http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 02 de Dezembro de 2013 | Número 219

 

1. Profissionais de Joinville e região foram às ruas no último dia 26

  

Confira abaixo algumas imagens que refletem o clima da mobilização, o CREFITO-10 esteve presente e apoiou a iniciativas dos profissionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Campanha de Recuperação de Crédito do CREFITO-10

 

O CREFITO-10 lançou Campanha de Recuperação de Crédito, com o objetivo de regularizar a situação de profissionais que possuam débitos junto a autarquia.

Conheça nossas condições, entre em contato, peça uma simulação e com certeza verá que encontraremos a melhor forma de regularizar sua situação.

Não perca tempo, essa campanha é por tempo limitado. 

Contatos por email: crefito10@crefito10.org.br

Contatos por telefone: 48-3225-3329 opção “5” (Tesouraria)

Dr. Rômulo Nolasco de Brito

Diretor Tesoureiro CREFITO-10

 

 

3. SONAFE-SC retoma as reuniões científicas

Aconteceu neste último dia 30 no auditório da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e contou com a participação maciça de profissionais e estudantes com interesse em Fisioterapia Esportiva.

4. III Jornada de Fisioterapia da Faculdade União Bandeirante/Anhanguera de São José

 

Entre os dias 19 a 21/11/2013, o Curso de Fisioterapia da Faculdade União Bandeirante/Anhanguera de São José realizou sua III Jornada de Fisioterapia, cujo tema foi “Empreendedorismo e Fisioterapia”, a abertura oficial aconteceu no dia 19/11/2013, com a presença do Dr. Sandroval Francisco Torres, presidente do CREFITO 10 e Chefe do Departamento de Fisioterapia da UDESC, Dr. Gregório Ferreira Neto, sócio proprietário da Clínica Top Physio e Instituto Top Physio, Dra. Amanda Braz, proprietária do Instituto Amanda Braz e autora do método Neopilates, e Profa. Murielk Lino, docente dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia. Após a abertura do evento o Dr. Sandroval proferiu a palestra com o tema “Fisioterapia e Empreendedorismo”, em seguida Dr. Gregório proferiu palestra sobre “Marketing pessoal para fisioterapeutas”, na sequência a Dra. Amanda Braz relatou sua experiência sobre a concepção, os desafios e a expansão do método, pelo Brasil e mundo. Na sequência foi composta a mesa redonda sobre “Empreendedorismo, um desafio para os profissionais da saúde” com a mediação da Profa. Murielk. Como nos anos anteriores ocorreram oficinas sobre as áreas, métodos e técnicas da Fisioterapia, neste ano as oficinas foram: 18/11/2013: Primeiros socorros – Enf. Viviane Abranches e Socorrista Josué Prigoli, Massoterapia – Profa. Esther Steiner, Fisioterapia em Neurologia Infantil – Profa. Elaine Piucco, e Fisioterapia do Trabalho – Dra. Joyce Rothstein; no dia 20/11/2013: NeoPilates – Dra. Amanda Braz, Fisioterapia na saúde da mulher – Prof. Gustavo Latorre, Fisioterapia cardiovascular – Prof. Lincoln da Silva, e Fisioterapia dermatofuncional – Profa. Joana Moreira dos Santos; no dia 21/11/2013: Bandagem elástica, uma visão osteopática – Dr. Gregório Ferreira Neto, Pilates – Dra. Daniela Rebellato Ferreira, Fisioterapia em neurologia adulta – Profa. Thayse Antunes, e Mobilização neural – Prof. Adriano Sousa.

 

 

 

 

 

  

 

5. Inclusão do fisioterapeuta do trabalho nas empresas foi tema de audiência pública no Senado

                                              

Debate realizado no Senado registrou fatos que demonstram a necessidade do profissional e a resistência do setor empregador para a contratação compulsória


Foi encerrada no início da tarde desta quinta-feira, 28 de novembro, a audiência pública a respeito da inclusão do fisioterapeuta do trabalho no quadro de profissionais atuantes no SESMT - Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
As equipes de profissionais de saúde ocupacional que compõem o SESMT são definidas pela Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4), do Ministério do Trabalho, que dimensiona, de acordo com grau de risco da atividade desempenhada e do número de trabalhadores, qual a composição mínima das equipes. Atualmente a NR-4 contempla a presença de engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, médicos e enfermeiros do trabalho, além de auxiliares de enfermagem do trabalho.


A audiência pública, convocada pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS), presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, contou com a participação de representantes da Fisioterapia, dos setores empregadores e do Ministério do Trabalho.


Representando os especialistas em Fisioterapia do Trabalho, o presidente da ABRAFIT (Associação Brasileira de Fisioterapeutas do Trabalho), Arquimedes Penha, apresentou ao público presente à audiência um resgate histórico da atuação do fisioterapeuta em saúde ocupacional e ressaltou o foco preventivo da atuação desse profissional. “Nosso olhar é o de adequar o trabalho ao trabalhador, e não o contrário”. Ele ressaltou, ainda, que já existem no Brasil cerca de 4 mil fisioterapeutas especialistas na área, atuando nos mais diversos segmentos. “Nossa atuação no local de trabalho nos permite mostrar ao trabalhador, estando ao lado dele, a melhor forma de trabalhar”, defendeu Penha.


A fisioterapeuta Patrícia Rossafa Branco, representante do COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) apresentou dados que comprovam as vantagens da atuação dos fisioterapeutas nas empresas, “garantindo que o movimento humano aconteça sempre dentro de limites que devem ser respeitados”.


Setor empregador é contra obrigatoriedade


Na qualidade de representante do setor empregador, José Luís Barros, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentou argumentos contrários à incorporação do fisioterapeuta do trabalho como membro das equipes do SESMT, pois compreende que a composição atual já atende às necessidades de saúde ocupacional nos locais de trabalho. “Quando é necessária a atuação de profissionais que não estão previstos pela NR-4, contratam-se serviços externos, para apoio às ações desenvolvidas pelas equipes internas”, defende. Barros esclareceu, no entanto, que não é contra a atuação do fisioterapeuta do trabalho, mas sim à possibilidade de sua contratação pelas empresas ser compulsória. “Não faz sentido que o SESMT tenha todos os ramos do saber para desenvolver suas atribuições”. Ao final de sua manifestação, expressou ainda sua preocupação a respeito da existência em número suficiente de fisioterapeutas especialistas na área ocupacional, caso a sua admissão pelas empresas se torne obrigatória.


Também convidado para compor a mesa de debates na qualidade de representante do setor empregador, o representante da FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos), Nicolino Eugênio da Silva Junior, manifestou-se solidário aos argumentos do representante da CNI. “Quando necessário, o atendimento pelo fisioterapeuta pode ser realizado fora da empresa. Ele não precisa estar vinculado ao empregador”, argumentou. E concluiu, ao afirmar que as empresas “não podem devem estruturar um centro médico”.


Ministério do trabalho defende atuação multiprofissional


Rinaldo Marinho, Diretor do departamento de segurança e medicina do trabalho do Ministério do Trabalho, apresentou informações a respeito do contexto em que surgiu o SESMT, quando o Brasil era campeão mundial de acidentes de trabalho, principalmente acidentes que resultavam em mortes. Em seguida apresentou os dados mais recentes a respeito de segurança e saúde do trabalhador, que conta com o registro de 700 mil acidentes de trabalho anuais, sendo três mil destes com mortes. “Do total de acidentes, a maior parte dos casos envolve os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), além de distúrbios mentais e comportamentais”.


Para Marinho, os resultados mostram que o cenário das questões de segurança e de saúde do trabalhador não é mais o mesmo que era há 30 anos. “Não somos mais o país campeão em mortes. Por isso, acredito que o modelo do SESMT precisa ser repensado”. Ele afirmou que o Ministério do Trabalho defende que a saúde do trabalhador se faz com equipe multiprofissional e propõe uma revisão para a NR-4, de forma que as empresas possam dimensionar as equipes do SESMT. “A composição da equipe deve ser desenhada de acordo com a realidade e as necessidades de cada empresa”, concluiu.

 


6. Reunião com Profissionais e Proprietários de Clínicas em Criciúma

Profissionais e Proprietários de Clínicas de Criciúma e região se reuniram para discutir a relação com as Operadoras de Planos de Saúde da Região entre outros temas de relevância.

O encontro foi no último dia 28/11 (quinta-feira) no Auditório do Hospital São João Batista em Criciúma.

O CREFITO-10 agradece a presença de todos, sem dúvida um momento importante para o futuro das relações entre prestadores e operadoras.

 

 

 

7. CREFITO-10 participou de reunião com formandos do curso de Fisioterapia da Univali-Itajaí

 

Na última terça-feira (26/11) o representante do CREFITO-10, conselheiro Dr. Gustavo F. Sutter Latorre, esteve presente na Univali, campus Itajaí, em reunião com os futuros formandos do curso de Fisioterapia.

Na ocasião os acadêmicos foram apresentados à estrutura do sistema COFFITO-CREFITOs, sendo abordados temas como o registro profissional, código de ética, parâmetros assistenciais, referencial nacional de procedimentos de fisioterapia e outros, referencial nacional de procedimentos de fisioterapia e outros.

 

8. Curta a Página do CREFITO-10 no Facebook

Fique por dentro do que ocorre nas Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

Acompanhe o CREFITO-10 pelo Facebook.

 

9. I Reunião Científica da ASSOBRAFIR – Regional SC

 

 

 

10. Atualização Cadastral junto ao CREFITO-10

 

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais,

 

                  O CREFITO-10 disponibiliza a atualização de cadastro online.

Manter seus dados cadastrais atualizados é muito importante para que a nossa comunicação seja ainda mais eficiente além de ser um dever dos profissionais conforme os novos Códigos de Ética Profissional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional:

Artigo 3º - Para o exercício profissional [...] é obrigatória à inscrição no Conselho Regional da circunscrição em que atuar na forma da legislação em vigor, mantendo, obrigatoriamente, seus dados cadastrais atualizados junto ao sistema COFFITO/CREFITOS. (Resoluções COFFITO 424 e 425/2013)

Acesse o link http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?ids=110 e atualize seus dados.

É simples, rápido e você ajuda as nossas profissões a serem ainda mais fortes.

 

11. CREFITO-10 participou de Mesa Redonda na Universidade do Contestado (UnC) – Mafra

 

Na quinta-feira 21/11 foi realizada no campus Mafra da Universidade do Contestado (UnC) mesa redonda sobre o tema Segurança do Paciente. O CREFITO-10 participou da mesa redonda, sendo representado pelo conselheiro Dr Gustavo F. Sutter Latorre. Também participaram da mesa representantes do COREN-SC, debatendo temas diversos envolvendo a segurança dos pacientes ante a equipe multiprofissional.

 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

 

13. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10