http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 27 de Janeiro de 2014 | Número 225

 

1.  CREFITO-10 realizou Reunião Plenária No. 66

 

Seguindo o cronograma de Plenárias aprovado em 2013, o pleno do CREFITO-10 esteve reunido durante a última sexta-feira dia 24/01 na sede da autarquia em Florianópolis.
 

Na pauta, assuntos como Novas Resoluções COFFITO, Comissões CREFITO-10, Galeria Virtual CREFITO-10 deram a tônica da reunião.
 

Entre as novas Resoluções do COFFITO, algumas despertaram maiores discussões entre elas as seguintes:

Resolução COFFITO 431/2013 - Dispõe sobre Estágio Obrigatório em Fisioterapia

Resolução COFFITO 432/2013 - Dispõe sobre Estágio não Obrigatório em Fisioterapia

Resolução COFFITO 438/2013 -  Dispõe sobre o Recadastramento Nacional dos profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais e da emissão de novas carteiras de identificação profissional.
 

Sobre as Resoluções 431 e 432, o Plenário do CREFITO-10 após análise e discussão, aprovou uma Resolução própria que normatiza a aplicação das Resoluções 431 e 432 no Estado de Santa Catarina.
 

O Plenário do CREFITO-10 decidiu que irá reunir-se com as agências que intermediam estágios e as Instituições de Ensino Superiores que oferecem Curso de Fisioterapia no Estado de Santa Catarina a fim de melhor esclarecer as normas que já estão em vigor.
 

Complementando esta ação, o CREFITO-10 promoverá ainda no primeiro semestre um evento para Docentes, Discentes, Administradores e Profissionais com tema central “Estágio Legal”.
 

Quanto ao Recadastramento Nacional, estabelecido na Resolução COFFITO 438, foi levantado a importância deste processo para as Profissões e para o Sistema COFFITO/CREFITOs.
 

O Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Torres, esclareceu para a Plenária que em relação a substituição da Carteira de Identificação Profissional, esta não acarretará em custos aos profissionais que já possuem Inscrição Profissional Definitiva junto ao Sistema COFFITO/CREFITO´s, uma vez que ficou decidido em reunião dos Presidentes do Sistema ocorrida em 2013 que os custos da substituição serão absorvidos pelo próprio Sistema.
 

Por fim, foi apresentado o material que foi produzido pela equipe Coordenada pelo Fisioterapeuta Dr. André Cruz, que fez o levantamento do material da Galeria Virtual do CREFITO-10, galeria que visa tornar público a história do CREFITO-10 e em breve será publicado no site do CREFITO-10.
 

 

 

2. As Práticas do Terapeuta Ocupacional na Proteção Social Básica no Centro de Convivência do Idoso Eudócio da Silveira

Leia este artigo escrito pelas Terapeutas Ocupacionais catarinenses Dra. Silvane Penkal e Dra. Beatriz Macali Souza.

 

Acesse: http://www.crefito10.org.br/cmslite/userfiles/file/ARTIGO/As%20Praticas%20do%20Terapeuta%20Ocupacional%20na%20Protecao%20Social%20Basica%20no%20Centro%20de%20Convivencia%20do%20Idoso%20Eudocio%20da%20Silveira.pdf

3. Atenção!! Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS

FISIOTERAPEUTAS!


Importante lembrar que a Resolução nº 338/13 que atualizou o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS e entrou em vigor dia 2 de janeiro de 2014, traz a seguinte previsão no artigo 20, inciso VI: "cobertura dos procedimentos de reeducação e reabilitação física listados nos Anexos desta Resolução Normativa, que podem ser realizados tanto por fisiatra como por fisioterapeuta, em número ilimitado de sessões por ano".

Baseados nesta Resolução, devemos ficar alertas quanto a Estimulação Elétrica Transcutânea (EET), pois, como sabemos, é a utilização de equipamento elétrico através do uso de eletrodos transcutâneos. Portanto, as diversas correntes terapêuticas que compõe o arsenal do fisioterapeuta fazem parte de tal grupo. 

A Estimulação Elétrica Neuromuscular (NMES) e demais modalidades, também fazem parte da EET. Ou seja, o uso de correntes diadinâmicas de Bernard, correntes interferências heteródinas, Correntes Aussie, Russa, Microcorrentes (MENS) etc, desde que preencham o disposto na DUT, também devem ser cobradas em separado.

No caso de alguma OPS negar liberação ou pagamento, encaminhe cópia da negativa ou glosa que a OPS realizou para a FENAFISIO (fenafisio@hotmail.com), que faremos a denúncia à ANS. 

Envie também uma cópia para sua associação estadual e se alegarem que este procedimento é pago apenas para fisiatra, denuncie ao seu CREFITO, uma vez que se trata de cercear a sua autonomia profissional. 

Vamos utilizar estas conquistas com sabedoria e ética, ao mesmo tempo, sem medo de exigirmos o que é nosso por direito!!!

FONTE: FENAFISIO, Dra. Marlene Izidro Vieira



4. ABRAFITO - Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Uma história que iniciou em 2005, onde um grupo de fisioterapeutas atuantes na área Traumato Ortopédica, reuniram-se durante a Jornada Paranaense de Fisioterapia Traumato Ortopédica para fundar uma Sociedade Sul Brasileira, envolvendo as estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, surge então a SULBRAFITO.

Desde então, a SULBRAFITO cresceu, criou raízes e firmou-se como uma Sociedade séria e em agosto de 2013, durante o IV Congresso da SULBRAFITO em Curitiba/PR, possibilitou a reunião de profissionais de todo o Brasil que unidos, fundaram a Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica - ABRAFITO. 

Atualmente tem como presidente o fisioterapeuta, pesquisador e professor da UFCSPA Dr. Marcelo Faria Silva.

Confira o ESTATUTO da ABRAFITO: 

http://www.coffito.org.br/admi/file/ESTATUTO%20Revisado%20em%2009-07.pdf

 

5. Pague sua anuidade 2014 com desconto de 10% até o dia 31/01/2014

 

Caro Profissional,

Não perca a oportunidade de pagar sua anuidade 2014 em cota única com desconto de 10% até o dia 31/01/2014.

Ou, se preferir, você poderá parcelar em até cinco vezes, ficando 5 parcelas de R$ 74,00, conforme apresentado no carnê enviado a todos os profissionais.

Caso você não tenha recebido seu Carnê da Anuidade 2014 no endereço registrado no CREFITO-10, favor entrar em contato com a Secretaria do Conselho pelo telefone (48) 32253329 ou pelo e-mail: crefito10@crefito10.org.br

Lembre-se que a sua regularidade garante o pleno exercício profissional, e permite que o Conselho prossiga trabalhando em prol da valorização do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional.

Cordialmente,

 

Dr. Rômulo Nolasco de Brito
Diretor Tesoureiro do CREFITO-10

6. Connto 2014

Acesse a página do facebook do X Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional (CONNTO), que ocorrerá em Belém do Pará, no período de 17 à 20 de setembro de 2014!

 

Acesse, curta e fique por dentro de todas as novidades! 


Em breve o site do evento estará no ar com inscrições abertas!


https://www.facebook.com/pages/connto-2014/254196018090130?ref=hl

7. I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Legal 2014

 

Programe-se, este promete ser um importante momento para os profissionais que trabalham na área e ainda um ótimo espaço para profissionais e acadêmicos que pretendem trabalhar e conhecer mais sobre Fisioterapia Legal.

Hotel Nikkey - Liberdade - São Paulo - SP

Data: 01 a 04 de maio de 2014

Já encontram-se disponíveis as inscrições para o evento que contará com uma programação ampla e diversificada, incluindo workshops e cursos.

https://www.facebook.com/GrupoFisio?sk=app_310184625673941&app_data=%2Ffacebook_app%2Fstore%2Fproduct%2F154525

 

Telefones para contato: 21 3176-0449 | 21 99455-0076 (Revista FisioBrasil).

Mais informações: http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1762

8. Curta a Página do CREFITO-10 no Facebook

Fique por dentro do que ocorre nas Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

Acompanhe o CREFITO-10 pelo Facebook.

9. CREFITO-10 e ASSEFISIO estiveram em Joinville e Blumenau

 

Atendendo ao convite da ASSEFISIO e dos profissionais e proprietários de empresas que prestam serviço de Fisioterapia, o Presidente do CREFITO-10 esteve em Joinville no último dia 21 e em Blumenau no dia 23.

Nos dois momentos, foram discutidos temas referente à aplicação das normativas da ANS, utilização do RNPF e andamento das negociações com as OPS.

O Presidente agradece ao convite e reintera o apoio às ações que visam a exação das profissões e ao movimento associativista.
 

 

10. Criado o CREFITO-14

 

O COFFITO através da Resolução 437/2013, promoveu o desmembramento da região territorial do CREFITO-6 e também determina a realização de eleições diretas para preenchimento de cargos de Conselheiros Efetivos e Suplentes da nova circunscrição, visando a instalação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª. Região – CREFITO-14, com sede e foro na Cidade de Teresina e circunscrição administrativa sobre o Estado do Piauí.
 

O CREFITO-10 parabeniza não só aos profissionais do Estado do Piauí pela importante conquista, mas também a administração do CREFITO-6 que sempre trabalhou para o que o Estado do Piauí tivesse seu próprio CREFITO e a administração do COFFITO, que igualmente vem trabalhando para o crescimento e fortalecimento do sistema COFFITO-CREFITO´s.

 

Dr. Sandroval Francisco Torres

Presidente do CREFITO-10 

 

11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

 

12. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br


 Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10