Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 19 de Novembro de 2012 | Número 165

 

1. CREFITO-10 participou da Semana Acadêmica da FACVEST de Lages

 

Entre os dias 12 a 14 de novembro, aconteceu a tradicional Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia da FACVEST – Lages, evento que reuniu diversas atividades com o intuito de contribuir na formação dos acadêmicos.

No dia 13 de novembro, o CREFITO-10 participou do evento com a apresentação de uma palestra sobre a Fisioterapia e o Mercado de Trabalho, que foi ministrada pelo Presidente, Dr. Sandroval Torres.

Na mesma noite, Dr. Gustavo Fernando Sutter LaTorre falou sobre Fisioterapia no Assoalho Pélvico.

Também esteve presente ao evento o Vereador de Lages o Sr. Marcius Machado, que recentemente foi reeleito Vereador e que é um grande apoiador das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no município de Lages.

O CREFITO-10 parabeniza aos organizadores, em especial a Dr. Geciely Almeida, Coordenadora do Curso de Fisioterapia da FACVEST pelo excelente evento.

 

 

Dr. Mauricio Branco, Dr. Marcos Boscatto, Dra. Maristela Vieira, Dra Rita Souza, Dr. Sandroval Torres, Dr. Irineu Jorge Sartor, Dr. Gustavo LaTorre e  Dra. Geciely Almeida

 

 

 

2. CREFITO-10 participou do X ENCONTRO CATARINENSE DE SAÚDE MENTAL

 

Aconteceu em 13 de novembro a reunião da comissão organizadora do X Encontro Catarinense de Saúde Mental “Re-unir: movimento para superar a fragmentação do saber e do fazer” e convidados entre estes o CREFITO-10, que foi representado pela Vice-Presidente, Dra. Lizete Antunes Jardim.  A reunião aconteceu nas dependências da Universidade da Região de Joinville – Univille, Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte  Joinville – SC, sob a coordenação das Profas. Sofia, Maryahn Koehler Silva (psicólogas) e Shirlei Vicente (terapeuta ocupacional) da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville na oportunidade foi apresentado as etapas já elaboradas para a realização do X Encontro.

A comissão organizadora estima um público de dois mil participantes entre profissionais, acadêmicos, usuários e familiares nos dias 23 a 25 de Outubro de 2013 nas dependências do Centro de Convenções Cau Hansen em Joinville. 

3. Luta do CREFITO-10 pelas 30 horas

 

Nesta semana, foi publicada a sentença que julgou procedente a ação proposta pelo CREFITO-10 contra o Município de Tijucas, "para determinar ao Município réu que observe o limite de 30 (trinta) horas semanais como jornada de trabalho dos terapeutas ocupacionais, e também dos fisioterapeutas (caso venha sendo descumprida a lei igualmente em relação a estes profissionais), sendo funcionários ou contratados, sem redução de vencimento, sob pena de multa de R$ 3.000,00 (três mil reais) em relação a cada semana em que exigir o cumprimento de jornada de trabalho superior ao previsto em lei."

 

Ainda esta semana, foi julgada a apelação interposta pelo Município de Joaçaba, mantendo-se a sentença que julgou procedentes os pedidos formulados pelo CREFITO-10, e reconheceu o direito dos profissionais à jornada de trinta horas semanais.

 

No dia 13 de novembro, a ação movida pelo CREFITO-10 contra o Município de Seara foi julgada pela 4a Turma do TRF4, em Porto Alegre-RS, confirmando-se a sentença que havia reconhecido o direito dos funcionários daquele município à jornada de 30 horas semanais.

 

O CREFITO-10 seguirá lutando pelo reconhecimento do direito à jornada de trinta horas semanais.

 

Atenciosamente,

 

Dr. Sandroval Torres

Presidente do CREFITO-10

 

4. Carta Aberta dos Acadêmicos de Fisioterapia de SC sobre Valorização Profissional e RNHF

 

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região – CREFITO 10, apresenta a carta aberta, elaborada pelos estudantes de Fisioterapia presentes no XII Encontro de Centros Acadêmicos de Fisioterapia de SC, ocorrido no último mês de agosto, sobre Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos (RNHF).

 

Leia no site do CREFITO-10. http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1309

 

5. Consultas Públicas em andamento do Ministério da Saúde

 

Descrição

Origem

Validade

Diretrizes de Atenção à Pessoa com Lesão Medular

DAPES - Área técnica de Saúde da Pessoa com Lesão Medular

26/11/2012

CONSULTA PÚBLICA Nº 21, DE 31 DE OUTUBRO DE 2012 - Diretrizes Brasileiras da Saúde Ocular na Infância: Detecção e Intervenção Precoce para Prevenção de Deficiências Visuais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Para Consulta, Clique Aqui

DAE/SAS - Coordenação Geral de Média e Alta Complexidade

30/11/2012

Documentos referentes à Audiência Pública da Radioterapia (Degravação 1 e 2, Apresentação Power Point, Lista de Presença, Respostas Consolidadas).

SE/DLOG - DLOG/SE/MS

31/12/2012

Política Nacional de Informação e Informática em Saúde - PNIIS. Para Minuta de Portaria, Clique Aqui.

DEMAS/SE - Secretaria Executiva - SE/MS

22/11/2012

Política Nacional de Atenção Hospitalar - PNHOSP Clique aqui

DAE/SAS/MS - CGHOSP

04/12/2012

Contratualização Hospitalar. Clique aqui

DAE/SAS/MS - CGHOSP

04/12/2012

Diretriz de Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral

DAPES - Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência/DAPES/SAS/MS

05/12/2012

 

 

 

6. 2º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional - COBRAFIN

Aconteceu de 15 a 17 de novembro no Rio de Janeiro o 2º COBRAFIN – Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, promovido pela ABRAFIN – Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional.

O evento reuniu mais de 500 inscritos, contou com palestrantes nacionais e internacionais, apresentações orais, apresentações de pôsters, cursos de altíssima qualidade e relevância para a área e ainda uma feira de produtos e serviços.

Sem dúvida um evento que contribui para o fortalecimento da Especialidade no cenário nacional e internacional.

O CREFITO-10 parabeniza a Dra. Solange Canavarro – Presidente da ABRAFIN e sua equipe pela garra e dedicação no planejamento, construção e realização do evento.

 

Dr. Sandroval Torres – Presidente CREFITO-10

Dr. Hildebrando Ribeiro – Conselheiro CREFITO-3, Dra. Denise Flavio – Presidente da AFB, Dr. Sandroval Torres – Presidente CREFITO-10 e Dr. Willen Heil – Diretor Tesoureiro do COFFITO

Feira do 2º COBRAFIN

Dr. Willen Heil – Diretor Tesoureiro do COFFITO

Dr. Adamar Nunes

Dra. Solange Canavarro – Presidente da ABRAFIN

Palestras 2º COBRAFIN

Dinâmicas 2º COBRAFIN

 

7. Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Os números alarmantes de mortes em conseqüência da violência no trânsito motivaram a ONU(Organização das Nações Unidas), em 2005, a estabelecer todo o terceiro domingo do mês de novembro como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Data em que são homenageadas as pessoas que morreram em virtude de acidentes de trânsito, além de suas famílias, e todos aqueles que de alguma forma tiveram suas vidas afetadas por essas tragédias.

Ao redor do mundo, entidades vinculadas à disseminação da cultura de segurança viária incentivam que governos e organizações civis realizem uma mobilização social para reivindicação de ações efetivas para a redução de vítimas e práticas sustentáveis de segurança no trânsito.

Portanto, trata-se de uma data que transcende o ritual de homenagem às vítimas para uma manifestação pela valorização da vida e aplicação de conceitos de cidadania.

Mais informações sobre essa data pelo mundo, acesse a página da ONU: http://www.un.org/en/roadsafety/remembrance.shtml 

Fonte: http://www.memorialvitimasdetransito.com.br/

 

8. Entidades da Fisioterapia e Terapia Ocupacional participam do Fentas e CNS

 

 

 

 

COFFITO, AFB, ABRATO, ABENFISIO, RENETO e FENAFITO participam do Fentas, Fórum das Entidades Nacionais de Trabalhadores da Área da Saúde, fórum que acontece uma vez ao mês em Brasília. Esta reunião antecede a reunião do Conselho Nacional de Saúde, CNS, onde o COFFITO, através do Fisioteraputa Wilen Heil e Silva representa a fisioterapia e a terapia ocupacional.

 

 

9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

10. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

 

 

USE OS ADESIVOS DE CARRO ENVIADOS PELO CREFITO-10 PARA SEU ENDEREÇO

DIVULGUE SUA PROFISSÃO

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10