Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 12 de Novembro de 2012 | Número 164

 

 

1. COFFITO – Divulga o resultado da Prova de Título de Especialista

 

Parabéns aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que obtiveram o Título de Especialista em áreas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional o resultado foi publicado em 06 de novembro pelo Instituto AOCP, responsável pela organização das provas.

Veja maiores detalhes no site, www.coffito.org.br

Fonte: COFFITO

 

 

2. Reunião do GT dos Terapeutas Ocupacionais do Sistema COFFITO/CREFITO´s e os Conselheiros Federais do COFFITO

 

Aconteceu na sede do COFFITO, no período vespertino do dia 8 de novembro do corrente ano, a reunião do GT dos terapeutas ocupacionais do Sistema, na oportunidade foi possível apresentar os projetos desenvolvidos na gestão anterior e assim possibilitar os encaminhamentos necessários das questões pendentes, favorecendo o plano de ação dos novos conselheiros terapeutas ocupacionais do COFFITO.

Estiveram presentes os membros efetivos do GT dos terapeutas ocupacionais, Dr. Omar da Rocha Silva, Crefito-2, Dra. Luciana Werthaimer, Crefito-5, Dra. Luzianne Feijó, Crefito-6 e a Dra. Lucrecia Monteiro, Crefito-12 assim como os conselheiros federais Dra. Luzianna Maranhão, Dra. Ana Rita Costa De Souza Lobo, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, Dra. Maria Severa Alcântara, Dr. Leonardo José Costa de Lima. 

 

http://coffito.org.br/admin/editorpub/userfiles/reuniao_nacionalto-08e09-sitefinal.jpg

Dr. Omar da Rocha Silva, Crefito-2, Dra. Luciana Werthaimer, Crefito-5, Dra. Luzianne Feijó, Crefito-6 e a Dra. Lucrecia Monteiro, Crefito-12 assim como os conselheiros federais Dra. Luziana Maranhão, Dra Ana Rita Costa De Souza Lobo, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, Dra. Maria Severa Alcântara, Dr. Leonardo José Costa de Lima. 

Fonte: COFFITO

 

3. 1º Reunião Nacional dos Terapeutas Ocupacionais do Sistema COFFITO/CREFITO´s

 

Nos dias 8 e 9 de novembro ocorreu na sede do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO a primeira reunião nacional dos terapeutas ocupacionais do Sistema COFFITO/CREFITO´s da gestão 2012-2016, estiveram presentes os seguintes representantes:

 

Dra Leiliane Helena Gomes, Crefito-1

Dr. Omar da Rocha Silva, Crefito-2

Dra. Osmari V. M. Andrade, Crefito-3

Dra. Luciana Werthaimer e Dra Mirtha da Rosa Zenker, Crefito-5

Dra. Luzianne Feijó, Crefito-6

Dra. Celia Maria Azevedo de Oliveira, Crefito-7

Dra. Lizete Antunes, Crefito-10

Dra. Lucrecia Monteiro, Crefito-12

Dra. Josy Mariane Thaler Martini, Crefito-13

 

A reunião foi presidida pela Dra. Luziana Carvalho de Albuquerque Maranhão, Vice-Presidente do COFFITO, e assessorada pelos Conselheiros Federais: Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, Dra. Ana Rita Costa De Souza Lobo, Dra. Maria Luiza Vautier Teixeira, Dra. Maria Severa Alcântara, Dr. Leonardo José Costa de Lima. 

 

Na oportunidade foi apresentado aos conselheiros regionais os resultados do GT dos terapeutas ocupacionais e os encaminhamentos, assim como o planejamento para a gestão 2012-2016 para a Terapia Ocupacional. Entre estes destacamos os seguintes:

 

- Capacita SUAS;

- Núcleo de Atenção à Saúde da Família – NASF,

- Políticas Públicas em geral,

- Classificação Brasileira de Ocupações – CBO,

- Projeto de Lei 7647/10,

- Expansão do exercício profissional do terapeuta ocupacional no INSS,

- Abertura de novos cursos de Terapia Ocupacional,

- Entre outros. 

 

http://coffito.org.br/admin/editorpub/userfiles/reuniao_nacionalto-08e09-sitefinal.jpg

Fonte: COFFITO

 

 

4. Fiscalização CREFITO-10

 

 

 

 

 

No mapa podemos observar (em azul) os municípios que foram fiscalizados na Campanha Santa Catarina 100% fiscalizada, no período entre janeiro de 2010 e junho de 2012.

Sempre é bom lembrar, que essa campanha foi importante para que o CREFITO-10 tivesse a real magnitude do comportamento das profissões no território Catarinense o que possibilitou estruturar melhor o Departamento de Fiscalização – DEFIS.

“Com certeza aprendemos muito na primeira edição da Campanha Santa Catarina 100% fiscalizada”, diz Dr. George Jung da Rosa – Coordenador do DEFIS-CREFITO-10, e continua dizendo, “ nossa rotina de fiscalização está mais coerente com a realidade, o que nos possibilitou em apenas 4 meses de fiscalização (julho a novembro de 2012)  cobrir quase 1/3 do território catarinense”.

Nosso maior objetivo é a segurança do usuário, o DEFIS tem trabalhado muito para cada vez mais estar presente nas regiões, fiscalizando, orientando e sempre que necessário agindo em detrimento da Lei e das Resoluções do COFFITO.

Acreditamos que a fiscalização contínua inibe ações que possam lesar o cidadão e/ou às profissões, porém é de fundamental importância que os profissionais e a população participem ativamente deste processo.

Existem diversas formas de participar, seja denunciando situações duvidosas (pelo site ou por email) ou dando um feedback sobre nossa ação em seu município, sem dúvida, quem melhor conhece a realidade de seu município são os profissionais e a população que nele trabalham/residem e por vezes, nós do CREFITO-10 desconhecemos algumas situações, neste momento é importantíssimo a participação de todos, trazendo até o CREFITO-10 essa realidade para que possamos averiguar essas situações.

“Estamos empenhados em seguir melhorando nossa ação, por isso, peço a todos que tem alguma crítica ou sugestão ao DEFIS, não deixe de trazer sua manifestação, entre em contato, participe ativamente e ajude a melhorar nossa ação”, finaliza Dr. George Jung da Rosa.

 

Hoje o DEFIS é composto pelos seguintes profissionais:

 

Dr. George Jung da Rosa – Coordenador

Dr. Gustavo Fernnado Sutter LaTorre – Coordenador Adjunto

Roberta Belmonte – Agente Fiscal

Adelmar Zuffo – Agente Fiscal

 

 

5. CREFITO-10 obtém duas vitórias na luta em favor das 30 horas

 

Na semana passada, foi publicada a sentença que julgou procedente a ação proposta pelo CREFITO-10 contra o Município de Tijucas, "para determinar ao Município réu que observe o limite de 30 (trinta) horas semanais como jornada de trabalho dos terapeutas ocupacionais, e também dos fisioterapeutas (caso venha sendo descumprida a lei igualmente em relação a estes profissionais), sendo funcionários ou contratados, sem redução de vencimento, sob pena de multa de R$ 3.000,00 (três mil reais) em relação a cada semana em que exigir o cumprimento de jornada de trabalho superior ao previsto em lei."

Ainda na semana passada, foi julgada a apelação interposta pelo Município de Joaçaba, mantendo-se a sentença que julgou procedentes os pedidos formulados pelo CREFITO-10, e reconheceu o direito dos profissionais à jornada de trinta horas semanais.

O CREFITO-10 seguirá lutando pelo reconhecimento do direito à jornada de trinta horas semanais.

Dr. Sandroval Torres – Presidente CREFITO-10

 

6. Programe-se

Informações no site do CREFITO-10 ou pelo email aclamesc@yahoo.com.br

 

 

7. X Jornada Catarinense de Fisioterapia Respiratória - JOCAFIR

Aconteceu no dia 10 de outubro, em Florianópolis, a X Jornada Catarinense de Fisioterapia Respiratória - JOCAFIR. No evento foram discutidos temas atuais da Especialidade, tendo a presença de profissionais e acadêmicos de todo o Estado. O evento foi promovido pela ASSOBRAFIR-SC e contou com o apoio do CREFITO-10.

O CREFITO-10 parabeniza aos organizadores e agradece a oportunidade de participar deste importante evento em Santa Catarina.

 

 

8. Fundação da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica – ABFP

 

 

9. CREFITO-10 reuniu-se com Formandos de Fisioterapia da ACE Joinville

Aconteceu no sábado dia 10, nas dependências da Faculdade – ACE em Joinville, a costumeira reunião entre o CREFITO-10 e os formandos do Curso de Fisioterapia, na oportunidade, foram tratados temas de relevância sobre os direitos e deveres dos futuros profissionais, bem como esclarecidas dúvidas sobre mercado de trabalho, ética e deontologia entre outras.

Estiveram representando o CREFITO-10 o Dr. Sandroval Torres – Presidente do CREFITO-10 e egresso da ACE e o Dr. Gustavo Fernando Sutter LaTorre – Conselheiro do CREFITO-10.

O CREFITO-10 agradece e parabeniza a todos os acadêmicos presentes.

 

10.Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

 

 

USE OS ADESIVOS DE CARRO ENVIADOS PELO CREFITO-10 PARA SEU ENDEREÇO

DIVULGUE SUA PROFISSÃO

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10