Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 15 de Abril de 2013 | Número 183

 

1. CREFITO-10 e AFITOEX reuniram-se com profissionais e políticos de São Miguel do Oeste e região

Realizada em São Miguel do Oeste, dia 13.04, contou com a presença de profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais da região, membros da Associação de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Extremo Oeste - AFITOEX além de representantes políticos, como o assessor do executivo municipal de SMO, Flávio Ramos, responsável pela lei municipal que a transformou a AFITOEX em uma entidade de Utilidade Pública. Contou também com a vereadora de SMO Cristiane Zonata, representando o Legislativo, o Prefeito de Mondaí, Lenoir da Rocha, o Secretário de Saúde do Município de SMO, Airton Favero e o Prefeito de Descanso e Presidente do Consórcio de Saúde da região do Extremo Oeste CIS AMEOSC, Hélio Daltoé.

O CREFITO-10 parabeniza a AFITOEX presidida pelo fisioterapeuta e delegado do CREFITO-10, Dr. Diogo Oro Spendler, que organizou o evento.

 

 

 

2.  Aula Magna do Curso de Fisioterapia da Unochapecó

 

Presidente do CREFITO-10 ministrou Aula Magna com o tema “perspectivas da profissão” aos estudantes do Curso de Fisioterapia da Unochapecó neste dia 12.04.

O evento contou com a participação de mais de 150 acadêmicos e professores do curso de fisioterapia da Unochapecó, que após a aula, tiveram oportunidade de debater com o Presidente sobre temas de interesse e dúvidas.

 

 

3. JOINVILLE - Reunião do CREFITO-10 com profissionais e proprietários de empresas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Prezado Profissional,

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região - CREFITO-10, vem convidá-lo para participar de reunião na cidade de Joinville, no dia 18 de abril de 2013, às 18:30 horas, no COMFORT HOTEL JOINVILLE com sede na Rua Senador Felipe Schmidt, 460, Centro,  na cidade de Joinville.

Trata-se de reunião que tem por objeto a relação com as Operadoras de Planos de Saúde, o Referencial Nacional de Honorários e os Parâmetros Assistenciais.

Para enaltecer as discussões o CREFITO-10 convidou a Presidente da FENAFISIO – Federação Nacional de Associações Prestadoras de Serviços de Fisioterapia, Dra. Marlene Izidro para também estar presente na reunião, além da Presidente da ASSEFISIO – Associação de Empresas de Fisioterapia da Grande Florianópolis Dra. Morgana Sfredo.

O objetivo é valorizar e defender incondicionalmente as prerrogativas profissionais e sem dúvida, o cidadão, porém o êxito depende da união e do esforço de todos os segmentos.

Contamos com sua presença.

Cordialmente,

Dr. Sandroval Francisco Torres

Presidente do CREFITO-10

4. CREFITO-10 participou de reunião com a Comissão organizadora do CBTO

 

No dia 8 de Abril de 2013 às 18:30 horas na Cidade de Joinville aconteceu a formalização do convite aos Conselhos  de Fisioterapia  e de Terapia Ocupacional da Região Sul, a qual teve como  meta  apresentar o  XIII  Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional  –  Terapia Ocupacional e  Políticas Públicas: diretrizes, compromissos e ações  que acontecerá em Florianópolis, 13 a 16 de Outubro de 2013, no Centro de Convenções Centro Sul.

Estavam presentes no encontro : Dra. Márcia Andrea Fernandes ,representante do Crefito -10 ,Dra. Lizete Antunes Jardim, Presidente do Congresso, Dra. Mirtha Zenker, representante do Crefito-5,Dra.  Almerize Leite, Dra.  Beatriz Macali, Dra.  Luciane Frutuoso, Dra.  Suzana Szabunia , Abrato-SC .

 

 

5. CREFITO-10 realizou Juri Simulado na Unochapecó

 

Na última quarta-feira (10/04) ocorreu na UNOCHAPECÓ o Júri Simulado, parte do projeto CREFITO-Jovem, Projeto vinculado à Comissão de Educação de Fisioterapia do CREFITO-10. Foram simulados os julgamentos em plenária de quatro modelos de Processos Éticos Disciplinares, montados pelos próprios acadêmicos a partir de um modelo de Processo Administrativo clássico do sistema. 

 

"A lei 6.316 de 1975 cria o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e indiretamente os Conselhos Regionais, para duas funções específicas: fiscalizar o exercício das duas profissões e servir de tribunal de ética para ambas. Foi uma manhã proveitosa, onde o objetivo de ilustrar o funcionamento do julgamento ético, e todo o processo inerente, foi alcançado. Despertar o interesse das novas gerações para as questões do Sistema é fundamental para o futuro saudável das duas profissões. Os alunos regidos pelo professor  Dr. Mark Mazaro manipularam com eficiência a Resolução COFFITO nº 59, que rege o processo ético", nas palavras do Dr. Gustavo Latorre, Conselheiro do CREFITO-10 que acompanhou o processo.

 

 

6. CREFITO-10 reuniu-se com Terapeutas Ocupacionais em Lages

 

Nesta manhã de domingo, 14.04.13, na cidade de Lages, reuniram-se com o presidente do CREFITO-10, Dr.Sandroval Francisco Torres, Dr. Irineu Jorge Sartor, Dr. Marcos Boscatto, procuradores jurídicos do CREFITO-10. Dr. Rafael Menezes e Dr. Marcos Vinícius de Souza, algumas terapeutas ocupacionais da região Serrana, juntamente com a Conselheira do CREFITO-10, Dra. Maristela Vieira, para tratar de assuntos pertinentes a profissão como valorização profissional e referencial de honorários. 

 

7. Acesse a Fan Page da ASSEFISIO no facebook

 

A Associação de Empresas de Fisioterapia da Grande Florianópolis – ASSEFISIO, agora tem sua FanPage, acesse e fique por dentro de tudo que acontece na Associação.

 

Link : http://www.facebook.com/assefisio.sc

8. Comissão de Práticas Integrativas e Complementares da Fisioterapia do CREFITO-10

 

A Portaria Nº 971, de 3 de maio de 2006  do Ministério da Saúde, aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. As PIC´s contemplam sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA), conforme WHO, 2002. No Brasil, a legitimação e a institucionalização dessas abordagens de atenção à saúde iniciou-se a partir da década de 80, principalmente após a criação do SUS. Levantamento realizado junto a Estados e municípios em 2004 mostrou a estruturação de algumas dessas práticas contempladas na política em 26 Estados, num total de 19 capitais e 232 municípios. Esta política, portanto, atende às diretrizes da OMS e visa avançar na institucionalização das Práticas Integrativas e Complementares no âmbito do SUS.

Neste contexto, em 2010, o COFFITO, por meio da Resolução n. 380/2010, autoriza a prática pelo Fisioterapeuta dos atos complementares ao seu exercício profissional regulamentado, nos termos desta resolução e da portaria MS número 971/2006, contemplando:


a) Fitoterapia;
b) Práticas Corporais, Manuais e Meditativas;
c) Terapia Floral;
d) Magnetoterapia;
e) Fisioterapia Antroposófica;
f) Termalismo/ Crenoterapia/Balneoterapia;
g) Hipnose.

Ainda conforme a PNPIC estão contempladas nas diretrizes nacionais a Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura e a Homeopatia.

No sentido de fortalecer as ações em âmbito nacional e regional o CREFITO -10 possui a Comissão de Práticas Integrativas e Complementares que vem trabalhando com base na Política Nacional e com os aspectos relacionados a inserção das PIC’s nos serviços de saúde bem como  da regulamentação das mesmas conforme resolução COFFITO 380/2010 .

Com o objetivo de informar e caracterizar as ações já realizadas dos serviços de saúde no nosso Estado, a Comissão de Práticas Integrativas e Complementares do CREFITO – 10 está realizando um levantamento dos profissionais que exercem as PIC’s. Para isso, basta enviar para o e-mail o CREFITO – 10 (crefito10@crefito10.org.br ) aos cuidados da Comissão de PIC´s informando o seu Nome, número de inscrição, cidade na qual exerce as PIC’s,  a prática exercida incluindo os recursos mais utilizados e o tipo de serviço de saúde em que está inserido (público/privado). Colocamos também esse endereço eletrônico a disposição para dúvidas e sugestões. Agradecemos sua participação.

 

Comissão de Práticas Integrativas e Complementares de Fisioterapia do CREFITO -10

9. Eleição do Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis

 

A eleição para composição do Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis aconteceu nesta última sexta-feira, dia 12 de abril, às 18h.

O CREFITO-10, concorreu a uma das vagas, através de sua representante Dra. Michele Silvestre, sendo que após o pleito, as 3 vagas para as entidades representantes de classes e profissionais, foram contempladas pela ACM, CRO e SindFarmácia.

 

 

 

 

 

10. Inclusão do Fisioterapeuta Na NR4

 

O CREFITO-10 convida a todos, fisioterapeutas ou não, a participar da campanha cujo objetivo é abrir um debate que possibilite a inclusão do Fisioterapeuta na NORMA REGULAMENTADORA 4 – NR4.Incluir o Fisioterapeuta significa facilitar a criação de serviços de Fisioterapia nas empresas, o que irá contribuir para a promoção, prevenção e recuperação da saúde funcional dos trabalhadores. Para isso são necessárias dez mil assinaturas! Se você concorda e quer assinar,acesse: http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaopropostaaudiencia?id=8381 e dê o seu voto!  O prazo final é 30 de abril!

 

11. Atenção Serra Catarinense – Reunião com Profissionais !!

 

Reunião dia 16 de abril às 19:30 na ACIL - ACIL - Associação Comercial Industrial de Lages
Av. Belisário Ramos, 2276 - Centro Lages - SC, 88506-000  - (49) 3251-6611

Criação da associação será AFISC - Associação dos Fisioterapeutas da Serra Catarinense

Contato: Dra.Patrícia thayde do Amaral - Fone: (49) 9924-2817  E mail: athayde.patricia@gmail.com

              Dra. Adriana Jaqueline Anacleto: (49) 9986-1419/ 3224-1402

 

 Apoio: CREFITO-10

 

12.Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

13. CREFITO-10 no Facebook

 

Prezados profissionais, na busca de manter todos informados sobre o que de mais relevante acontece em Santa Catarina, no Brasil e no mundo sobre a Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o CREFITO-10 também esta no Facebook. Acompanhe as mais importantes notícias, compartilhe com seus amigos e não deixe de entrar em contato nos informando de tudo que estiver acontecendo perto de você e que você gostaria que todos soubessem pelo email comunicacrefito10@gmail.com .

 

14. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10