Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 1º. de Outubro de 2012 | Número 157

 

1. ASSEFISIO e CREFITO-10 convidam para palestra em Florianópolis dia 05 de Outubro com o tema:

 

Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos: Identidade, Valorização Profissional e Estratégias de Adoção.

Palestrante: Dra. MARLENE IZIDRO VIEIRA - CREFITO 8

Presidente da Federação Nacional das Associações de Prestadores de Serviços de Fisioterapia – FENAFISIO

Representante do COFFITO na Agencia Nacional de Saúde – ANS

ü As atribuições do CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL - COFFITO, conferidas pela Lei nº 6.316/75;

ü Ações conjuntas realizadas pelo COFFITO, CREFITO´s, FENAFISIO e os órgãos de classe, visando a aplicação do Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos – RNHF;

ü Aplicação do Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos - RNHF nos contratos firmados com as Operadoras de Planos de Saúde, bem como a obrigatoriedade do cumprimento das determinações da AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS), nos referidos contratos;

ü Qual a solução para a resolução do conflito existente entre o valor ínfimo pago pelas Operadoras de Planos de Saúde e a infração ético deontológica praticada pelos profissionais que firmam os referidos contratos.

Data: 05/10/2012  - Local: Majestic Palace Hotel, Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos, 2746 – Centro – Florianópolis/SC  - Horário: 18:30 hs  -  Confirme sua presença pelo e-mail: comunicacrefito10@gmail.com

 

2. CREFITO-10 esteve presente no IX CONNTO

 

CREFITO-10 esteve presente no IX CONGRESSO NORTE NORDESTE DE TERAPIA OCUPACIONAL - CONNTO realizado entre os dias 26 a 29 de setembro de 2012, em Natal – RN, através da Terapeuta Ocupacional e Conselheira do CREFITO-10, Dra. Maristela Vieira, onde foram discutidas e avaliadas as ações de consolidação desta profissão nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, a inserção do terapeuta ocupacional no SUAS, a maturidade profissional , as práticas baseadas em evidências, perícias técnicas, bem como educação permanente foram alguns dos temas pautados para  discussão no congresso, um espaço de construção coletiva dessa profissão que tem cada dia mais prestado serviços relevantes à saúde no Brasil  e no mundo.

 

Dra. Maristela Vieira – Conselheira do CREFITO-10

Dra. Luziana Maranhão – Vice-Presidente do COFFITO

Dra. Maristela Vieira – Conselheira do CREFITO-10

Dr. Lourival Jaime Vieira Filho – Terapeuta Ocupacional – Vice-Presidente do CREFITO-10 – Gestão 2005-2009
Dra. Maristela Vieira – Conselheira do CREFITO-10

Dra. Maristela Vieira – Conselheira do CREFITO-10
  
Dra. Presidente da ATORN

 
3. IV Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional

 

4. Reunião em Blumenau

O CREFITO-10 esteve reunido com profissionais da região de Blumenau no último dia 28, para discutir sobre a relação com as operadoras de saúde suplementar da região.

O Presidente do CREFITO-10 agradece ao convite dos profissionais e reforça o compromisso assumido durante a reunião de o CREFITO-10 estar ao lado dos profissionais apoiando todas as ações que visem melhorar a qualidade dos serviços prestados a comunidade e sem dúvida nenhuma que o profissional tenha um retorno digno. 

 

 

5. CREFITO-10 participou de Reunião na Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina

A convite da Profa. Dra. Lisiane Tuon Generoso Bittencourt,  Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Estado de Santa Catarina o CREFITO-10 compareceu na última terça-feira em uma reunião para o planejamento da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Participaram da reunião lideranças da área da Saúde e Assistência Social do Estado de Santa Catarina como a PROEX - UDESC, Federação das APAES, Secretaria Municipal de Florianópolis de Assistência Social, CONEDE entre outras entidades. Em breve informaremos os detalhes do evento.

 

6. CREFITO-10 e UDESC participaram de reunião na Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis

O CREFITO-10, CEFID e PROEX / UDESC compareceram na Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis para discutir uma parceria entre o Curso de Fisioterapia da UDESC e a Prefeitura. O planejamento das ações acontecerão conjuntamente com os profissionais envolvidos em ambas Instituições.

 

7. CONSULTA PÚBLICA COFFITO Nº 02/2012 CÓDIGOS DE ÉTICA DE FISIOTERAPIA E DE TERAPIA OCUPACIONAL

Após receber sugestões sobre os Códigos de Ética da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional formuladas pelos CREFITOs, o pleno do COFFITO propôs minutas de Resolução sobre os referidos Códigos. 

Para balizar e validar a edição de tais documentos, o COFFITO abre consulta pública para que os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais dêem suas contribuições para a redação final destes documentos. 

A consulta pública está disponível no site do COFFITO. Conheça abaixo as minutas de resolução e participe dando sua opinião através do link abaixo:

http://www.coffito.org.br/formulariopesquisaetica.asp O CREFITO-10 lembra que este é o momento de todos os profissionais participarem dando suas opiniões.

8. Eventos:

 

JOCAFIR 2012 - X Jornada Catarinense de Fisioterapia Cardiorrespiratória

Data: 10 de novembro de 2012  -  Local: Majestic Palace Hotel, Av. Beira Mar Norte – Florianópolis - SC

Promoção: ASSOBRAFIR - Unidade Regional SC  - Informações: http://jocafir2012.blogspot.com.br/

 

 

9. Câmara analisa o Projeto de Lei 4309/12, do Senado, que obriga o Executivo a criar um sistema integrado de informações sobre a doença de Alzheimer


O projeto altera a Lei 10.216/01, que trata da proteção e dos direitos de pessoas portadoras de transtornos mentais, mas não detalha que tipo de informações serão oferecidas no sistema.

Segundo o autor da proposta, o senador Eduardo Amorim (PSC-SE), o Brasil não possui dados concretos sobre a incidência de Alzheimer, entretanto, entidades ligadas à doença estimam que cerca de 6% da população com idade superior aos 60 anos sofram desse mal. “Pode-se estimar que 1,2 milhão de pacientes sofram com a doença no País, com cerca de 100 mil novos casos por ano”, disse o senador.


O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade.

 

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Íntegra da proposta:

§     PL-4309/2012

Reportagem - Rodrigo Bittar 
Edição - Daniella Cronemberger

 

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/SAUDE/426980-PROJETO-CRIA-SISTEMA-DE-INFORMACOES-SOBRE-DOENCA-DE-ALZHEIMER.html

10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10