso informativo semanal e por carta aos profissionais da região sul, ocorreram nos dias 19 e 20 do corrente, dois encontros do CREFITO-10 com profissionais na região sul de Santa Catarina.

Dia 19 foi em Tubarão e dia 20 em Araranguá. Para o Presidente do CREFITO-10, estes são momentos de fundamental importância para a administração do CREFITO-10, pois proporcionam um contato direto com profissionais e suas realidades, possibilitando ações de maior impacto nessas regiões.

O Presidente agradece a participação dos profissionais que estiveram presentes e lembra a todos que o CREFITO-10 está sempre disposto a ouvir e discutir propostas assim como traçar ações de interesse geral.

 

Profissionais presentes na Reunião em Tubarão no dia 19 de abril

Profissionais presentes na Reunião em Araranguá no dia 20 de abril

 

3. 25 de Abril de 2012 – Audiência Pública sobre o PL do Ato Médico no Senado Federal

O Projeto de Lei do Ato Médico será novamente discutido em Brasília, desta vez na Comissão de Educação do Senado. O CREFITO-10 estará presente e não mediremos esforços para elucidar aos Senadores que este Projeto de Lei na forma com que está descrito, em nada melhorará a saúde do cidadão brasileiro e que ele não deve prosperar pois visa somente interesses corporativos.

Contudo, solicitamos a todos os profissionais e cidadãos interessados em salvaguardar seus direitos, que entrem em contato com os Senadores, via email ou da forma que entenderem melhor a fim de solicitar que estes ouçam os apelos dos profissionais realmente interessados em salvaguardar o direito do cidadão ao acesso pleno a saúde e acatem as sugestões para que este não se torne um marco negativo na história da Saúde Pública do Brasil.

Por fim, o Presidente do CREFITO-10 lembra que este Projeto de Lei tramita há uma década em nossas casas Legislativas e que durante esse período a população nunca sofreu por sua não aprovação, prova que este projeto é de interesse único e exclusivo do corporativismo e não da saúde do Brasileiro.

 

 

4. Fisioterapeuta participa do programa Fantástico



A fisioterapeuta Cristina Lopes Afonso, que já confirmou presença no Congresso Brasileiro de Queimaduras, de 10 a 13 de outubro, em Florianópolis, foi uma das personagens destacadas este mês no programa Fantástico, da Globo. Com atuação em Goiânia, a dra. Cristina passou por 24 cirurgias desde que sofreu queimaduras em 80% do corpo. Hoje, 26 anos mais tarde, ela comanda o Núcleo de Proteção aos Queimados, onde as vítimas de queimaduras participam de programas de reabilitação e reinserção social. A matéria do Fantástico pode ser assistida na íntegra neste link aqui <http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1679570-15605,00-MULHER+QUE+TEVE+CORPO+QUEIMADO+PELO+EX+REENCONTRA+PITANGUY.html> .

 

Fonte: SBQ

 

5. CNS - Conselho Nacional de Saúde faz recomendação sobre exercício da acupuntura

 

Nesta semana, o Conselho Nacional de Saúde recomendou aos gestores e prestadores de serviços de saúde que observem o caráter multiprofissional em todos os níveis de assistência na implementação de políticas ou programas de saúde referentes às práticas integrativas e complementares, como a acupuntura. “Na prática, não apenas médicos podem exercer a acupuntura. A contratação de forma multiprofissional é preconizada pela Política Nacional de Praticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde”, lembra o conselheiro nacional de saúde Wilen Heil e Silva, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

 

Para zelar pelo direito do usuário da saúde de acesso aos serviços envolvendo práticas integrativas e complementares, o CNS também recomendou aos conselhos estaduais e municipais de saúde que tomem as providências cabíveis para fazer valer a politica nacional.

 

A utilização da acupuntura no Brasil, nos últimos 26 anos, enquanto recurso terapêutico, além de seguir a legislação sanitária, é regulamentada e fiscalizada pelos conselhos profissionais (autarquias federais). Esses conselhos reconhecem a prática e a respectiva especialização profissional, nas quais são estabelecidos, por meio de resoluções específicas, critérios para garantir à população um tratamento ético e responsável. Com isso, esta prática está respaldada com segurança e eficácia. Ao recomendar que essas informações sejam amplamente divulgadas, também com o apoio das secretarias de saúde estaduais e municipais, o CNS pretende informar corretamente a população sobre o caráter multiprofissional da acupuntura e assim ampliar o acesso da população a esta prática.

 

Leia aqui, na íntegra a matéria: 

http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2012/19_abr_recomendacao_acupuntura.html

  

 

6. SBQ realiza mobilização contra o Álcool Líquido

 

O Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Queimadura, vem recebendo apoio de profissionais e entidades de todo o Brasil, que reiteram a validade do ofício enviado à deputada federal Sandra Rosado (PSB/RN), relatora na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania do Projeto de Lei no. 692, que restringe a venda de álcool líquido. A Deputada Sandra Rosado, que deu parecer contrário à proibição da venda de álcool líquido, cancelou a audiência com o cirurgião pediátrico e professor universitário Maurício Pereima, na qual o especialista, em nome da SBQ, solicitaria a revisão do parecer da deputada e a inclusão, neste Projeto de Lei, de alternativas seguras para a comercialização do álcool no Brasil. Leia mais sobre a carta de repúdio ao parecer da deputada aqui. <http://www.sbqueimaduras.com.br/sbq/2012/04/sociedade-brasileira-de-queimaduras-repudia-parecer-da-camara-dos-deputados/>

Fonte: SBQ

 

7. Fisioterapeuta da Fundação Catarinense de Educação Especial visita o CREFITO-10

Dr. Sandroval Presidente CREFITO-10 e

Dra. Juliana Gerente Fisioterapeuta da FCEE

 

Dra. Juliana Gerente, fisioterapeuta, Especialista e Mestre em Reabilitação Visual visitou o CREFITO-10 na última semana e foi recebida pelo Presidente do CREFITO-10.

Cabe destacar que a Dra Juliana é Fisioterapeuta da Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE e que nesta casa desenvolve um trabalho interessante e pioneiro em Santa Catarina com alunos portadores de alterações de visuais.

O Presidente agradece a visita e parabeniza a profissional pelo importante trabalho.

 

8.  CREFITO-10 participou da Posse do Novo Colegiado do CREFITO-3

 

Ocorreu na noite do último dia 20 na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo a cerimônia festiva de Diplomação dos novos Conselheiros do CREFITO-3.

 

Dr. Rômulo N. de Brito – Dir. Tesoureiro CREFITO-10, Dra. Lizete A. Jardim Vice Presidente CREFITO-10 e Dr. Reginaldo Bonatti Presidente CREFITO-3

Dr. Rômulo N. de Brito – Dir. Tesoureiro CREFITO-10, Dep. Luis Carlos Gondim e Dr. Reginaldo Bonatti - Presidente CREFITO-3

Dra. Fernanda Torres Representando a CLAFK e WCPT SAR, Dr. Reginaldo Bonatti Presidente CREFITO-3 e Dra. Denise Flávio Presidente da AFB

Dra. Fernanda Torres Representado a CLAFK e WCPT SAR Diplomando a Dra. Amélia P. Marques Vice Presidente CREFITO-3

Em pé, novos Conselheiros CREFITO-3

 

 

9. CREFITO-10 na Luta pelos Direitos dos Profissionais no Estado de Santa Catarina

 

Na semana passada, mais dois municípios tiveram que adequar seus editais de concursos por intervenção do CREFITO-10:

 

CAÇADOR: Muito embora tenhamos notificado o município em tempo, este entendeu por não atender nossa notificação onde solicitávamos a correção da carga horária oferecida em seu concurso para o Cargo de Fisioterapeuta, motivo pelo qual o CREFITO-10 representou o município na esfera judicial, que após analise dos autos, determinou o atendimento da Lei n. 8.856/94 que assegura a Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais  carga horária semanal de trabalho em 30 horas, assim, o município após notificado, tem prazo para atender a determinação do Juiz, caso contrário pagará multa diária até o cumprimento da determinação. Seguiremos acompanhando o cumprimento da determinação do Exmo Juiz Federal Carlos Felipe Komorowski.

 

Veja a sentença na íntegra no site do CREFITO-10

 

PAPANDUVAS: Ao percebermos que havia um erro na descrição das atividades do Profissional Psicólogo no Concurso do Município de Papanduvas, onde figurava como atividade do Psicólogo fazer “Terapia Ocupacional”, notificamos imediatamente o Município, esclarecendo que Terapia Ocupacional é uma Profissão de Nível Superior reconhecida por Lei e Normatizada pelo Sistema COFFITO/CREFITO´s, o Prefeito Municipal, Sr. Luiz Henrique Saliba, publicou o Decreto N. 2209, que exclui a Terapia Ocupacional como atribuição do Psicólogo. O CREFITO-10 parabeniza a ação rápida e eficaz da Prefeitura Municipal de Papanduvas e coloca-se a disposição.

 

Veja o decreto na íntegra no site do CREFITO-10.

 

10. Eventos:

 

I Fórum Sul Brasileiro de Terapia Ocupacional

Câmara de Vereadores de Joinville – SC

Av. Hermann August Lepper, 1100. Bairro: Saguaçu, Joinville – SC

Data: 25 e 26 de maio de 2012.

Inscrição: 1 kg de alimento não perecível.

Contato: sulbrasileiro.atorgs@gmail.com  e abrato-sc@hotmail.com

 

Congresso Brasileiro de Dermato Funcional

Realização: Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional – ABRAFIDEF

Data: 08 a 10 de novembro de 2012.

Local: Mar Hotel – Recife/PE

Inscrições: www.cbdermatofuncional.com.br


VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras

Data: 10 a 13 de Outubro de 2012.

Florianópolis – SC

Hotel Majestic

Inscrições e informações: http://www.cbqueimaduras.com.br/

 

Veja outros eventos no site do CREFITO-10.

11.Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

 

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10