Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 22 de Abril de 2013 | Número 183

 

1. II Encontro Catarinense dos Terapeutas Ocupacionais do Sistema Único de Assistência Social do CREFITO-10

 

A atual administração do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região - CREFITO-10, vem convidá-lo para participar do II Encontro Catarinense dos Terapeutas Ocupacionais do Sistema Único de Assistência Social – SUAS  do Crefito-10 que acontecerá na cidade de Joinville, no dia 03 de maio de 2013, das 08:00 às 18:00 horas, no COMFORT HOTEL JOINVILLE ,Rua Senador Felipe Schmidt, 460, Centro – Joinville-SC.

A Programação do evento está disponível no site do CREFITO-10 - http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1507 e na Fan Page do CREFITO-10 no Facebook (CREFITO-10).

Ao concluir, reitero meus agradecimentos e coloco-me à inteira disposição. 

Cordialmente,

 

Sandroval Francisco Torres

Presidente do CREFITO-10

 

INSCRIÇÕES GRATUITAS PELO E-MAIL comunicacrefito10@gmail.com  

Realização: CREFITO-10

Apoio: ABRATO - SC

2. CREFITO-10 e COFFITO participaram de reunião na Assembléia Legislativa de Santa Catarina

 

A convite do Deputado Estadual Volnei Morastoni de Santa Catarina o representante do COFFITO – Dr. Wilen Heil e Silva e o CREFITO-10 participaram de reunião de trabalho, neste dia 19/04/2013, no Gabinete do Deputado na Assembléia Legislativa de Santa Catarina para a organização do II Seminário de Práticas Integrativas e Complementares da Região Sul a realizar-se nos dias 04 e 05 de julho de 2013 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Representou o CREFITO-10 nesta reunião o Presidente da entidade e o Presidente da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares do CREFITO-10, Dr. Rômulo Nolasco de Brito.

3. Reunião com profissionais em Joinville

Realizado reunião do CREFITO-10 com profissionais e proprietários de empresas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na noite de 18 de abril de 2013 no COMFORT HOTEL JOINVILLE, no Centro de JOINVILLE – SC. Participaram do encontro a Presidente da FENAFISIO, Presidente da ASSEFISIO, Representante do COFFITO, CREFITO-10 e profissionais de Blumenau, orientando, esclarecendo e informando sobre o Referencial de Honorários, Parâmetros Assistenciais e Planos de Saúde. Após as discussões, os profissionais de Joinville e região presentes resolveram fundar uma Associação de Profissionais do Norte do Estado com o apoio incondicional do CREFITO-10 e ainda se associarão a ASSEFISIO, Associação que representa das Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia. Dr. Sandroval Torres agradece a presença de todos e coloca-se à disposição para qualquer esclarecimento.

 

4. A ASSEFISIO AGORA É ESTADUAL

 

Dia 15.04.13 na sede do CREFITO 10 em Florianópolis, foi aprovada por unanimidade a abrangência estadual da ASSEFISIO.

Daqui em diante, a ASSEFISIO vai representar de fato as Empresas do Estado de Santa Catarina nos eventos da FENAFISIO, negociações com os planos de saúde e em tudo o que for pertinente aos interesses das Empresas de Fisioterapia do Estado, bem como as questões relevantes de âmbito Nacional.

Parabéns a todos aqueles que de alguma maneira apoiam as ações desta singular,em especial nossos agradecimentos aos representantes das Empresas associadas, Dr. Sandroval Francisco Torres (Presidente do CREFITO-10), Dra. Marlene Izidro Vieira (Presidente da APFISIO e 
FENAFISIO).
Esperamos em breve, que outras Empresas do Estado compartilhem com a ASSEFISIO as conquistas vindouras!


Morgana Sfreddo
Presidente ASSEFISIO
Diretora Tesoureira FENAFISIO

 

5. CREFITO-10 recebeu visita do COFFITO

 

COFFITO visitou o CREFITO-10 e participou de reunião com profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em Joinville para debater sobre Referencial de Honorários, Parâmetros Assistenciais e Planos de Saúde.

Foto

 

 

6 . CREFITO-10 realizará o XIV Encontro de Coordenadores e de Docentes de Cursos de Fisioterapia do CREFITO-10

 

CREFITO-10 realizará o XIV ENCONTRO DE COORDENADORES DE CURSOS DE FISIOTERAPIA DO CREFITO- 10 ( http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1447)no dia  24 de maio do  corrente ano (sexta-feira), das 13h às 17h, e o I ENCONTRO DE DOCENTES DE CURSOS DE FISIOTERAPIA

 (http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1446 ) a ser realizado no dia 25 de maio do corrente ano (sábado), das 10h às 16 h, ambos eventos nas dependências do Hotel Plaza Baía Norte ,situado na  Av. Beira Mar Norte, 220, Centro  – Florianópolis, SC.

 

Aguardamos confirmação da presença até o dia 10 de maio pelo fone  48 – 3225.3329, ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br.

Cordialmente, 

Sandroval F.Torres

Presidente

7. UNISUL Tubarão abre uma nova turma do Curso de Fisioterapia

Iniciou nesse primeiro semestre de 2013 uma nova turma do curso de Fisioterapia da Unisul, Campus Tubarão.
O professor Ralph Fernando Rosas, coordenador do Curso no Campus de Tubarão, enaltece o ânimo dos alunos e o seu comprometimento com o aprendizado.

O CREFITO-10 deseja muito sucesso e um ano letivo proveitoso aos alunos e ao corpo docente da Unisul.

 

 

8. Criação da Associação Científica – ATOHosP

 

Presidentes dos CONSELHOS REGIONAIS DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

 

Sistema COFFITO – CREFITOs



Como é de conhecimento público, todas as categorias profissionais têm suas associações científicas (antes denominadas "sociedades” científicas). Tanto é assim que há cinquenta e sete (57) associações (ou sociedades) médicas de especialidades conveniadas à Associação Médica Brasileira (AMB) e há quinze (15) associações (ou sociedades) de especialidades dos fisioterapeutas.
Contudo, até agora, a Terapia Ocupacional tinha somente a Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacional - ABRATO para representar os terapeutas ocupacionais junto ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO no que tange às questões das especialidades profissionais.


Vimos informar a Vs.Sas. a fundação da primeira Associação Científica de Especialidade da Terapia Ocupacional no Brasil, denominada:


ASSOCIAÇÃO CIENTÍFICA DE TERAPIA OCUPACIONAL EM CONTEXTOS HOSPITALARES E CUIDADOS PALIATIVOS – ATOHosP”


A ATOHosP tem por finalidade promover o desenvolvimento técnico-científico da profissão na especialidade de “Contextos Hospitalares” e em Cuidados Paliativos, fundamentando e desenvolvendo seu campo de conhecimentos dentro de suas áreas específicas de atuação, o que a diferencia das associações nacional e estaduais de terapeutas ocupacionais, que são associações de categoria profissional.


Entendemos que a Terapia Ocupacional em muito se beneficiará com a evolução desta organização técnico-científica e criação de associações científicas das distintas especialidades e esperamos poder contar com o apoio de Vs.Sas. para alcançarmos esse objetivo.


Esperando que possamos estabelecer ações efetivas e bem-sucedidas para a promoção da Terapia Ocupacional, colocamo-nos à disposição para quaisquer contatos e esclarecimentos.
Manifestando nossa mais elevada consideração, subscrevemo-nos,


Profa. Dra. Marysia M.R.P De Carlo - Presidente da ATOHosP  T.O. Aide M.Kudo - Vice-Presidente da ATOHosP

Contatos: marysia@fmrp.usp.braidemkudo@uol.com.br;

 

9. IX Conferência Nacional de Assistência Social

 

Tema: "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS"

Meta: avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

Local: Brasília

Data: 16 a 19/dezembro/2013

Acesse: http://www.mds.gov.br/cnas/conferencias-nacionais/ix-conferencia-nacional

 

10. Terapia Ocupacional é Noticia no Portal Joinville

 

A Dra. Silvane Penkal em entrevista ao portal Joinville, retrata as atividades desenvolvidas no Centro de Convivência do Idoso, bem como a participação na 10º Feira do Livro, que aconteceu nos dias 5 a 14 de Abril,  oportunidade dos idosos apresentarem a sociedade os livros confeccionados assim como a exposição da colcha de retalhos. Neste trabalho foi possível reunir um pouco da história de cada idoso, desde as memórias da infância até os dias de hoje através dos trabalhos manuais como pintura e bordado. 

A terapeuta ocupacional ressalta o processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo é incentivado através da literatura trabalhada, onde os temas relacionados à Saúde, atividades físicas e os direitos do Idoso estão presentes. As atividades propostas para a feira do Livro possibilitaram ao idoso o desenvolvimento de novas potencialidades, além de propiciar a valorização de experiências pessoais.

 

11. Inclusão do Fisioterapeuta Na NR4

 

O CREFITO-10 convida a todos, fisioterapeutas ou não, a participar da campanha cujo objetivo é abrir um debate que possibilite a inclusão do Fisioterapeuta na NORMA REGULAMENTADORA 4 – NR4.Incluir o Fisioterapeuta significa facilitar a criação de serviços de Fisioterapia nas empresas, o que irá contribuir para a promoção, prevenção e recuperação da saúde funcional dos trabalhadores. Para isso são necessárias dez mil assinaturas! Se você concorda e quer assinar,acesse: http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaopropostaaudiencia?id=8381 e dê o seu voto!  O prazo final é 30 de abril!

 

12. XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional

Acontece pela primeira vez em solo catarinense o Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional sob o tema “Terapia Ocupacional e Políticas Públicas: compromissos, diretrizes e ações” uma promoção da Associação brasileira dos terapeutas ocupacionais – ABRATO e realização da ABRATO-SC. Este importante evento para os terapeutas ocupacionais brasileiros, que acontece a cada dois anos, o qual propicia uma renovação e atualização dos conhecimentos específicos que em 2013 terá como pano de fundo o que é coletivo, ou seja, as Políticas Públicas eixo norteador seja na Saúde, na Educação ou no Social no setor público ou privado.

Já está disponível as inscrições, a submissão dos trabalhos científicos nas modalidades: Comunicação Oral e Pôster Eletrônico.  Em breve será disponibilizada a programação. Acesse www.cbto2013.com.br e conheça maiores detalhes deste Congresso.

13. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

14. CREFITO-10 no Facebook

 

Prezados profissionais, na busca de manter todos informados sobre o que de mais relevante acontece em Santa Catarina, no Brasil e no mundo sobre a Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o CREFITO-10 também esta no Facebook. Acompanhe as mais importantes notícias, compartilhe com seus amigos e não deixe de entrar em contato nos informando de tudo que estiver acontecendo perto de você e que você gostaria que todos soubessem pelo email comunicacrefito10@gmail.com .

 

15. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10