Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 03 de Junho de 2013 | Número 190

 

1. Novo Código de Ética Profissional

 

O COFFITO publicou no último dia 23/05/2013 no DOU a Resolução 424 de 03 de maio de 2013, que estabelece o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia e a Resolução 425 de 03 de maio de 2013 que estabelece o Código de ética e Deontologia de Terapia Ocupacional.

Segundo o COFFITO, após a publicação, verificou-se a presença de erro material (erro na grafia de uma expressão), o que deverá resultar na publicação ainda essa semana de uma errata, que não trará qualquer mudança no sentido das resoluções.

Cabe lembrar, que ambas as resoluções entrarão em vigor após 60 dias de suas publicações (durante esse período, continuará valendo a Resolução COFFITO 10/78), assim o CREFITO-10 retirou do site temporariamente as resoluções e tão logo seja publicada a referida errata, disponibilizará na integra as resoluções e errata.

Contamos com a compreensão de todos e colocamo-nos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

 

Atenciosamente

 

Dr. Sandroval Torres

Presidente CREFITO

2. ANS lança o Guia Prático da Contratualização

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou o Guia Prático da Contratualização voltado para prestadores de serviços em saúde (médicos, dentistas, fisioterapeutas, clínicas, hospitais etc) e operadoras.

 
O Guia reúne informações sobre normas que regem esta relação, como as cláusulas que são obrigatórias nos contratos: reajuste, definição de valores dos serviços contratados, rotinas de auditoria e prazos de faturamento e pagamento, entre outros.


O objetivo da ANS é dar maior publicidade, de forma consolidada, às normas que regem as relações entre os prestadores de serviços de saúde e as operadoras e evitar conflitos. “Além de deixar claras as obrigações das operadoras de planos de saúde no seu relacionamento com a rede prestadora de serviços, os contratantes passam a ter maior conhecimento das suas obrigações, direitos e deveres” afirma Bruno Sobral, diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS.

Além das cláusulas obrigatórias nos instrumentos jurídicos, o Guia Prático da Contratualização traz um capítulo com respostas às dúvidas mais frequentes encaminhadas pelos prestadores à ANS, dicas que devem ser observadas antes da assinatura dos contratos e um cartão com informações sobre os canais de relacionamento da ANS em todo o Brasil.


O Guia Prático da Contratualização está disponível no site da ANS. O arquivo poderá ser baixado ou consultado. As entidades representativas do setor poderão imprimir o Guia incluíndo as suas próprias logomarcas para distribuição aos seus filiados. Para isso, é necessário solicitar a autorização da ANS, bem como o arquivo para impressão, pelo endereço eletrônico: remuneracao.hospitais@ans.gov.br. 

As seguintes entidades já solicitaram oficialmente o material: Crefito, CNS, FBH, CFO, CFM e Anahp.

Resoluções Normativas da Contratualização


A competência da Agência para regular os instrumentos contratuais entre operadoras e prestadores de serviços está prevista na Lei 9.961/2000. O Guia Prático da Contratualização foi desenvolvido com base nas seguintes resoluções:


RN 42/2003: Requisitos para contratualização entre operadoras e hospitais
RN 54/2003: Requisitos para contratualização entre operadoras e clínicas e laboratórios
RN 71/2004: Requisitos para contratualização entre operadoras e profissionais de saúde
IN 49/2012: Estabelece as formas possíveis que devem constar do contrato, servindo de parâmetro para o reajuste.


Fonte: http://www.ans.gov.br/a-ans/sala-de-noticias-ans/operadoras-e-servicos-de-saude/2070-anslanca-o-guia-pratico-da-contratualizacao

GUIA:http://www.ans.gov.br/images/stories/Materiais_para_pesquisa/Materiais_por_assunto/21052013guia_pratico_contratualizacao.

 

3. 6 de junho - Dia de Luta Contra as Queimaduras

 

Sociedade Brasileira de Queimaduras defende avanços na prevenção de acidentes e nos direitos dos grandes queimados

 
No Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras, celebrado em 6 de junho, a Sociedade Brasileira de Queimaduras faz um alerta aos pais e responsáveis por crianças pequenas, pois elas representam 2/3 das vítimas deste tipo de acidente no Brasil. Segundo estimativas da SBQ, 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras a cada ano no país, apesar de as situações em que as queimaduras ocorrem serem previsíveis e evitáveis. “As crianças na maioria das vezes se queimam em casa, em especial na cozinha e no pátio, e quase sempre na presença de um adulto que não está atento aos riscos daquela situação”, explica a pediatra Maria Cristina Serra, presidente da SBQ.

 


Mais informações no site 
www.sbqueimaduras.org.br
Dicas de prevenção de queimaduras na infância em:
http://sbqueimaduras.org.br/orientacoes-da-ong-crianca-segura-para-evitar-queimaduras-em-criancas/

 

 

4. CREFITO-10 participou da Reunião dos Conselheiros Terapeutas Ocupacionais do Sistema Coffito-Crefitos e I Encontro Nacional de Terapia Ocupacional e Assistência Social

 

O Conselho Federal realizou nos dias 24 e 25 de Maio de 2013 em Brasília - DF reunião dos Conselheiros Terapeutas Ocupacionais do Sistema COFFITO-CREFITOs e nos dias 25 e 26 de Maio o I Encontro Nacional de Terapia Ocupacional e Assistência Social este em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO e a Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais – ABRATO, eventos de grande relevância para a Terapia Ocupacional.

O CREFITO-10 estive representado pelas conselheiras Terapeutas Ocupacionais Dra. Maristela Vieira, Dra. Cristiane Schemeling, Dra. Lizete Antunes e a representante do CREFITO-10 no FNTSUAS/SC, Dra. Miriam Carvalho Menel.

Sendo possível em ambas as reuniões apresentar as contribuições de Santa Catarina, seja para o planejamento estratégico ou nas realizações do campo, como por exemplo, os resultados obtidos no II Encontro catarinense dos terapeutas ocupacionais do Sistema Único de Assistência Social do CREFITO-10 realizado no dia 03 de Maio em Joinville.

 


Dra. Maristela Vieira - Conselheira do CREFITO-10

Dra. Luziana Maranhão, Vice-Presidente do COFFITO

Dra. Cristiane Schemeling - Conselheira do CREFITO-10


 

Dr. Naum Mesquita, Presidente da ABRATO

Dra. Osmari Andrade Conselheira do CREFITO-3

Dra. Regina Rossetto, Conselheira do CREFITO-3

Dra. Luziana Maranhão, Vice-Presidente do COFFITO

  Dra.Danielle dos Santos Cutrim Ganos, Conselheira do CREFITO-3

Dra. Luzielle Tapajos, Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social

 Dra. Lizete Antunes, Vice-Presidente do CREFITO-10 e Presidente da ABRATO-SC

 


Dra.Miriam Menel, representante do CREFITO-10 no FNTSUAS/SC,

Dra. Maristela Vieira Conselheira do CREFITO-10

Dr. Leonardo José Costa de Lima e

Dra. Ana Rita Costa de Souza Lobo, Conselheiros COFFITO

 

5. FASS e CREFITO-10 realizaram reunião em Chapecó

 

A FASS – Fisioterapeutas Associados, juntamente com o CREFITO-10, realizaram reunião na Câmara de Vereadores do Município de Chapecó-SC, no dia 1º. de junho, das 09:00 às 12 horas,  com objetivo de traçar o plano de ações e metas para o futuro da associação, bem como assuntos de interesses gerais.

Muito embora a data tenha sido em meio a um feriado prolongado, podemos contar com a presença de profissionais e acadêmicos de Chapecó e Região, que durante toda a manhã puderam discutir assuntos referente a realidade da região e do estado.

Segundo o Dr. Sandroval Torres, um dos pontos positivo da reunião foi a presença de acadêmicos pois sem dúvida nenhuma representam o futuro da profissão e da associação.

Para o Presidente do CREFITO-10, a Dra. Manira Schmitz – Presidente da FASS, vem desenvolvendo um trabalho muito importante na região pois mesmo com as dificuldades costumeiras que rodeiam as associações, ela vem desempenhando seu papel frente a associação com brilhantismo o que mantém unido os profissionais.

Parabéns a todos os que estiveram presentes.

 

6.Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

7. CREFITO-10 no Facebook

 

Prezados profissionais, na busca de manter todos informados sobre o que de mais relevante acontece em Santa Catarina, no Brasil e no mundo sobre a Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o CREFITO-10 também esta no Facebook. Acompanhe as mais importantes notícias, compartilhe com seus amigos e não deixe de entrar em contato nos informando de tudo que estiver acontecendo perto de você e que você gostaria que todos soubessem pelo email comunicacrefito10@gmail.com .

 

8. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10