http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 26 de Janeiro de 2015 | Número 273

 

1.    Delegado de Caçador entrega a carteira profissional


Dr. Adriano Slongo, Fisioterapeuta, Delegado do CREFITO-10 em Caçador entregou carteira profissional a Fisioterapeuta Dra. Riane Aparecida dos Santos – Crefito10- 127799 F.
Contatos do Dr. Adriano Slongo:   E-mail: drslongo@gmail.com Fone: (49) 91315198

 

 

 

 

 2.    A Postura e sua Reeducação Global


Por Dr. Marcelo Dias - Fisioterapeuta

A postura corporal reflete a maneira pela qual nos posicionamos perante o mundo. Inclui nossos hábitos de vida e de trabalho e o contexto afetivo e emocional em que estamos imersos. A coluna vertebral, com sua estrutura potente e ao mesmo tempo frágil, é o eixo organizador da postura e, como tal, fica suscetível à sobrecarga e às lesões, o que coloca as “dores nas costas”, principalmente na região lombar e cervical, entre as principais queixas nas clínicas de fisioterapia.

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método consagrado de terapia manual que permite uma avaliação minuciosa da postura e uma abordagem global de cada indivíduo. Todos os segmentos corporais são analisados e tratados em conjunto, de forma que a evolução seja harmoniosa, envolva a pessoa “da cabeça até os pés” e respeite as características biomecânicas normais.

Cada sessão é realizada individualmente; nela o terapeuta conduz, através de suas mãos, a evolução de uma postura que foi escolhida conforme as necessidades identificadas na avaliação. Outra característica da RPG é a atenção e a consciência na respiração. Durante o desenrolar da postura, a pessoa em tratamento irá aprender uma forma de respirar que favoreça a correção postural. Assim, participando de forma ativa da reeducação da sua postura, ela aprende a perceber melhor o seu corpo e se torna mais consciente de sua respiração.

Apesar do foco primordial da RPG ser a correção postural, várias doenças articulares podem ser tratadas, como as hérnias de disco, cervicobraquialgias, síndrome do impacto e ombro doloroso, todas abordadas na perspectiva globalizante.

Por sua característica global e pelo compromisso com o resultado, a RPG é um dos fios condutores da fisioterapia na Escola do Corpo.

 

 

 


Fotos: Israel Boscheti

Publicação na Edição de dezembro do jornal Imagem da Ilha.

 

 

 

 

3.    Evento: 2º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental

 
O 2º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME ocorrerá no período de 04 a 06 de junho de 2015, na cidade de João Pessoa, estado Paraíba.


Informações: http://www.direitoshumanos2015.abrasme.org.br/



 

4.    Fisioterapeutas de Chapecó que atendem o SUS reuniram-se com a Secretária de Saúde do município


Fisioterapeutas de Chapecó que atendem o SUS, reuniram-se na última sexta feira dia 23 de janeiro de 2015 com a Secretária de Saúde do município tendo como pauta os repasses atrasados e a melhoria destes repasses e maior participação destes profissionais nas decisões em saúde do município. Obtiveram melhorias nos repasses, agendamento dos atrasados e uma abertura na participação efetiva nas políticas públicas em saúde.

Em fevereiro teremos nova reunião para firmar os valores dos repasses e melhorias nos encaminhamentos e participação.

Da esquerda para a Direita: Dr. Gabriel, Dra. Maieli, Dra. Lidiane, Dra. Maysa, Dra. Cristiane, Dra. Daiane, Dra. Rafaela, Dra. Cláudia, Dra. Pâmela e Dr. Mark. Ainda a presença da Fisioterapeuta Dra. Ane Valdameri

 

 


 

 5.    Anuidade 2015

 

                                                                                                                   

O CREFITO-10, por intermédio de seu Diretor Tesoureiro, informa que os boletos para pagamento da anuidade de 2015, expedidos no mês de dezembro de 2014, podem ser pagos à vista, até o dia 31 de janeiro, com desconto de 10%; ou parcelados em cinco vezes com o primeiro vencimento em 31 de janeiro.

Dúvidas entre em contato através do email: crefito10@crefito10.org.br ou por telefone: 48 - 3225 3329

 

Dr. Rômulo Nolasco de Brito

Diretor Tesoureiro CREFITO-10

 

 

6.    Prova de Especialidades para os inscritos em 2014 será realizada em fevereiro



No dia 22 de fevereiro, em todas as capitais, serão aplicadas as provas do Exame Nacional de Conhecimento para concessão de título de especialista nas áreas de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.

O COFFITO e as associações de especialidades conveniadas informam que o Exame Nacional de Títulos de Especialista será realizado no dia 22 de fevereiro de 2015, em todas as capitais, por meio do Instituto Quadrix. Estão aptos a participarem do certame os profissionais que efetuaram as inscrições entre os dias 10 de setembro e 16 de outubro de 2014, uma vez que a rescisão contratual com a Noroeste Concursos, empresa até então responsável pelo processo, ocorreu após a homologação dessas inscrições.

Devido à alteração na data de aplicação da prova, o que ocorreu por motivo alheio à vontade ou controle do COFFITO, será permitido aos profissionais a possibilidade de troca do local para realização da prova, mediante formulário que estará disponível no endereço eletrônico:

http://www.quadrix.org.br/coffitoexame2014.aspx, a partir de 7 de janeiro de 2015. Por meio deste, os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais também poderão confirmar e atualizar os dados cadastrais (endereço residencial, telefone, endereço eletrônico, entre outros) registrados no ato de inscrição e, ainda, caso necessário, solicitar atendimento especial para realização da prova.

Os profissionais terão até a data de 20 de janeiro de 2015 para efetuar as confirmações e alterações necessárias.

O edital de convocação com os locais das provas deverá ser publicado no dia 12 de fevereiro, na página eletrônica do Instituto Quadrix.

 
 

7.    30 horas - CREFITO-10 obtém mais três vitórias no Oeste do Estado


O CREFITO-10 obteve mais três importantes vitórias na luta pelo reconhecimento do direito de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais à jornada máxima semanal de trinta horas.

Na última semana, foram proferidas sentenças nas ações judiciais movidas contra os Municípios de São Miguel do Oeste, São João do Oeste e Guarujá do Sul.

Em todas as três sentenças, reconheceu-se a inconstitucionalidade das normas municipais que previam jornadas de trabalho superiores a trinta horas semanais para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

O CREFITO-10 seguirá trabalhando para o reconhecimento desse direito dos profissionais.

 

8. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br


 Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10