Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 13 de Agosto de 2012 | Número 149

 

1. SC terá Centros de Reabilitação em Chapecó e Joaçaba

A cidade de Chapecó vai ganhar um centro de reabilitação para pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, enquanto Joaçaba vai contar com um centro para atender pessoas com deficiência física e auditiva. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8) pela coordenadora da Área Técnica do Ministério da Saúde, Vera Mendes, que esteve em Florianópolis para tratar da implantação do programa “Viver sem Limites”, do governo federal, em Santa Catarina. 

O objetivo é criar uma rede estadual de cuidados da pessoa com deficiência, que atuará em quatro eixos: educação, acessibilidade, inclusão social e saúde. O projeto do governo federal foi lançado no fim do ano passado p ara estruturar essa rede em todos os estados. Para isso, a União disponibilizará recursos. Apenas na área da saúde, em 2012, estão disponíveis quase R$ 250 milhões.

Para viabilizar a rede estadual, foi criado um grupo condutor composto por várias instituições, entre elas a Assembleia Legislativa, representada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Nesta quarta-feira, o grupo realizou sua primeira reunião, com a presença de Vera Mendes e do secretário-adjunto de Estado da Saúde, Acélio Casagrande. À tarde, o grupo foi recepcionado no gabinete da Presidência pelo deputado Gelson Merisio (PSD).

Metas

De acordo com Casagrande, a rede objetiva a descentralização do atendimento a algumas especialidades, a ampliação do acesso aos serviços, a qualificação dos profissionais envolvidos, além da humanização do tratamento das pessoas com deficiências. A representante do Ministério da Saúde informou que já estão empenhados neste ano R$ 6 milhões para iniciar as obras dos centros de reabilitação em Santa Catarina. Os recursos serão utilizados também para reformas em um centro já existente na Grande Florianópolis.“Santa Catarina deu um passo importante na criação da rede de cuidados. Podemos dizer que o estado já está bastante avançado e, com o trabalho que vem sendo realizado, poderá se tornar referência no país”, afirmou Vera Mendes. Para o deputado José Nei Ascari (PSD), presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a parceria entre União e Estado na construção da rede de cuidados é importante para melhorar a qualidade de vida da população especial. “Temos em Santa Catarina 21% dos habitantes com algum tipo de deficiência. Essa parceria certamente beneficiará essas pessoas e seus familiares”, afirmou. A rede estadual terá à disposição recursos do governo federal, por intermédio da Portaria 835 do Ministério da Saúde. Por meio de projetos, a rede poderá solicitar verbas para a construção, reforma e ampliação de centros de reabilitação, para a compra de equipamentos e para custeio da rede. (Marcelo Espinoza)

 

2. Prorrogado prazo para entrega de títulos na última etapa da Prova de Especialidades - Nova data 20 de Agosto

 

Foi prorrogado até o dia 20 de agosto, o prazo para entrega dos títulos na última etapa do exame de conhecimentos para obtenção do Título de Especialista em áreas da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Conforme o Edital, a etapa é destinada aos profissionais aprovadas nas provas objetiva e discursiva do Exame de Conhecimentos. O profissional apto a participar desta etapa deve imprimir o formulário em duas vias, preencher com nome, especialidade, número de inscrição e marcar, na coluna da direita, quais títulos possui e está enviando, de acordo com a descrição do formulário. Reter uma via e enviar a outra, juntamente com a cópia dos títulos, de acordo com o item 10.3 do Edital de abertura da prova, para o endereço abaixo:

 

DESTINATÁRIO: AOCP Concursos Públicos

Caixa Postal 133

CEP 87.001 – 970

Maringá – PR

 

Veja a lista dos profissionais convocados para entrega dos títulos:

http://www.aocp.com.br/concursos/arquivos/coffito_Anexo_I_convocacao_titulos.pdf?

 

 

3. COFFITO faz Consulta Pública - Diretrizes diagnósticas e terapêuticas do melanoma

 

ATO CONSULTA PUBLICA Nº 07, DE 03 DE AGOSTO DE 2012

O Secretário de Atenção à Saúde torna pública, nos termos do art. 34, inciso II, c/c art. 59 do Decreto nº 4.176, de 28 de março de 2002, minuta de Portaria que aprova, na forma do Anexo, o texto das “Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas – Melanoma Cutâneo”.

O texto em apreço encontra-se  também  disponível no  endereço eletrônico http://www.saude.gov.br/sas. A relevância da matéria recomenda a sua ampla divulgação, a fim de que todos possam contribuir para o seu aperfeiçoamento.

Fica estabelecido o prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data de publicação desta Consulta Pública, para que sejam enviadas contribuições, devidamente fundamentadas, relativas às citadas Diretrizes.

As contribuições deverão estar fundamentadas em  estudos clínicos de  Fase  III realizados no Brasil  ou no  exterior  e meta-análises de ensaios clínicos, e ser enviadas, exclusivamente, para o endereço eletrônico ddt-onco-consulta@saude.gov.br, especificando-se o número da Consulta Pública e o nome das Diretrizes no título da mensagem. Os arquivos dos textos das fontes bibliográficas devem também enviados como anexos.

O Departamento de Atenção Especializada (DAE/SAS/MS) coordenará a avaliação das proposições recebidas e a elaboração da versão final consolidada das “Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas – Melanoma Cutâneo” para fins de posterior aprovação, publicação e entrada em vigor em todo o território nacional.

 

HELVÉCIO MIRANDA MAGALHÃES JÚNIOR

SECRETARIO DE ATENÇÃO A SAÚDE

 

Para ver o texto, acesse: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/consulta_publica_07_2012.pdf

Fonte: Ministério da Saúde e http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=2318&psecao=7

 

4. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental - Submissão de artigos até 15 de agosto de 2012

Número Temático Impresso da revista: Movimentos Sociais e Saúde Mental

Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, com o apoio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) convida a participarem em um número especial, temático, com edição impressa e on line, voltado para a relação entre Movimentos Sociais, Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Relatos de pesquisa, ensaios, debates, opiniões, análises históricas, visões contemporâneas, artigos de revisão, abordagens pertinentes ao tema, constituirão este número especial, cujo lançamento deverá ocorrer no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, organizado pela Abrasco, a realizar-se em Porto Alegre em novembro de 2012.

As normas de publicação da revista, http://periodicos.incubadora.ufsc.br/index.php/cbsm 

Fonte: Editores dos Cadernos Brasileiros de Saúde Mental

 

5. Revista Baiana de Terapia Ocupacional da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP

Objetivo: contribuindo e fomentar com a produção e divulgação do conhecimento em Terapia Ocupacional.  A EBMSP fechou parceria com o Portal Latin Science.

Normas de publicação poderão ser consultadas no Portal Latin Science. 

Manuscritos devem ser enviados ao email da Revista: revista-to@bahiana.edu.br

Fonte: Dra. Lizete Antunes Jardim/ Dra. Adriana Miranda Pimentel

 

6.  Resultado do concurso realizado no Congresso Norte – Nordeste de Terapia Ocupacional, CONNTO:

 

Frase vencedora:

“CONSULTE UM TERAPEUTA OCUPACIONAL SEMPRE QUE SEU PROBLEMA INTERFERIR NA SUA VIDA PESSOAL, PROFISSIONAL E SOCIAL. SUA SAUDE DEPENDE DE VOCE”.

Autor: Ellen Pita Faria, terapeuta ocupacional – Rio de Janeiro/RJ

 

 

7. II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas: O Uso de Maconha no Brasil, II LENAD – Divulgação dos dados:

A Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (INPAD) e a Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (UNIAD) divulgaram no dia 1º de Agosto de 2012 os dados referentes ao II LENAD -  Levantamento Nacional de Álcool e Drogas: O Uso de Maconha no Brasil, recém-terminado. Esse estudo foi financiado pelo CNPq e pela FAPESP. 

lenad_maconha8


8. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

9. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10