http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 23 de Fevereiro de 2015 | Número 275

 

1.   Prova de Especialidades em Florianópolis-Santa Catarina

O Crefito-10 esteve presente no início da tarde de 22.02.15 cumprimentando os futuros especialistas e orientando quanto aos próximos passos a partir da aprovação na prova.

 

 

2.   Crefito-10 realizou reunião com Terapeutas Ocupacionais em Lages

 
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região - Crefito-10, realizou reunião com os profissionais Terapeutas Ocupacionais da região de Lages , no último dia 21 de fevereiro de 2015, no MAP HOTEL, rua Hercílio Luz, 522 - Centro, Lages - SC.

A reunião serviu para debater assuntos ligados a Terapia Ocupacional em Santa Catarina e no Brasil.

O Presidente agradece a presença de todos e reafirma o compromisso com a Terapia Ocupacional na Região e no Estado.

 

 

3.   Mais uma vitória na regulamentação das 30 horas em Santa Catarina


O Município de Schroeder apresentou ao Juiz Federal da 1ª Vara Federal de Jaraguá do Sul o Decreto Municipal que reduziu de quarenta para trinta horas a jornada de trabalho semanal dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais funcionários daquele Município.

Este decreto foi publicado em decorrência da vitória do CREFITO-10 na ação proposta contra aquele Município visando o atendimento ao disposto na Lei n.º 8.856/94.

 

 

4.   Publicidade Profissional


Os Novos Códigos de Ética da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, em vigor desde agosto de 2013, foram atualizados também no que tange à divulgação profissional, adequando-se aos atuais meios de comunicação. A divulgação das pessoas físicas - consultórios - também foi contemplada, sendo agora permitido, por exemplo, a utilização de nome fantasia nos consultórios. Para que os profissionais utilizem essa normatização de forma adequada, o Departamento de Fiscalização do CREFITO-10 apresenta dois modelos de publicidade para pessoa física.

As resoluções podem ser consultadas no site do CREFITO-10 no link: http://www.crefito10.org.br/publicacoes/codigo-etica-profissional/HTML/#/1/. 

Dúvidas podem ser encaminhadas para o email defis@crefito10.org.br

 

 

 

5.   ANS suspende a comercialização de 70 planos de 11 operadoras


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspende, a partir de 19/02, a comercialização de 70 planos de saúde de 11 operadoras por desrespeito aos prazos máximos de atendimento e por outras queixas de natureza assistencial, como negativas indevidas de cobertura. Neste 12º ciclo do programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, a medida protege aproximadamente 580 mil beneficiários. Há hoje no país 50,8 milhões de consumidores com planos de assistência médica e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos.

Paralelamente, a ANS está permitindo a reativação de 43 planos de saúde estavam com a comercialização até então suspensa, já que houve comprovada melhoria no atendimento ao cidadão nos últimos três meses.

“A redução do número de operadoras com planos suspensos pode ser entendida como resultado de medidas importantes adotadas pela ANS no que diz respeito à relação entre a operadora e seu usuário: a mediação de conflitos e a suspensão de planos estão mudando o comportamento do setor e colaborando para a qualificação da assistência prestada”, destaca a diretora-presidente substituta da Agência, Martha Oliveira. 

Leia na íntegra: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/operadoras-e-servicos-de-saude/2767-ans-suspende-a-comercializacao-de-70-planos-de-11-operadoras 

 

6.   Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde abre processo seletivo para Banco de Avaliadores


A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) publicou no Diário Oficial da União, no dia 28 de janeiro, edital sobre abertura de processo seletivo para composição do Banco Nacional de Avaliadores da CNRMS: cadastro nacional e único de profissionais habilitados para avaliar in loco os programas de residência. A seleção busca profissionais das áreas da saúde, incluindo fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 10 de abril de 2015, no portal eletrônico do Ministério da Educação, seção de Residência Multiprofissional.

Leia mais: http://www.coffito.org.br/site/index.php/sala-de-imprensa/795-comissao-nacional-de-residencia-multiprofissional-em-saude-abre-processo-seletivo-para-banco-de-avaliadores.html

 

7. 1º. Congresso Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência


 
 

8. Extensão Universitária

 


 

9. Comissão de Educação de Fisioterapia do Crefito-10 reuniu-se na última semana

 

Dra. Lisiane Fabris Chiumento – Presidente, Dra. Chrystianne Maria F. Barros Saretto  - Vogal, Dra. Geciely Almeida – Vogal e Dra. Márcia Andrea Fernandes – Secretária

 

10. Método TheraSuit


Por Dra. Juliana M. Nienkoetter Savi Mondo – Fisioterapeuta O Método TheraSuit vem se destacando como um recurso na reabilitação de crianças e adultos com desordens neuromotoras como a Paralisia Cerebral, Atraso de desenvolvimento motor, Traumatismo cranioencefálico, Trama raquimedular, Acidente vascular encefálico, Ataxia e atetose, Espasticidade, Hipotonia, Outras desordens ou síndromes. TheraSuit é um protocolo de terapia inovadora, intensiva, criado por um casal de Fisioterapeutas, Izabela e Richard Koscielny, que através de muitos estudos científicos foram moldando um Método capaz de atender pacientes com desordens neuromotoras. O protocolo utiliza equipamentos e técnicas especializadas, como a Gaiola, que é a Unidade de Exercícios Universais, e uma veste especial, que é uma órtese dinâmica chamada TheraSuit.  A órtese dinâmica, TheraSuit, alinha o corpo o mais próximo possível do normal, desempenhando um papel crucial no alinhamento postural, na função sensorial e vestibular. A veste consiste em um colete, um short, joelheiras, um capacete, e o tênis, que são interligados através de elásticos, esses elásticos farão o papel dos músculos que precisam ser ativados. 

A Unidade de Exercício Universal é usada para treinar as habilidades e fortalecer os grupos musculares desejados. Com a sua utilização ocorrem ganhos na amplitude de movimento, flexibilidade e fortalecimento dos músculos, bem como nas atividades funcionais.

Os Exercícios na Aranha (Spider), realizados também na Unidade de Exercícios Universais e com a veste TheraSuit, tem como objetivo converter tudo o que se aprende no fortalecimento para uma forma mais funcional, criando um ambiente dinâmico onde a função possa aparecer. Objetivando a estabilização, a coordenação e realizando o movimento de forma fluente com menor perda de energia possível. 

O cronograma do Programa Intensivo do Método TheraSuit® consiste em 3 ou 4 horas diárias, 5 dias por semana, durante 3 ou 4 semanas. 
Contato: Clínica Top Physio – São José/SC - (48) 3034 3113 (48) 9961 7100
www.topphysio.com.br

 

   

 

11. Formaturas

Curso de Fisioterapia da UNIARP – Caçador

 

Vice-Reitor Acadêmico Prof. Paulo Campos, Conselheiro do CREFITO-10 Dr. Marcos Boscatto, Prof. Juliano Mazotti, Magnifico Reitor Prof. Adelcio Machado dos Santos e Coordenador do Curso de Fisioterapia Prof. Adriano Slongo

 

Curso de Fisioterapia da Anhanguera – São José

 

Prof. Gustavo LaTorre, Conselheira Crefito-10 Dra. Elenice Oliveira e Coordenador do Curso de Fisioterapia Prof. Fernando Catanhede

 

Curso de Fisioterapia da Associação Catarinense de Ensino- ACE – Joinville

 

Conselheira Crefito-10 Dra. Elenice Oliveira, Prof. Helton Eckermann, Gestor do Curso de Fisioterapia Prof. Jean Rodrigo Zipperer e Secretária do Curso de Fisioterapia Monika

 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

13. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br


 Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10