Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 26 de Novembro de 2012 | Número 166

 

1.   PL do Ato Médico - Urgente

O Projeto de Lei do Ato Médico foi pautado para a próxima terça-feira, dia 27 de novembro, às 11:00 horas na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

É um momento muito importante para as profissões da saúde, precisamos nos unir, criarmos força e enviar muitos e-mails aos Senadores membros da Comissão, Cultura e Esporte de Educação do Senado pedindo o adiamento de votação para que possamos ter mais tempo para analisar o impacto que este projeto trará para a saúde da população brasileira.

 

Comissão de Educação, Cultura e Esporte - CE

Tipo: Comissão Permanente do Senado Federal

Quantidade de membros:

Senadores: 27 titulares e 27 suplentes

 

PRESIDENTE: Senador Roberto Requião - PMDB – PR  roberto.requiao@senador.gov.br 

VICE-PRESIDENTE: Senador Paulo Bauer - PSDB – SC paulobauer@senador.gov.br 

 

Logo que tomamos conhecimento da votação do PL do Ato Médico o CREFITO-10 enviou a todos os Senadores que compõem a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, ofício solicitando adiamento da análise desse projeto de lei do Ato Médico bem como uma vez mais enfatizando os prejuízos que este Projeto de Lei trará à saúde da população.

Além do envio deste ofício, estamos realizando contatos com diversos Senadores e estaremos presentes em Brasília na audiência.

 

Dr. Sandroval Torres

Presidente CREFITO-10

 

2. CREFITO-10 nomeou novas Comissões

 

Na última terça-feira na sede do CREFITO-10, foram empossadas duas novas Comissões. Outras Comissões também foram criadas e seus membros serão empossados na reunião Plenária que acontecerá no dia 01.12.2012.

 

Comissão de Especialidades da Fisioterapia: 

 

Dr. Gustavo  Fernando Sutter Latorre

Dr. Marlus Karsten

Dr. Juliano Tibola

Dr. Marcelo  Anderson Bracht

 

Dr. Juliano Tibola, Dr. Gustavo  Fernando Sutter Latorre, Dr. Marcelo  Anderson Bracht , Dr. Sandroval Torres

 

Dr. Juliano Tibola, Dr. Gustavo  Fernando Sutter Latorre

Dr. Marcelo  Anderson Bracht e Dr. Sandroval Torres

 

Dr. Gustavo  Fernando Sutter Latorre

 

Dr. Juliano Tibola,

Dr. Marcelo  Anderson Bracht

 

 

     

Comissão de Práticas Integrativas e Complementares  - PICs  de Fisioterapia

 

Dr. Rômulo  Nolasco de Brito

Dra. Elenice de Fatima Oliveira

Dr. Murilo Marcos dos Santos

Dra. Renata Bonotto Toledo dos Santos

 

Dra. Renata Bonotto Toledo dos Santos, Dra. Elenice de Fátima Oliveira, Dr. Rômulo  Nolasco de Brito e Dr. Sandroval Torres

 

Dra. Elenice de Fátima , Dra. Renata Bonotto Toledo dos Santos, Oliveira, Dr. Rômulo  Nolasco de Brito e Dr. Sandroval Torres

Dra. Elenice de Fátima

Dra. Renata Bonotto Toledo dos Santos

 

Dr. Rômulo  Nolasco de Brito

 

 

3. Resultado Final do Exame de Conhecimento para Concessão de Registro do Título de Especialista nas Áreas da Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

O resultado final do Exame de Conhecimento para Concessão de Título de Especialista em áreas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional foi publicado nesta quarta-feira (21) pela organizadora do certame – AOCP. 

 

A lista de aprovados está publicada no anexo I do edital e pode ser acessada através do endereço http://www.aocp.com.br/concurso.jsp?id=281. Os candidatos também podem visualizar os boletins de desempenho e todas as demais informações desse certamente no site da AOCP: www.aocp.com.br.

 

 

Comissão de Especialidades do CREFITO-10

 

 

4. Comissões do CREFITO-10 em Ação

 

Comissão de Sindicância de Fisioterapia

Comissão de Ética e Deontologia de Fisioterapia e Comissão de Ética e Deontologia de Terapia Ocupacional

Dra. Daniela Rebellato Ferreira, Dr. Michel Castro, Dra. Ana Paula Casadei Marzagão, Dra. Priscila  Peres Canto

 

Dra. Maristela Vieira – Membro da CEDTO, Dra. Rita de Cássia Paula Souza – Membro da CEDF, Dr. Adriano Souza – Presidente CEDF,  Dr. Gregório Francisco Ferreira Neto – Membro CEDF e Dr. Sandroval Torres – Presidente CREFITO-10

 

O dia a dia das Comissões do CREFITO-10 não é tarefa fácil, todos tem que se dedicar ao máximo, seja nas atividades inerentes a comissão que participa, seja pelos estudos necessários para poder realizar suas ações de forma correta, o que só tem a enaltecer os trabalhos do CREFITO-10.

Sinto-me orgulhoso de poder contar com a contribuição de profissionais que vestem a camisa do CREFITO-10 e das profissões, isso sem dúvida faz diferença no resultado final, comenta o Presidente do CREFITO-10.

 

5. CREFITO-10 participou da Jornada Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Anhanguera

 

No último dia 21 de novembro foi realizada uma mesa redonda na Faculdade Anhanguera em Santa Catarina para debater o PROJETO DE LEI DO ATO MÉDICO como parte da Jornada Acadêmica do Curso de Fisioterapia. Participaram do evento o Dr. Sandroval Torres – Presidente do CREFITO-10, Dr. Mayco Nunes Fisioterapeuta – Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC, Dr. Michel Castro - Fisioterapeuta, membro da Comissão de Sindicância do CREFITO-10, Dr. Gustavo Sutter Latorre, Coordenador Adjunto do DEFIS-CREFITO-10 e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica e Dr. Fernando Cantanhede – Coordenador do Curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera.

Dr. Gustavo Sutter LaTorre, Dr. Fernando Cantanhede, Dr. Mayco Nunes, Dr. Sandroval Torres e Dr. Michel Castro

 

O CREFITO-10 agradece ao convite e parabeniza a Coordenação do Curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Santa Catarina pela iniciativa.

 

 

6. CREFITO-10 recebe a 4ª Reunião da Coordenação Estadual do FETSUAS/SC

 

A reunião aconteceu no último dia 22 de novembro de 2012, quinta-feira, na Sede do CREFITO-10 e teve como pauta: Apreciação da Ata da Coordenação Estadual de 18 de outubro de 2012; Reunião das Comissões de Trabalho - Organização das atividades e definição de prioridades de atuação; Apresentação da pauta das Comissões; Encaminhamentos decorrentes do Oficio às entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras do SUAS acerca da contribuição para a Mesa Estadual Permanente de Negociação do SUAS; Seminário Estadual; Avaliação da Audiência Pública acerca da Assistência Social- LOA 2013 e encaminhamentos decorrentes; Debate sobre o CAPACITASUAS- Resolução da CIB e do CEAS/SC; Exposição da reunião da Coordenação Nacional do FNTSUAS de 19 e 20 de outubro de 2012 e da Reunião Ampliada do CNAS de 06, 07 e 08 de novembro; Deliberação acerca dos representantes do FETSUAS/SC para o Seminário Nacional do FNTSUAS: Trabalhadores do SUAS: identidade e representação nos espaços públicos e encaminhamentos; Financiamento 2013 do FETSUAS/SC; Acompanhamento da criação dos FMTSUAS/ FORTSUAS.

As Comissões de Trabalho do FETSUAS/SC estão assim constituídas:

I. Formação e Articulação Política - Marliange,  Liliane e Miriam.

II. Comunicação e Informação- Bruna, Elisangela Hobus e Juliana Remor.

III. Mesa Permanente de Negociação do SUAS – MPNE/SUAS-  Lourival e Vânia.

IV. Orçamento e Finanças- Vânia;

 

O CREFITO-10 agradece a participação de todos os envolvidos na 4ª Reunião da Coordenação Estadual do FETSUAS/SC e reafirma o compromisso de dar todo apoio possível para que as ações do FETSUAS/SC possam ocorrer de forma coletiva e participativa.

 

7. Fisioterapeuta ministra palestra na Distribuidora de gás Ultragaz no município de Palhoça

 

No dia 22 de novembro, a Dra. Priscila Peres Canto ministrou palestra sobre prevenção de lesões relacionadas ao trabalho, parte da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, promovida pela distribuidora de gás Ultragaz no município de Palhoça.

 

A SIPAT é uma semana obrigatória instituída pela portaria do Ministério do Trabalho DSST n° 8/99, na qual a empresa proporciona aos seus colaboradores momentos de informações a respeito de prevenção e conscientização quanto a segurança e acidentes no trabalho.

 

A Dra. Priscila ressalta a importância da participação dos fisioterapeutas nessas ações que são fundamentais para a inserção profissional nos ambientes corporativos e, principalmente, a promoção da saúde do trabalhador.

 

 

 

8. Terapeuta Ocupacional recebe Comenda do Legislativo Catarinense

 

A Dra Lilian Vaz Martinho, terapeuta ocupacional recebeu na última segunda feira, dia 19 de Novembro de 2012 em a sessão solene a outorga da Comenda do Legislativo Catarinense.  A solenidade, ocorreu no Plenário Osni Régis, com esta homenagem o Parlamento Catarinense reconhece ações promovidas por personalidades e organizações que ajudam a formar um estado mais justo e humano. A Comenda do Legislativo Catarinense foi instituída pela Resolução nº 02/08, que unifica as homenagens concedidas pelo Legislativo estadual.

Esta merecida homenagem é reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Dra. Lilian, terapeuta ocupacional no CEPON de Florianópolis.

 

Homenageados do Parlamento Catarinense

Governador do Estado de Santa Catarina, João Raimundo Colombo
Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Cláudio Barreto Dutra
Procuradoria Geral de Justiça, Procurador Lio Marcos Marin
Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Cesar Filomeno Fontes, Pablo Nicolas Rossi

 

Homenageados: Pré-Fabricar Construção Ltda; Edna Margarida Gaidzinski Bastos; Irmã Hedwiges Hofer; Lilian Vaz Martinho; Remigio Sita; Curt Linzmeyer; Carlos Henrique Geller; José Carlos dos Santos; Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais – AJIDEVI; Ivone Schutz Weiss; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pinhalzinho (Apae); Manoel Antônio Bertoncini Silva (in memorian); Jayme Antunes Teixeira; Creche Lar do Caminho;  Ingrid Tremel Barbato;  Péricles Luiz Medeiros Prade; Juvenil dos Santos Pereira; Marcos Augusto Viel; Ronaldo Baumgarten Junior; Genésio de Souza Goulart; Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC (Cejesc); Mariano Mazzuco Neto; Rede Feminina de Combate ao Câncer de Braço do Norte;  Marcelino Chiarello (in memorian); Ademir da Silva Matos; Associação dos Hotéis de Piratuba; Adilson Baldissera; Cesar Henrique Pereira; Alice Gaio; Plínio David de Nes; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, em Cooperativas, Agroindustriais e Industriais no Meio Rural de Concórdia e Região (Sintrial); Tereza Teixeira Teza;  Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (Apafec); Associação Maria Rosa; Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campos Novo;  Associação Recreativa e Cultural Nacional de Dionísio Cerqueira; José Aroldo Gallassini; Pedro Bittencourt Neto;  Hospital Salvatoriano São Luiz de Campo Alegre; Circolo Bergamascco di Rio Maina;  Onélia Dalçóquio Baptista,Polícia Militar Rodoviária do Estado de SC; Leandro Antônio Soares Lima; Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

 

9. Presidente do CREFITO-10 e Comissão de Interiorização visitam profissionais no interior do Estado de Santa Catarina.

 

 

Dr. Sandroval Torres, Dr Andey Zommavilla e Dr. Marcos Boscatto – Município de Correia Pinto - SC

Dr. Marcos Boscatto, Dra. Marilia Vingla da Silveira e Dr. Sandroval Torres -  APAE Município de Correia Pinto - SC

Dr. Marcos Boscatto, Dr. Alex Sandro Goetten e Dr. Sandroval Torres – Município de Curitibanos - SC

 

Dr. Sandroval Torres, Dra Mariane Shorr Caeser, Dr. MARCOS Boscatto e Dr Marcos Tadeu Gutsclack – Município de Porto União - SC

 

 

 

Dr. Marcos Boscatto, Dra Francieli Santos e Dr. Sandroval Torres – Município de  Caçador - SC

Dr. Sandroval Torres, Dra Vanessa Moresco e Dr. Marcos Boscatto -  Município de Caçador - SC

Dr. Sandroval Torres, Dra Franciane Vaz, Dra. Cibele Urio e Dr. Marcos Boscatto – Município de Caçador - SC

 

 

10. BRINCAR como possibilidade para formação de vinculo entre terapeuta ocupacional X cliente

Dra. Graziele Durão, terapeuta ocupacional, delegada do CREFITO-10 e a fonoaudióloga Rosiana Massignani atuam em São Miguel do Oeste e traçaram um perfil na abordagem sob o prisma da Terapia Ocupacional e da Fonoaudiologia acerca do brincar como instrumento para estabelecer vínculos com a criança. Este foi recentemente publicado na revista SOS Saúde, veja na integra o texto.

 

 

11. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

 

 

USE OS ADESIVOS DE CARRO ENVIADOS PELO CREFITO-10 PARA SEU ENDEREÇO

DIVULGUE SUA PROFISSÃO

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10