Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 30 de abril de 2012 | Número 133

 

 

1. Joinville - Próxima reunião do CREFITO-10 com profissionais

 

Dia 04 de maio de 2012, às 19:00 horas, no Bourbon Joinville Business Hotel , Rua. Visconde de Taunay, No. 275, Centro. Esperamos a participação maciça de todos os profissionais destas regiões, pois estamos oferecendo uma oportunidade de discutirmos assuntos de todas as ordens, sendo este um espaço democrático onde o profissional poderá se aproximar do Conselho e efetivamente participar da tomada de decisões além de poder cobrar ações dos atuais administradores.

 

 

2. CREFITO-10 realizou reunião em Lages com os Profissionais

Conforme programado, ocorreu no dia 27 e um encontro do CREFITO-10 com profissionais de Lages e região.

O Presidente agradece em nome do CREFITO-10, a participação dos profissionais que estiveram presentes e lembra a todos que o CREFITO-10 está sempre disposto a ouvir e discutir propostas assim como traçar ações de interesse geral.

 

 

3. Metade das famílias se nega a doar órgãos de parentes

 

Quase a metade das 1.915 famílias consultadas para uma pesquisa não autorizou a doação de órgãos de parentes no ano passado.

É a primeira vez que a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos) informa esse dado. Antes, a entidade só divulgava quantos transplantes deixavam de ser feitos. De acordo com o estudo, 929 famílias (48,5%) negaram a doação.

No Maranhão foi onde houve mais negativas familiares -86,8% dos casos. Em seguida, a Bahia -64,4%. Segundo o presidente da ABTO, José Osmar Medina Pestana, a maioria das negativas ocorre porque a família não sabe se a vítima queria doar seus órgãos. No Brasil, as autorizações em documentos de identidade e carteiras de habilitação não valem mais.

 

Fonte: Informativo Eletrônico da SE/CNS para os conselheiros nacionais – Ano VI, Brasília, 23/04/2012.

 

4. AFITO – Costa Esmeralda participou do dia do Amigo de Itapema-SC

No último dia 28 a Associação dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais Costa Esmeralda participou do X Encontro dos Amigos do Município de Itapema, o evento tem como objetivo a confraternização de diversos segmentos da sociedade.

Segundo a Dra. Maristela Vieira, Terapeuta Ocupacional e Conselheira do CREFITO-10 que neste evento esteve representando o Presidente, o evento foi importante, pois além do clima descontraído que permeava todo o local, também houve oportunidade para divulgar a Fisioterapia e Terapia Ocupacional para a sociedade.

O CREFITO-10 parabeniza a AFITO - Costa Esmeralda pela iniciativa e coloca-se a disposição.

  

 

 

5. AFB inicia a organização do XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia

 

Nos últimos dias 26, 27 e 28 de abril a Associação de Fisioterapeutas do Brasil – AFB, CREFITO-6 e a Empresa de Eventos JZKennes estiveram em Fortaleza a fim de iniciar a organização da próxima edição do Congresso Brasileiro de Fisioterapia.

Visitas a hotéis, ao novo Centro de Convenções da bela cidade de Fortaleza, formação das comissões de trabalho, entre outras ações, foram a temática da visita.

Em breve estaremos disponibilizando o site do evento, aguardem e coloquem em seu calendário de eventos - Outubro de 2013 – XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia – Fortaleza – Ceará.

A Presidenta da AFB Dra. Denise Flavio, agradece a hospitalidade e o carinho recebido nessa primeira ação pró XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia – Fortaleza.

 

 

 

 

6. Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais, regional Santa Catarina – Abrato-SC

Convida os terapeutas ocupacionais a participar da I Mostra de trabalhos que acontecerá nos dia 25 e 26 de Maio durante a realização do I Fórum Sul Brasileiro de Terapia Ocupacional “Perspectivas e Olhares da Terapia Ocupacional para esta década” na Câmara de Vereadores de Joinville/SC.

Detalhes: abrato-sc@hotmail.com

 

7. Realizada Audiência Pública no Senado Federal sobre o PL do Ato Médico

 

2a Sessão Legislativa Ordinária da 54a Legislativa, 18a Reunião, Extraordinária, Comissão de Educação, Cultura e Esporte – CE, AUDIÊNCIA PÚBLICA:

Assunto/Finalidade: Instruir o substitutivo da câmara dos deputados ao projeto de lei do Senado n. 268, de 2002, que “dispõe sobre o exercício da Medicina”.

Observações: Autoria do requerimento n. 04/12-CE Senador Roberto Requião, Autoria do Requerimento n. 16/12-CE Senador Mozarildo Cavalcanti, Autoria do Requerimento n. 25/12-CE Senador Cássio Cunha Lima.

Convidados: Humberto Verona (CFP); Roberto Cepeda (COFFITO); Sílvio José Cecchi (CFBM); Antonio Augusto Garcia (CFN); Antonio Marcos Gomes (COFEN); Salomão Rodrigues Filho (Coord. da Comissão do Médico do Conselho Federal de Medicina – CFM).

O Senador Roberto Requião deu início à audiência pública, convocando os representantes supracitados a comporem a mesa. Cada um teve direito a 10 minutos para apresentação oral acerca do tema. Na sequência teve direito a fala o Senador Cássia Cunha Lima o qual enfatizou a defesa da multidisciplinaridade e da autonomia profissional. O Senador, ainda, questionou os representantes das autarquias quanto a possíveis divergências ao texto do projeto de lei, sendo que os mesmos ratificaram a questão do diagnóstico nosológico (CFN), aplicação de medicamentos e vacinas (COFEN), pareceres médicos que determinavam a prescrição de fisioterapia e que não há registro de acordo quanto o atual texto do projeto (COFFITO) e das consequências da aprovação do projeto de lei frente ao reconhecimento dos demais profissionais da saúde. A Senadora Ana Amélia Lemos cita a importância do relatório da Senadora Lucia Vânia e questiona ainda os representantes sobre outro projeto de lei acerca das convalidações de títulos de graduação obtidos fora do Brasil. O Senador Cássio Cunha Lima após um amplo debate sobre os pontos polêmicos do referido projeto encerra a sessão (a pedido do Senador Roberto Requião) enfatizando que está no aguardo do recebimento de possíveis contribuições/legislações das profissões pelos conselhos federais para elaboração do relatório final.

 

Dr. Rômulo Nolasco de Brito - Diretor-Tesoureiro do CREFITO-10

Dra. Marcia Andrea Fernandes - Diretora-Secretária do CREFITO-10

Dra. Denise Flávio Botelho Lima - Presidente da AFB

Dra. Rita de Cássia Paula Souza - Comissão de Ética e Deontologia da Fisioterapia do CREFITO-10

 


 

 

8. Encontro de Política de Desenvolvimento das Especialidades da Terapia Ocupacional do Crefito-5

 

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região realizará, nos dias 04 e 05 de maio de 2012, nas dependências do Ritter Hotel, Largo Vespariano J. Veppo, n° 55, bairro Centro, na cidade de Porto Alegre/RS, o Encontro de Política de Desenvolvimento das Especialidades da Terapia Ocupacional do Crefito5.

A Comissão de Especialidades do Crefito5, através do trabalho desenvolvido no Regional, constatou a necessidade de uma reunião ampla envolvendo o Sistema Coffito/Crefitos e as associações representativas dos Terapeutas Ocupacionais no país, com a intenção de aproximar as demandas de criação de parâmetros técnicos e apropriação das bases legais da terapia ocupacional, inclusive, já editadas através de resoluções emitidas pelo Coffito, para que a categoria profissional possa estabelecer estratégias para o desenvolvimento e incorporação das especialidades nas práticas dos profissionais e nos seus ambientes de atendimentos, seja no sistema de saúde, assistência ou educação.

 

Fonte: CREFITO-5

 

9. Eventos:

 

I Fórum Sul Brasileiro de Terapia Ocupacional

Câmara de Vereadores de Joinville – SC

Av. Hermann August Lepper, 1100. Bairro: Saguaçu, Joinville – SC

Data: 25 e 26 de maio de 2012.

Inscrição: 1 kg de alimento não perecível.

Contato: sulbrasileiro.atorgs@gmail.com  e abrato-sc@hotmail.com

 

Congresso Brasileiro de Dermato Funcional

Realização: Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional – ABRAFIDEF

Data: 08 a 10 de novembro de 2012.

Local: Mar Hotel – Recife/PE

Inscrições: www.cbdermatofuncional.com.br


VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras

Data: 10 a 13 de Outubro de 2012.

Florianópolis – SC

Hotel Majestic

Inscrições e informações: http://www.cbqueimaduras.com.br/

 

IV Congresso Brasileiro de Fibrose Cística

Data: 02 a 05 de Maio de 2012.

Costão do Santinho Resort

Florianópolis – SC

Informações: http://www.cbfc2012.com.br/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=1

 

Congresso Sul Brasileiro de Fisioterapia Hospitalar

Data: 25 a 25 de Outubro de 2012.

Maringá-PR

Informações: http://www.crefito10.org.br/cmslite/userfiles/file/CSBFH_CARTAZ%20FISIOTERAPIA.jpg e http://www.associacaodefisioterapia.com.br/

 

Semana Acadêmica de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria

Data: 8 a 11 de Maio 2012

Universidade Federal de Santa Maria-RS

 

II Congresso Internacional de Estudantes de Terapia Ocupacional Espanha

Data: 9 a 11 de Maio de 2012

Casa de Cultura de San Juan de Alicante – Alicante – Espanha

Informações: http://www.cietoterapiocupacional.worldpress.com

 

Congresso Mundial de Terapia Ocupacional Estocolmo/Suécia

Data: 24 a 27 de Maio de 2012
Informações: http://www.cotec2012.se/


I Simpósio de Terapia Ocupacional do ETO

Data: 27 de Maio de 2012

Informações: http://etoceto.blogspot.com.br/
 

Veja mais eventos no site do CREFITO-10.

10.Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

 

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10