Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 28 de maio de 2012 | Número 137

 

 

1. CREFITO-10 estará em BRUSQUE dia 1º de Junho

 

Dia 1º. de junho de 2012, às 19:00 horas, no Monthez Hotel & Eventos, Rod. Antonio Heil, KM 29, Centro. Esperamos a participação maciça de todos os profissionais desta região, pois esta é uma oportunidade de discutirmos assuntos de todas as ordens, sendo este um espaço democrático onde o profissional poderá se aproximar do Conselho e efetivamente participar da tomada de decisões além de poder cobrar ações dos atuais administradores. Compareça !!!

 

 

2. Comunicado da ASSEFISIO e FENAFISIO

 

Dia 29 de maio de 2012, na sede do COFITTO em Brasília, haverá a Assembléia Geral Ordinária da FENAFISIO(Federação Nacional de Empresas de Fisioterapia)com a seguinte pauta:

 

1 Definir diretrizes de trabalho para 2012;

2 Definir estratégias para adoção do RNHF;

3 Construir metas para conquista de espaço na ANS,FENTAS e CNS

4 Assuntos Gerais

 

No dia 30 de maio de 2012, a FENAFISIO, da qual a ASSEFISIO(Associação de Empresas de Fisioterapia da Grande Florianópolis) é Federada, participará do movimento contra o ATO MÉDICO na Esplanada Dos Ministérios, juntamente com outras categorias da área da saúde e seus respectivos representantes e população em geral.

Na ocasião, como primeira Tesoureira da FENAFISIO e Presidente da ASSEFISIO, participarei dos dois eventos de indiscutível relevância para a Fisioterapia e Terapia Ocupacional no nosso País.

Desde já, agradeço ao Dr. Sandroval Francisco Torres e colaboradores do CREFITO 10 pelo imprescindível apoio.

 

Atenciosamente,

 

Morgana Sfreddo - FENAFISIO/ASSEFISIO

3. CREFITO-10 realizará o XIII Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia

Acontecerá no próximo dia 01 de Junho, das 9 às 18h  o XIII Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia promovido pelo CREFITO 10. O evento acontecerá nas dependências do Hotel Valerim Plaza no Centro de Florianópolis e terá como tema "Evasão Universitária e Mercado de Trabalho". O assunto, de muita polêmica e interesse dos coordenadores e gestores universitários, será abordado em forma de palestra ministrada pelo Dr. Lee Gi Fan que defendeu dissertação sobre o tema. Em seguida, o assunto será debatido por convidados em uma mesa redonda e serão determinadas estratégias de combate à evasão. 

 

Programação

09h – Abertura do Evento

Pronunciamento do Dr. Sandroval Torres - Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10º Região.

09h30min – Café de Boas Vindas

10h – Palestra: Evasão Universitária e Mercado de Trabalho

Palestrante: Dr. Lee Gi Fan – Mestre em Educação com ênfase em Evasão Universitária

11h – Mesa Redonda:

Participantes: Dr. Lee Gi Fan – palestrante; Dr. Sandroval Torres - Presidente do CREFITO 10; Dr. Adriano Souza - Presidente da Comissão de Ética do CREFITO 10; Dra. Daysi Jung da Silva Ramos – membro da Comissão de Educação do CREFITO 10; Dra. Márcia Andréa Fernandes – Diretora do Departamento de Fisioterapia da FURB; Dr. Tarso Waltrick – Coordenador dos Cursos de Fisioterapia da Uniplac e Uniarp.

Dinâmica: Participação dos membros da mesa por inscrição - máximo 7 minutos por fala.

Mediadores: Comissão de Educação

12h – Intervalo para Almoço

14h – Troca de experiências: Combate à Evasão

Participantes: todos os presentes

Dinâmica: Participação dos presentes por inscrição, por período de até 10 minutos, discorrendo acerca de suas experiências.

Mediadores: Dra. Amanda Braz de Souza

15h – Apontamentos de Possíveis Soluções no Combate à Evasão

Dinâmica: Formação de grupos de coordenadores e representantes das IES para o apontamento de estratégias

Mediadores: Dra. Daysi Jung da Silva Ramos

16h – Coffee-Break

16h30min – Apresentação dos Grupos

Dinâmica: Cada grupo terá até 10 minutos para realizar a apresentação de seus apontamentos

Mediadores: Dr. Carlos Dacheux

18h – Encerramento do evento 

 

4. 30 de Maio – Mobilização Nacional da Frente dos Conselhos das Profissões da Área da Saúde em Brasília contra o PL do Ato Médico

 

Você acadêmico ou profissional da Área da Saúde participe da Mobilização Nacional contra o PL Ato Médico, que será realizada em Brasília, no dia 30 de maio, às 9h, na Esplanada dos Ministérios. Será um momento de união e luta pelos direitos dos profissionais de saúde e da população, merecedora de atendimento de qualidade e de acesso aos serviços integrais de saúde. Dia 30 de maio, às 9h da manhã, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

 

5. I Fórum Sul Brasileiro de Terapia Ocupacional em Joinville

 

CREFITO-10 participou do I Fórum Sul Brasileiro de Terapia Ocupacional em Joinville, um evento das Associações de Terapia Ocupacional de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, apoiado pelo Sistema Coffito-Crefito’s.

A mesa de abertura foi composta pela Presidente da ABRATO-SC, Dra. Lizete Antunes Jardim, Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres, Deputado Estadual Darci de Matos, Vereadora de Joinville, Sra. Tânia Eberhardt e COFFITO, representado pela Dra. Luziana Maranhão. Participaram do evento representantes de diversos CREFITOs, COFFITO, Associações bem como profissionais e entidades representativas das diversas regiões do Brasil.

CREFITO-10 parabeniza os organizadores do evento pelo sucesso !

 

 

 

 

 

 

 

 

8. CREFITO-10 participou do I Fórum de Medicina e Mobilidade Urbana

 

O CREFITO-10, representado pelo Dr. Antônio Sebastião Pereira da Silva - Fisioterapeuta, participou do I Fórum de Medicina e Mobilidade Urbana, no dia 16 de maio de 2012, realizado na Associação Catarinense de Medicina, Florianópolis - SC. 

O assunto  que tomou parte de toda discussão no referido fórum foi a preocupação com o crescente número de "TRAUMAS" nos últimos anos na Grande Florianópolis (especialmente por motocicletas e por arma de fogo), consequentemente, a falta de profissionais qualificados para o resgate, escassez para o atendimento de qualidade pré hospitalar, deficiência de leitos e materiais de consumo e instrumental, e a não contratação de profissionais de saúde especialistas em traumas  nos hospitais de alta complexidade da região.

Também ficou aprovado que a SBOT-SC publicará uma carta de reivindicações  para levar ao conhecimento das autoridades responsáveis pela Saúde Pública. 

 

9. XXVI Prêmio Jovem Cientista

 

Tema: Inovação Tecnológica nos Esportes

Os trabalhos devem ser enviados até às 18 horas do dia 31 de agosto de 2012.

Regulamento e informações estão disponíveis no endereço: www.jovemcientista.cnpq.br

 

                

10. CREFITO Jovem inicia com sucesso!

 

Na busca de descentralizar as ações do CREFITO-10 e realmente mudar a forma de gestão da Autarquia, traçamos alguns objetivos dentre os quais constava a maior aproximação dos acadêmicos à realidade do Conselho e do Mercado de Trabalho.

Desta forma, ampliamos a participação do CREFITO-10 junto às IES formadoras de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Estado de Santa Catarina, o que antes resumia-se aos encontros com os formandos, onde passávamos as orientações básicas sobre o registro profissional, foi complementado com o projeto CREFITO JOVEM.

Assim, o CREFITO JOVEM é uma via de mão dupla, oferecendo segundo o interesse de cada IES a possibilidade de o CREFITO-10 estar presente nas fases iniciais do Curso, abordando temas tais como: Ética e Deontologia, Mercado de Trabalho, Empreendedorismo entre outros temas que poderão ser desenvolvidos de acordo com a necessidade IES e disponibilidade do CREFITO-10.

Outra possibilidade que passa a existir são as visitas acadêmicas ao CREFITO-10, onde serão oferecidas orientações e atividades relevantes tais como funcionamento da Autarquia, contato direto com as Comissões tais como as Comissões de Ética e Deontologia, Comissões de Educação, com o Departamento de Fiscalização, com a Secretaria Geral e Financeira do CREFITO-10, com o Presidente e Conselheiros.

Utilizando de metodologias participativas tais como júri simulado, estudos de casos, nomeação de Conselheiro Júnior entre outras, pretendemos envolver os acadêmicos de forma a oferecer uma experiência única para sua formação cidadã e acadêmica.

Toda a atividade proposta tem como principal objetivo estimular que o Acadêmico entenda a importância da Autarquia em sua futura vida Profissional e que entenda também seus direitos e deveres frente sua profissão e frente à sociedade.

Neste dia 21 de maio de 2012 o CREFITO-10 recebeu os alunos do primeiro período do Curso de Fisioterapia do CEFID – UDESC para uma visita técnica, atividade  complementar  vinculada a disciplina de Introdução à Fisioterapia.


 

 

 

 

11. Eventos:

 

Congresso Brasileiro de Dermatofuncional

Realização: Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional – ABRAFIDEF

Data: 08 a 10 de novembro de 2012.

Local: Mar Hotel – Recife/PE

Inscrições: www.cbdermatofuncional.com.br


VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras

Data: 10 a 13 de Outubro de 2012.

Florianópolis – SC

Hotel Majestic

Inscrições e informações: http://www.cbqueimaduras.com.br/

 

Congresso Sul Brasileiro de Fisioterapia Hospitalar

Data: 25 a 25 de Outubro de 2012.

Maringá-PR

Informações: http://www.crefito10.org.br/cmslite/userfiles/file/CSBFH_CARTAZ%20FISIOTERAPIA.jpg  e http://www.associacaodefisioterapia.com.br/


24 a 27 de Maio de 2012 – Congresso Mundial de Terapia Ocupacional Estocolmo/Suécia

Informações: http://www.cotec2012.se/  

27 de Maio de 2012 – I Simpósio de Terapia Ocupacional do ETO Informações: http://etoceto.blogspot.com.br/ 

III European Congresso n Physiotherapy Education
November 8-9, 2012, in Vienna, Austria

Informações:http://congress2012.physioaustria.at/registration-tickets

 

Veja outros eventos no site do CREFITO-10.

12. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

13. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10