Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 10 de Junho de 2013 | Número 191

 

1. Fisioterapeutas de Balneário Camboriu reúnem-se para discutir sobre a valorização da Fisioterapia na região.

Aconteceu no último dia 06/06/13 na cidade de Balneário Camboriu encontro de profissionais para tratar de assuntos referente a realidade enfrentada pela Fisioterapia no município.

O CREFITO-10 foi representado na ocasião pela Diretora Secretária Dra. Márcia Andrea Fernandes, acompanhada pelo Procurador Dr. Rafael Menezes e da Delegada do CREFITO-10 da Região Dra. Caroline Debatin.

O CREFITO-10 agradece ao convite e parabeniza a iniciativa e união dos profissionais.

 

2. Novela “Amor à Vida”

 

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, no exercício de suas funções legais de regulamentador das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional e diante de sua missão pública de preservação da saúde da população Brasileira, bem como diante de sua responsabilidade pela qualidade da informação relativa ao exercício dessas profissões, vem a público manifestar seu DESAGRAVO À FISIOTERAPIA em face da veiculação equivocada e desprovida de qualquer conteúdo técnico de cena da novela “AMOR À VIDA” que foi ao ar ontem, pela Rede Globo de Televisão.

O Fisioterapeuta é um profissional pleno cuja atuação não depende de qualquer outro profissional da saúde para lhe prescrever tratamento ou qualquer conduta afeita ao seu conhecimento técnico.

O COFFITO empreenderá todos os esforços para corrigir a distorção perpetrada pela emissora, bem como atuará, prontamente, para restabelecer a verdade do conteúdo da informação difundida, mediante o subsídio completo ao Diretor do programa sobre o conceito e os limites institucionais a que a Fisioterapia e o Fisioterapeuta se vinculam.

 

O CREFITO-10 apóia a manifestação do COFFITO e lamenta que mais uma vez uma das maiores emissoras de televisão do Brasil, utilize de sua programação em “horário nobre” para deliberadamente denegrir a imagem da Fisioterapia.

 

Respeitamos e defendemos a liberdade de expressão de qualquer Autor, só não concordamos com irresponsabilidade no exercício de qualquer profissão seja de que área for, “Arte” sem responsabilidade é tão danosa como o exercício de qualquer profissão sem ética.

 

Sandroval Torres

Presidente do CREFITO-10

 

3.Chamada Pública para pesquisa sobre Práticas Integrativas e Complementares (PICs)

 

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro ao desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no Sistema Único de Saúde (SUS), considerando: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura; Homeopatia e Plantas Medicinais e Fitoterapia; Termalismo Social e Medicina Antroposófica, em conformidade com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS.

Inscrições: 05/06/2013 a 22/07/2013.

Fonte: http://www.coffito.org.br/index.php?script=Arquivos&acao=visualizarArquivoAction&idArquivo=2450

4. Mais uma sentença reconhece o direito às 30 horas – Bombinhas

 

Na última semana, foi proferida mais uma sentença reconhecendo o direito dos profissionais à jornada de trinta horas semanais.

Desta vez, a ação movida pelo CREFITO-10 contra o Município de Bombinhas foi julgada totalmente procedente, determinando que o Município respeite a jornada máxima semanal de trinta horas, sem redução dos vencimentos os profissionais contratados.

O CREFITO-10 seguirá lutando pelo reconhecimento dos direitos dos profissionais.

 

5. Carta de Santa Catarina sobre as atribuições da Terapia Ocupacional no Sistema Único de Assistência Social

 

Conheça a Carta de Santa Catarina, Fruto do II Encontro Catarinense de Terapeutas Ocupacionais no Sistema Único de Assistência Social – SUAS – CREFITO – 10, realizado no dia 03/05/2013 em Joinville-SC com apoio da ABRATO-SC.

A carta na íntegra pode ser acessada através do endereço:

http://www.crefito10.org.br/cmslite/userfiles/file/CARTA%20II%20ENCONTRO%20SUAS%20CREFITO10%20030613.pdf

O CREFITO-10 agradece a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que este importante documento fosse produzido.

 

6. XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia AFB Fortaleza 2013

 

Meia noite do Dia 10 de Junho – Data e hora limite para envio de trabalhos.

 

 

7.Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

8. CREFITO-10 no Facebook

 

Prezados profissionais, na busca de manter todos informados sobre o que de mais relevante acontece em Santa Catarina, no Brasil e no mundo sobre a Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o CREFITO-10 também esta no Facebook. Acompanhe as mais importantes notícias, compartilhe com seus amigos e não deixe de entrar em contato nos informando de tudo que estiver acontecendo perto de você e que você gostaria que todos soubessem pelo email comunicacrefito10@gmail.com .

 

9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10