Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 20 de Agosto de 2012 | Número 150

 

 

1. IV Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional do CREFITO-10

 

É com grande satisfação que convidamos os Terapeutas Ocupacionais de Santa Catarina e de todo o Brasil a participarem do IV Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional do CREFITO-10.

Evento este que já se tornou tradicional em nosso Estado, sendo esta uma oportunidade de troca e aprimoramento entre os profissionais.

Assim, nossa Comissão responsável pela organização do IV Encontro, Coordenada pela Dra. Luciana Staut, nos apresentou a programação final desta IV Edição.

Programem-se, esperamos a presença de todos vocês.

 

Data: 19 de Outubro de 2012

Realização: CREFITO-10 - GESTÃO 2009 - 2013

Apoio: Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais - Regional Santa Catarina – ABRATO-SC

Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – ALESC

 

PROGRAMAÇÃO:

 

7:30hs às 8:00hs– Credenciamento

8:00hs às 8:30hs – Abertura Solene

8:30hs – Palestra: Terapia Ocupacional sob a Perspectiva do Sistema COFFITO-CREFITOs

Palestrante: Dra Luziana Maranhão, Vice-Presidente do COFFITO

9:30hs – Mesa Temática: Sistema COFFITO-CREFITOs

10:30hs – Coffee Break

11:00hs – Palestra: Tecnologia Assistiva  e Terapia Ocupacional

Palestrante: Dr. Elcio Alteris dos Santos 

12:00hs – Intervalo para Almoço

13:30hs –  Palestra: O Uso da Ciência da Ocupação e a Terapia Ocupacional

Palestrante: Dra. Luciana Werthaimer

14:30hs – Palestra: O Papel da Terapia Ocupacional na Sociedade Brasileira

Palestrante: Dr. José Naum de Mesquita Chagas

15:30hs – Coffee Break

16:00 hs às 17:30hs – Mesa Redonda: Os desafios cotidianos do exercício profissional Terapia Ocupacional e em Santa Catarina

Coordenação: Dra. Luciana Werthaimer 

Mediação: Dr. José Naum de Mesquita Chagas - ABRATO

Dra Crystiane Castelen – Educação

Dra Silvane Penkal – Social

Dra Maria Cristina Mathias – Saúde

17:30hs às 18hs – Encerramento do Evento

 

Inscrições: GRATUITAS - Através do site do CREFITO-10 já na próxima semana. Agende-se.

 

2. AFB realizou reunião para a organização do XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia AFB Fortaleza

Nos dias 17 e 18 de agosto de 2012, na sede do CREFITO-6 em Fortaleza-CE, aconteceu reunião para a organização do XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia da Associação de Fisioterapeutas do Brasil – AFB- Fortaleza, que acontecerá de 16 a 19 de outubro de 2013, no Centro de Convenções de Fortaleza.

Participaram da reunião a Presidente da AFB, Dra. Denise Flávio Lima, Dr. Jefferson Cardoso, Presidente da Comissão Científica do XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, Dra. Daniela Gardano, Presidente do XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, Dra. Fernanda Guimarães Torres - Diretora-Secretária da AFB, Dr. Flávio Feitosa, Diretor-Tesoureiro da AFB, Dr. Sandroval Torres, Presidente do CREFITO-10, Dra. Cleoneide Oliveira, Dra. Ana Cristhina de Oliveira Brasil, Dr. Ricardo Lotif Araújo Presidente do CREFITO-6, Coordenadores de Cursos de Fisioterapia do Ceará e colaboradores.

 

 

Cartaz do XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia AFB Fortaleza 2013 – Divulgue

 

3. Reunião do Grupo Condutor para Estruturação da Rede da Pessoa com Deficiência em Santa Catarina

 

CREFITO-10 participou no dia 15 de agosto, da 2ª Reunião do Grupo Condutor para Estruturação da Rede da Pessoa com Deficiência em Santa Catarina, a convite da Dra. Jaqueline Reginatto, Fisioterapeuta e Coordenadora da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência - ATPCD/SUR e da Coordenadora Geral a Dra. Lisiane Tuon, Fisioterapeuta, Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Estado de Santa Catarina.

Na reunião estavam presentes diversas entidades envolvidas no processo, e alguns convidados como o Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC, Prof. MSc. Mayco Moraes Nunes, Dra. Rita de Cássia Paula Souza, Gerente do CCR – Centro Catarinense de Reabilitação, a Secretária de Saúde do município de Blumenau, Representante da Atenção Básica, Dr. Sandroval Torres, Dra. Fernanda Guimarães Torres – AFB entre outros.

 

 

 

4.  Mais um Município é obrigado a respeitar a jornada de 30 horas - Lebon Régis

No dia 09.08.2012 foi proferida sentença julgando procedentes os pedidos formulados pelo CREFITO-10 em face do Município de Lebon Régis, condenando este ente Federativo a respeitar a Lei, garantindo jornada máxima de trinta horas semanais de trabalho aos profissionais Fisioterapeutas contratado a qualquer título.

Infelizmente, somos obrigados a gastar tempo e recursos para fazer os administradores entenderem que a Lei Federal deve ser respeitada, não vamos admitir que os direitos legais conquistados pelos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais Brasileiros sejam desrespeitados em Santa Catarina, comenta o Presidente do CREFITO-10

 
Acesse a sentença na íntegra no site do CREFITO-10.

 

 

5. CREFITO-10 participa da Solenidade de Formatura da UDESC e parabeniza os novos profissionais

 

Dia 07 de agosto, terça-feira, o CREFITO-10 esteve presente na Formatura dos Cursos de Fisioterapia e Educação Física da UDESC. A solenidade foi realizada no Centro de Eventos da UFSC e formou 29 novos profissionais Fisioterapeutas.

Representando o Presidente do CREFITO-10, o Fisioterapeuta Dr. Michel Castro fez a entrega das Licenças temporárias de Trabalho - LTT a cada um dos formandos do Curso de Fisioterapia da UDESC.

O CREFITO-10 parabeniza os novos profissionais.

6. Lei Federal institui Dia Nacional do Atleta Paraolímpico - 22 de Setembro

 

Dia 22 de setembro entra para o calendário oficial brasileiro como data para a celebração das conquistas de atletas com deficiência.


A superação e as vitórias dos atletas paraolímpicos brasileiros agora serão celebradas no calendário oficial de eventos do País. A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou no dia 8 de maio a Lei nº 12.622, que institui o Dia Nacional do Atleta Paraolímpico, a ser comemorado anualmente em 22 de setembro.


A lei entrou em vigor nesta quarta-feira, 9. O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, em nome de todo o Movimento Paraolímpico Brasileiro, parabenizou Dilma pela sanção da lei e o Congresso Nacional pela iniciativa.


“A data foi muito bem escolhida. É logo após o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que remete a origem do Esporte Paraolímpico, que adveio de um movimento de luta. Esse é um justo reconhecimento aos nossos atletas que representam um Brasil vencedor, que cresce na adversidade, se supera e vence”, afirmou Parsons.


O Brasil Paraolímpico está entre as nove maiores potências do planeta. Em agosto, mais de 170 atletas irão representar o País nos Jogos de Londres, de 29 de agosto a 9 de setembro.

 

Andrew Parsons destacou ainda o fato do primeiro Dia Nacional dos Atletas Paraolímpicos ser comemorado duas semanas após o término das Paraolimpíadas:

 
“Neste ano, em especial, iremos comemorar o primeiro Dia Nacional dos Atletas Paraolímpicos com menos de duas semanas após os Jogos Paraolímpicos de Londres. Certamente teremos muito o que celebrar e muitos atletas para homenagear."

 

7. XII Encontro de Centros Acadêmicos de Fisioterapia do CREFITO-10

O evento, organizado pela Comissão de Educação de Fisioterapia do CREFITO-10, Presidida pela Dra. Lisiane Fabris Chiumento, acontecerá no próximo dia 31 de agosto, nas dependências do Valerim Plaza situado a Rua Felipe Schmidt, 705. Centro – Florianópolis, SC, das 13h às 18 horas.

 

Na oportunidade serão abordados temos como Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos – RNHF, Parâmetros Assistenciais entre outros.

 

Outro momento importante será a indicação de 2 representantes discentes (que serão escolhidos pelos presentes) para participação no Projeto CREFITO Jovem, na condição de “Conselheiro Jovem” e assim, participarão das reuniões plenárias do CREFITO-10.

 

Cabe resaltar que recentemente, enviamos ofício a todas as IES de Santa Catarina informando sobre o Projeto CREFITO Jovem e colocando o mesmo à disposição dos Cursos. Segundo o Presidente do CREFITO-10, esta é só uma das ações contidas no Projeto CREFITO Jovem, que tem como objetivo maior, diminuir a distância entre a formação e a habilitação profissional.

 

IES interessadas, poderão buscar maiores informações junto ao CREFITO-10 através do email crefito10@crefito10.org.br ou comunicacrefito10@gmail.com .  

 

8. Reunião da FENAFISIO

No dia 16 de agosto de 2012,a Diretoria da FENAFISO esteve na sede do CREFITO-3 na cidade de São Paulo a fim de deliberar a seguinte pauta: Reunião com o CREFITO-3, estimular a abertura de Associação no Estado de São Paulo, relatar reunião com o CREFITO-2 e prestadores de serviços de Fisioterapia do Rio de Janeiro, definir estratégias para negociação com OPS, discutir estratégia com a ANS, demandas recebidas de colegas de vários Estados da Federação e finalização do registro do estatuto da FENAFISIO.


Em nome da ASSEFISIO, associada junto a FENAFISIO, agradeço o apoio do CREFITO-10, que em muitos momentos das reuniões citadas acima, foi motivo de exemplo por suas muitas ações em prol do associativismo e
estimulo ao crescimento da nossa categoria no Estado de Santa Catarina.


Dra. Morgana Sfreddo - Presidente ASSEFISIO e Diretora Primeira Tesoureira FENAFISIO

 

 

9. CREFITO-10 divulga o Programa “Brincando de Respirar” da UDESC

 

O Programa “Brincando de Respirar” que tem como objetivo oferecer assistência fisioterapêutica à crianças e adolescentes com doenças respiratórias. Os atendimentos são realizados na Clínica Escola de Fisioterapia da UDESC nas terças e quintas, das 13:30 às 16h e o projeto é aberto à toda a comunidade.

 

A professora responsável pelo programa é a fisioterapeuta Dra. Camila Isabel Santos Schivinski.

Os interessados devem entrar em contato pelo email brincandoderespirar@googlegroups.com ou pelo telefone   (48) 33218610.

 

O CREFITO-10 parabeniza todos os envolvidos neste importante Programa, em especial a Dra. Camila Isabel Santos Schivinski.

 

10. Está chegando o VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras em solo Catarinense – Participe !

 

Informações: www.cbqueimaduras.com.br

 

11. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10