http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 02 de Fevereiro de 2015 | Número 274

 

1.    CREFITO-10 e AFISC reuniram-se em Lages

 

Presidente do CREFITO-10 acompanhado pela Comissão de Interiorização do CREFITO-10 estiveram reunidos na última quinta-feira, 28 com a Associação de Fisioterapeutas da Serra Catarinense – AFISC em Lages.

 

Na ocasião, a Presidente da AFISC, Dr. Adriana Anacleto, apresentou ao CREFITO-10 o planejamento da Associação para 2015, além de relatar as principais ações de 2014.

 

O Presidente do CREFITO-10 declarou apoio as atividades da AFISC e esclareceu alguns aspectos referentes ao andamento das negociações com as Operadoras de Planos de Saúde em Santa Catarina, alertando a AFISC sobre as novas regras contratuais amparadas pela Lei 13.003/2014 e a obrigatoriedade dos profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais verificarem o total atendimento às Resoluções do COFFITO no ato de qualquer assinatura de contratos, principalmente no que tange o Referencial Nacional de Procedimentos e os Parâmetros Assistências.

 

Lembrando que contratos assinados que não respeitem as normas do COFFITO, poderão ser questionados pelo Conselho Regional.

 

 

 

O Presidente do CREFITO-10 agradece a participação de todos e a hospitalidade costumeira e parabeniza a AFISC em especial sua Presidente Dra. Adriana Anacleto, pelo excelente desempenho frente a administração da AFISC.

 

2.    CREFITO-10 e Hospital Tereza Ramos reuniram-se em Lages

 

 

  

 

A Diretora Geral do HTR a Fisioterapeuta Dra. Beatriz Montemezzo e a Fisioterapeuta do HTR Dra. Luciana Delabrida receberam o Presidente do CREFITO-10 juntamente com a Comissão de Interiorização do CREFITO-10 e a Presidente da AFISC Dra. Adriana Anacleto.

 

Na oportunidade foram discutidos temas sobre aspectos da atenção à saúde em geral e em especial sobre o funcionamento do serviço de fisioterapia do HTR, que foi apresentado ao CREFITO-10.

 

O CREFITO-10 agradece a oportunidade.

 

3.    Fisioterapeutas de Chapecó reuniram-se novamente

 

CREFITO-10 esteve na última semana em Chapecó no oeste catarinense afim de reunir-se com profissionais da região.

 

O Presidente do CREFITO-10 atendendo ao convite de profissionais de Chapecó que estão se unindo para negociar melhores condições de trabalho junto ao SUS, participou de reunião para oferecer o apoio do CREFITO-10 e esclarecer alguns aspectos das normativas do COFFITO que devem ser respeitados quando da assinaturas de contratos que visem prestação de serviços de Fisioterapia.

 

O Presidente do CREFITO-10, agradece a todos os presentes em especial ao Dr. Mark Andrei Mazaro - Delegado do CREFITO-10 de Chapecó.

 

 

 

4.    Formatura Curso de Terapia Ocupacional

                                                            

Dia 31.01.15 o Crefito-10, representado pela Conselheira Dra. Maristela Vieira participou da Solenidade de Formatura do Curso de Terapia Ocupacional da ACE de Joinville - SC.


Parabenizamos os formandos e a Coordenação do Curso de Terapia Ocupacional, na pessoa da Coordenadora do Curso a Terapeuta Ocupacional Dra. Winny Kessy Keller da Costa.

 

 

 

 

 

 

 

5.    Presidente do CREFITO 10 visita a UNIARP

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) recebeu nesta sexta-feira (30) a visita de Sandroval Torres, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região (Crefito-10) em Santa Catarina. Ele foi recebido pelo reitor Adelcio Machado dos Santos e pelo coordenador de curso Adriano Slongo. 


Na ocasião, Sandroval agradeceu o empenho e dedicação da UNIARP na abertura do curso de Terapia Ocupacional, que está com inscrições abertas no Processo Seletivo de Verão 2015. 
O objetivo do curso é tornar o profissional apto a elaborar e adaptar instrumentos e equipamentos para maior autonomia e melhor desempenho da pessoa no cotidiano, recuperar disfunções e distúrbios que dificultam a pessoa na realização de atividades da vida diária, elaborar planos de reabilitação social entre outros. O curso de Bacharel em Terapia Ocupacional tem duração de cinco anos e é em período integral.

Mais informações: (49) 3561-6200 ou no site:

http://www.uniarp.edu.br/home/ensino/graduacao/29/terapia

 

 

 

  

 

6.    Presidente do CREFITO-10 visita CREFITO-5

O presidente do Crefito-10, Dr.Sandroval Torres, foi recebido na manhã da última segunda feira (27/01) pelo presidente do Crefito5, Dr. Fernando Prati, pelo diretor tesoureiro, Dr. César Abs de Agosto, e pela diretora secretária, Dra. Lenise Hetzel em Porto Alegre – RS na sede do CREFITO-5.

Durante a visita, foram apresentadas as instalações do Conselho e abordados assuntos gerais de interesse dos Conselhos Regionais e dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da região.


 

O Presidente do CREFITO-10 agradece a hospitalidade e atenção que lhe foi dispensada pela administração do CREFITO-5.

 

 

 

7.    Prova de Especialidades para os inscritos em 2014 será realizada em fevereiro

O edital de convocação com os locais das provas deverá ser publicado no dia 12 de fevereiro, na página eletrônica do Instituto Quadrix.

 

 

8.    Delegados CREFITO-10

 

Dr. Irineu Jorge Sartor – Conselheiro e Delegado Geral do CREFITO-10, juntamente com Dr. Lauro Schlichting Junior – Delegado Geral Adjunto do CREFITO-10, reuniram-se com Dr. Marcos Boscatto Presidente da Comissão de Interiorização do CREFITO-10 e Dr. Rômulo Nolasco de Brito – Diretor Tesoureiro do CREFITO-10, representando o Presidente do CREFITO-10.

 

O objetivo da reunião foi discutir o funcionamento e a dimensão da rede de Delegados do CREFITO-10, a fim de propor estratégias de suporte que otimizem as ações dos Delegados.

 

9.    Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde realiza primeira reunião de 2015

 

Primeiro encontro conta com a participação do Conselho Nacional de Educação

No dia 28, em Brasília, foi realizada a primeira reunião de 2015 do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), que, na ocasião, abordou o planejamento das ações para o ano, e contou com a participação do conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Dr. Paulo Barone. O FCFAS tem como coordenador o diretor-secretário do COFFITO, Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva, e, como coordenador-adjunto, o diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Biomedicina, Dr. Edgar Garcez Júnior.

Os projetos de lei arquivados no final de 2014 e as perspectivas de tramitação para 2015 também foram discutidos pelo grupo, que, ainda na área política, analisou as mudanças ministeriais e o período para retomar contatos com os ministérios.

O conselheiro do CNE, Dr. Paulo Barone, enfatizou a importância de reatar laços com o FCFAS, principalmente pelo trabalho que está sendo desenvolvido em relação à reformulação das cargas horárias das graduações. Diretrizes curriculares e pós-graduação lato sensu também foram citadas, bem como a necessidade do diálogo com a sociedade e com os representantes das categorias profissionais.

Também estiveram presentes na reunião os representantes do Conselho Federal de Biologia, Conselho Federal de Educação Física, Conselho Federal de Farmácia, Conselho Federal de Fonoaudiologia, Conselho Federal de Medicina Veterinária e Conselho Federal de Nutricionistas. 

Fonte: COFFITO

 

10. COFFITO participa de primeira reunião ordinária de 2015 do CNS

 

15ª Conferência Nacional de Saúde será um dos destaques do ano, inclusive para o Ministério da Saúde

 

 

Nos dias 27 e 28 de janeiro, em Brasília, foi realizada a primeira reunião ordinária de 2015 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), quando a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional foram representadas pelo diretor-tesoureiro do COFFITO, Dr. Wilen Heil e Silva. Na ocasião, os conselheiros nacionais de saúde puderam discutir sobre o controle social e cenário político, a importância da 15ª Conferência Nacional de Saúde e, ainda, conhecer as prioridades do Governo Federal em relação à saúde brasileira.

Durante o encontro, a presidente do CNS, Maria do Socorro de Souza, falou sobre os desafios do controle social frente ao cenário político do país na atualidade.  Segundo ela, este ano deverá ser marcado por importantes mobilizações em defesa da saúde de qualidade como direito essencial de todo cidadão brasileiro. A agenda estratégica do CNS se inicia em março e contará com plenárias populares em cinco regiões do país, tendo como destaque a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em novembro.

O cenário político e o envolvimento dos conselheiros nacionais também entraram na pauta da reunião. A presidente do CNS, na ocasião, solicitou a atenção do grupo às medidas que estão em discussão no Executivo e nas Casas Legislativas, em especial às conquistas da classe trabalhadora. “Temos expectativa de que as transformações de enfrentamento da pobreza e da fome avancem e não podemos correr o risco do recuo na garantia de direitos sociais”, enfatizou.

O debate contou também com a proposição de um desafio, ou seja, o de fazer que a parceria entre a União, estados e municípios não seja restrita ao repasse de recursos financeiros, mas que contemple a execução de políticas integradas. Além disso, o grupo abordou a importância de reafirmar o papel do Conselho Nacional de Saúde como agente mobilizador da sociedade em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS),  e das conferências como ponto de partida para o planejamento das políticas em saúde.

Sobre a 15ª Conferência Nacional de Saúde

Com o tema “Saúde pública e de qualidade para cuidar bem das pessoas: um direito do povo brasileiro”, a 15ª Conferência Nacional de Saúde quer estabelecer um diálogo direto com a sociedade brasileira sobre o direito à saúde e em defesa do SUS.

Para fortalecer a participação social, pela primeira vez a fase preparatória da Conferência Nacional contará com cinco plenárias populares regionais. Realizadas no mês de março, as plenárias vão anteceder os debates nas etapas municipais (9 a 15 de julho) e estaduais (16 de julho a 30 de setembro) da 15ª CNS.

Sobre a 4ª CNSTT

A avaliação da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CNSTT), que aconteceu em novembro de 2014, também integrou a pauta do primeiro dia da 265ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde. Na ocasião, o conselheiro nacional e coordenador da conferência, Geordeci Souza, apresentou uma síntese dos resultados do evento. Ao todo, foram aprovadas 219 propostas relacionadas à implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Um dos pontos positivos mencionados pelos conselheiros nacionais foi a participação expressiva das mulheres trabalhadoras.       

Nos meses de fevereiro e março, as comissões de Organização e Formulação, e Relatoria vão se reunir para avaliação e consolidação do relatório final da 4ª CNSTT, que deve ser apresentado ao Pleno do CNS no mês de abril.

Sobre as prioridades do Ministério da Saúde para os próximos anos

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou do primeiro dia de reunião do CNS, no dia 27, quando, ao lado da secretária executiva Ana Paula Menezes, apresentou para os conselheiros nacionais as prioridades do Governo Federal para o setor da saúde nos próximos quatro anos. Entre elas, o ministro destacou a importância de dar continuidade às ações em andamento e pautar sempre a atuação do Ministério da Saúde nas demandas da sociedade. “O que queremos é compatibilizar compromissos assumidos com os compromissos de governo, apresentados durante as campanhas eleitorais, e com o novo Plano Nacional de Saúde, tudo construído em conformidade com os anseios da sociedade”, completou.

Segundo Arthur Chioro, da agenda de governo “nada é mais importante que a 15ª Conferência Nacional de Saúde”. Para ele, não faz sentido definir diretrizes antes das deliberações da 15ª CNS, que acontecerá em novembro. Ainda, o ministro sinalizou alguns compromissos que receberão atenção especial ao longo dos quatro anos: a qualificação da atenção básica, inclusive com a expansão de vagas de residência médica; a promoção da saúde, com foco na alimentação saudável, no controle da obesidade, na valorização do parto normal, e no enfrentamento ao tabagismo; as políticas específicas para hospitais de pequeno porte; a garantia de acesso a cuidados especializados; a atenção domiciliar humanizada; e a assistência farmacêutica gratuita.

Nas intervenções, os conselheiros nacionais pontuaram outros desafios que também precisam ser encarados como prioridade, entre eles: a definição de novas fontes de financiamento para o Sistema Único de Saúde (SUS); a fiscalização da aplicação correta dos recursos; a atenção à saúde da população em situação de rua; o enfrentamento das endemias transmissíveis; e o fortalecimento da atenção às pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. 

Fonte:CNS e COFFITO.

11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

12. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br


 Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10