Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 24 de Junho de 2013 | Número 193

1. Manifestação do CREFITO-10 sobre a aprovação do Ato Médico

 

No último dia 18, enquanto a população brasileira saía às ruas, manifestando-se contra as mazelas de nosso país, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei n.º 268/2002, que dispõe sobre o exercício da Medicina, que tanto mal estar causa aos demais profissionais da saúde, em razão de sua imprecisão e da evidente pretensão da classe médica de criação de uma reserva de mercado.

O SISTEMA COFFITO/CREFITOs, no qual se inclui o CREFITO-10, juntamente com diversas entidades representativas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional sempre estiveram à frente das manifestações contra a aprovação desse Projeto de Lei, e seguirá nessa batalha.

Milhares de pessoas já foram reunidas em atos públicos realizados em conjunto com outras profissões da saúde, em diversas cidades brasileiras.

Continuaremos em vigília e mobilizando os mais diversos setores da sociedade para que o PL do Ato Médico seja vetado pela líder do Poder Executivo.

Vamos apelar para que a sanção da presidente Dilma Rousseff priorize o consenso das profissões da área da saúde, garantindo a regulamentação da medicina, a autonomia das demais profissões de saúde e, principalmente, a existência e o funcionamento do SUS.

O referido projeto de lei ainda não possui qualquer implicação prática ou mesmo legal, posto que ainda necessita da chancela da Presidência da República, que possui competência de veto integral ou sobre os trechos da norma com os quais não concordar.

Aqui reside seu dever como profissional da saúde: manifeste à Presidência da República sua discordância em relação ao Projeto de Lei.

Envie e-mails (https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php), e divulgue nas redes sociais mensagens pedindo o veto.

Devemos chamar a atenção da Presidência para nossa insatisfação.

Não admitiremos qualquer cerceamento ao exercício profissional e, caso você profissional Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional tenha suas atividades limitadas, adotaremos todas as medidas cabíveis contra tal ato, inclusive judiciais.

Nesse momento, é extremamente importante que nos mostremos unidos e que nossa reação seja conjunta e num único sentido.

Aqueles que, porventura, tentarem restringir o nosso exercício profissional devem encontrar uma classe unida, disposta a fazer valer o seu direito constitucional de trabalhar e de manter suas conquistas, todas decorrentes da especialização e avanço profissional, e não de um lobby parlamentar.

 

Juntos conseguiremos impedir quaisquer ataques às nossas profissões.

 

 

Dr. Sandroval Torres

Presidente CREFITO-10

 

2. COFFITO pede o Veto do PL do Ato Médico à Dilma

 

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e outros sete Conselhos Profissionais de diferentes áreas da Saúde apresentaram ofício à Presidenta da República Dilma Rousseff solicitando o veto ao Inciso I Artigo 4º do Projeto de Lei do Senado 268/2002, “de maneira a resguardar o acesso à saúde da população brasileira e o atual curso das políticas e programas de governo", conforme o texto entregue.

Juntamente com a entrega do ofício foi solicitada audiência com a Presidenta.

Veja a íntegra do documento:

http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1588&a=profissional

 

3. CREFITO-10 em São Bento do Sul

 

CREFITO-10 e profissionais de São Bento do Sul e Região se reuniram para tratar das negociações junto às Operadoras de Planos de Saúde da região.

A exemplo do que vem ocorrendo em todo o estado, São Bento do Sul e região já incorporaram a negociação como forma de melhorar as condições entre as Operadoras de Planos de Saúde e Serviços de Fisioterapia.

A reunião da última sexta-feira, teve como ponto central as condições de negociação a serem colocadas pela Comissão Negociadora Regional que deverá reunir-se com as Operadoras.

O CREFITO-10 mais uma vez esteve presente e parabeniza a todos os presentes, pois só com a participação de todos poderemos seguir mudando a realidade das relações entre as Operadoras e os serviços de Fisioterapia.

 

 

 

4. ABENFISIO realizará XXIII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia

O XXIII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia terá como tema “Fisioterapeuta, Mundo do Trabalho e Sociedade: formação e transformação”.

O evento acontecerá nos dias 04 a 06 de setembro de 2013, no Centro de Eventos do Hotel Pestana, na cidade de Curitiba/PR.

 

Na oportunidade acontecerá o II Encontro das Comissões de Educação do Sistema COFFITO/CREFITOs.

 

Informações: http://www.abenfisio.com.br/forum2013/

 

 

5. Florianópolis sediará o II Seminário Práticas Integrativas e Complementares da Região Sul

 

É com grande satisfação que o Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina , Deputado Volnei Morastoni, encaminha o CONVITE OFICIAL  do II Seminário de Práticas Integrativas e Complementares da Região Sul a realizar-se nos dias 4 e 5 de Julho do ano corrente, no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, SC. O evento é gratuito e as inscrições poderão ser feitas através do site:

 www.alesc.sc.gov.br/escola

 

As Comissões de Práticas Integrativas e Complementares de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do CREFITO-10 está participando da organização do evento e reforça o convite aos profissionais catarinenses.

 

6. Eleições CREFITO-10

Prezado profissional, aproximando-se do pleito eleitoral para eleição de novos conselheiros do CREFITO-10 para o quadriênio 2013 – 2017, valemo-nos da presente para esclarecer alguns aspectos operacionais sobre o pleito.

1-   Voto por correspondência: Os profissionais que não residem no município de Florianópolis e Joinville, receberão em casa (endereço cadastrado junto ao CREFITO-10), envelope com o kit para o exercício ao voto, dentro deste envelope também enviamos todas as instruções necessárias para que você tenha seu direito ao voto garantido. Se após leitura das instruções ainda existir qualquer dúvida, favor entrar em contato com a Comissão Eleitoral do CREFITO-10 através do email crefito10@crefito10.org.br endereçando o email à Comissão Eleitoral CREFITO-10. Lembramos que os votos devem ser postados junto aos correios até no máximo o dia 01/07/2013 e que não existe custo algum ao profissional, uma vez que o porte já foi pago.

2-   Voto Presencial: Os profissionais que residem no município de Florianópolis e Joinville receberão em casa carta contendo todas as instruções relativas ao exercício do direito ao voto na modalidade presencial, tais como horário de votação, locais de votação entre outras instruções. Se após leitura das instruções ainda existir qualquer dúvida, favor entrar em contato com a Comissão Eleitoral do CREFITO-10 através do email crefito10@crefito10.org.br endereçando o email à Comissão Eleitoral CREFITO-10. Lembramos que a data para a votação presencial é 11/07/2013.

Informamos que todos os atos referentes ao Processo Eleitoral 2013-2017 estão a disposição no site do CREFITO-10 (ELEIÇÕES 2013).

7. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

8. CREFITO-10 no Facebook

 

Prezados profissionais, na busca de manter todos informados sobre o que de mais relevante acontece em Santa Catarina, no Brasil e no mundo sobre a Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o CREFITO-10 também esta no Facebook. Acompanhe as mais importantes notícias, compartilhe com seus amigos e não deixe de entrar em contato nos informando de tudo que estiver acontecendo perto de você e que você gostaria que todos soubessem pelo email comunicacrefito10@gmail.com .

 

9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10