Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 05 de Novembro de 2012 | Número 163

 

 

1. Hospital Regional de São José amplia a Equipe de Fisioterapeutas

 

É com satisfação que informamos que o Hospital Regional de São José/SC – Dr. Homero de Miranda Gomes conta agora com uma equipe de 18 fisioterapeutas. Os servidores foram lotados nas unidades de terapia intensiva (adulto e neonatal), enfermaria de clínica médica, ortopedia, neurologia, cirurgia geral, unidade de terapia semi-intensiva e maternidade. Os profissionais pretendem além de desenvolver um trabalho voltado a uma assistência fisioterapêutica integral aos usuários da referida instituição, contribuir também na área da pesquisa e ensino, já que o hospital acolhe estagiários de instituições de ensino superior da região.

Novos Fisioterapeutas do Hospital Regional de São José – SC

 

2. Reunião na Câmara de Vereadores de Blumenau para negociar os reajustes da normativa 49 da ANS

 

No último dia 30/10 estiveram presentes na Câmara de Vereadores de Blumenau - 23 representantes de clínicas de Fisioterapia de Blumenau e Vale do Itajaí, o CREFITO-10, representado pelo Presidente, Dr. Sandroval Torres, Diretora-Secretária, Dra. Márcia Andrea Fernandes e dois Procuradores Jurídicos, Dr. Rafael Menezes e Dr. Marcos Vinícius de Souza também estiveram presentes.

O Fisioterapeuta e Vereador de Blumenau Dr. Marcelo Schrubbe, foi o anfitrião e mediador do evento, que teve como objetivo reunir prestadores de serviço e uma das Operadoras de Plano de Saúde da região para negociar os termos da Normativa 49 da ANS, que entre outras coisas, estabelece que os contratos firmados entre as operadoras e prestadores de serviços devem ter explícitos os índices de reajustes a partir de 17/11/2012.

Segundo o Presidente do CREFITO-10, uma das coisas que mais espanta é que em muito contratos, esses índices simplesmente inexistem, o que ao longo dos anos vem defasando o valor pago pelas operadoras aos prestadores de serviços de Fisioterapia.

Infelizmente, os representantes da Operadora de Plano de Saúde, não compareceram para negociar, ao invés disso, se manifestaram por ofício, evidenciando a intenção de negociar esses reajustes individualmente, atitude que contraria a vontade de todos os prestadores presentes.

Sem dúvida nenhuma, a reunião foi muito produtiva e serviu para unir ainda mais os Fisioterapeutas, que continuarão buscando uma forma de negociação coletiva com todas as operadoras de planos de saúde da região.

O CREFITO-10 agradece a todos os presentes e parabeniza-os pela determinação de não aceitar mais esse tipo de atitude e principalmente pela decisão de seguir unidos frente às negociações com as operadoras, agradece também ao Dr. Marcelo Schrubbe pela importante contribuição para que este encontro fosse realizado.

Segue link da entrevista da reunião em Blumenau, na Tv Legislativa aos 5'58" de exibição. http://www.camarablu.sc.gov.br/tvlegislativa/programas/tvlnoticiasvideos/2012/outubro/31/31outubro2012.htm

Fisioterapeutas e representantes dos Prestadores de serviços presentes

 

 

Dr. Marcelo Schrubbe – Fisioterapeuta e Vereador de Blumenau, Dr. Sandroval Torres – Presidente do CREFITO-10 e Dra. Marcia Andrea Fernandes – Diretora Secretária do CREFITO-10

3. Assembléia Geral de Fundação da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica

 

Santa Catarina foi escolhida como sede da Assembleia Geral de Fundação da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica - ABFP.

Será em Florianópolis no próximo dia 19 de novembro, todos os profissionais que atuam nessa área, estão convidados a participarem deste importante evento que ainda contará com dois Workshops.

O CREFITO-10 parabeniza aos organizadores pela atitude de buscar uma forma organizada de contribuir com o crescimento da área e principalmente por escolher o Associativismo como meio de alcançar esse crescimento.

 

 

4. CREFITO-10 realiza Reunião com Formandos de Terapia Ocupacional

 

Na última quarta feira, 31 de Outubro aconteceu a tradicional reunião entre os formandos em Terapia Ocupacional da ACE, Joinville – Santa Catarina e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10º Região - CREFITO-10, cuja meta é esclarecer as principais dúvidas sobre as normas da profissão, além de alguns aspectos frente a entrada no mercado de trabalho e a relação com esta Autarquia.

Do total de dezessete formandos, compareceram os seguintes: Andrelisa Haubricht, Carla Danielle Ramos Bekon, Daniela Sena, Daniele Aparecida Pockszevnicki, Ester Grinhagem, Giovani Luis do N. Paza, Iara Mendes Florentino, Jacqueline de Souza, Jaliane Cintia Fernandes Machado, Kaline Massumi Kiwara, Leticia Luczynski, Luciana Silveira Virgilio, Renita Eggert Loenzi, Stefany Aniele Xavier, Talyta Barbosa de Miranda, Vanessa Thaíse Schopp além das conselheiras: Dra. Cristiane Schmeling, Presidente da Comissão de Ética e Deontologia e a Dra. Lizete Antunes, Vice-Presidente do CREFITO-10.

Desejamos aos futuros terapeutas ocupacionais, ao longo da vida profissional muito sucesso.

 

Dra. Lizete Antunes - Vice-Presidente do CREFITO-10 e Dra. Cristiane Schmeling - Conselheira do CREFITO-10                                                             com os formandos do Curso de Terapia Ocupacional da ACE – Joinville – SC

 

5. CREFITO-10 recebe alunos de Fisioterapia da FURB

 

Estudantes do Curso de Fisioterapia da FURB participaram na tarde do dia 29.10.12, na sede do CREFITO-10 em Florianópolis do Projeto CREFITO JOVEM.

O objetivo deste Projeto é fortalecer o processo de integração entre acadêmicos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de Santa Catarina e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região – CREFITO-10.

Esperamos que essa aproximação desperte o interesse nos acadêmicos pela profissão escolhida por eles, provocando-os para conhecer um pouco mais sobre o dia-a-dia da Autarquia, seu funcionamento, seus direitos e deveres e principalmente sobre a realidade das profissões, esclarece o Presidente do CREFITO-10 Dr. Sandroval Torres.

O Presidente acrescenta que o Projeto, vem sendo Coordenado pela Comissão de Educação de Fisioterapia do CREFITO-10, que tem trabalhado muito para proporcionar experiências/vivências verdadeiramente interessantes e proveitosos para os Acadêmicos participantes da qual destaca: Vizitas “In Loco”, Palestras, Juri Simulado, Conselheiro Junior entre outras.

Recepcionaram os Acadêmicos o Dr. André Cruz e a Dra. Esther Steiner, da Comissão do Projeto CREFITO – Jovem do CREFITO-10 e a Dra. Lisiane Fabris Chiumento, Presidente da Comissão de Educação de Fisioterapia do CREFITO-10, bem como o Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10.

 

Dr. André Cruz, Dra. Esther Steiner e Dra. Lisiane Fabris Chiumento com os Acadêmicos do Curso de Fisioterapia da FURB na Sede do CREFITO-10

Dr. André Cruz, Dra. Esther Steiner e Acadêmicos do Curso de Fisioterapia da FURB em frente a Sede do CREFITO-10

 

6. Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

 

Inscrições: 29 de outubro de 2012 a 30 de novembro de 2012.

Público alvo: profissionais da saúde, exceto médicos.

Obs.: Os alunos receberão bolsa mensal, financiada pelo Ministério da Saúde.

Duração: 24 meses

Informações: Secretaria Acadêmica Residência  Tel: (21)2598-9271 E-mail: residencia@.iesc.ufrj.br

Edital: site do IESC: www.iesc.ufrj.br

 

7. CREFITO-10 apoia Congresso sobre Atrofia Muscular Espinhal

Programação:

 

8. Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde – Brasil é destaque

Com 53 trabalhos apresentados, o Brasil foi o país com maior participação no Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde, realizado em Washington entre os dias 22 e 24 de outubro, pela Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS e a Organização Mundial da Saúde – OMS. O evento debateu a relação entre a gestão das informações científicas e técnicas com a saúde, nos eixos temáticos Desenvolvimento em Capacidades, Informação para Decisão em Saúde, Estratégias e Políticas Públicas, Telesaúde e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Participaram cerca de 400 pessoas de 30 países.

O evento também foi palco para a carta Declaração de Washington, redigida por membros do sistema latino-americano para informação em ciências da saúde. O documento enfatiza o fortalecimento da informação e do conhecimento como bens públicos e insta os governos da região a reforçarem o papel da Biblioteca Virtual em Saúde BVS nos sistemas de saúde.

 

Congresso debateu a relação entre ciência, tecnologia e saúde

 

Fonte: http://www.onu.org.br/brasil-tem-maior-numero-de-apresentacoes-em-congresso-sobre-saude-e-tecnologia-da-opasoms/

 

8. Prêmio Destaque Convention 2012

O Florianópolis Convention & Visitors Bureau realizou a segunda edição do Prêmio Destaque Convention, na terça feira dia 30 de Outubro, os Embaixadores do Turismo são personalidades destaque na sociedade e que promovem a cidade, favorecendo o turismo o ano inteiro.

Os agraciados de 2012 com o Prêmio Destaque Convention foram os seguintes: Maria Clara Schneider e Vinícius de Lucca Filho, os professores do Instituto Federal de Santa Catarina, Eduardo Rodrigues e Mário Nobrega, médicos, Humberto Roman da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Carlos Duarte do EcoFloripa Eventos Esportivos e Osmar Silveira, diretor de Relações Institucionais da Federação das Câmaras de Dirigentes – FCDL.

Parabéns aos organizadores desta premiação entre os quais destacamos Juliana Castanho, diretora do FC&VB-SC, Thais Krebs, captação, Cristiane Fabris, Centro Sul, os homenageados e demais convidados. Ressaltamos ainda as presenças: do Dr. Juliano Tibola, que esteve à frente da organização do VIII Congresso de Queimaduras ocorrido nos dias 10 a 13 de Outubro de 2012 e da Dra. Lizete Antunes que atualmente vem coordenando a organização do XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional/2013 e que recebeu no ano de 2011 o prêmio Destaque Convention.

Thais Krebs, Convention Bureau

Dr.Juliano Tibola – Fisioterapeuta, Vice-Presidente do VIII Congresso de Queimaduras/2012

Dra.Lizete Antunes - Presidente do XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional/2013

 

9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

10. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

 

 

USE OS ADESIVOS DE CARRO ENVIADOS PELO CREFITO-10 PARA SEU ENDEREÇO

DIVULGUE SUA PROFISSÃO

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10