Crefito10_Marca (1)

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 04 de junho de 2012 | Número 138

 

 

1. Atenção Oeste Catarinense! Em junho O CREFITO-10 estará na Região

 

A Reunião regional está marcada para acontecer em CHAPECÓ no dia 22 de junho de 2012, às 19:00 horas. Esperamos a participação maciça de todos os profissionais desta importante região do Estado, pois é uma oportunidade de discutirmos assuntos de todas as ordens, sendo este um espaço democrático onde o profissional poderá se aproximar do Conselho e efetivamente participar da tomada de decisões além de poder cobrar ações dos atuais administradores. Aguardem a informação do local da reunião onde esperaremos vocês !!!

Informações podem ser solicitadas através dos emails comunicacrefito10@gmail.com ou presidente@crefito10.org.br

 

 

2. CREFITO-10 lembra com tristeza o falecimento do Dr. Ruy Gallart Menezes

ruygalarttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttt

Dr. Ruy Gallart Menezes (†2012)

# É com pesar que o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia ocupacional da 10ª. Região - CREFITO-10, informa aos profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Santa Catarina o falecimento do Dr. Ruy Gallart Menezes, Ex-Presidente do COFFITO e autor da maior parte da nossa legislação.

Dr. Sandroval Francisco Torres - Presidente do CREFITO-10

 

# Tentar dizer algo sobre esse Grande Homem não é tarefa fácil, palavras nunca serão suficientes para descrever a importância do Dr. Ruy para a Fisioterapia e para a Terapia Ocupacional.

Conquistas foram inúmeras, desde as batalhas juntamente com outros Heróis da Época para a criação do Sistema COFFITO/CREFITOs, até outras conquistas que não pareciam importantes no tempo em que foram criadas, mas hoje temos uma visão do imenso valor para a evolução de nossas profissões.

Foi Presidente do COFFITO por quase duas décadas, tempo em que foram realizadas as maiores conquistas e quase que toda a base legal de legislação e normas para nossa prática profissional.

Jornada de trabalho de 30 horas semanais, acupuntura, quiropraxia, osteopatia, dignidade e respeito profissional, foram algumas das intervenções do Dr. Ruy consideradas muito a frente da época em que foram criadas.

Agradeço a Deus pelo privilégio de poder ter convivido com um Homem de valor como esse Meu Amigo.

Somo meros seres humanos egoístas, pois gostaríamos de conviver eternamente com as pessoas que gostamos, porém, em se tratando do Dr. Ruy Gallart de Menezes, todos os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Brasil podem não ter convivido com ele, mas com certeza praticam diariamente atividades que graças a ele podem ser realizadas.

Você Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional, em apenas alguns segundos de reflexão pode concluir que nunca viu o Dr. Ruy Gallart de Menezes, mas com certeza deve agradecer pelos seus atos.

Ele não convive mais entre nós, mas seu legado vai nos acompanhar eternamente.

Vá em Paz Dr. Ruy.

Dr. Paulo Luis Crocomo - Ex-Presidente do CREFITO-10

 

# A VIDA E TUDO MAIS PASSA.....

Pesar pelo passamento do Dr. Ruy Gallart de Menezes, todavia deixou um riquíssimo legado para Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Dos muitos atos dele na qualidade de segundo Presidente do COFFITO, lembro-me e destaco um que merece atenção especial;

No final da década de 70, logo após a publicação da resolução que obrigava o registro das empresas,  fomos surpreendidos com a representação n° 1056-DF firmando inconstitucionalidade  do decreto lei 938/69 e lei 6316/75 no STF, os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais viviam anos de tensão, insegurança e expectativa.
Na ocasião o COFFITO iniciava a organização de sua  infraestrutura, pouquíssimos recursos financeiros e reduzido número de profissionais. Dr. Ruy sofreu, mas não se intimidou foi a luta  somente com a "CORAGEM" em busca de juristas. Graças ao seu grandioso empenho  o STF derrubou a representação de inconstitucionalidade e  as profissões foram firmadas constitucionais.

Valeu Dr. Ruy,  "A luz eterna o ilumine, descanse em paz"

Dr. Antonio Sebastião Pereira da Silva – CREFITO-10  369 - Ex-Presidente do CREFITO-10

3. CREFITO-10 realizou o XIII Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia

Aconteceu no último dia 01 de Junho, das 9 às 18h  o XIII Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia promovido pelo CREFITO 10. O evento aconteceu nas dependências do Hotel Valerim Plaza no Centro de Florianópolis e teve como tema "Evasão Universitária e Mercado de Trabalho".

XIII Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia do CREFITO-10

 

4. Foi um Sucesso a Mobilização Nacional da Frente dos Conselhos das Profissões da Área da Saúde em Brasília contra o PL do Ato Médico

 

Diversas ações foram realizadas no dia 30 de maio de Brasília, caminhadas, falas nos carros de sons, visitas aos Senadores, entrevistas diversas, muita articulação e união das diversas entidades presentes. O CREFITO-10 esteve presente juntamente com alguns representantes de Associações de profissionais catarinenses. O movimento continua. Envie e-mails aos Senadores, sensibilize a população. Confira algumas fotos:

 

P1050731

P1050729

P1050717

P1050714

 

P1050710

P1050692

P1050689

P1050687

P1050676

P1050671

P1050659

Comitiva Catarinense que compareceu à Mobilização Nacional Contra o Ato Médico

 

 

5. Estudantes e Professores do Curso de Fisioterapia da FACVEST de Lages Protestam contra o PL do Ato Médico

 

28 de maio de 2012 - Confira no link abaixo:

http://wp.clicrbs.com.br/diariodaserra/2012/05/28/mobilizacao-em-lages-contra-o-ato-medico/

FOTOS: VANI BOZA

Acadêmicos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Enfermagem e membros dos conselhos regionais destas profissões realizaram nesta segunda-feira, em Lages, na Serra Catarinense, uma manifestação contra o Projeto de Lei 7703/06, conhecido como Ato Médico, que tramita na Câmara Federal desde 2002 e deverá ser votado novamente nos próximos dias.

O projeto, que já foi aprovado em 2006 pelo Senado, em 2009 pela Câmara e em fevereiro deste ano pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal (CCJ), define as atividades privativas dos médicos, de forma que a atuação destes profissionais se dará em benefício da saúde individual e coletiva e deve ter, entre seus principais objetivos, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças e a reabilitação dos enfermos e portadores de deficiências.

Segundo a proposta do projeto, as atividades privativas dos médicos não poderão ser realizadas por outros profissionais da área de saúde. A proposta prevê ainda que somente o médico poderá exercer direção de serviços médicos; coordenação, perícia, auditoria e supervisão vinculadas diretamente a atividades privativas de médico; ensino de disciplinas especificamente médicas; e coordenação dos cursos de graduação em medicina, dos programas de residência médica e dos cursos de pós-graduação específicos para médicos.

Em Lages, a mobilização foi organizada pelo Centro Acadêmico de Fisioterapia do Centro Universitário Facvest e teve o objetivo de dizer não ao Ato Médico. Para os manifestantes, o projeto, se aprovado, vai limitar a autonomia dos profissionais da saúde e a liberdade dos pacientes que necessitam do atendimento destes profissionais.

Segundo a professora e coordenadora do curso de Fisioterapia da Facvest, Dra. Geciely Almeida, a mobilização foi organizada devido à rejeição do sétimo parágrafo do quarto artigo do projeto pelo relator da CCJ, Antônio Carlos Valadares, que resguarda as competências próprias das 12 profissões que serão prejudicadas com a aprovação do projeto.

O projeto ainda deverá ser votado em Brasília pela Comissão da Educação (CE) e pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Uma delas votará na próxima quarta-feira, quando profissionais deverão se reunir em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro em novas mobilizações.

Para a acadêmica de Fisioterapia, Patrícia Athaíde, o Ato Médico é uma prova da hierarquia que os médicos querem criar na saúde brasileira.

_ Eles querem regulamentar o Ato do Médico e centralizar os atendimentos aos médicos, tirando, dessa forma, a autonomia dos demais profissionais da saúde.

DAN_3750  DAN_3727

DAN_37771

 

6. Câmara de Vereadores de Lages aprova Moção de Repúdio contra o PL do Ato Médico

 

Idealizada pelo Vereador Marcius Machado do PPS, apoiador da mobilização que fizemos dia 28 de maio contra o PL do Ato Médico.

Foi aprovada na Câmara de Vereadores de Lages por unanimidade.  Autor Vereador Marcius Machado / PPS.

Leia na íntegra no site do CREFITO-10.

 

http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1129

 

lages222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222

 

7. Concórdia - Mais uma conquista do CREFITO-10 – em defesa das 30 Horas

 

Confira a matéria na íntegra no site do CREFITO-10.

http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1127

 

8. I Fórum Sul Brasileiro de Terapia Ocupacional em Joinville

 

I FÓRUM SUL BRASILEIRO DE TERAPIA OCUPACIONAL – “PERSPECTIVAS E OLHARES DA TERAPIA OCUPACIONAL PARA ESTA DÉCADA” realizado em Joinville, nos dias 25 e 26 de Maio foi sucesso completo. Todas as metas propostas foram atingidas. Parabéns aos terapeutas ocupacionais que lá estiveram discutindo os rumos da profissão de modo sério e consciente. Agradecemos o apoio dos CREFITOS 5, 8 e 10 que possibilitaram a realização desta meta. Em especial ao Dr Sandroval Torres que compareceu ao evento contribuindo com a sua experiência a frente de uma autarquia. Ao COFFITO e aos CREFITO’s: 1, 2, 3, 5, 6, 8, 10 e 13 que estiveram presentes através dos seus conselheiros terapeutas ocupacionais. A vereadora Tânia Eberhardt e ao deputado Darci de Matos, que nos ofertaram informações preciosas.  Ao grupo Dê-Lírios e a apresentação da peça intitulada 'SUPERAção" que proporcionou um momento de reflexão, pois esta procura mostrar o usuário e a sua capacidade, a força de superar e transpor o universo do sofrimento mental. Às associações, enfim a todos os envolvidos direta ou indiretamente que contribuíram para o sucesso do I Fórum Sul Brasileiro de Terapia Ocupacional. FONTE: ABRATO-SC

 

9. CREFITO-10 reuniu profissionais em Brusque e Região

 

Conforme calendário, aconteceu neste último dia 01 a reunião do CREFITO-10 com os profissionais de Brusque e Região, na realidade foram convidados os profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais das Cidades de Brusque, Blumenau, Botuvera, Guabiruba, Gaspar, Nova Trento e São João Batista.

Também tivemos a participação de profissionais que vieram de outras cidades do estado como Jaraguá do Sul, como esta é uma reunião aberta, todos os profissionais estão convidados a participar.

Neste sentido, agradecemos a todos os profissionais que se dispuseram a vir discutir com a atual administração as ações já realizadas e contribuir nas novas ações do CREFITO-10.

Nossa próxima parada será em Chapecó, conforme colocado na primeira chamada deste informativo semanal, esperamos que todos os profissionais da região organizem suas agendas e consigam comparecer ao encontro, lembrando que este é o espaço correto para discutir e propor soluções para os problemas das profissões.

 

Dr. Sandroval Torres – Presidente CREFITO-10

 

 

 

10. AFB informa – O próximo Congresso Brasileiro de Fisioterapia será em Fortaleza e já está sendo organizado.

 

FLYER

 

11. COFFITO publica nova resolução para Terapia Ocupacional

O Diário Oficial da União seção1 número 99, quarta feira 23 de Maio de 2012 publicou resolução COFFITO número 415, DE 19 de Maio de 2012 que dispõe sobre a obrigatoriedade do registro em prontuário pelo terapeuta ocupacional, da guarda e do seu descarte e dá outras providências.

Fonte: http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=2257&psecao=9

                                                                                                                                                         

12.  ATENÇÃO!  Convocação !!

 

Convocamos todos os profissionais que atuam em Fisioterapia Aquática para comparecer na reunião que acontecerá dia 9 de junho de 2012, às 9h , no Hotel Valerim Plaza, Rua Felipe Schmidt, 705, Centro, Florianópolis, para discussão a cerca da Fundação da Associação Brasileira de Fisioterapia Aquática.

Solicitamos que as confirmações de presença sejam feitas através dos telefones: (48) 9154 9302; (48) 7811 0043 ou pelo email : romulobrito_1@hotmail.com .

 

Contamos com sua presença,

 

Atenciosamente,

 

Dr. Rômulo Nolasco de Brito                                               

CREFITO-10  31543-F                      

 

13. CREFITO Jovem em Ação

Neste dia 31 de maio de 2012 o CREFITO-10 foi até o Curso de Fisioterapia da FURB em Blumenau e realizou a primeira etapa da atividade do Júri Simulado, nesta etapa os acadêmicos recebem todo o material (processo ético disciplinar fictício e todo o material necessário para sua análise), sendo que em uma segunda etapa, programada para ocorrer em um prazo de 15 dias, retornaremos a IES para a realização do Julgamento ético disciplinar conforme as resoluções vigentes, onde os acadêmicos serão responsáveis ativos pelo cumprimento de todas as etapas e o CREFITO-10 apenas orientará a atividade como consultor, garantindo que toda a atividade respeite a legislação vigente.

IMG_0780

Dr. Gustavo LaTorre – Conselheiro CREFITO-10, passando a atividade para os acadêmicos da FURB

 

15. Eventos:

 

III Congresso Brasileiro de Saúde Mental "Aperreios e Doidices: saúde mental como diversidade, subjetividade e luta política”

Promoção: Abrasme

7 a 9 de junho – Fortaleza - CE

Fonte: http://www.congresso2012.abrasme.org.br/

 

26 a 29 de junho 2012 – Curitiba/PR

V Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional  Realização: Actoep  

Fonte: Comissão Organizadora V Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional

 

Congresso Brasileiro de Dermatofuncional

Realização: Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional – ABRAFIDEF

Data: 08 a 10 de novembro de 2012.

Local: Mar Hotel – Recife/PE

Inscrições: www.cbdermatofuncional.com.br


VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras

Data: 10 a 13 de Outubro de 2012.

Florianópolis – SC

Hotel Majestic

Inscrições e informações: http://www.cbqueimaduras.com.br/

 

Congresso Sul Brasileiro de Fisioterapia Hospitalar

Data: 25 a 25 de Outubro de 2012.

Maringá-PR

Informações: http://www.crefito10.org.br/cmslite/userfiles/file/CSBFH_CARTAZ%20FISIOTERAPIA.jpg  e http://www.associacaodefisioterapia.com.br/


24 a 27 de Maio de 2012 – Congresso Mundial de Terapia Ocupacional Estocolmo/Suécia

Informações: http://www.cotec2012.se/  

27 de Maio de 2012 – I Simpósio de Terapia Ocupacional do ETO Informações: http://etoceto.blogspot.com.br/ 

III European Congresso n Physiotherapy Education
November 8-9, 2012, in Vienna, Austria

Informações:http://congress2012.physioaustria.at/registration-tickets

 

Veja outros eventos no site do CREFITO-10.

16. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

17. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

18. Recesso de Corpus Christi

 

Prezados(as) Profissionais,

 

Devido o Feriado de Corpus Christi, informamos que o CREFITO-10 não terá expediente nos dias 07 e 08 de junho, retomando às atividades normais no dia 11/06/2012, segunda-feira.

 

CREFITO-10

Campanha CREFITO

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10