http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 30 de Março de 2015 | Número 281


 

1.   Último dia para participar da Enquete no site do Crefito-10 sobre o Desmembramento do Sistema Coffito/Crefitos

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais registrados no Crefito-10, aproveitem a oportunidade de participar da Pesquisa sobre o Desmembramento do Sistema Coffito/Crefitos.

A pesquisa busca saber se os Profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais desejam que seus Conselhos Federal e Regionais existam de forma independente ou seja, que exista um Conselho Federal de Terapia Ocupacional e seus Regionais e um Conselho Federal de Fisioterapia e seus Regionais, ou se eles preferem que o Sistema permanece como está.

Vote no site do Crefito-10 até a meia noite de hoje, dia 30.03.15.

Siga o passo a passo das imagens ou acesse: http://201.34.141.85:8081/pesquisa-crefito/

Sua participação é muito importante!

 

Passo a Passo:
 

 

2.   Crefito-10 realizou Audiência Pública em Florianópolis

Crefito-10 realizou Audiência Pública em Florianópolis sobre o Tema: DESMEMBRAMENTO DO SISTEMA COFFITO CREFITO’s no Plenarinho da Assembléia Legislativa de Santa Catarina – ALESC em Florianópolis – Santa Catarina.

Agradecemos aos profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, Associações da Fisioterapia ( Sonafe-SC, Assobrafir-SC, Afisc, Assefisio, Abfa, Abrafidef) pela presença e pelo debate construtivo.
 


 



 

3.   Terapeuta Ocupacionais reúnem-se no Crefito-10


Terapeutas Ocupacionais catarinenses reuniram-se na tarde de 26.03.15 no Crefito-10 em Florianópolis.

Na pauta, assuntos como desmembramento do sistema COFFITO/CREFITO’s e outros de interesse da Terapia Ocupacional.
 

 

 

4.   Crefito-10 convida para reunião em Rio do Sul

Data: 10 de abril de 2015

Horário: 19 horas

Local: Hotel Aliança Express

 

5.   Realizada reunião com profissionais em Concórdia

Crefito-10 realizou reunião com profissionais na cidade de Concórdia, dia 27.03, no Concórdia Piscina Clube.  O encontro com os profissionais desta região com esta gestão do CREFITO-10 teve como objetivo debater os temas: Operadoras de Planos de Saúde (Lei 13003/14), Parâmetros Assistenciais; Obrigatoriedade de prontuário (mesmo para domiciliares); Estágio na Fisioterapia; Pilates; Referencial de Procedimentos de Fisioterapia; Intensificação da fiscalização.

Fizeram-se presentes também o Secretário Municipal de Saúde o Fisioterapeuta Dr. Alessandro Vernize, a Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Universidade do Contestado Dra. Denise Aparecida de Almeida Benelli e acadêmicos de fisioterapia bem como o Delegado do Crefito-10, Dr. Issislan Rossano Kuhn.

O Presidente do CREFITO-10 agradece a presença e participação de todos, com certeza esses momentos são muito importantes para que os profissionais possam esclarecer suas dúvidas, conhecer melhor a Autarquia e participar ativamente nas ações propostas.

 

 

 


 

 

6.   Eventos 2015

 

 

 

Informações: https://sites.google.com/site/xvicbb/

 

 

       

 

 

 

 

7. Comissão de Especialidades da Fisioterapia reúnem-se

Reunião da Comissão Regional de Especialidades em Fisioterapia ocorrida nessa sexta-feira, 27 de março no CREFITO-10 para debater assuntos referentes ao número de especialistas profissionais da Fisioterapia registrados na jurisdição. Membros da Comissão:

Dr. Gustavo Fernando Sutter Latorre 
Dra. Márcia Andrea Fernandes 
Dr. Marcelo Anderson Bracht
Dr. Juliano Tibola


 

 

8. CREFITO-10 endossa a Nota de Repúdio do COFFITO

 


 

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), autarquia federal responsável pela regulamentação do exercício profissional dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais brasileiros, criada por meio da Lei nº 6.316/1975, vem manifestar REPÚDIO ao atendimento realizado em criança com necessidades especiais e divulgado recentemente pela TV Anhanguera de Goiás. A referida notícia, já em circulação nas redes sociais, traz à luz a necessidade da prática do atendimento adequado, realizado por profissional habilitado.

Em cumprimento ao dever legal de regulamentar as profissões e proteger a sociedade, o COFFITO, em 2011, publicou a Resolução-COFFITO Nº 396, normatizando a especialidade de Fisioterapia Neurofuncional, visando, assim, promover atendimento especializado aos pacientes com necessidades especiais.

No vídeo em questão, o tratamento é realizado por um suposto profissional de Educação Física; no entanto, o COFFITO – subsidiado, inclusive, pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), a qual, em seu parecer, enfatizou que os procedimentos aplicados ao menor com necessidades especiais carecem de evidência científica e não foram executados com destreza, sensibilidade e cuidados necessários – não reconhece os métodos empregados na reabilitação do paciente. A ABRAFIN aponta, ainda, que a prática da especialidade de Neurofuncional por profissional não habilitado constitui risco ao ser humano, podendo não apenas piorar a sequela, como adicionar danos secundários, físicos e psicológicos, comprometendo de forma irreversível sua qualidade de vida.

Por fim, o COFFITO destaca à sociedade e aos veículos de comunicação a importância de preservar os direitos reservados aos profissionais de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, uma vez que estes direitos são as diretrizes que orientam a boa prática das profissões de saúde, asseguram atendimento de qualidade à população, e possibilitam fiscalização e punição das más práticas profissionais.

Ressalta-se também que o CREFITO-11 – autarquia responsável pela fiscalização da circunscrição do Distrito Federal e Goiás – por intermédio de seu presidente, Dr. Bruno Metre, já está adotando as providências legais cabíveis ao caso.

Fonte: COFFITO
 

9. Curso de Fisioterapia da UniFacvest de Lages realizou Semana Acadêmica


O Curso de Fisioterapia da UniFacvest, realizou sua semana acadêmica nos dias 19 e 20 de março, na programação palestras com renomados profissionais.


 

                                              

 10. AFISC realizou Assembléia em Lages


CREFITO-10 participou da Assembleia da Associação dos Fisioterapeutas da Serra Catarinense – AFISC no CDL em Lages na noite do último dia 24.03.15.
Parabéns a Dra. Adriana Anacleto, Presidente da AFISC e aos Fisioterapeutas da região pela organização. 

 


 

11. 40 Anos do Sistema COFFITO/CREFITOs

Crefito-10 iniciou as comemorações dos 40 Anos do Sistema COFFITO/CREFITOs regulamentando e fiscalizando o exercício das Profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.

 
 

 


 

12. Crefito-10 reuniu-se com Deputado Padre Pedro Baldissera

Presidente do Crefito-10, Dr. Sandroval Torres, Dra. Elenice de Fátima Oliveira, Presidente da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares da Fisioterapia e a Diretora-Secretária do Crefito-10, Dra. Fernanda Guimarães Torres, reuniram-se na manhã do dia 24.03.15 com o Deputado Padre Pedro Baldissera na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina para tratar assuntos de interesse das profissões de Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.
 


 

13.Recesso de Páscoa do Crefito-10

Devido o Feriado de Páscoa, informamos que o CREFITO-10 terá expediente até o dia 01/04/2015, às 18 horas, voltando às atividades normais no dia 06/04/2015, segunda-feira.

A Diretoria

 

 14. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.


 

15. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br


 Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10