Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 27 de Maio de 2013 | Número 189

 

1. CREFITO-10 realizou o XIV Encontro de Coordenadores e de Docentes de Cursos de Fisioterapia do CREFITO-10

 

O XIV Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia do CREFITO- 10 aconteceu dia 24 de maio do  corrente (sexta-feira), das 13h às 17h, e o I Encontro de Docentes de Cursos de Fisioterapia do CREFITO-10 foi realizado no dia 25 de maio, das 10h às 16 h, em Florianópolis, SC.

 

Nas ocasiões foram debatidos temas como: Fisioterapia Baseada em Evidências, Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) no ensino de Fisioterapia, estratégias para a inserção da CIF nos projetos pedagógicos e conteúdos disciplinares nos cursos de graduação de fisioterapia do Estado de Santa Catarina, aspectos sobre a docência na graduação de Fisioterapia, Competências do Professor Universitário Fisioterapeuta além de outros temas...

 

XIV Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia do CREFITO- 10

 

 

 

Dra. Chrystianne Barros Saretto – UNOESC – Joaçaba

Dr. Sandroval Torres – UDESC - Florianópolis

Dra. Lisiane Fabris Chiumento – CREFITO-10

Dr. Rômulo Nolasco de Brito – CREFITO-10

Dr. Eduardo Stapait - UNESC

Dra Rita de Cassia Clark Teodoroski– Estácio de Sá – São José

Dr. Jackson Gullo – Estácio de Sá – Sâo José

Dr. Ralf Fernando Rosa – Unisul - Tubarão

Dra Rita de Cassia Clark Teodoroski– Estácio de Sá – São José

Dra. Denise Ricieri - Palestrante

Dr. Adriano Slongo – UNIARP - Caçador

Dr. Alonso Romero Fuentes Filho – UNC -  Mafra

Dra. Chrystianne Barros Saretto – UNOESC - Joaçaba

Dr. Tarso Waltrik – UNIPLAC – Lages

Dr. Adriano Mafessoni – Uniarp - Caçador

Dr. Fábio Marcelo Matos – FURB - Blumenau

Dr. Sandroval Torres – UDESC - Florianópolis

Dr. Fernando Cantanhede – Anhanguera- São José

Dr. Rômulo Nolasco de Brito – UNISUL – São José

Dra. Daysi Jung da Silva Ramos – CREFITO-10

Dr. Alexandre de Paula Aguiar – UNISUL – São José

Dr. Sandroval Torres – UDESC - Florianópolis

Dr. Adriano Slongo – UNIARP - Caçador

Dr. Tarso Waltrik – UNIPLAC – Lages

Dr. Adriano Mafessoni – Uniarp - Caçador

I Encontro de Docentes de Cursos de Fisioterapia

 

 

 

 

 

 

 

2. CREFITO-10 e ASSEFISIO realizaram mais uma reunião em Joinville

 

CREFITO-10 e ASSEFISIO realizaram na noite de  23.05.13 em Joinville reunião filiação de novos associados a ASSEFISIO.

Na oportunidade também foram discutidas possíveis formas de negociação com as operadoras de planos de saúde, formação do grupo negociador e fixação do papel de cada entidade neste processo. Agradecemos a presença de todos.

 

 

3. Comissão de Estudantes do XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia AFB Fortaleza 2013 divulga o evento em Florianópolis

As acadêmicas Vanessa Kume e Maiara Carvalho, estudantes do Curso de Fisioterapia da UDESC, compareceram no XIV Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia e I Encontro de Docentes de Cursos de Fisioterapia do CREFITO-10 em Florianópolis para divulgar o XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia AFB Fortaleza 2013 que traz como tema central “Da Ciência da Funcionalidade aos Novos Desafios Profissionais”.

Lembramos que o prazo final para a submissão de trabalhos no evento é: 10.06.2013.

 

 

 

 

 

 

 

4. COFFITO divulga Nota de Esclarecimento sobre o PL 1549/2003 (ACUPUNTURA)

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

O COFFITO, por meio da Comissão de Assuntos Parlamentares – CAP vem desenvolvendo um trabalho sistemático no acompanhamento dos projetos de interesse das profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional no Congresso Nacional, incluindo entre eles o PL 1549/2003, que “Disciplina o exercício profissional de Acupuntura e determina outras providências”.

Salientamos que as críticas publicadas nas redes sociais, como Facebook e grupos específicos de fisioterapeutas, quanto à atuação do COFFITO em protelar a tramitação do projeto são equivocadas, tendo em vista que a posição do Conselho é favorável à matéria, eis que defende a prerrogativa do exercício da Acupuntura como especialidade profissional.

A Audiência Pública requerida pela deputada Gorete Pereira teve por finalidade resguardar aos profissionais da área da saúde a continuidade dos cursos de especialização, o que na proposta do deputado Vicentinho, relator da matéria na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público – CTASP restringia a possibilidade de se fazer novas especializações após a aprovação da lei. Tendo em vista que o Relator se mostrou sensível à demanda apresentada pelo COFFITO, foi consensuado com a deputada Gorete Pereira que a Audiência Pública não era mais necessária, ficando a cargo do Presidente da CTASP pautar a matéria em data que melhor lhe conviesse. Atualmente o projeto encontra-se na pauta da Comissão, aguardando deliberação.

Ressaltamos que a deputada Gorete Pereira sempre se manifesta de forma imparcial, responsável, criteriosa e coerente sob todas as áreas de demanda legislativa, não se influenciando de nenhuma forma, sob qualquer pleito, a não ser pelo interesse coletivo da população.

O Conselho reitera sua posição favorável à aprovação do projeto o mais rápido possível, deixando de forma clara e transparente que em nenhum momento elaborou estratégias que pudessem protelar o andamento do PL.

 

Roberto Mattar Cepeda

Presidente do COFFITO

Acesse: http://www.coffito.org.br/index.php?script=Arquivos&acao=visualizarArquivoAction&idArquivo=2437

5. Promoção de Saúde e a Funcionalidade Humana – Editorial

 

Vimos divulgar um Editorial escrito pela Dra. Ana Cristhina de Oliveira Brasil - Coordenadora Adjunta do FENTAS - representante do COFFITO, publicado no volume 26, numero 1 de 2013 da Revista Brasileira de Promoção de Saúde, sobre a Promoção de Saúde e Funcionalidade Humana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Acesse: http://www.crefito10.org.br/cmslite/userfiles/file/EDITORIAL%20ANA%20CRISTHINA%20DE%20OLIVEIRA%20BRASIL.pdf

 

 

6. FASS e CREFITO-10 convidam para reunião em Chapecó

 

Prezado(a) Profissional,

 

Por solicitação da Presidente da FASS – Fisioterapeutas Associados, Dra. Manira Schmitz, vimos por meio deste, convidá-lo (a) a participar de reunião da FASS, juntamente com o CREFITO-10, na Câmara de Vereadores do Município de Chapecó-SC, no dia 1º. de junho, das 09:00 às 12 horas,  com objetivo de traçar o plano de ações e metas para o futuro da associação, bem como assuntos de interesses gerais.

Vossa presença é fundamental para o fortalecimento da Associação.

Aguardamos confirmação da presença até o dia 31 de maio de 2013 pelo fone 48 – 3225.3329, ou pelo e-mail comunicacrefito10@gmail.com.

 

Dr. Sandroval Francisco Torres

Presidente do CREFITO 10

7. Estudantes do Curso de Fisioterapia da UNOCHAPECÓ visitaram o CREFITO-10

 

Estudantes do 7o. Período do Curso de Fisioterapia da UNOCHAPECÓ visitaram o CREFITO-10 na tarde do dia 21.05.13, na oportunidade conheceram diversas atividades das comissões da entidade.
Dr. Michel Castro, Dr. Gustavo Fernando Sutter Latorre, Dr. Adriano Sousa, Dr. Sandroval Torres e Dr. Antônio Sebastião Pereira da Silva e Dra. Joice Brito receberam as estudantes no CREFITO-10.

As estudantes Gisele K. Zoletti, Maitê Clarissa Fiabani, Aline Patrícia da Silva e Daiane Karim Zanella conheceram as instalações e puderam vivenciar o dia a dia da Autarquia.

O CREFITO-10 agradece a visita.

 

Dr. Sandroval Torres, Dr. Antônio Sebastião e as acadêmicas Gisele K. Zoletti, Maitê Clarissa Fiabani, Aline Patrícia da Silva e Daiane Karim Zanella

Dr. Michel Castro, Dr. Gustavo Sutter Latorre, Dr. Adriano Sousa, Dra. Joice Brito e as acadêmicas Gisele K. Zoletti, Maitê Clarissa Fiabani, Aline Patrícia da Silva e Daiane Karim Zanella

 

 

8. 1ºSimpósio das AMA' s

 

No últimos dias 22 e 23 de maio, na cidade de Joinville, aconteceu o 1ºSimpósio das AMA' s de SC, com a presença de várias autoridades, inclusive do Deputado Nei Ascari, Presidente da Comissão em Defesa da Pessoa com Deficiência, da Assembleia Legislativa. O evento contou com mais de 800 pessoas, entre educadores e profissionais que trabalham na área, inclusive fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Na ocasião foi concretizado o estatuto da ASCA, reunindo várias associações de todo o estado. O objetivo principal é aumentar a representatividade nos direitos da pessoa portadora com espectro autista. Durante o Simpósio, o Deputado Nei Ascari anunciou o PL 344/13, de sua autoria, aprovado em Plenário e aguardando a sanção do Governador de SC, que em conjunto com a lei nacional " Berenice Piana", inclui o paciente portador do autismo em vários benefícios, inclusive acesso ao atendimento especializado de uma equipe Multidisciplinar, principalmente ao Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional. O CREFITO-10 esteve presente representado pelo Dr. Marcos Boscatto, discutindo a melhor forma de inserir esses profissionais nesta importante área, mas ainda desconhecida.

 

 

 

 

9.Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

10. CREFITO-10 no Facebook

 

Prezados profissionais, na busca de manter todos informados sobre o que de mais relevante acontece em Santa Catarina, no Brasil e no mundo sobre a Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o CREFITO-10 também esta no Facebook. Acompanhe as mais importantes notícias, compartilhe com seus amigos e não deixe de entrar em contato nos informando de tudo que estiver acontecendo perto de você e que você gostaria que todos soubessem pelo email comunicacrefito10@gmail.com .

 

11. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10